26/05/2008

Antes que eu também me torne um insano


Esta é a ultima publicação neste blog com o formato atual, chega vou dá um tempo e parar para pensar.

Dediquei os últimos e melhores vinte anos de minha vida a Ilhéus, mas a cada dia esta cidade me fere mais me machuca mais me deprime mais.

Tenho certeza que meu caso de amor com Ilhéus não acabará nunca, mas as crises existem para agente parar e pensar. Será que ainda ta valendo a pena? É esta a pergunta que tenho que responder a mim mesmo, quando tiver resposta terei um destino mesmo que ele seja ficar no mesmo lugar.

A gota da’gua foi ver a demolição da fabrica dos Kaulfmann, um tiro no peito para os que sonharam um dia em ver Ilhéus ser um destino turístico diferenciado e competitivo, usando para isso exatamente sua historia única no mundo a historia de uma civilização forjada nas matas, plantando cacau e forjando a cultura da sustentabilidade.

Gerson

A vitória da insanidade

É verdade que esta fabrica representava um perigo para a segurança publica dos cidadãos que usam o terminal, é verdade também que seus proprietários demonstraram desprezo pelo perigo aos outros e pelo próprio patrimônio, mas a derrubada da primeira indústria de beneficiamento de cacau da América do Sul é mais uma lamentável perda e confirma nossa tendência a destruição da memória de Ilhéus.

Novamente a saída foi pelo caminho mais fácil, com isso perdemos todos, o local deveria ter sido desapropriado e transformado em um museu do chocolate ou coisa parecida. Dentro deste prédio existem as mais antigas maquinas de beneficiamento de cacau do Brasil, provavelmente do mundo, existem maquinas e equipamento que já não se fabrica mais, existe historia pura e viva.

Com esta derrubada o poder publico da mais uma demonstração da total ignorância e falta de respeito com a historia da cidade.

A historia desta indústria tem a ver com a historia do chocolate no Brasil, com a historia desta região, com a historia da família Kaufman uma das mais antiga e tradicional na produção, industrialização e venda de cacau e derivados do mundo.

Mais que isso este prédio tem valor histórico por sua arquitetura, por sua chaminé a mais alta de toda a Bahia, por ser uma das primeiras indústrias do estado foi considerada um marco na industrialização desta região e de toda a Bahia.

A sua derrubada é um ato de pura ignorância, lastimável em uma cidade já tão sem memória.

A visão de saída única, ou seja, ou derrubava ou ela cai em cima dos outros é medíocre, faltou inteligência e respeito a historia, desapropriar, recuperar, reerguer, transformar em espaço cultural, em equipamento de turismo de valor histórico, museu, galeria de arte, teatro entre outros usos seria o caminho adotado por qualquer povo que respeita e preserva sua historia.

O futuro nos vai cobrar por esta barbaridade, este ato de insanidade ignóbil. Haverá um dia que teremos que reconstruir nossa historia e lastimaremos muito ao descobri que um patrimônio deste chegou ao século vinte e um e foi destruído por que as pessoas que são pagas para defender os interesses coletivos não souberem cumprir seu papel.

Onde estão nossos historiadores, onde estão os ilheenses verdadeiramente preocupados com nossa historia, onde esta o Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, os museólogos os artistas os intelectuais desta terra, a Fundação Cultural?

Sugiro ao Zé Nazal que faça um documentário fotográfico desta destruição insana com certeza um dia estes documentos iconográficos serão muito úteis, quando construírem uma aberração modernosa e fizerem um supermercado no local, os saudosos irão promover uma exposição fotográfica da mais antiga indústria de chocolate das Américas e dirão aqui jaz a memória de um povo. Ilhéus já teve isso.

gerson-marques@uol.com.br

Publicado originalmente do site http://www.r2cpress.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Gerson
Temos divergências na luta pelo poder local. Você sabe a minha afetividade política com Jabes e eu sei as suas com Ruy. porém isso não é fator impeditivo para a troca de idéias e construção de projetos estratégicos comuns, além, é claro, da possibilidade de construção de uma amizade. Sempre bato na tecla que é preciso respeito e debates de idéias, a política do "côrno, viado e ladrão" só serve aos medíocres, tem fõlego curto e não faz história.
Você viveu a ditadura militar, eles pareciam eternos. O fim não se deu como queria a oposição mais progressista, mas eles se foram... Os que restaram se negam o tempo todo, você assistiu o constrangimento do Agripino Maia diante da Dilma Russef.Imagine o sofrimento dos resistentes ao nazismo alemão e ao fascismo italiano, mas que bela jornada de luta! Vencemos,não como queríamos, mas vencemos, quem assistiu 1900 de Bertolucci percebeu a frustação dos partigianni ao serem obrigados a entregar as armas, tinha havido o acordo de Ialta e Stalin entregou a França e a Itália, os que venceram não ganharam com deviam...
São muitas lutas perdidas, amigos ficaram no caminho, o socialismo nunca chegou e por fim, o que tinha, que era uma merda, mas tinha um papel de equlíbrio na geo-política da terra caíu como um castelo de cartas e deixou o mundo da esquerda sem eira e nem beira. Olha você está no PT, é de fato o melhor governo ( sem esquecer Vargas) que o povo brasileiro conseguiu até agora, mas é muito pouco para o sonho desejado e lutado.São anos de derrotas e lutas, mas vale a pena.
Não sei se foi Dada, a sua esposa, que me disse na crise, tire o s. CRIE!Diante das lutas da história, não pode ser vôos de muriçocas que devem abater os homens, eles apenas irritam.
Crises existem, passei por uma longa, parei um tempo de advogar, estou voltando mais sólido espiritualmente e maduro humanamente. Crie em sua crise.
Um abraço amigo
Carlos Pereira

Anônimo disse...

Caros,


Teoria sobre a independência petrolífera do Brasil! Matéria postada no blog do Igor por Roberto Ilia!
http://alexeievitchromanov.zip.net
Abs

Alberto Bilac