18/05/2007

É triste, muito triste...


Não recomendo, mas se você deseja formar sua opinião em relação aos eventos de ontem na porta da prefeitura, clique abaixo e assista no You-Tube imagens chocantes do circo de horrores em que transformou a política ilheense.

Parabéns para os produtores.

http://www.youtube.com/watch?v=-o2axE-zIfA


O governo Valderico acabou!

Independente do que vir a ocorrer nos próximos dias ou meses, este governo que ai esta acabou.Valderico é um morto vivo, politicamente falando.

Quem assistiu a baixaria de ontem na praça de prefeitura, sujou os ouvidos com o lixo de tantas agressões jogadas ao vento, saiu com muita tristeza e um certo grau de amargura no coração.

O que estão fazendo com nossa cidade?

As pessoas que defenderam o governo e a forma como fizeram, são desprezíveis, foram levianos, agressivos e imorais. Não se ouviu um só argumento político ou administrativo em defesa do governo.

É inadmissível que a terceira cidade mais importante do estado, seja governada por secretários tão despreparados, capazes de se comportarem como se comportaram.

Se fosse para levar ao pé da letra tudo que foi dito, a justiça deveria prender todos, inclusive o prefeito. Houve confissões de crimes explícitos e implícitos.

Se metade do que foi dito for algum dia provado, coisa que não acredito, poderemos realmente abrir um buraco e entrar. Ilhéus foi para o buraco.

A população de Ilhéus não aceita mais este governo, é imoral a sua continuidade. Se a câmara não tem competência para cassá-lo, o povo já o fez.

O governo de Valderico, não dispões da menor expectativa positiva dos cidadãos, a desesperança, a falta de perspectiva e o baixo astral tomaram conta da cidade.

Não existe nem um clima para a continuidade do governo.

Fora Valderico é uma bandeira e um desejo de todos os ilheenses!

O que se espera é respeito à vontade da comunidade.

Erros políticos e jurídicos da vitória (parcial) a Valderico


Pau que nasce troto morre torto, a inteligência dos mais velhos são sempre uma fonte de sabedoria. Se fossemos um pouco mais evoluídos, antes de qualquer atitude, deveríamos sempre buscar um ancião de plantão para beber na fonte.

A liminar da juíza Emanueli Vita Leita, reconduzindo Valderico a plenitude de suas funções, confirma a tese apresentada aqui desde o inicio deste episódio.

A Câmara Municipal tem a sua mão o instrumento legal e juridicamente aceito para afastar Valderico.

Não ágio assim, não utilizou uma CEI, não se sabe porque.

A reinvenção da roda, feita pela câmara foi dado o nome de decreto legislativo, uma anomalia, exótica a justiça e sem amparo para um ato de cassação ou afastamento.

Neste sentido, a ação da câmara foi pau que nasceu torto. Isso, infelizmente permite pensar ou mesmo perguntar; Queria a câmara cassar realmente o prefeito?

A opinião media que prevalece hoje na comunidade é de duvida em relação as reais intenções das lideranças políticas, deste evento.

A quase totalidade da população de Ilhéus deseja o afastamento de Valderico; em pesquisa recente a soma dos que classifica o governo entre ruim e péssimo é superior a oitenta e seis por cento.

Os erros na condução desta iniciativa política que agora a juíza enterra, recaem neste momento sobre os vereadores, a população se sente frustrada, e este sentimento é a anteporta da traição.

Cabe agora aos vereadores reconhecer os erros bater a poeira e da à volta por cima, chega de brincar de Che Guevara, a comunidade, espero eu, ainda acredita que pelo menos parte dos nossos representantes possam de forma sensata fazer o trabalho certo.

A implantação de uma CEI, no casso a da saúde, que acaba de ser criada, pode ser o caminho para a cassação definitiva. Resta esperar que agora a coisa seja feita de forma correta.

Conforme antecipamos: criação de empregos bate recorde novamente


A notícia abaixo, na versão da Agência Brasil, é apenas mais uma da série que está apenas começando: ao longo deste ano, o país vai assistir, mês a mês, a quebra de recordes na criação de empregos formais. Este blog já havia advertido sobre o fênomeno, com base em uma entrevista do professor da Unicamp Cláudio De Decca ao DCI.


O especialista garante que o mercado de trabalho está em ebulição e vai ter excelentes números este ano, especialmente no que diz respeito à criação de empregos formais.De Decca inclusive explicou a contradição aparente do emprego bater recorde e, eventualmente, o desemprego também aumentar, em números absolutos. Parece estranho, mas é simples: quando a geração de empregos aumenta, muita gente que não estava procurando emprego (estudantes e aposentados, por exemplo) acaba se animando a entrar no jogo. Na estatística fria das pesquisas, essas pessoas passam a ser consideradas desempregadas – antes eram apenas inativas, isto é, estavam fora da chamada População Economicamente Ativa (PEA).


Leia a seguir a matéria da Agência Brasil.


Geração de empregos com carteira assinada alcança novo recorde em abril


Yara AquinoRepórter

da Agência BrasilBrasília -


O número de empregos com carteira assinada gerados no mês de abril é o maior já registrado para um único mês em toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), iniciada em 1992. Foram 301,9 mil novos empregos. Nos primeiros quatro meses de 2007, houve acréscimo de mais de 700 mil postos formais, o que também significa o melhor desempenho para o período.Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, uma das causas do número recorde são os reflexos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Você já tem várias empresas e indústrias se preparando para vários setores que estão implementando as obras do PAC, que estão começando a funcionar", destacou Lupi.


Em março, os números do Caged já indicavam o bom momento. Foram criados 146.141 novos postos de trabalho com carteira assinada no país. O número ficou abaixo do registrado em fevereiro, quando haviam sido criadas 148.019 novas vagas, entretanto o resultado de março foi o melhor para o mês de março na série histórica. Em comparação com março de 2006, a elevação chegou a 91%. Além disso, o acumulado no três primeiros meses também gerou o melhor primeiro trimestre da série histórica do Caged.


Postado em: http://www.blogentrelinhas.blogspot.com/


17/05/2007

IRRESPONSAVEIS!

SÃO TODOS IRRESPONSAVEIS!

17:00 Os irresponsáveis que organizaram o ato contra Valderico, em parceria com os irresponsáveis que apóiam Valderico, acabam de protagonizar uma das paginas mais vexatórias da historia de Ilhéus.

São todos irresponsáveis!

O comercio esta fechando as portas, o vandalismo e a baderna esta tomando conta do centro da cidade.

A convocação da câmara para o protesto fora Valderico fracassou, menos de quinhentos pessoas compareceram ao ato.

Por outro lado, a corja contratada para apoiar Valderico, liderada por secretários e assessores irresponsáveis, está provocando, xingando e agredindo a todos e qualquer um que manifeste contra Valderico.

O que começou como uma batalha de carros de som, virou uma batalha campal.

A falta de organização de liderança e de seriedade nos eventos convocados, colocou a população em perigo.

É inadmissível o que esta ocorrendo agora no centro da cidade.

Chega de irresponsabilidade. Fora Valderico.

Tucanos, demos e outros são presos


Durante a operação "Navalha", deflagrada na manhã de hoje, agentes da Polícia Federal prenderam o tucano, Nilson Leitão, prefeito de Sinop, uma das maiores e importantes cidades de Mato Grosso, e ex-coordenador da campanha de Geraldo Alckmin à Presidência em 2006.


O presidente do BRB, banco oficial do governo do DF, Roberto Guimarães, o deputado distrital Pedro Passos (PMDB-DF), o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB) e o empresário João Alves Neto, da Habitacional Construções - que é filho do ex-ministro e ex-governador de Sergipe, João Alves Filho e da atual senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) - também estão entre as 42 pessoas que foram detidas.

Victor Albuquerque

14:40 – Até o momento, o esperado duelo esta restrito a dois caminhões de som, de um lado uma musiqueta atacando os vereadores, do outro, porrada em Valderico. (no som é claro)

Aqui, o povo dança conforme a musica.

Cerca de mil pessoas já se aglomera na praça da prefeitura.

Na verdade, pelo menos por enquanto, a estratégia da turma de Valderico esta dando certo. A presença do carro de som encomendado, esta impedindo a manifestação dos oradores contra.

Duelo com hora marcada


Às duas horas da tarde de hoje, esta marcado mais um duelo político entra a câmara de vereadores e o prefeito ou ex (sabei-lo eu? E você, sabe?).

Convocados por um panfleto e carro de som, assinado por inúmeras entidades da sociedade civil de Ilhéus, são esperado milhares de pessoas na porta da prefeitura.

A intenção não explicitada, mas entendida nas entrelinhas das varias entrevistas que os vereadores vem dando, é a ocupação definitiva do palácio Paranaguá.

Por outro lado, assessores de Valderico o prefeito a ser deposto, também foram aos rádios chamar a população para defender o indefensável (há, há, há, há).

Como não deve estar sendo fácil encontrar quem defenda Valderico a esta altura do campeonato, tem pipocado denuncias de compra de apoio, ou seja, usando a mesma tecnologia já testada nas eleições de dois mil e quatro, a turma do prefeito ou ex, estaria oferecendo vinte reais, para quem quiser “voluntariamente” defender Val.

O povo, a o povo, bem tem eles também, o povo pode escolher, ou é massa de manobra de um ou de outro.

Fora Valderico é uma ação mais do que justa. Este é o pior e mais irresponsável prefeito da historia de Ilhéus. Eu não tenho duvida, FORA VALDERICO!

A pergunta que não quer calar é; porque a câmara de vereadores não abriu uma Comissão Especial de Inquérito (equivalente a uma cpi no congresso) para afastar o prefeito definitivamente? Porque os vereadores preferiram este caminho “exótico” de assinar um decreto legislativo afastando o prefeito por noventa dias? Porque os vereadores que já fizeram duas cei’s não denunciaram o prefeito antes? Porque só agora que o prefeito atrasou os repasses de recursos financeiros para a câmara os vereadores definiram por este tal de decreto legislativo?

Na verdade, a bem da cidade, Valderico deveria renunciar seu mandato, eivado de denuncias, desmandos e corrupção.

Com isso, poderia evitar este duelo irresponsável marcado para as duas da tarde.


Reportagem suspeita: comunidade acusa o Jornal Nacional da Rede Globo de racismo e manipulação


Moradores da Comunidade de São Francisco do Paraguaçu, no recôncavo baiano, que se reivindicam como descendentes de quilombolas e querem a titularidade da terra, acusam a Rede Globo de "veiculação de uma reportagem fraudulenta e tendenciosa, sem oferecer à comunidade nenhuma oportunidade para se defender".A reportagem, feita pela TV Bahia e reproduzida pelo Jornal Nacional no dia 15 de maio, afirma mostrar "o resultado estarrecedor de uma investigação" na região.

Segundo a reportagem, não haveria ali descendentes de quilombolas, mas apenas pescadores.Em nota a comunidade contesta e diz que "sequer foi ouvida, visto que a equipe de reportagem se recusou a registrar qualquer versão contrária aos interesses dos fazendeiros, cortando falas e utilizando de métodos persuasivos, já que demonstrou expressamente o objetivo de manipular e deturpar a realidade, inclusive".

Vendo a reportagem no Jornal Nacional, lendo a nota que a contesta e assistindo ainda a um vídeo, produzido em 2006 pela Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais e a Pastoral dos Pescadores, sobre os moradores São Francisco do Paraguaçu, a conclusão que se chega é que há algo mais que uma discussão racial em São Francisco do Paraguaçu.

Se são descendentes de quilombolas ou não, eu não sei, mas o que fica claro é que existe um grave conflito agrário na região e a reportagem da TV Bahia, afiliada da rede Globo, consciente ou não, foi até lá prestar um serviço aos poderosos da região ao tentar desmoralizar gente humilde, trabalhadores.

Se verdadeiro o conteúdo do vídeo "Território ameaçado - A luta quilombola em São Francisco do Paraguaçu" de 2006, é possível se ter uma idéia do tamanho da covardia que pode ter sido a reportagem da TV Bahia, tentando desmoralizar pessoas que lutam por um minúsculo pedaço de terra, gente ameaçada por jagunços e policiais, pela justiça, pelo executivo e agora, pelo poder da mídia.
Um pequeno detalhe chama a atenção. A reportagem coincidentemente foi feita depois que o Incra publicou que deveria "finalizar até o final de maio" relatório e mapa da região para a publicação nos diários oficiais do Estado e da União. Muita coincidência, não?

Agentes de viagem visitam Ilhéus


Ilhéus recebe hoje a visita de aproximadamente trinta agentes de viagem de varias regiões emissoras do Brasil, esta visita, que no jargão turístico é chamada de “fantur” ou viagem de familiarização, constitui-se em uma das mais importantes iniciativas turísticas dos últimos anos.

A intenção é fazer com que os agentes que vendem pacotes turísticos para Ilhéus e região conheçam melhor o produto.

Mas, para nosso azar o momento não poderia ser pior.

O grupo esteve a pouco visitando e fotografando uma montanha de lixo nas proximidades do palácio Paranaguá, na seqüência, foram conhecer o tradicional “point” de mendigos e menores abandonados na praça do teatro.

Ainda na programação dos visitantes, tem um rali a ser feito entre os buracos das ruas.

Por sugestão de um dos visitantes, o turno da tarde será dedicado ao turismo ecológico, apanhado lixo nas praias.

O bye-night será um jogo de esconde-esconde, de um lado os agentes de viagem, do outro os assaltantes que “trabalhão” na avenida Soares Lopes durante a noite.

Para nossa sorte, quando visitarem Itacaré e Canavieiras, vão ver que a irresponsabilidade dos administradores não é exclusividade de Ilhéus.

Polícia Federal prende deputado distrital e prefeito baiano


Somente um governo como o de Lula, poderia permitir a completa independência da Policia Federal.

Seja quem for, mesmo que seja do PT.

A Federal, esta mais uma vez de parabéns!

Quando será que a Federal de Ilhéus vai agir em consonância com o resto do país.

O site Congresso em Foco confirma prisão do prefeito Luis Caetano pela Polícia FederalA Polícia Federal (PF) prendeu hoje (17)o deputado distrital Pedro Passos (PMDB), o prefeito de Camaçari (BA), Luiz Caetano (PT), e outras 17 pessoas durante a Operação Navalha, que pretende desarticular uma quadrilha que desviava recursos públicos federais.

A PF cumpre 40 mandados de prisão e 84 de buscas.Segundo a PF, também foram presos funcionários públicos e intermediários da Empresa Gautama, que seria utilizada pela organização criminosa. A quadrilha teria desviado recursos dos ministérios de Minas e Energia, da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento, e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit).A Operação Navalha mobiliza 400 policiais federais no Distrito Federal e em nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão e São Paulo. Segundo a PF, as investigações começaram em novembro de 2006.


A quadrilha é acusada de ter cometido diversos crimes, como fraudes em licitações, corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, dentre outros. Três níveisDe acordo com a PF, a organização criminosa era estruturada em três diferentes níveis. No primeiro deles estariam as pessoas diretamente ligadas à construtora Gautama. No segundo, auxiliares e intermediários, em especial aqueles responsáveis pelo pagamento das propinas.


Já no terceiro nível estariam autoridades públicas, que seriam responsáveis por remover obstáculos à atuação do grupo. Entre os métodos utilizados pela quadrilha está o custeio de viagens de autoridades estaduais a Brasília para defender os interesses da quadrilha. Durante as investigações, os policiais federais identificaram situações em que autoridades públicas recebiam vultosas quantias em espécie da organização criminosa.


Em alguns casos também teriam sido constatados recebimentos de outras vantagens, como carros de luxo. (Edson Sardinha)

Charge do dia


O Agê estava especialmente inspirado nesta quarta-feira...


postado no blog: http://www.blogentrelinhas.blogspot.com/

Irresponsáveis


A greve dos professores estaduais é uma irresponsabilidade, imoral e politicamente vergonhosa.

É triste, assistir a professores que deveria estar educando nossos jovens, entre outras coisas a agir com responsabilidade e prudência, estarem, dando uma lição de impaciência e irresponsabilidade ao realizarem uma greve contra um governo que assumiu a pouco mais de três meses.

Todos nos sabemos, inclusive os professores que o governo Wagner, esta trabalhando com o orçamento enviado e aprovado pelo governo anterior.

A greve atual, não passa de uma articulação política entre ex-diretores carlistas que foram afastados e partidários do psol e pstu.

A única intenção a desgastar o governador.


Será que existe alguma duvida sobre a responsabilidade de Wagner, ex-sindicalista, com a educação.

A tolerância o dialogo e a educação política, são lições importantes que nossos jovens estão sendo frustrados em aprender, graças a irresponsabilidade de lideranças “sindicais” comprometidas.

O carlismo, agradece.

16/05/2007

Será que faremos a revolução?


Uma coisa tem intrigado a todos, - todos os esclarecidos, digo - em relação a este imbróglio que tornou-se a cassação de Valderico.

Voce sabe qual a posição de Ângela, Veloso, Jabes e Dr. Ruy sobre este episódio?

Por que nem um deles, até o momento não se pronunciou?

Arrisco aqui uma opinião.

Todos eles, bem assessorados e bem informados, sabem de coisas que nem todos de nos podemos saber.

Veja só um exemplo dos que eles sabem e você não sabe; Até o momento não existe nem uma ação movida pela Câmara Municipal de Ilhéus, correndo em qualquer fórum, seja em Ilhéus, Salvador, Brasília ou Nova Yorque, visando à deposição de Valderico.

Por outro lado, Valderico e seus advogados, não tomaram nem um tipo de medida judicial com vistas a se defender ou reverter o processo de cassação.

Pode?

Ou seja, se não tem justiça, se a PM não vai retirar Valderico do palácio, se o governador lavou as mãos e os lideres políticos não se envolve. Sobrou para você.

È só pegar a bandeira, vestir um modelito vermelho básico e machar em direção ao palácio.

Faça a revolução você mesmo, filme e depois poste no youtube.



A Revolução Filmada


Para quem não estava presente, vale a pena assistir o filme postado no YouTube.

São cenas incríveis da “revolução” que abalou Ilhéus na ultima sexta-feira.

No detalhe, veja o vice-prefeito Newton Lima, vestido de vermelho.

Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=MGFYxNwW3iY

O crime da Vassoura e a mídia regional.


Nossa pequena mídia regional, não difere em quase nada da grande mídia golpista nacional.

A única diferença, esta em que a mídia nacional é golpista por ideologia, compromisso de classe e preconceito contra operários que chegam ao poder.

A nossa pequena mídia regional, não é golpista, ta sempre do lado do poder. É vendida mesmo.

Quanto custa um jornalista? Ou, um radialista na região sul da Bahia?

É só perguntar aos assessores de imprensa das prefeituras e câmaras de vereadores, eles compram jornalista e radialistas, normalmente pagam, quando não pagam, somente assim, podemos ler algumas criticas aos governantes do momento, logo, pagam de novo e toma-lhe release.

No episódio do “crime da vassoura de bruxa” quase toda mídia regional, embarcou na denuncia eleitoreira da golpista revista Veja.

Hoje, passado quase um ano, Geraldo Simões, Elieser Correia e Everaldo Anunciação foram absorvidos em todas as investigações, seja de Ministério Publico seja da Policia Federal. Os processos foram arquivados por falta de prova.

O denunciante, um lunático conhecido na região, amigo do senador César Borges, fala um punhado de besteira pelos bares que frequenta, inclusive que foi contratado e não foi pago pela turma do DEMO ex pé,fé,lê.

Mesmo assim, nossa pequena mídia ignorou. Quem ler os jornais regionais, ou ouve as emissoras de rádio, continuam com a velha informação do ano passado. Vassoura é coisa do PT.

Será que não da para a turma do PT fazer uma vaquinha e comprar a verdade na mídia.

Lula da um banho e mídia golpista perde o rumo.

A repercussão positiva da entrevista coletiva, que o presidente Lula deu ontem no palácio do Planalto demonstra bem o grau de hipocrisia e cinismo de nossa assim chamada, grande mídia.

Na TV de ontem e nos jornais de hoje, é só elogios.

Não porque a grande mídia mudou de opinião, nada disso, todos, do grupo Globo a Veja continuam com os velhos propósitos golpistas no bolso ou na mente.

Lula, não mudou uma virgula do que sempre disse após assumir a presidência, desafio a qualquer jornalista, mostrar quando Lula mencionou chegar ao terceiro mandato consecutivo. Mesmo sua opinião sobre greve no serviço público, continua a mesma de anos atrás, é só ler as criticas que ele fez a greve dos funcionários federais em 2004, ainda no primeiro mandato.

Quem mudou foi à mídia, oportunista e hipócrita não conseguem nadar contra a correnteza, achou melhor aderir a ela, pelo menos até a próxima crise.

Ou alguém tem duvidas que Merval Pereira, Teresa Cruvinel ou Diogo Minard, não estarão jogando bosta na Geni, ali, na próxima esquina que o governo pisar na casca de banana.

Imprensa marrom e golpista é assim mesmo, antes de tudo é camaleônica, usa a camuflagem que convêm.

Na semana passada mesmo, os jornalões tentaram inventar uma crise entre Lula e o Papa, o aborto foi à bola da vez. Como não foram levados a sério nem por um, nem por todos, ficaram a ver navios, ou melhor, discutiram o sexo dos anjos.

Agora que o país pegou o rumo, que a economia esta batendo recordes atrás de recordes, que temos políticas positivas de justiça social, elogiar Lula virou quase unanimidade.

É típico do jornalismo tupiniquim, sem caráter, sem vergonha e oportunista.

Mas, o que esperar de diferente de uma mídia tão venal.

Funcionários páram. O caos está instalado


Funcionários da Prefeitura acabam de entrar em greve. Minutos atrás, realizaram uma assembléia e decidiram pela paralisação, até que sejam pagos os salários atrasados e o vale-gás a que têm direito. As primeiras categorias a aderirem ao movimento são os trabalhadores da saúde e os garis. Neste momento eles seguem em direção ao Anexo de Secretarias da Prefeitura, onde devem realizar uma manifestação pública. O prefeito empossado pela Câmara, Newton Lima, confidenciou ontem à noite que no levantamento realizado nas contas que estão sob sua responsabilidade, não há dinheiro suficiente para o pagamento dos salários dos servidores.


Postado em: http://www.temperodabahia.blogspot.com/

Piada do dia


A cidade de Ilhéus mudou de gênero literário;


Deixou de ser A Cidade Romance do Brasil para ser, A Cidade Comédia do Brasil.

15/05/2007

Dr. Ruy resolve problemas graves do Hospital Regional.


Para os que gostam de “bater” e para os que são pagos para isso, vai ai uma noticia que não é muito boa.

O principal problema que sempre afetou o Hospital Regional, esta resolvido.

A partir do ultimo fim de semana, já não faltam mais médicos nos plantões daquele hospital.

O quadro de médicos para os plantões, esta completo com setenta e dois profissionais contratados.

Tem plantão dobrado em todas as especialidades de emergência, nas sextas, sábados, domingo e segunda, durante a semana o plantão é normal.

Neste ultimo fim de semana, já não houve mais espera nem fila, quem chegava em caráter de emergência era imediatamente atendido, quem apresentava problemas ambulatoriais esperava no maximo quinze minutos.

Não só os elogios são muitos, mas a alegria, satisfação e principalmente, a surpresa da população atendida era contagiante.

Como esta é uma noticia muito boa para a comunidade, provavelmente você não vai ler ela em lugar nem um.
É simples entender porque; alem de boa para a comunidade, é muito bom para Dr. Ruy, o candidato a prefeito pelo PT. Boa tambem para Wagner, afinal, alguns ainda duvidavam que o hospital seria tratado como prioridade pelo governador.
Como grande parte de nossa midia, é muito ligada ao carlismo, isso não é noticia para se publicar.

O regional de Ilhéus, foi o primeiro da Bahia a funcionar em estado pleno. Isso demonstra bem o apoio e o carinho político do governador Wagner, com Ruy e Ilhéus.

Vem mais por ai.

Newton foi exonerado. Mas se encontrou secretamente hoje com Valderico Reis

Pelo menos dois secretários municipais foram exonerados pelo prefeito (?) Valderico Reis. O do Meio Ambiente, Antônio Olímpio, perdeu o emprego depois do filho e vereador Marcus Flávio (PPS) resolveu apoiar o afastamento de Reis. Em seu lugar, assume Cosme Araújo, presidente da Maramata. Outro que está sem pasta na Prefeitura é o vice (?) Newton Lima (sem partido). Foi exonerado e a secretaria de Esportes agora é acumulada pelo secretário de Turismo, Paulo Moreira. Mas não apenas isso. Valderico Reis mandou esvaziar o gabinete de Newton Lima. Retirou todos os móveis, como forma de vingança. Hoje pela manhã, Valderico Reis e Newton Lima se reencontraram - a primeira vez após o estouro da crise - numa reunião à portas fechadas. O conteúdo da reunião não foi divulgado para a imprensa.


Postado por: http://www.temperodabahia.blogspot.com/

E Agora José?

Como costuma dizer, meu amigo Ednei Mendonça, na política, até as brigas devem ser combinadas, ou seja, a essência da política implica em conversar, articular e agir em conjunto.

A nossa câmara de vereadores, na semana que passou, deu duas marteladas; acertou uma no cravo e outra no dedo.

Sem duvida, a população apóia a ação de retirar Valderico do poder. O alcaide, incompetente, incapaz e muito mal assessorado, conseguiu ter toda a comunidade contra seu mandato.

Neste sentido, a câmara esta agindo de encontro aos interesses da população.

Assim, é completamente legitima a iniciativa política de afastar Valderico e sua corja do poder.

O erro, ou a martelada no dedo, esta na falta de articulação com a sociedade, com os partidos e com as demais forças políticas da cidade. Intencionados em tirar proveitos políticos exclusivos e faturar sozinho numa ação de envergadura política, sem igual em Ilhéus. O presidente da câmara e alguns vereadores, cometeram um erro grave em política. A falta de articulação.

Por estas e outras, o presidente da câmara e o novo prefeito, não foram recebidos ontem em Salvador, pelo governador. Wagner, por sinal foi pego de surpresa, nem mesmo o PT de Ilhéus tinha informações sobre o que estava acontecendo. Ao procurar mais informações o governador, acionou Dr. Ruy em Ilhéus, através de Josias Gomes, para surpresa de todos o presidente do PT de Ilhéus, também não tinha conhecimento do que estava acontecendo. Em nem um momento os vereadores que lideraram a iniciativa tiveram a capacidade de articular apoio político e institucional, para a ação que estava por realizarem.

Assim, a Polícia do Estado não vai retirar Valderico do palácio a força, nem mesmo os políticos com mandatos da região se manifestaram, não se conhece a posição de Ângela nem de Veloso ou muito menos de Dr. Ruy, sobre o assunto.

Nunca é tarde lembrar que o PT, por exemplo, não reconhece o senhor Newton, como vice-eleito, tendo inclusive uma ação judicial contra a chapa eleitoral de Valderico.

Assim, fica evidente que a câmara ou pelo menos suas lideranças, cometeu um erro político inequívoco ao agir de forma menor, pequena em um assunto só caberia atitudes grandes.

Por outro lado, existem também erros jurídicos primários no processo, pelo menos é o que tem dito, alguns advogados que estão em situação de imparcialidade política, ouvidos nos últimos dias.
A questão esta em não ter sobrado vereadores para compor a comissão processante, já que doze deles, assinaram o pedido de afastamento do prefeito. Assim, todos são parte.
Se prevalecer este raciocínio, nem o afastamento em caráter definitivo poderá acontecer.

Enquanto isso, a cidade vai com dois prefeitos, milhares de buracos, toneladas de lixo na rua, centenas de desempregados, salários atrasados, recursos devolvidos por falta de projeto, corrupção generalizada etc...