11/05/2007

18:10 Nilton Lima acompanhado de vereadores e populares invadem o palácio

Fotos : Rabat (16:00 horas)

Alguns vereadores acompanhado o senhor Nilton Lima, investido pela câmara no cargo de prefeito, invadiram a pouco mais de trinta minutos a sede do poder municipal em Ilhéus.

Mais de duas mil pessoas se encontrão na praça. O clima no interior da prefeitura e tenso, centenas de policiais estão dentro e fora do prédio.

A batalha esta sendo travada no fórum municipal, solicitação de liminar tem sido feita a todo instante.

Seguranças, secretários e funcionários de segundo escalão resistiram em defesa do prefeito aos socos, gritos e empurrões, um extintor de incêndio foi accionado contra a multidão na hora da invasão.

Não existe feridos.

No momento a uma certa calma no lado externo do prédio, o povo presente assiste uma encenação teatral do grupo de Teatro Popular de Ilhéus, alusiva aos desmando de Valderico.

O vice na condição de prefeito interino se encontra na sacada do palácio ao lado do presidente da câmara, avisou que não sai mais do prédio. O prefeito afastado esta no gabinete cercado de seguranças.

16:45 - Impasse continua

De um lado da praça a câmara de vereadores, do outro a prefeitura, no meio o povo, na cabeça de todos muita chuva.

O vereador Alcides Kruchevesck, se dirigiu ao publico presente utilizando o som de um carro estacionado na praça, solicitando calma e tranquilidade aos presentes, afirmou que o palácio não será invadido.

Informações do comando da Policia Militar, dão conta de que não existe ordem para a tropa apoiar a entrada do senhor Nilton Lima, agora prefeito interino, no prédio da prefeitura.

Os vereadores tentam no Fórum da cidade uma ordem de desocupação do Palácio.

15:40 – Queda de Braço

Neste momento, centenas de pessoas (apesar da chuva) se aglomeram nas proximidades do palácio Paranaguá aguardando o desfecho para a crise de poder iniciada ontem com o afastamento do prefeito Vladerico Reis.

O clima é muito tenso, forte contingente policial esta de plantão na praça aguardando ordens superiores para entrar no palácio e retirar o prefeito.

Valderico se encontra em seu gabinete no interior do palácio Paranaguá e mandou avisar que só sai com ordem judicial.

O vice-prefeito, agora investido da condição de prefeito, esta em uma agência bancaria regularizando seu cartão de assinatura para assinar cheques do município.

Com exceção do Bradesco, as demais agências bancarias de Ilhéus, já não pagam cheques da prefeitura com a assinatura do senhor Valderico.

ACM e o Neto dão apoio a Valderico


A pedido do deputado ACM Neto, a TV Bahia do grupo ACM, tem ignorado completamente a crise política que esta acontecendo em Ilhéus.

É puro antejornalismo, falta de respeito com Ilhéus e os telespectadores.

A Tv Santa Cruz, filiada do grupo bem que tentou fazer de conta que nada estava acontecendo, mas hoje, fez uma cobertura mínima da crise com uma entrevista feita com Valderico e Cosme Araújo, sem ouvir o prefeito em exercício Nilton Lima nem o presidente da câmara. Foi jornalismo parcial.

Alem de focar a quase uma semana somente um tema - poluição sonora em Salvador - a TV Bahia/ Rede ACM com um jornalismo de baixíssima qualidade, não deu uma linha sobre a deposição e posse de um novo prefeito em Ilhéus.

É como se Ilhéus não existisse.

MÍDIA CONSERVADORA CENSURA O PAPA


Paulo Henrique Amorim

. No encontro de ontem com o Presidente Lula, segundo o depoimento da competente Embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Machado, o Papa demonstrou “apreço e admiração muito grande” pelo programa Bolsa Família, que atinge 11 milhões de famílias, e que o Presidente Lula tinha acabado de descrever.

. A mídia conservadora (e golpista) censurou o Papa e não destacou essa admiração do Papa pelo programa de erradicação da pobreza e da fome no Brasil.

. A mídia conservadora (e golpista) se preparou para uma Batalha de Itararé. (*)

. Seria o confronto sobre a questão do aborto e a conseqüente excomunhão do Presidente Lula.

. Como dois Chefes de Estado que se respeitam e se admiram, nem o Papa, nem o Presidente Lula tratou do assunto.

. Como a mídia conservadora (e golpista) não conseguiu excomungar o Presidente Lula (clique aqui para ler “excomunhão, uma nova forma de impeachment”), a mídia conservadora (e golpista) censurou o Papa.

. Para derrubar o Presidente Lula, a mídia conservadora (e golpista) é capaz de reconstruir as fogueiras da Inquisição.


(*) Durante a revolução de 1930 a Batalha de Itararé foi vastamente propagada pela imprensa. Esta batalha ocorreria entre as tropas fiéis a Washington Luís e as da Aliança Liberal que sob o comando de Getúlio Vargas, vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro para tomar o poder. A cidade de Itararé, fica na divisa de São Paulo com o Paraná, mas antes que houvesse a batalha "mais sangrenta da América do Sul", houve um acordo. Uma junta governativa assumia o poder no Rio de Janeiro e não aconteceu nenhum conflito. A Batalha de Itararé ficou conhecida, então, como a batalha que não houve.


Líder do PT pede cassação de Clodovil por agressões verbais às mulheres


GABRIELA GUERREIROANDREZA MATAIS

da Folha Online, em Brasília

O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), encaminhou hoje ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), representação contra o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) por suas palavras ofensivas contra as mulheres. O petista alega que Clodovil quebrou o decoro parlamentar por ter sido "preconceituoso, sexista e homofóbico" no exercício de seu mandato parlamentar --o que inclui o episódio de agressão verbal à deputada Cida Diogo (PT-RJ).

O líder afirma, na representação, que o regimento da Câmara determina a perda do mandato ao deputado que adotar práticas incompatíveis com o decoro parlamentar. Na opinião do líder, Clodovil tinha o dever de manter comportamento ilibado na Câmara por ter sido eleito pelo povo brasileiro."A violação da lei pelo deputado atinge a própria essência do poder que o mesmo representa. Não resta qualquer dúvida que a conduta praticada pelo representado [Clodovil] se amolda perfeitamente ao tipo penal incriminador e que flagrante está a quebra do decoro parlamentar", afirma Sérgio.

O líder pede a Chinaglia que determine à corregedoria da Câmara abertura de sindicância para apurar as agressões de Clodovil às mulheres. A bancada feminina da Câmara também ingressou com representação contra Clodovil, mas pede apenas que ele seja advertido e obrigado a pedir desculpas por escrito pelas ofensas. A bancada articula uma reunião com Chinaglia para discutir as agressões de Clodovil a Cida Diogo.AgressõesNo início de abril, Clodovil dirigiu palavras consideradas ofensivas ao afirmar que, atualmente, as mulheres "ficaram muito ordinárias, vulgares, cheias de silicone e trabalham deitadas e descansam em pé".

Ofendida com as declarações, Cida Diogo começou a recolher assinaturas para apresentar representação contra Clodovil na Câmara. Nesta quarta-feira, a deputada o procurou no plenário da Casa para que ele pedisse desculpas --o que reverteria a representação da bancada feminina contra o deputado. Na conversa, Cida Diogo acabou ouvindo novas críticas do parlamentar.

Segundo relato da deputada, Clodovil disse que falava somente às mulheres bonitas, e não a ela, que "é tão feia que nem para p. [sinônimo de prostituta] serve". Aos prantos, a deputada interrompeu a sessão do plenário da Câmara e exigiu desculpas de Clodovil.

O deputado admitiu que foi "cruel" com Cida Diogo, mas disse que não vai pedir desculpas à deputada.

Hoje tam mais emoções


O mais novo capitulo da novela “Essa Cadeira é Minha” esta marcado para logo mais as três da tarde.

Segundo informação do radialista Vila Nova, em seu programa O Tabuleiro, na radio Baiana de Ilhéus, hoje, logo mais às quinze horas o vice-prefeito em exercício Sr. Nilton Lima, vai entrar no palácio Paranaguá com apoio da Policia Militar.

Neste momento, o prefeito afastado Valderico Reis, encontra-se no gabinete da prefeitura reunido com assessores.

Valderico vem tentando de forma desesperada uma liminar judicial que o mantenha no cargo. Mesmo com todo acesso e “admiração” que sempre teve com os magistrados, não tem conseguido.

Ontem à noite, reunido com seu grupo e advogados no hotel Opaba, Valderico, ameaçou por diversas vezes usar de meios não muito ortodoxo para reverter o quadro. Em voz alta alegava que já deu muito dinheiro a muita gente, citando nomes e valores, será?

O procurador jurídico do município Dr. Rubens Paturi, colocava panos quentes e chamava o prefeito a razão.

O tempo promete ser quente nas próximas horas...

Milagre do Papa


Segundo se comenta nas ruas da cidade, uma comitiva do Vaticano estaria a caminho de Ilhéus.

Chega, com a missão de estudar o primeiro milagre do Papa no Brasil.

O afastamento de Valderico Reis

Caso seja confirmado tratar-se realmente de um milagre Papal, o santíssimo pontífice poderá vir a Ilhéus da uma bênção a essa gente tão sofrida.

10/05/2007

Valderico retorna ao palácio Paranaguá

Nilton Lima no gabinete do palacio Paranaguá (foto José Nasal)

O prefeito afastado Valderico Reis, retornou ao palácio Paranaguá acompanhado de uma verdadeira tropa de choque formada por assessores, secretários e seguranças.

O clima esquentou e os nervos estavam à flor da pele, gritos, xingamentos e agressões foram ouvidas inclusive nas demais dependências do palácio.

Por orientação dos advogados que trabalham para a câmara de vereadores, o vice em exercício, já na condição de prefeito, resolveu abandonar o palácio fazendo uma “procissão cívica” de retorno à câmara.

Neste momento, vereadores e advogados tentam definir a melhor forma de fazer Valderico abandonar o palácio.

O prefeito afastado, afirma não reconhecer os atos da câmara.

Esta formado o cenário para um grande e perigoso imbróglio político/jurídico, com graves conseqüências para a cidade.

Nilton toma posse


O vice-prefeito de Ilhéus, Nilton Lima acaba de tomar posse na câmara de vereadores e já esta no gabinete do prefeito no palácio Paranaguá.

Valderico esta desaparecido.

Parte dos vereadores e populares, presente a solenidade de posse acompanhou o senhor Nilton em “cortejo cívico” até as dependências do palácio.

Vários secretários da atual e finada administração de Valderico estavam na câmara, mas não acompanharam o cortejo da posse.

Alisson Mendonça para Prefeito!


A posso de Nilton Lima, como prefeito de Ilhéus, conforme se anuncia para hoje, constitui-se em um processo ainda que interino, legitimo e legal, tendo em vistas o caráter da medida tomada pelos vereadores de Ilhéus na tarde de ontem.

Não se questiona estes desdobramentos, o questionável mesmo é a legitimidade do senhor Nilton Lima, como vice-prefeito eleito. Todos devem estar lembrados que Nilton, só se tornou candidato a menos de vinte e quatro horas da eleição.

Durante toda a campanha de 2004 o material publicitário do candidato Valderico Reis, trazia como seu vice o cacauicultor Oséias Gomes. A mudança do nome na chapa de Valderico foi confusa, Oséias, fazia parte de um partido que não estava na coligação que apoiou Valderico o PDT, o outro vice indicado era Dr. José Lourenço, que não pode ser confirmado, - estava em pleno exercício da profissão como médico do sus - não podia ser candidato.

Somente na manhã do dia 02 de outubro, a menos de vinte e quatro horas das eleições é que foi registrado o nome do Sr. Nilton Lima na chapa de Valderico. (documento do cartório eleitoral atesta que foi as sete e trinta da manhã do dia 02 de outubro)

Neste caso, o eleitor desavisado (quase a totalidade) votou em uma chapa sem saber em quem estava votando como vice-prefeito, já que no sábado, véspera do dia final, não se podia fazer campanha eleitoral.

Somente com o “malabarismo” jurídico, inventado pelo juiz eleitoral da época é que a chapa de Valderico Reis foi considerada vencedora. O PT contestou isso na justiça e o processo rola até hoje.

O que talvez o senhor juiz não tivesse considerado é que este dia poderia chegar mais cedo ou mais tarde. Agora, estamos frente a uma crise única em nossa historia; O prefeito afastado será substituindo por outro que não teve votos para legitimá-lo.

Todos nos sabemos, que os problemas reais da administração municipal, extrapola a simples mudança de nomes.

A cidade precisa urgente de um governante capaz de tirá-la do caos em que se encontra, precisa de um governante capaz de sintonizar a cidade com o momento em que o país esta vivendo, com crescimento e progresso, somente um governante eleito com a força popular poderá enfrentar os gigantescos desafios que estão colocados para Ilhéus.

Nada contra o senhor Nilton, nem o conheço, sei, no entanto que não existe legitimidade eleitoral em seu mandato, o senhor Nilton não foi votado, simplesmente por que o eleitor não sabia quem era o vice de Valderico, ou pior estava informado pelo material publicitário da campanha que era Oséias.

Neste caso o vice deveria renunciar aos seus direitos, o que seria uma atitude de grande envergadura política e moral, uma demonstração de desapego material e amor por Ilhéus.

O mais legitimo mesmo, seria dá posse ao presidente da câmara e convocar novas eleições municipais nos prazos legais.

Confirmado!


Este marcado para agora as quatorze e trinta, a posse do novo prefeito (interino) de Ilhéus, Sr. Nilton Lima, na Câmara de Vereadores.

Por outro lado, algumas informações dão conta que o prefeito afastado, afirmou não aceitar as decisões da câmara, tem despachado normalmente em sua sala no shoping da avenida Itabuna. Inclusive com a assinatura de documentos públicos e reuniões oficiais.

Prefeito continua e vice, some. Juridicamente, cadeira está vaga

opaiooo, tó fora meu povo!
foto de Marcos Nascimento
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, não pretende entregar o cargo ao seu vice, conforme decisão tomada por 12 dos 13 vereadores que votaram ontem por seu afastamento, pelo prazo de 90 dias, até que sejam apuradas denúncias de corrupção em seu governo.
Em matéria distribuída por sua assessoria de imprensa, o prefeito tenta explicar os motivos que levaram o governo a atrasar o repasse do duodécimo para o Poder Legislativo, informando que o fato ocorreu devido ao bloqueio de R$ 1,7 milhão para a quitação de parcelas de dívidas antigas com o INSS e precatórios. O motivo de força maior, segundo Valderico, justifica o atraso do repasse e não é suficiente para caracterizar o seu afasamento.

"A decisão do prefeito em permanecer no cargo demonstra o grau de respeito que, hoje, o Poder Executivo mantém com o Legislativo", assegura um analista político que prefere não ser identificado. Hoje pela manhã, ao ser informada da declaração do prefeito, a assessoria da Câmara disse que, caso a decisão de ontem não seja respeitada, os vereadores irão a Salvador para formalizar imediatamente o afastamento junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJB).
Por ironia, a informação de que o prefeito Valderico Reis não deixará o cargo chega coincidentemente com a informação de que seu vice - que deveria ser empossado ainda hoje - não está sendo localizado. Fontes informam de que ele estaria em Salvador aguardando novos encaminhamentos jurídicos que possam garantir uma liminar ao prefeito Valderico Reis.

A Câmara de Vereadores de Ilhéus esta de parabéns.


Entendeu e atendeu as aspirações da comunidade, ágio com competência e seriedade.

Resta fazer a parte final, apurar, incriminar e afastar de forma definitiva o prefeito mais incompetente e irresponsável da historia de Ilhéus.

Não existe espaço político para outro julgamento que não seja a cassação definitiva, as provas saltam aos olhos. A comunidade ilheense não aceita mais que o senhor Valderico governe a cidade.

Basta!

Parabéns aos doze vereadores que assinaram a petição.

Já vai tarde, mais antes tarde que nunca!

09/05/2007

Valderico esta oficialmente afastado do poder.


Valderico não aceita decisão da câmara e anuncia que não vai se afastar da prefeitura.

Segundo a assessoria do prefeito a câmara não tem poderes para afastar o prefeito com o expediente do decreto legislativo, ainda segundo fontes ligada ao governo, a câmara teria desrespeitado o seu próprio regimento.

Os vereadores por sua vez, já indicaram Joabes Ribeiro e Jailson Nascimento, para a comissão processante, esta é quem deverá conduzir o processo de cassação ao longo dos próximos noventa dias. Inclusive ouvindo Valderico e secretários.

Os vereadores ligados ao governo estão definindo quem representa o governo na comissão.



A câmara de vereadores de Ilhéus acaba de aprovar o requerimento encaminhado por doze vereadores, afastando pelo prazo de noventa dias o prefeito Valderico Reis.

Até o momento não se sabe quando nem onde será feita a solenidade de posse do vice-prefeito Nilton Lima.

O clima na câmara e tenso, constantes bate boca entre vereadores, platéia e entre os próprios vereadores tem ocorrido de forma generalizada.

A Policia Militar matem um pelotão da tropa especial na porta da câmara.

A Globo no Furacão

O jornalismo da Rede Globo tem procurado de todas as maneiras apresentar a operação furacão como uma ação e investigação restrita aos donos de bingos, em seus vários telejornais o enfoque tem sido sempre “máfia do bingo”, quando na verdade, a operação investigou e prendeu uma máfia de compradores e vendedores de sentenças, envolvendo bingueiros, policiais federais, juizes, desembargadores e um ministro do STJ e seu irmão, uma sujeira que envolvia ou ainda envolve diversos escalões da nossa justiça.

O problema da cobertura do grupo Globo, ao que especulam nos bastidores da mídia nacional, seria as declarações do juiz Pinto Dorea, que em gravações feitas pela Policia Federal, afirma ser amigo dos irmãos Marinho, é, poderia “mandar a Globo fazer uma matéria no bigo dele” provavelmente uma matéria negativa, O bingo pertencia a Chico Recarey o conhecido rei da noite carioca.

Pelo jeito, a Globo pode estar com o rabo preso em algum tribunal fétido da justiça carioca.

Faltam Quinze Minutos para Valderico ser Afastado


TENSÃO I

Clima tenso durante a sessão da última terça-feira (08) na Câmara Municipal de Ilhéus. Plenário cheio, olhares e ouvidos atentos para a leitura do projeto da casa que pede a cassação do Prefeito Valderico Reis baseado nos constantes atrasos no repasse do duodécimo e do não fornecimento de informações necessárias para o bom andamento dos trabalhos legislativos. Nos bastidores, o clima não era diferente. A seguir.
TENSÃO II

O governo diante do conhecimento da matéria resolveu enviar representantes, atitude repudiada pelos edis naquele momento já que poderia inclusive, comprometer a imagem da casa diante da população. Alguns Secretários puderam ser vistos e, dizem as más línguas, que foi grande a pressão nos vereadores da bancada governista para que voltassem atrás e retirassem a assinatura do projeto. A bancada de oposição e a bancada independente de oposição, na pessoa do líder Alcides Kruschewsky, foram fundamentais para o convencimento dos vereadores a manterem suas posições iniciais.

TENSÃO III

Resultado: dos 13 vereadores, 12 assinaram o projeto. Articulação frustrada do governo. Nos discursos os vereadores elogiaram a coragem dos colegas que demonstraram convicção a exemplo de Maria de Lourdes e Antônio Edson (Caranha). Destaque para o vereador Marcos Flávio, que quando pressionado por fazer parte da bancada do governo disparou “ Minha bancada é Ilhéus e não o governo”. Resta esperar pra ver.

Ministério do Turismo Cancela Convenio com Prefeitura de Ilhéus


O propalado projeto de recuperação do centro da cidade ou shoping a céu aberto como vem sendo divulgado, não sairá do papel.

O Ministério do Turismo, que depositou cinco milhões na conta da prefeitura para a realização do mesmo, acaba de cancelar o convénio e suspender os recursos. O motivo; incompetência pura e crua, a prefeitura perdeu os prazos e não realizou a licitação para contratar a empresa de engenharia que desenharia o projeto.

Para piorar, a prefeitura de Ilhéus encontra-se inadimplente com o governo federal, por não prestar conta de outros convénios e repasses de recursos publico.

O pior desta historia é que a prefeitura já sabia disso quando realizou um evento na semana passada, apresentando o projeto para a comunidade, fazendo todos de palhaço.

Hospital Regional, Dr. Ruy comanda reformas e mudanças.

A pesquisa divulgada esta semana em nosso blog, tem deixado muita gente nervosa.

Quem apostava que a nomeação de Dr. Ruy, para o regional era uma boa oportunidade para tirá-lo da disputa eleitoral do próximo ano, é melhor botar as barbas de molho, Dr. Ruy esta super empolgado com os desafios e já começou a acertar.

O Ministério da Saúde classificou o hospital regional no programa qualiSUS isso significa, grandes obras de reforma e recuperação física, somente três hospitais no interior do Brasil foram contemplados com este programa.

Alem de uma ampla e profunda reforma, a ser realizado, o hospital já vem sendo arrumado com os recursos próprios, assim, tem sido feitas melhorias em sanitários, cozinha, farmácia e na recepção.

Estão sendo investidos também, mais oitenta mil reais na recuperação do pavilhão psiquiátrico que não recebia reformas a mais de vinte anos. A humanização deste setor foi uma prioridade determinada por Dr. Ruy.

Para os que criticam sem conhecimento, seria importante uma visita ao hospital e conhecer a UTI plenamente recuperada e em funcionamento, com alta qualidade e equipe motivada. Lá, foram investidos mais vinte mil, também de recurso próprios, obra realizada agora na gestão de Dr. Ruy com três meses à frente do hospital.

O maior problema que o hospital sempre teve, esta na ausência dos médicos em seus plantões. Com o concurso do REDA realizado há duas semanas pela Secretaria de Saúde do Estado, este problema deverá deixar de existir ainda este mês, com a chegada de novos médicos que completarão o quadro do hospital.

As quatro da tarde


Quando a mesa diretora da câmara de vereadores encerrar a votação do decreto legislativo que foi lido ontem, uma vez confirmado o voto de no mínimo dois terços do edis, o prefeito Valderico estará afastado de seus mandato.

A partir daí, caberá ao prefeito somente a saída jurídica, ele pode e deve conseguir uma liminar a qualquer momento, que impeça seu imediato afastamento.

Neste caso, caberá a Câmara de Vereadores apresentar na justiça as provas e documentos que sustentam sua posição, somente esta, deverá então da a palavra final.

Caso, Valderico não consiga uma liminar preventiva, e mantida a disposição da maioria dos vereadores, todo e qualquer ato emanado do prefeito a partir das dezeseis horas de hoje, não terá mais nem uma validade.

Ai começa as duvidas...

O vice-prefeito será empossado de imediato? Por quanto tempo o cargo de prefeito pode ficar vago? Caso o prefeito não abandone o palácio como a cidade será administrada? Como ficam os secretários e os demais cargos de confiança? Já que doze vereadores assinaram a petição, em caso de processo de cassação quais os vereadores que participarão da comissão processante, já que quase todos são parte denunciante ou requerente?

O mais provável porem é que o prefeito permaneça no cargo, sustentado a base de liminares e ações judiciais, até porque, hoje já sabemos graças a operação furacão, que tem pessoas na justiça que tem preço. Isso porem não diminui o tamanho do desgaste político, um verdadeiro rombo no casco do Palácio Paranágua.

Por outro lado, não sei se os vereadores terão ganhos políticos com o ato, a interpretação mais comum até agora na população, tem vinculado a ação da câmara a questões de repasse do duodécimo, isso se dá, pelo fato da câmara ter esperado muito para tomar esta atitude, independente do repasse o prefeito já não respondia os requerimentos da câmara, pelo que parece, desde seu primeiro ano de mandato.


Importante, no entanto ressaltar que o fato de atrasar ou simplesmente não enviar os recursos para o funcionamento da câmara, trata-se de um crime grave. Configura o impedimento ao funcionamento de outro poder. Portanto inaceitável para a democracia.

Valderico começa a pagar por graves erros na condução de seu relacionamento com a câmara, provavelmente mal assessorado, ou como disse o presidente da câmara, quis levar para o exercício do mandato praticas da iniciativa privada, cujo mote é quanto mais lucro melhor. Assim os vereadores estariam certos em agirem com o afastamento, jurídico e principalmente politicamente certos, mesmo se o motivo fosse tão somente o atraso do repasse.

Neste sentido, a atitude da câmara é louvável e reconduz esta instituição ao seu papel original, merece o apoio e o respeito da comunidade neste momento.

08/05/2007

Sessão da Câmara inicia processo de afastamento de Valderico

Alison Mendonça - Presidente da Câmara
A câmara de vereadores de Ilhéus iniciou a pouco a sessão que deverá discutir o processo de afastamento ou cassação do prefeito Valderico Reis.

O presidente Alison Mendonça, fez a leitura do decreto legislativo que define o afastamento imediato no prazo de vinte e quatro horas a contar da leitura do decreto.

Neste caso ao vencer este prazo as descêsseis horas (16:00 horas) de amanhã, o prefeito estará automaticamente afastado do cargo com imediata posse do vice prefeito.

A partir deste horário, os órgão e instituições publicas, (Justiça, Policia e Ministério Publico) serão informados do impedimento do prefeito em continuar no exercício de suas funções.

O decreto já este exposto no mural da câmara como manda a lei.

Agora, é esperar para ver!

O tempo é o senhor da razão e o povo é muito sábio.

Os Derrotados
As duas notas que seguem abaixo, publicada hoje na folha on-line (veja link) são uma perola. Ambas demonstram muito bem de que lado estava a honestidade e a ética nas ultimas eleições, chega a ser desmoralizante para a grande mídia golpista e para o trio acima, que forçou a barra tentando imputar a Lula, um comportamento que como podemos ver agora, estava no outro candidato.




Técnicos do TSE recomendam rejeição das contas da campanha de Alckmin


Em parecer técnico, a Coepa (Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias) recomendou ao ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) José Delgado a rejeição da prestação de contas de campanha do então candidato Geraldo Alckmin (PSDB). Ele foi derrotado nas eleições presidenciais de 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Segundo o TSE, a recomendação foi baseada na ausência da declaração das doações estimáveis em dinheiro relativas aos gastos realizados pelo Comitê Financeiro Nacional do PSDB em benefício do candidato. O TSE informa que o candidato não movimentou a conta de campanha porque alegou ter efetuado gastos e arrecadado receitas pelo comitê financeiro.


Assim que receber o parecer, Delgado deve dar 72 horas para Alckmin se manifestar. O prazo começa a contar a partir da publicação da intimação no "Diário da Justiça". O Ministério Público Eleitoral deverá emitir parecer no prazo de 48 horas, após a intimação. Segundo o TSE, Alckmin poderá apresentar informações complementares para corrigir as falhas apontadas pelos técnicos da Coepa. Comitê financeiroOs técnicos da Coepa recomendaram ao Comitê Financeiro Nacional do PSDB que corrijam em 72 horas supostas contradições e lacunas detectadas na prestação de contas sobre a arrecadação e gastos efetuados na campanha de Alckmin.


Entre as pendências verificados pelos técnicos do TSE estão registros de doação sem a correspondente identificação no extrato bancário.O parecer recomenda ainda que o comitê apresente todos os documentos sobre a conta bancária da campanha eleitoral para comprovação dos débitos constantes do extrato e as despesas de campanha declaradas.


TSE manda arquivar representação contra Lula por dossiegate


Por unanimidade, seis ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram nesta terça-feira arquivar a representação do PSDB e DEM (ex-PFL) contra a suposta existência de abuso de poder por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2006.


Eles seguiram o voto do corregedor do TSE, César Asfor Rocha, que julgou improcedente a representação por entender que não há provas que configurem a existência de crime eleitoral no episódio do dossiegate.


Rocha alega ainda que não existem indícios de que o dinheiro apreendido com Gedimar Passos e Valdebran Padilha fosse do PT nem qualquer comprovação do envolvimento do presidente Lula ou do presidente do PT, Ricardo Berzoini, com a apreensão."À época, era reconhecida a clara vantagem do presidente sobre o seu adversário mais próximo. Longe de beneficiá-lo, o episódio teve efeito contrário de desgastá-lo", afirma no seu voto.


O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, não votou. Ele --que seria o sétimo a votar-- se manifestaria se houvesse empate no resultado. O julgamento ocorre no dia em que Rocha deixa o cargo depois de cumprir o mandato de dois anos no tribunal. Ele comandou as investigações no TSE sobre o suposto dossiê.


A cassação de Valderico é de verdade?


Como nossos leitores podem ver nas matérias que seguem abaixo, postadas em blogs da região, (Pimenta na Muqueca e Tempero da Bahia), dão conta da cassação do prefeito Valderico Reis por ato ainda a ser confirmado hoje pelos vereadores de Ilhéus.

Sem duvida, esta é uma oportunidade impar que os vereadores de Ilhéus terão para se redimir com a comunidade, assim, tentar recuperar a credibilidade perdida no episódio da CEI do mensalinho, quando mesmo farta de provas cabais, os vereadores ou melhor parte deles, manteve Valderico no cargo.

É sempre bom lembrar que mesmo nesta legislatura, tão comprometida e desgastada, sempre teve vereadores e principalmente uma vereadora que tem combatido com lisura e determinação os desmandos da administração desastrosa e corrupta do senhor Valderico.

Estamos agora a um passo de saber realmente qual é a verdade, teria os vereadores realmente cassado o prefeito? Se o fizeram por que será? Qual o motivo? Por conta de seus desmandos e irregularidades ou é só jogo de cena? Teria os vereadores ensaiado a deposição de Valderico como forma de chantagem? Seria esta uma forma de fazer Valderico repassar recursos (duodecimo) para a câmara que se encontram atrasados?

Este momento tornou-se crucial, chegou à hora da verdade para nossos vereadores, a população saberá interpretar qualquer um dos dois caminhos que agora resta aos vereadores.

Neste momento gostaria de dar um voto de confiança e acreditar que estão cassando o alcaide por corrupção e improbidade. O tempo nos dirá.

Cassação em Ilhéus

Rumores na vizinha Ilhéus dão conta de que o prefeito Valderico Reis pode ser alvo de um pedido de cassação, já subscrito por 12 membros do legislativo municipal.

A Câmara possui 13 vereadores.Segundo informações do blog Tempero da Bahia, os parlamentares acusam o prefeito de uma série de desmandos administrativos. O mais recente deles, a mudança da sede da administração municipal, à revelia da Câmara.

Gente que está bem perto do conflito, porém, afirma que o motivo verdadeiro é outro. Os vereadores estão revoltados mesmo é com o não-repasse do valor integral dos recursos para o pagamento de seus subsídios e demais despesas do Legislativo.

A Constituição Federal define como crime de responsabilidade o não-repasse do duodécimo à Câmara de Vereadores até o dia 20 de cada mês.


http://www.pimentanamuqueca.blogspot.com/

Valderico é cassado


Doze dos 13 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Ilhéus, assinaram ontem à tarde o pedido de cassação do prefeito Valderico Reis, acusado de uma série de desmandos administrativos. Para oficializar o ato, ainda hoje, será elaborado o Decreto de Afastamento do cargo, que deverá ser publicado ainda amanhã, determinando a imediata posse do vice prefeito, Newton Lima. Segundo fontes da Câmara, agora só restará ao prefeito Valderico Reis, brigar na Justiça pelo seu retorno ao Palácio Paranaguá.


O único vereador que votou contra o seu afastamento, foi Rodolfo Macedo que, além de fazer parte de sua base aliada, fez parte da sua equipe de secretários.


Além do ato do Poder Legislativo, a semana começou quente para o prefeito. A Polícia Federal solicitou à Procuradoria Jurídica do Município, todos os documentos referentes à aplicação de recursos do FNDE na merenda escolar. Conforme antecipou este site, o prefeito não prestou conta, em tempo hábil, do dinheiro recebido ano passado e foi informado, pelo Ministério da Educação, sobre o impedimento de receber novas verbas. Com isso, além de passar a ser investigado, o prefeito não deverá estar recebendo novos recursos, até que seja efetivada a prestação de contas.


Já a atitude da Câmara, reflete o grau do desprestígio e da forma desrespeitosa que (há muito) o prefeito vem conduzindo a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo. A mais recente "indiferença" diz respeito à mudança de endereço da Prefeitura, sem a devida autorização da Câmara. O caso é (mais um) nebuloso. Inicialmente o prefeito resolveu vender um imóvel pessoal, por quase 1 milhão e meio de reais, ao seu próprio governo. Como houve reação popular, mudou de idéia. Partiu para a locação do mesmo imóvel, com aluguéis que ultrapassam a casa dos 12 mil reais/mês.


O imóvel fica localizado na avenida Itabuna, curiosamente na área onde Valderico Reis constrói um "shopping". A cidade desconfia da sua manobra, acusando o prefeito de tentar valorizar comercialmente uma área de, até então, poucas oportunidades. Para reforçar ainda mais esta tese, o prefeito, agora, autorizou que uma agência do Bradesco - instalada na Prefeitura para pagar ao funcionalismo - seja transferida, com a inauguração do "shopping" - para o novo "point" comercial da cidade, sob a justificativa de proporcionar mais conforto aos clientes.


A partir de agora, a preocupação da cidade passa a ser com o seu substituto, que terá de tomar posse imediata, segundo revelou a fonte da Câmara. Este site, na edição de ontem, coloca em xeque a atuação política do vice-prefeito, Newton Lima, uma personalidade que sempre teve o respeito da população, mas que, ao longo deste mandato, tem demonstrado, na prática, concordar com as ações do prefeito afastado. "O seu silêncio é ensurdecedor - revela o site, completando que a história dirá se Newton será enquadrado na lista dos omissos ou na lista dos participantes do caos".

07/05/2007

Dr. Ruy, larga na frente e consolida sua condição de candidato a prefeito pelo PT


A cúpula do PT de Ilhéus esteve reunida no ultimo sábado com o ex-deputado federal e atual superintendente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, Josias Gomes. Na seqüência, foi servido um almoço elogiado por todos.

No “menu” uma pesquisa de opinião com copia na mão do Governador Wagner, coloca Dr. Ruy definitivamente no rumo do palácio Paranaguá.

Alguns números:

Quem é seu candidato a prefeito de Ilhéus (2008)? (espontânea)

Veloso 02.4%
Ângela 06.5%
Jabes 09.3%
Dr. Ruy 18.5%

Outros dois nomes obtiveram menos de um por cento (Caca Colchões e Pipa), Valderico se quer aparece.

No segundo bloco da pesquisa os resultados são os seguintes.

Quem é seu candidato a prefeito de Ilhéus (2008)?(estimulada)

Veloso 03.8%
Valderico 04.8%
Jabes 11.4%
Ângela 18.8%
Dr. Ruy 36.8%


A primeira parte da pesquisa, em que o eleitor é perguntado sobre sua intenção de voto sem ser apresentado a nem uma lista, nota-se que Dr. Ruy já tem um percentual bastante significativo de apoio cativo, são aqueles eleitores, que, segundo os pesquisadores já teriam praticamente definido seu voto.

Neste cenário Jabes, aparece mais forte que Ângela. Veloso tem um apoio mínimo, os demais nomes que hoje fazem muito barulho na mídia, nem se que aparecem.

No segundo bloco da pesquisa, o estimulado, O ex-prefeito não cresce nada, ou seja, sai de onze para quatorze por cento, um crescimento mínimo, sendo ultrapassado por Ângela. Na avaliação dos pesquisadores, isso indica grandes dificuldades para Jabes, ele não atrai mais do que seu próprio eleitorado cativo, algo em torno de no maximo quinze por cento.

Neste cenário Dr. Ruy, este isolado em um tamanho surpreendente para o momento, ainda muito distante do dia da eleição. Assim Dr. Ruy (candidato pelo PT) teria hoje mais do que Valderico teve nas eleições de dois mil e quatro.

Em outros blocos da pesquisa, tem perguntas em relação à rejeição aos candidatos, nesta, Jabes e Valderico disputam quem ganha.

Já a avaliação do governo municipal esta abaixo de três por positiva e acima de oitenta por cento negativa.

A avaliação dos vereadores também foi pesquisada, o destaque é para o vereador Jailson Nascimento que chega a 16% (descêsseis por cento) de avaliação positiva, seguido por Carmelita Ângela, com 11% (onze por cento), os demais vereadores não passam de três por cento.

Depois desta pesquisa, o almoço servido na casa de Dr. Ruy foi degustado com euforia pelos presentes.


O verão já passou, mas o calor...


Os bastidores da política em Ilhéus estão fervendo. Depois do prefeito Valderico Reis, o próximo a ocupar os holofotes será o deputado federal Raymundo Velloso.

O filho do parlamentar, Márcio Velloso, veio de Brasília especialmente para debelar o princípio de incêndio que ameaça a pré-candidatura a prefeito de Velloso, em 2008.

Nesse final de semana, Márcio teve conversa tensa com o presidente da Câmara de Vereadores, Alisson Mendonça. Quem acompanhou o almoço, diz que os dois serviram-se de PF... polícia federal.

Márcio ficou nervoso porque Alisson liberou, para a PF, toda a documentação contábil do período em que Raymundo Velloso presidiu o legislativo ilheense. E Márcio era o diretor.

Para contornar, foi até sugerida uma dobradinha para 2008, entre Alisson e Raymundo Veloso, com o deputado federal ocupando a cabeça da chapa, claro!


Postado em: http://www.pimentanamuqueca.blogspot.com/

Separando o joio do trigo.


Uma verdadeira revolução ética vem ocorrendo ultimamente na mídia brasileira, enquanto os grandes jornais e tvs vão na contra-mão da historia, um grupo cada vez maior de jornalistas de alto nível, vem abandonando estes veículos na busca de um exercício profissional isento, independente e ético.

Em artigo recente (postado aqui) do jornalista ex-global, Luiz Carlos Azenha, ficou claro o espírito golpista e antedemocrático de nossa grande mídia, principalmente ao assumir posições outrora assumidas pelos partidos de direita do país.

Assim, tem se comportado os grandes grupos midíaticos, tais como: Globo, Folha, Estadão, Veja entre outros. Aqui a imprensa tem partido (contra Lula), e busca o tempo todo criar um clima de confronto e golpismo. Para isso vale tudo, são manchetes falsas, noticias propositadamente erradas, fotos ilegais etc...

O baixo nível cultural dos jornalistas, mal formados, sem conhecimento de historia, política economia e filosofia principalmente, tem sido o terreno fértil para o surgimento de um jornalismo de baixo nível, parcial e antidemocrático.

A novidade é que a parte boa da maçam resolveu se separar da banda podre, assim jornalistas como Paulo Henrique Amorin, Luiz Carlos Azenha, Luiz Nasif e Franklin Martins entre outros abandonaram a grande mídia e tornarão-se blogeuiros ou donos de seu próprio nariz e opinião.

Com isso separa-se o joio do trigo, os jornalistas éticos de um lado e a baixaria antitética tipo Alexandre Gracinha, Mirian Leitão, Tereza Cruvinel e outros ao lado do golpismo e do jornalismo parcial.

Com isso a credibilidade da grande mídia vai de ladeira abaixo, a globo perde audiência em massa para a Record e sbt, a veja teve cento e cinqüenta mil assinaturas canceladas ou não renovadas. Folha e estadão, nunca foram tão desacreditados como agora, com grade numero de assinantes cancelando assinaturas. Estão desmoralizados perante a sociedade e a opinião publica, alem de terem sido derrotados nas urnas, já que todos estes foram tucanos de grande plumagem durante as ultimas eleições.

Piada pronta: CPI do Apagão quer depoimento de astronauta


Começou o circo patrocinado pela mídia golpista brasileira, que entra com o picadeiro.

Tem um deputado que pediu a convocação do astronauta Marcos Pontes, que ficou horas no aeroporto de Brasília esperando um vôo.

Linhas de investigação que sugiro aos interrogadores do astronauta:

1) investigar a qualidade da comida servida na nave Soyuz e as ligações entre o fornecedor e o compadre do Lula;

2) investigar se, enquanto estava em órbita, o astronauta viu sinais do ego do FHC;

3) quebrar o sigilo fiscal de Marcos Pontes, para saber se ele trouxe o ouro de Moscou para o PT;

4) quebrar o sigilo telefônico da NASA, para descobrir se foi o Lula que explodiu a Challenger;

5) providenciar um sessão psicografada com a cadelinha Laika, em horário nobre, para analisar se houve falha dos controladores de vôo da Apollo 8.

Jefferson confirmou que recebeu e os outros?

Roberto Jefferson confirmou: recebeu 75 mil reais, em dinheiro, das mãos do diretor de Furnas - Dimas Toledo.Falta agora confirmar 155 nomes que constam da famosa lista de Furnas."Dimas estava lá mantido pela aliança do governo do presidente do PSDB na época, Fernando Henrique", afirmou Roberto Jefferson a repórteres. "Então, as contribuições são para PFL, PSDB, PTB, PP.
"O laudo do Instituto Nacional de Criminalística, assinado pelos peritos Marcos de Jesus Morais e Narumi Pereira Lima, que faz parte do inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar o caso, conclui:"Conforme minuciosamente exposto no item DOS EXAMES, foram constatadas diversas convergências entre a assinatura questionada e aquelas fornecidas como padrões, tanto em seus aspectos morfológicos, quanto em suas características grafocinéticas, que permitiram concluir que a assinatura questionada foi produzida pelo fornecedor dos lançamento gráfico padrões, identificado como DIMAS FABIANO TOLEDO.[...]Os exames realizados não evidenciaram sinais ou características de montagem ou alteração no documento examinado.

Além disso, a grande quantidade de pequenas partículas de toner impressas em todas as folhas do documento indicam que elas foram possivelmente produzidas em um mesmo equipamento".
A lista traz o nome de cem empresas, muitas delas fornecedoras de Furnas, que teriam distribuído milhões de reais para candidatos à presidência da República, governos estaduais, ao Senado e à Câmara Federal, nas eleições de 2002.Já sabemos: que o documento não foi forjado; que a assinatura de Dimas Toledo é verdadeira; mas falta saber se os políticos citados na lista receberam ou não o dinheiro.
Jefferson recebeu.

Globo pode estar envolvida no caso da operação furacão


O programa Domingo Espetacular da Rede Record de Televisão exibiu neste domingo, dia 06, reportagem de Paulo Henrique Amorim que reproduz gravações que a Polícia Federal fez e que deverão ser encaminhadas, também pelo Ministério Público, à Justiça.

As gravações revelam os mecanismos da compra de sentenças no Brasil. Como os criminosos usam intermediários (os "amigos") para negociar com os juízes. E como juízes se comportam na relação com o crime. A rotina, o dia-a-dia da corrupção, visto da sala dos juízes.

As gravações não provam nada, diz Paulo Henrique Amorim na reportagem. Elas são elementos que a Justiça julgará. Ou seja, a Justiça, que está no banco dos réus, julgará a própria Justiça.
Veja a seguir trechos da reportagem que a Record acaba de exibir:
A primeira gravação que a reportagem apresenta é do advogado Virgílio Medina, irmão do Ministro Paulo Medina, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Na gravação, o advogado usa a palavra “sucesso”.

“200 (mil) agora, 400 (mil) com sucesso”, diz Virgílio Medina na gravação quando se referiu ao valor das sentenças.

“Sucesso é o criminoso conseguir o que quer: e nas últimas semanas, os brasileiros descobriram que, nesse caso, isso (sucesso) significa se livrar da cadeia e manter um negócio ilícito: por exemplo, manter um bingo aberto, liberar uma máquina caça-níquel”, disse a reportagem do Domingo Espetacular.

As gravações às quais o Domingo Espetacular teve acesso desencadearam a Operação Furacão, da Polícia Federal. O trabalho da PF prendeu três juízes e provocou o afastamento do Ministro Paulo Medina, do STJ.

“Estão todos soltos”, disse Paulo Henrique Amorim.
A reportagem do Domingo Espetacular mostra o “fio da meada”:

“Chico Recarey era o rei da noite no rio. Mas não gostava de pagar imposto. Foi preso. Como soltar Chico Recarey? O filho Chiquinho entrou em ação”, disse a reportagem.

Depois, o Domingo Espetacular apresentou a gravação de uma conversa de Chiquinho com o advogado Sérgio, amigo de um juiz: o desembargador Carreira Alvim.

Na gravação, Sérgio diz que conversou com ele (Alvim), “só que ele está sem tempo de proferir a decisão hoje. Mas ele está predisposto a dar a decisão favorável”.

“Carreira Alvim decidiu como previsto. Mas há juízes e há juízes. Uma juíza da quarta vara pediu para ver a decisão. O filho de Recarey,Chiquinho, ficou bravo. Ele comprou a sentença e não levou”.

Na gravação, Chiquinho fala que está bravo por conta “daquela mulher”. Ele diz que ela não pode apreciar a decisão, e sim acatar. Que alguém poderia estar pagando para fazer maldade com o pai dele.

“José Eduardo Carreira Alvim é desembargador do Tribunal Regional Federal do Rio. Ele foi um dos presos na operação furacão. Está solto.

E por que a polícia federal ficou de olho nele?

O desembargador Carreira Alvim tomou duas decisões suspeitas em curto espaço de tempo. Mandou soltar Chico Recarey. E mandou liberar novecentas máquinas de caça-níqueis. Essas máquinas estão programadas para tomar dinheiro do apostador. Você sempre perde mais do que ganha. E por isso deveriam ser proibidas”.

A reportagem do Domingo Espetacular mostra como “a Operação Furacão chegou à segunda mais alta corte de Justiça do Brasil, o Superior Tribunal de Justiça. Chegou pelas mãos de um advogado, Virgílio Medina, irmão do juiz Paulo Medina”.

A reportagem mostra gravações de Virgílio Medina ao negociar e fixar o preço para conseguir uma sentença: R$ 200 mil de “entrada” e R$ 400 mil se o esquema tiver sucesso.

“A conversa é sobre liberar máquinas caça-níqueis. E os amigos também brigam. Um deles tentou passar na frente dos outros para ganhar sozinho. Deu a maior confusão”.

A reportagem diz também que “poucos dias depois, o juiz Paulo Medina liberou novecentos caça-níqueis. Na decisão, ele se mostrou preocupado com o ‘prejuízo econômico’ dos contraventores”.

Outro preso na Operação Furacão foi o juiz do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas, Pinto Dória. O Domingo Espetacular veiculou uma gravação na qual Dória pede ajuda a um pai-de-santo. “Ele quer receber logo o dinheiro que o representante de um bingo, um certo Jaime, tinha prometido”.

O juiz Dória gosta de falar ao telefone e de dizer que é importante:

“Eu sou amigo dos filhos do Roberto Marinho”, disse Dória na gravação.
“O juiz Dória se mostra irritado quando outros juízes prometem e não cumprem. Também reclama porque os juízes passaram a brigar e espionar uns aos outros”.

Em outra conversa, o juiz Dória diz que exige dinheiro dos bingos todo mês. E quando não pagam, ele diz que sabe como reagir. Na gravação, Dória “fala que ia mandar a Globo nos bingos do Jaime e diz que ele tinha que dar dinheiro para ele todo mês”.

A reportagem do Domingo Espetacular mostrou a gravação em áudio de tudo e fala também da Operação Têmis:

“Na outra operação contra a corrupção na Justiça, a Operação Têmis, ninguém foi preso. Mas a Polícia Federal vasculhou os gabinetes de juízes do Tribunal Regional Federal de São Paulo. O motivo, mais uma vez, foram as suspeitas levantadas pela escuta telefônica”.

Depois, a reportagem mostra uma “gravação de um representante dos bingos que diz a um advogado que não pode pagar mais por uma causa. Motivo: uma parte do dinheiro vai para o juiz”.

“50 mil por casa (de bingo). Os outros 100 (mil) tem que dividir com o juiz, que ficará com 70 (mil) e os 30 (mil) restantes divididos entre ele e Luiz”, disse o representante dos bingos.

A reportagem mostra que pelo número da ação (200661000229079), a Polícia Federal chegou ao juiz Djalma Moreira Gomes. “Na Operação Têmis, a Polícia Federal queria prender cem pessoas. A notícia da Operação vazou. E os suspeitos tiveram tempo de se prevenir. Houve fugas, destruição de documentos e, claro, recursos à Justiça. Resultado: ninguém foi preso. Na operação furacão, também houve vazamento. Mas o tempo foi curto: as prisões aconteceram”.

A reportagem mostra uma gravação que prova que os bicheiros souberam antes da Operação. “É a conversa de dois policiais que foram presos porque trabalhavam para os bicheiros”.

“Essas gravações não provam a culpa de ninguém. São elementos que a Polícia Federal e o Ministério Público vão encaminhar à Justiça. Juízes vão julgar Juízes”, disse Paulo Henrique Amorim.

A reportagem do Domingo Espetacular foi a mais completa sobre a Operação Furacão. Mostrou gravações e como a PF fez para chegar à corrupção na Justiça.