23/02/2008

Somente para confundir...


Imagino que entender política não seja uma coisa fácil para quem só consegue ver o mundo de forma bipolar ou maniquisticamente dividido entre o certo e errado, entre o preto e o branco ou entre o bem e o mal.

Nossa herança romana cristã nos impregnou desta dimensão parcial da vida, simplificando as coisas para ajudar a explicar o inexplicável. O que não é Deus (explicável) é Diabo (inexplicável) o que não é preto é branco, quem não é homem é mulher.

O século vinte foi quase completamente dominado por esta visão comodista e determinista, a bipolaridade política ideológica dividia o mundo em dois, capitalismo ou comunismo, direita ou esquerda. Era fácil de entender e de explicar, estava tudo no lugar.

Quando no final dos anos sessenta surge o movimento ripe, parecia que o mundo iria acabar como classificar os ripes? Seriam esquerdistas anarquistas que contestavam a tudo e a todos ou seriam comodistas alienados que ao se negarem se enquadrar contribuíam com a ordem vigente?

Até hoje lembro com saudade do folclórico Abelardo Barbosa nosso Chacrinha que com sua buzina infernal gostava de afirmar algo assim “eu não vim para explicar, vim para confundir” ou mesmo Raul Seixas, cantando que era uma metamorfose ambulante, o movimento feminista, os gays saindo do armário e Caetano Veloso sendo vaiado pela juventude “careta” de esquerda e cantando é proibido proibir, é proibido proibir...

O mundo nunca mais foi o mesmo, estava quebrada a ordem, não que estes foram os percussores do olismo, da multiplicidade, isso é parte da humanidade desde o inicio dos tempos, eles ou os ripes simplesmente botaram o século vinte de cabeça para baixo, não é pouco.

Alguns analistas de política local prezas fáceis do maniqueísmo dicotômico, tentam explicar a conjuntura da política ilheense por esses caminhos, não conseguem entender a multiplicidade de possibilidades que estão postas.

Imaginem vocês uma chapa formada por Nilton e Ruy (PSB e PT) ou Ruy e Nilton. Sem querer confundir, mas também sem pretender explicar, é preciso ver a floresta para entender a arvore, mas vendo a arvore não se entende a floresta.

Quem nasceu ontem não sabe que Ruy foi re-fundador do PSB em Ilhéus no pos-ditadura, foi seu primeiro vereador e até hoje é figura queridíssima na cúpula socialista. Será que você não sabia que Ruy já visitou Nilton duas vezes no palácio em solidariedade e apoio, que estavam juntos no carnaval no camarote oficial. Já esqueceram que Nilton convidou de forma gentil o PT para participar do seu governo.

Quem quiser que ache que o jogo ta posto, besteira ta somente começando, qual a dificuldade do PT em formar uma chapa com o PSB? Estiveram juntos em todas as eleições de Ilhéus dês de aquela em que: Antonio Olimpio derrotou Jabes (não sei por qual partido, foram tantos) e Ruy (PSB) com Nelson Simões na vice (PT).

Ou da ultima eleição em que o PSB depois de fechar com Roland, foi empurrado pelos filiados em convenção e votação interna a uma aliança com o PT em um episódio que Abobreira, Makrise e Val foram heróis.

Mais bobagem ainda é imaginar que Wagner vai ficar de fora deste baba. Quando terminou seu ultimo evento de campanha em Ilhéus na antevéspera da vitória acachapante contra ACM. Wagner, ao analisar para um grupo de companheiros que estavam com ele no Vesúvio por que venceria Paulo Souto ainda no primeiro turno, afirmou que o maior erro político de ACM foi permitir dois candidatos de sua base nas cidades do interior, ainda segundo Wagner teria sido exatamente este erro que permitiu criar a banda B do carlismo, descontentes estavam agora vindo em massa lhe apoiar.

É claro que o caminho aqui é a união da base governista, mas também caso não aconteça não será o fim dos tempos, quem sabe fazer conta sabe também que Nilton ou Ruy prefeito, quem seja, vai precisar da bancada de vereador do outro, juntos os dois partidos podaram chegar a seis vereadores em treze, portanto o caminho para uma aliança entre os dois é na verdade uma avenida larga e bem iluminada. Se quiserem as cúpulas partidárias mais uma vez PT e PSB ficaram juntos, ou não quem sabe, para que ter tanta certeza não é mesmo.


Gerson Marques


Este artigo pode ser lido também no site http://www.r2cpress.com.br/


22/02/2008

O PAC EXISTE E VAI DAR O QUE FALAR


Paulo Henrique Amorim

. Estou no Complexo de Manguinhos, subúrbio do Rio, num posto móvel da Secretaria do Trabalho do Estado, estacionado na comunidade da Varginha.

. Entrevistei pessoas na fila para conseguir um emprego com salário entre R$ 600 e R$ 800 por mês nas obras do PAC.

. As filas se formaram desde segunda-feira e hoje mais de 14 mil pessoas se cadastraram.

. A relação de vagas para candidatos é de um para dez.

. Os que não conseguirem emprego direto nas obras do PAC estarão cadastrados automaticamente e poderão se candidatar a outras vagas no futuro.

. As obras do PAC se realizarão em Manguinhos, no Alemão, na Rocinha e no Pavão-Pavãozinho.

. 50% dos candidatos são mulheres.

. Mais de cem candidatos têm diploma universitário.

. A maioria dos que eu entrevistei é de empregados temporários, biscateiros, que querem usufruir dos benefícios da carteira assinada.

. O posto da Secretaria do Trabalho tem duas portas.

. A primeira é para o candidato se inscrever.

. A segunda é para tirar ou renovar a carteira de trabalho, porque o candidato precisa de carteira do trabalho, identidade e atestado de residência.

. Serão contratados com prioridade: as mulheres e os moradores da comunidade em que houver a obra.

. A principal obra de Manguinhos será a urbanização da favela.

. No Alemão, Rocinha e no Pavão-Pavãozinho, além da urbanização haverá uma ligação das favelas com o sistema de transporte da cidade, de preferência, o metrô.

. Muitos entrevistados dizem: "quero trabalhar no PAC", "preciso desse emprego no PAC", "se eu entrar para o PAC vou melhorar de vida".

. O PAC é, no Rio, uma possibilidade concreta de conseguir emprego e melhorar de vida.

. O PAC no Rio não é uma exposição em Power Point nem um conjunto de números que o Nei ou a Patrícia, que eu conheci aqui em Manguinhos, possa entender.

. O PAC já existe e daqui até 2010, quando as obras teoricamente se concluírem, vai dar o que falar.

Em tempo: o PIG de São Paulo não ignora o PAC. Espinafra o PAC. É o caso da Folha, que criou um PAC paralelo, o chamado "PAC-da-Folha", com números e obras diferentes daqueles do PAC (
clique aqui). O PIG do Rio, ou seja, as Organizações (?) Globo trata o PAC com o tradicional intuito de boicotar o Rio. A Globo é contra o Rio. Tanto assim que desde quando começaram as filas para trabalhar no PAC a preocupação da Globo é demonstrar que a fila é composta de traficantes de cocaína. Mais ou menos como se 14 mil cariocas entrassem numa fila debaixo do sol, numa temperatura de 35 graus, para chegar no canteiro de obras e vender papelotes. É bom lembrar que o jornal O Globo trata o PAC com o emprego do verbo "emPACar". O Rio resiste à Globo.

O fracasso da oposição e da imprensa


Se um marciano chegasse no começo de janeiro de 2008 ao Brasil e começasse a ler o que estava saindo nos grandes jornais nacionais ou assitir e ouvir o noticiário das emissoras de televisão e rádio, em poucos dias formaria a seguinte opinião sobre o país:

1. O presidente da República não passa de um fanfarrão corrupto, cuja popularidade só pode ser negativa. A oposição, em franca ofensiva política, já deveria estar preparando os termos de um pedido de impeachment.

2. A economia do país estava em vias de sofrer uma verdadeira hecatombe por causa de uma gravíssima crise nos Estados Unidos que já ameaça devastar o sistema capitalista e acabar com a oferta de crédito no sistema financeiro internacional.

Permanecendo no Brasil, o marciano começaria a circular pelo país, a conversar com as pessoas, ouvir a tal voz rouca das ruas de que falava um ex-presidente de triste memória. Em pouco tempo, certamente começaria a achar estranho que quase tudo o que sai na imprensa tupiniquim não corresponde muito bem ao que ele consegue apreender no contato com a população e na observação dos fenômenos da economia local.

Em fevereiro, o marciano começa a desconfiar que a mídia brasileira é um tanto esquizofrênica, pois começa a ler notícias sobre a altíssima popularidade do presidente da República e uma sequência de excelentes notícias para a economia nacional: geração recorde de empregos, aumento vertiginoso na venda de automóveis, fim da dívida externa do país, a moeda nacional apreciando e os mercados financeiros bastante animados.

Alguém já disse que entender o Brasil não é tarefa para amadores. De fato, nada por aqui é muito fácil. Como explicar, tendo em vista o efusivo apoio da imprensa, o absoluto fracasso da oposição na campanha que vem sendo realizada desde a primeira posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2003, para colar nele a pecha de corrupto, inepto, beberrão e ignorante? Como explicar que, a despeito de todo o esforço que a mídia brasileira tem realizado para reduzir as expectativas dos brasileiros no sucesso do país, este entusiasmo com o crescimento siga tão inabalável, de maneira a fazer a economia girar com novos investimentos, contratação de mão de obra e uma firme aposta no desenvolvimento do mercado interno?


A má vontade da imprensa brasileira com o governo Lula já é parte da história do Brasil, embora esta história não esteja ainda escrita, é claro. No futuro, os pesquisadores terão nos jornais uma excelente fonte para entender o comportamento de uma elite que resiste a largar o osso. O preconceito contra o presidente-operário, a negação de que qualquer fato positivo no país possa ter a mais remota relação com atos do governo, tudo isto ainda vai ser objeto de exame mais detido pelos futuros historiadores, mesmo porque ainda há muito por vir sob a presidência de Lula. De qualquer forma, a marca mais forte do governo Lula até agora parece mesmo ser o fracasso das oposições e da imprensa em tentar jogar o povão contra o presidente. Mas este é um jogo que continua em curso.

http://www.blogentrelinhas.blogspot.com/

Justiça pune revista Veja por calúnias e difamações


Mentiras da Veja foram parar na Justiça. Por decisão do Juiz Hélio Egydio M. Nogueira, da 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo, a revista Veja foi condenada a publicar direito de resposta requerido pela Itaipu Binacional, pela matéria "inverídica e ofensiva" contra a imagem da empresa e seu diretor-geral brasileiro Jorge Samek.

Na edição nº 1946, de 8 de março de 2006, Veja publicou matéria de capa sob o título "Mensalão II", com dois subtítulos epigrafados de "Fitas Explosivas", na qual acusou Itaipu de ter perdoado uma multa milionária da empresa Voith Siemens, em troca de favores.

A Justiça Federal reconheceu que Veja publicou conteúdo alterado de gravação de conversa telefônica, de forma a transformar uma mera especulação em verdade absoluta. Na sentença, o juiz reconheceu que Itaipu provou a regularidade da execução do contrato com o Consórcio Ceitaipu, que constrói suas duas últimas unidades geradoras.

Além do mais, o juiz observou que a acusação de Veja era totalmente improcedente, tendo em vista que a Itaipu sequer tem contrato direto com a empresa Voith Siemens e, portanto, não poderia perdoar dívida alguma.


Com informações do site InvestNews



http://bahiadefato.blogspot.com/

21/02/2008


DÍVIDA EXTERNA: LULA X FHC
Paulo Henrique Amorim


Em nenhuma democracia séria do mundo,
jornais conservadores, de baixa qualidade
técnica e até sensacionalistas, e uma única
rede de televisão têm a importância que têm
no Brasil. Eles se transformaram num partido
político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista.



. Quando FHC deixou o Governo, em dezembro de 2002, o Brasil tinha uma dívida externa de US$ 165 bilhões.

. Hoje, a dívida externa do Brasil, segundo o Banco Central, é de MENOS US$ 4 bilhões (
clique aqui).

. Quando FHC deixou o Governo, em dezembro de 2002, as reservas do Brasil eram de US$ 38 bilhões.

. Hoje, segundo o Banco Central, as reservas são de US$ 180 bilhões.

. Ou seja, hoje o Brasil tem quase cinco vezes mais reservas do que tinha no Governo FHC.

. O que é uma maneira de dizer que o Brasil hoje está cinco vezes melhor.

. O Brasil independente nasceu em 1822, com a obrigação de pagar as dívidas de Portugal com os bancos ingleses.

. De lá pra cá, até hoje, o Brasil foi um país endividado.

. A chamada "crise da dívida" explodiu em 1982, quando Delfim Netto, Ernani Galveas e Carlos Geraldo Langoni tiveram que administrar os efeitos da desastrada falência do México.

. Hoje, o Brasil, se quiser, entra para o Clube dos Credores, o Clube de Paris.

. Assim como, se quiser, pode entrar para a Opep.

(
Clique aqui para ler "Leitão desvenda a 'crise' da Petrobras")

. O PIG creditará tudo isso às luzes que emanavam do Farol de Alexandria e aos "bons ventos" da economia internacional.

. Como se o Presidente Lula, Henrique Meirelles, Guido Mantega e os brasileiros não tucanos, de uma maneira geral, formassem um conjunto de néscios.

. A notícia de hoje – o Brasil passa a ser credor – merece que o Presidente Lula diga: "nunca na História desse país".

. Eu, no lugar dele, diria como o Ibrahim: "sorry, periferia".

LEITÃO DESVENDA "CRISE" DA PETROBRAS




Paulo Henrique Amorim



Em nenhuma democracia séria do mundo,
jornais conservadores, de baixa qualidade
técnica e até sensacionalistas, e uma única
rede de televisão têm a importância que têm
no Brasil. Eles se transformaram num partido
político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista.


. O PIG procura desesperadamente uma "crise" para derrubar o Presidente Lula.

.
Clique aqui para ler "Crise. Que crise ? Qualquer crise !")

. Nos intervalos da "crise" da tapioca, e estabelecida a origem da CPI das ONGS –
clique aqui para votar na enquête - surgiu a "crise" do furto da Petrobras.

. Trata-se daquela técnica de martelar, dia-a-dia, “provas” da incompetência de Governos trabalhistas: foi o que o PIG fez com Vargas, Jango e, no Rio, por duas vezes, Brizola, sob a intervenção direta de Roberto Marinho.

. Hoje, no "Bom (?) Dia Brasil", o telespectador acordou com a sensação de que teria sido melhor ir com a sogra ao Paraguai.

. Renato Machado: "A ineficiência do Estado brasileiro se mostra no dia-a-dia dos que precisam dele".

. Corta para Renata Vasconcelos: "Falta saneamento básico".

. Interrompo a malhação para ir respirar lá fora.

. Volto a tempo de me ilustrar com a Miriam Leitão.

. Tema: o aumento do preço do petróleo no mercado internacional: US$ 100 dólares o barril.

. Miriam: a economia americana vai para o saco.

. O mundo vai acabar e o Brasil vai junto.

. Por isso, é que preciso deixar que os estrangeiros explorem o mega-poço de Tupi (aquela insignificante descoberta que a Petrobras fez em frente ao litoral do Rio ...)

. Porque, além da hecatombe universal, há o furto de documentos da Petrobras – o que demonstra a irrecuperável incompetência da Petrobras.

. Então, como desdobramento natural do raciocínio matinal, Leitão determina que é indispensável entregar Tupi aos estrangeiros.

. (Já que o Farol de Alexandria não conseguiu entregar a Petrobras, primeiro, à Odebrecht, e depois privatizá-la ...)

. Para Miriam Leitão, entregar Tupi aos estrangeiros, com a inestimável colaboração de seu "especialista" preferencial, David Zylberstajn, faz parte de um conjunto só: corrigir a incompetência da Petrobras, e dar à Petrobras uma gestão empresarial, eficiente, globalizada
...
. Tupi é grande demais para a Petrobrás.

. Os clientes de Zylberstajn precisam ter uma boa fatia daquela preciosidade ...

. Tupi é bom demais para ser do Brasil.

. O "Bom (?) Dia", enfim, anuncia reportagem de uma série: "As delícias" ... da Patagônia argentina ...

Clique aqui para ler "Não Coma Gato por Lebre".

Brasil passou a ser credor externo em janeiro


Quando era criança e isso tem muito pouco tempo, lembro-me bem de ouvir meu pai vaticinar que o grande problema do Brasil era a divida externa, impagável e tão grande que um dia levariam nossa Amazônia como forma de saldá-la.

Cresci nas hostis da esquerda, foram inúmeras as vezes que gritei “fora FMI” nas ruas de Salvador e Rio de Janeiro onde morei enquanto estudante.

Mesmo sendo um paladino da esperança, nunca passou pela minha cabeça ler a noticia que vai abaixo. Depois tentam explicar a popularidade de Lula creditando tudo a bolsa família, como diria o famoso marketeiro de Clinton “é a economia burro”.

Gerson




O Banco Central divulgou documento nesta quinta-feira no qual estima que as reservas internacionais brasileiras superaram a dívida externa do país em cerca de US$ 4 bilhões. Em outras palavras, o fato, que é inédito, significa que o Brasil possui moeda estrangeira suficiente para honrar seus compromissos internacionais, o que lhe confere o título de credor externo.

É importante ressaltar, contudo, que o resultado das contas externas será anunciado pelo BC apenas na próxima semana e a notícia otimista faz parte, por enquanto, de um relatório do órgão sobre a evolução recente dos indicadores de sustentabilidade externa do País.

Ao final de 2003, a dívida externa brasileira registrava US$ 165,2 bilhões e, em 2007, de acordo com projeções do Banco Central, o indicador reduziu-se para US$ 4,3 bilhões e, já no mês passado, caiu ainda mais, para US$ 4 bilhões. O banco avalia que esta redução é oriunda do programa de recompra da dívida externa, antecipação de pagamentos e solidez das reservas internacionais.

Apenas no ano passado, as reservas internacionais cresceram 110% e chegaram a US$ 180,3 bilhões no final de dezembro.

"A análise dos resultados observados pelo setor externo da economia brasileira nos últimos anos e seus impactos nos indicadores de sustentabilidade externa mostram um inquestionável fortalecimento da posição externa do país", avaliou o BC no documento.

"Em resumo, diante de um cenário internacional por aumento considerável na incerteza, pela volatilidade dos mercados financeiros e desaceleração da atividade econômica, a melhoria desses indicadores tende a mitigar, embora sem anular por completo, o impacto de eventos externos adversos".

Perguntar não ofende: Mainardi e a Folha são "improcessáveis"?


Por que a Igreja Universal do Reino de Deus não pode processar a Folha nem os acreanos podem processar Diogo Mainardi, mas a revista Veja está corretíssima ao meter 5 processos contra o jornalista Luís Nassif? Certo está o presidente Lula: quem escreve o que quer, pode ouvir o que não quer ou ser processado pelo que foi dito e escrito. O jogo é este mesmo. E se é caso de litigância de má-fé, cabe à Justiça decidir e aplicar as penas da lei aos litigantes. É simples assim, não precisa ficar posando de vítima da igreja malvada nem destilar ironias e preconceitos contra o Bispo Macedo...

20/02/2008

Um pacto por Ilhéus


A pauta na política municipal no momento é a união das bases do governo Wagner em torno de um candidato, tarefa extremamente difícil para não dizer impossível, visto que são enormes as distancias entre os partidos que a compõe.

Pelo menos quatro nomes já estão postos como pré-candidatos de forma mais ou menos inegociáveis ou irremediáveis, Jabes, Ângela, Nilton e Ruy. São projetos diferentes, estaturas políticas diferentes e bases ideológicas diferentes.

Jabes acredita que tem um patrimônio político, divulga aos quatro cantos uma liderança em pesquisa que não se comprova nas ruas, a ultima votação de Jabes em Ilhéus foi de quinze mil votos o que daria a ele hoje algo em torno de dezesseis por cento do eleitorado, tem enormes dificuldades para ser aceito na mesa de negociações, esta sem interlocutores e sem canais de negociação. A deputada Ângela que também teve aproximadamente a mesma votação na ultima eleição, lançou o filho Mario Alexandre, que, ao que parece não consegue repetir o feito da mãe e esta mal posicionado neste momento, mesmo assim se a candidata for ela é inegável sua força e carisma, o prefeito Nilton que outrora era vice de Valderico esta subindo na opinião publica, tem o seu governo bem avaliado, resta saber se tem chegada, se conseguirá embalar os sonhos de mudanças dos ilheenses até o fim, seria sustentável este crescimento? Já Ruy liderou em todas as pesquisas até o momento, conta com o apoio da cúpula do PT nacional e baiano, enquanto sonha com a definição de Wagner a seu favor, também esta bem avaliado pela administração exemplar que vem fazendo no Hospital Regional. Mas a verdade é que o quadro esta embolado.

Em pesquisa recente que posso analisar aqui mais não pode ser mostrada, fica evidente a força política do PT, apontado por quarenta e cinco por cento da população como o partido mais preparado para governar a cidade. É também muito visível na mesma pesquisa à força de Lula e Wagner, mais de cinqüenta por cento do editorado afirma que votara ou tem preferência para votar nos candidatos apoiados por eles.

Independente destas questões as alianças tem prazo para serem fechadas, final de junho, até lá muita água vai rolar e muita especulação vai ser feita.

Uma boa forma de começar um debate em torno da união das bases do governador seria a definição de um projeto político para Ilhéus. Esta talvez seja a melhor oportunidade que a cidade tem em ser pautada como prioridade para o estado da Bahia e ter assim as oportunidades tão sonhadas. Neste momento pelo menos três grandes projetos envolvendo Ilhéus estão em tramitação nos governos do estado e da união alem da iniciativa privada, vem ai o porto de minérios já em licitação, o novo aeroporto que esta em fase de desapropriação de área e o pólo turístico de alto padrão que começa a surgir no litoral norte, envolvendo mega empreendedores em turismo internacional. Isso sem falar na ZPE que acaba de ser sancionada por Lula, na duplicação da rodovia Jorge Amado e na construção do semi-anel viário entre outros.

Antes de qualquer coisa, de nomes ou de partidos a união deveria ser construía em torno de um projeto para a cidade, retomar o desenvolvimento, combater a miséria a desigualdade e a violência, por exemplo. Ampliar ou introduzir dezenas de programas sociais do governo federal, implementar novos conceitos de produção agrícola e modernização da cacauicultura, inserir a cidade no PAC.

Acredito que com uma agenda positiva visando o desenvolvimento sustentável e colocando os interesses da cidade em primeiro lugar, algo como um Pacto por Ilhéus, as bases governistas unidas dariam um grade exemplo à cidade mostrando um diferencial enorme em relação a governos anteriores.

Gerson Marques

19/02/2008

Receita detecta notas frias na campanha de Serra em 2002



PSDB nas garras do leão


Neste governo o pau que bate em João também bate em Chico, assim a receita federal depois de investigar o PT e os demais partidos envolvidos no tal mensalão que nunca foi provado, resolveu investigar o PSDB e olhe o que encontrou.



PSDB foi autuado em R$ 7 milhões e teve suspensa sua imunidade tributáriaSegundo a auditoria, notas somam R$ 476 mil;


PSDB nega haver irregularidades em suas contas e diz que o órgão federal age de má-fé


LEONARDO SOUZADA SUCURSAL DE BRASÍLIA


A Receita Federal detectou notas fiscais frias emitidas por uma empresa fantasma e por outra inidônea para o PSDB e a campanha à Presidência da República em 2002 do tucano José Serra, no valor de R$ 476 mil, segundo a Delegacia da Receita Federal de Brasília, que suspendeu a imunidade tributária do partido e o autuou em aproximadamente R$ 7 milhões.


A Folha obteve documentos sigilosos da auditoria nas contas tucanas e do auto de infração. A empresa inidônea é a Marka Serviços de Engenharia, que estava desativada desde janeiro de 1996 e pertence a Márcio Fortes, secretário-geral do PSDB (1999 a 2003) quando as notas foram emitidas. Em 2002, Fortes presidiu o comitê financeiro tucano nas eleições.Dois dos cheques do PSDB nominais à Marka (total de R$ 94,7 mil) foram depositados na conta pessoal de Fortes. Houve também uma transferência eletrônica (R$ 44,5 mil) referente ao pagamento de uma nota fiscal da Marka para a conta de Margarete Licassali Lucindo, funcionária do PSDB.Equipe especial de fiscalização constituída para esquadrinhar as contas de nove partidos foi ainda mais dura com o PSDB.


Os auditores identificaram 15 notas frias, no valor de R$ 1,144 milhão, emitidas por quatro empresas, incluindo a Marka e a fantasma Gold Stone Publicidade e Propaganda."A empresa está baixada desde 09/01/1996, e as notas foram emitidas em 2001 e 2003. Não pode o partido alegar que agiu de boa-fé, isto é, que não sabia da situação baixada da empresa, pois o responsável pela empresa perante a Receita Federal é o sr. Marcio João de Andrade Fortes, que, à época, era secretário-geral do partido", destacaram os auditores.Embora a Gold Stone tenha registrado que foi aberta em 1996, a Receita nunca conseguiu localizar a sede da empresa, ou seja, ela nunca existiu fisicamente. Também nunca recolheu um centavo de imposto.


No auto de infração, baseado na auditoria da equipe de fiscalização, a delegacia da Receita aceitou as explicações do partido em relação a outras duas empresas, Casablanca Service Provider e Aconchegante Editora e Eventos, que emitiram notas para o PSDB no valor total de R$ 668 mil em 2002, ano em que ambas as empresas declaram receita zero ao fisco- isto é, não recolheram nada de imposto, como se não tivessem funcionado naquele ano.


A delegacia da Receita entendeu nesses dois casos que irregularidades tributárias e eventual sonegação de impostos são de responsabilidade das empresas, e não do PSDB.Em relação à Marka e à Gold Stone, contudo, a delegacia do fisco em Brasília manteve a constatação da equipe de fiscalização: a primeira não tinha idoneidade para emitir notas, e o PSDB não comprovou a efetiva prestação de serviços pela segunda.


A delegacia corroborou também a afirmação da auditoria de que houve distribuição de recursos do partido no caso do depósito na conta de Margarete, em desrespeito ao Código Tributário Nacional, que rege a imunidade fiscal dos partidos políticos.No jargão dos fiscais da Receita, notas frias são em geral emitidas para "acobertar despesas", isto é, escamotear a verdadeira finalidade do dinheiro.O PSDB nega qualquer irregularidade e já entrou com recurso na Delegacia de Julgamento da Receita. Independentemente do resultado, a Receita deve encaminhar os ilícitos à Justiça Eleitoral, que pode cassar o registro do partido.


O secretário de Organização do PSDB, Eduardo Jorge, disse que não tem cabimento o trabalho da Receita, que o órgão está agindo "de má-fé" e acusou o PT de estar por trás do vazamento da informação para desviar o foco do escândalo dos cartões. Afirmou ainda que o PSDB vai provar a lisura das contas na Delegacia de Julgamento.As investigações nas contas do PSDB fazem parte de uma devassa na contabilidade dos partidos iniciada pela Receita em 2005, após as denúncias de caixa dois do PT no escândalo do mensalão. Antes direcionada aos partidos da base aliada ao governo, beneficiários do mensalão, a auditoria foi estendida ao PSDB e ao DEM.


Publicado na Folha de São Paulo dis 18.02.08

Luz para Todos já beneficia 7 milhões de brasileiros


As duas matérias que seguem abaixo, ajudam a entender por que Lula esta disparado nas pesquisas de Avaliação de seu governo. São ações concretas e políticas de governo que tem permitido o Brasil da um salto no desenvolvimento e principalmente resgatar a dignidade de milhões de brasileiros esquecidos e alijados por quinhentos anos.

Gerson


Luz para Todos já beneficia 7 milhões de brasileiros


Até dezembro de 2007, 1,4 milhão de famílias, o equivalente a sete milhões de pessoas, em todos os estados brasileiros, foram beneficiadas pelo Programa Luz para Todos. Para 2008, com a meta de fechar o ano com dois milhões de residências beneficiadas, a chegada da energia elétrica vai atender mais 564 mil lares. Isso porque o governo quer encerrar o ano com o atendimento de energia elétrica, com instalação gratuita, a dez milhões de pessoas no meio rural, conforme anunciado no lançamento do Programa.
Índios, quilombolas, assentados da reforma agrária, homens simples do campo e das florestas poderão desfrutar de prazeres até então inatingíveis, como assistir programas de televisão, beber água gelada e desfrutar de iluminação com lâmpada elétrica. Mas não é só o conforto que transformou a vida dos brasileiros.
Criado em novembro de 2003, as obras do Programa Luz para Todos geraram 215 mil empregos diretos e indiretos, utilizaram 508 mil transformadores, 3,3 milhões de postes e 634 mil km de cabos elétricos que possibilitariam dar 16 voltas na Terra, beneficiando não apenas a população do campo quanto as empresas fabricantes de material elétrico e eletrodomésticos.
De acordo com pesquisa realizada em 2006 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 44,1% das famílias entrevistadas passaram a ter televisão e 35,7% adquiriram geladeira. Sem falar nas que compraram liquidificadores, ventiladores, bomba d`água etc. Além disso, 23,4% das famílias atendidas pelo programa afirmaram que pelo menos um dos seus familiares deixaria o campo, caso não tivessem acesso à eletricidade. Isso daria, em números de hoje, mais de 330 mil pessoas migrando para os grandes centros urbanos.
"Estamos convictos que o desafio proposto no início do Programa será vencido ao final de 2008, com a conclusão das obras que beneficiarão dez milhões de brasileiros do meio rural", conclui o Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schuck.

Venda do comércio sobe quase 10% e bate recorde

As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram no ano passado o maior crescimento desde 2001, início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas subiu 9,6 por cento em relação a 2006 sem ajuste sazonal, informou o IBGE nesta segunda-feira. Com ajuste sazonal, o crescimento foi de 9,9%. Em dezembro, as vendas ficaram estáveis na comparação com novembro e saltaram 9,0 por cento frente a dezembro de 2006.

Os destaques de 2007, segundo o IBGE, foram as atividades de Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta de 10,7% na comparação com 2006; e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (7,1%, na mesma comparação).

Dos oito segmentos pesquisados, o item Hipermercados, Supermercados e Produtos Alimentícios teve crescimento de 6,4% em 2007, na comparação com o ano anterior. Esse item responde por um terço da taxa total do resultado de 2007.

O Comércio varejista ampliado (varejo mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção ), as variações observadas em relação ao ano anterior foram de 13,5% para o volume de vendas e de 15,1% na receita nominal de vendas.

O volume de vendas de Veículos, motos, partes e peças cresceu 13,5% em relação a dezembro de 2006, acumulando alta de 22,6% no ano. O segmento de Material de construção cresceu 10,4% sobre dezembro de 2006, acumulando 10,8% para em 2007, sobre o mesmo período do ano anterior, devido às medidas oficiais de incentivo à construção civil, além da conjuntura econômica favorável.

Houve leve aceleração no ritmo de crescimento do volume de vendas, na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano, no que diz respeito ao Varejo , com alta de 9,3% para 9,6%. Quanto ao Comércio varejista ampliado, a taxa se manteve estatisticamente estável, passando de 13,5% para 13,4%.

Apesar das incertezas na economia mundial, as perspectivas para o comércio em 2008 são favoráveis. Segundo Pereira, as encomendas da indústria para o primeiro semestre estão a todo vapor. "Os pedidos da indústria são fortes para o primeiro semestre. Se a produção tende a aumentar é porque a previsão é de que as vendas vão continuar fortes... A sinalização é boa para o comércio", afirmou o economista do IBGE Reinaldo Pereira.

Leia os dados completos no site do
IBGE

Postado em: http://www.aleporto.com.br/

0,45 de IOF


E lá vai o real rumo às estrelas. A moeda brasileira quase dobrou de valor em relação ao dólar nos últimos cinco anos, com alta de 99,5% entre 2003 e 2007, governo Lula...claro. Foi a maior valorização frente ao dólar entre oito moedas - seis moedas latino-americanas mais o euro - estudadas pela consultoria Economática. Para o ano começar lindo só falta um pequeno ajuste na IOF: no lugar de 0,38 entraria o 0,45 - uma homenagem singela ao choro da oposição que resolveu isentar quem ganha bem neste país de pagar sobre o que ganha.

ps: 0,45 se é que vc me entende :-)

postado em: http://www.nelsonperez.blogspot.com/

18/02/2008

Com quem será?

Quem vai ser o vice para Ruy? Seria Dr. Rabat pelo PMDB ou Magno Lavinig pelo PSB?

Foto José Nazal

O povo reponde ao PIG (Partido da Imprensa Golpista)



A avaliação do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro foi a melhor desde sua primeira posse em janeiro de 2003. A performance pessoal do Presidente também só foi superada pela de dezembro de 2003, mostrou nesta segunda-feira pesquisa do instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A avaliação positiva do governo subiu para 52,7 por cento em fevereiro, enquanto em outubro ficou em 46,5 por cento, data do levantamento anterior. Já a avaliação negativa passou de 16,5 por cento para 13,7 neste mês.

O desempenho pessoal do Presidente Lula foi aprovado por 66,8 por cento dos entrevistados, ante 61,2 por cento na sondagem anterior e em dezembro de 2003 tinha ficado em 69,9 por cento.

A pesquisa ainda avaliou a intenção de voto para a sucessão presidencial em 2010. Nas listas em que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi incluído, ele liderou a sondagem.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 deste mês, com 2.000 pessoas em 136 municípios do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Terceiro mandato. Lula é candidato preferido em pesquisa espontânea


Se houvesse o terceiro mandato, o Presidente Lula teria vantagem sobre os demais oponentes. Em pesquisa espontânea --quando o entrevistado não recebe nenhuma lista de candidatos--, Lula aparece com 18,6% das intenções de voto, segundo pesquisa CNT/Sensus.

Na pesquisa espontânea, há empate técnico entre os tucanos Serra (5,1%), Aécio (3%), Geraldo Alckmin (2,1%). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) está tecnicamente empatado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) --com 1,2% e 1% das intenções de voto, respectivamente.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, esse índice somado aos 18,6% de votos atribuídos a Lula mostra que o cenário eleitoral para 2010 permanece indefinido.

Os nomes de candidatos como Heloísa Helena (PSOL), Fernando Collor de Mello (PTB), Patrus Ananias (PT), Dilma Roussef (PT) e Marta Suplicy (PT) aparecem na pesquisa espontânea com menos de 1% das intenções de voto.

36,8% dizem votar em candidato apoiado pelo presidente Lula.

Os candidatos às prefeituras municipais que tiverem o apoio do Presidente Lula nas eleições de outubro deste ano vão levar vantagem na corrida eleitoral. Pesquisa divulgada pela CNT/Sensus nesta segunda-feira aponta que 36,8% dos entrevistados poderia votar, ou votaria, no candidato apoiado pelo presidente da República.

Outros 35% só votariam no candidato apoiado por Lula. Somente 24,9% dos entrevistados não votariam no candidato à prefeitura de seu município que receber o apoio do presidente.

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, explicou que o cenário é conseqüência da baixa rejeição registrada pelo Presidente da República em todo o país. Segundo Guedes, é possível concluir que Lula irá transferir seu capital de votos para os candidatos a prefeito que tiverem seu apoio nos municípios.

Mais uma molecagem do jornalismo-esgoto da revista Veja


A revista veja tornou-se o esgota da mídia nacional, é de longe o mais desmoralizado órgão de imprensa do momento. O jornalista Luis Nasif, vem triturando a veja em uma serie de matérias que denuncia os esquemas de noticias compradas e jogadas falsas com intenção de gerar reações na justiça e nos meios políticos, sempre com vistas a interesses escusos de empresas e políticos inescrupulosos.
Para confirmar a condição de lixeira da mídia nacional, esta semana a revista inventou uma entrevista com a ex-esposa de Pelé, veja no que deu...

Gerson



Está no jornal O Estado de S. Paulo. "Ex-esposa de Pelé nega que tenha falado à revista Veja". Como? Então a matéria da revista Veja sobre a ex-esposa de Pelé foi uma invenção? Uma mentira? Uma molecagem? Sempre digo aqui que a revista Veja mente, manipula, inventa, retorce. Lembram-se da matéria que dizia que militantes do PT tinham disseminado a praga vassoura-de-bruxa na região cacaueira da Bahia? Era mentira. Lembram-se da matéria dos dólares vindos de Cuba para a campanha do PT? Era mentira. É o jornalismo-esgoto no auge. Fico impressionado como ainda tem gente que compra e assina a revista Veja.



LEIA A MATÉRIA DA AGÊNCIA ESTADO



Ex-esposa de Pelé nega que tenha falado à revista 'Veja'


Agencia Estado


SÃO PAULO - A ex-esposa de Pelé, Assíria, divulgou nota hoje em que nega as informações divulgadas pela revista Veja desta semana.
Ela nega ter concedido qualquer entrevista à revista ou a qualquer outro veículo de comunicação sobre a sua separação.
Veja abaixo a nota na íntegra:
"Diante das supostas ''entrevistas'' atribuídas a mim publicadas nos últimos dias na mídia - em especial na última edição da revista de maior circulação nacional, a ''Veja'' - quero esclarecer que:
- Em nenhum momento dei declarações/ entrevistas/ depoimentos a qualquer jornalista ou veículo da mídia sobre o meu casamento, tampouco à repórter Sandra Brasil da revista ''Veja''. Não comento minha vida particular e nem trato em público o que é privado. Eu não cometeria essa deselegância. Portanto, toda declaração publicada e atribuída a mim nesses últimos dias é falsa e inescrupulosa e será tratada nas esferas jurídicas, conforme me faculta a Lei de Imprensa.
- A tentativa da revista ''Veja'' de passar uma imagem minha de fanática religiosa é inteiramente absurda. Uma das marcas da minha família sempre foi a pacífica convivência religiosa. Tanto que casei-me em igreja evangélica e meus filhos gêmeos foram batizados em igreja católica. Quanto ao resgate das minhas raízes judaicas, isso é informação velha, de três anos atrás, requentada por profissionais da mídia quem não têm o que dizer.
- Ao contrário do que foi noticiado, meus pais não vieram morar comigo nos últimos dois anos. Minha mãe, Gemima, que é divorciada, mora comigo desde que casei-me, há 14 anos. E meu pai Abelardo - que se encontra internado em uma clínica com Alzheimer - tem o seu próprio apartamento nas proximidades do meu, comprado com os seus próprios recursos.
Assíria Seixas Lemos do Nascimento"


http://www.estadao.com.br/geral/not_ger125685,0.htm

postado em: http://www.bahiadefato.blogspot.com/