Alexandre Barbosa SÃO PAULO -
Levantamento realizado pela empresa de pesquisas IDC revela que a venda de PCs no mercado brasileiro cresceu 30% ao longo do primeiro trimestre de 2007, totalizando 1,9 milhão de unidades, sendo 1,7 milhão de micros de mesa (desktops) e os demais notebooks.
A venda de micros de mesa cresceu 23,9% na comparação com igual período no ano anterior, mas o destaque vai para os portáteis, cuja venda de 200 mil unidades pode parecer de menor impacto, mas registrou crescimento de 125,8% em relação ao primeiro trimestre de 2006.
Confirmando uma tendência dos últimos meses, os incentivos à venda de novos PCs estão estreitando cada vez mais a participação do mercado cinza (composto por máquinas contrabandeadas ou que usam componentes trazidos ao País também por contrabando), que dominava 50,8% do mercado entre janeiro e março de 2006 e que, em março deste ano, respondia por 41,7%.
Entre as marcas no mercado legal, a brasileira Positivo Informática ainda é a maior vendedora de PCs no País, com 12,9% de participação e 247,8 mil unidades comercializadas. A segunda posição fica com a HP Brasil, que, em compensação, manteve a liderança entre os notebooks, com 25% do mercado de portáteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário