07/03/2008

Record na internet brasileira


O crescimento record dos números de brasileiros com acesso a internet em casa, são um dos melhores índices para se medir o desenvolvimento acelerado que o pais esta vivendo nos últimos anos, principalmente a partir de 2006.

O aumento de pessoas acessando a internet esta proporcional a queda de audiência nas televisões e jornais, cada vez mais brasileiros desliga a TV e descobre o mundo através do computador.

Isso é excelente para o Brasil e para a democracia, alem de melhorara o nível médio da formação do pensamento e por conseqüência da opinião publica. Ampliam-se também as fontes de informações, permitindo que o cidadão forme sua opinião com mais conteúdo e mais equilíbrio, fugindo das armadilhas a artimanhas próprias da imprensa parcial e partidária que temos.

Infelizmente todos sabem que nossas TVs e jornais são altamente parciais e tornaram-se com o tempo não mais veículos de comunicação imparciais e independentes como preconiza a postura esperada da imprensa, hoje jornais como a Folha, o globo e Estadão são simples panfletos partidários.


Gerson


Internet: recordes no acesso residencial no Brasil

Um total de 21,1 milhões de brasileiros - o equivalente a sete vezes a população do Uruguai - teve acesso à internet residencial em janeiro deste ano, o que representa um aumento de 50% no número de internautas no país se comparado ao mesmo mês do ano passado.

A pesquisa é do Ibope/NetRatings. Especialistas apontam o Brasil como um dos países no mundo em que mais aceleradamente cresce a inclusão digital, em decorrência de um processo de maior inclusão social possibilitado por aumento de renda da população e queda nos preços dos equipamentos e serviços de informática no país. Este duplo processo fez a inclusão chegar às classes antes inatingíveis como C - a que mais vem comprando seu primeiro computador - D e E.

Em termos de crescimento no número de internautas residenciais no mundo, quem mais se aproximou do aumento brasileiro foram os Estados Unidos, com um acréscimo de 4 milhões, e a França, de 3,2 milhões de usuários ativos no mesmo mês deste ano. "Desde 2004 a gente não registrava um crescimento percentual tão grande. Nos últimos meses, desde setembro, estamos vendo crescimentos consideráveis, acima dos 45% (mensais)", explica José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings.

O ganho brasileiro de 7,1 milhões de internautas residenciais ativos - que navegaram em casa pelo menos uma vez no mês - representa o maior crescimento entre os dez países medidos com a mesma metodologia pelo Ibope/Netratings. O Brasil continua líder em tempo médio de navegação, com 23 horas e 12 minutos por pessoa no mês.

Hoje o Brasil tem 39 milhões de pessoas com 16 anos ou mais com acesso à internet em casa, trabalho, escola e telecentros. O especialista José Calazans evita fazer projeções para a evolução do mercado durante o ano, mas garante não haver razões para "uma diminuição no crescimento neste momento", inclusive porque "o Brasil ainda tem um espaço muito grande para crescer".

www.zedirceu.com.br/

Nenhum comentário: