18/02/2008

O povo reponde ao PIG (Partido da Imprensa Golpista)



A avaliação do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro foi a melhor desde sua primeira posse em janeiro de 2003. A performance pessoal do Presidente também só foi superada pela de dezembro de 2003, mostrou nesta segunda-feira pesquisa do instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A avaliação positiva do governo subiu para 52,7 por cento em fevereiro, enquanto em outubro ficou em 46,5 por cento, data do levantamento anterior. Já a avaliação negativa passou de 16,5 por cento para 13,7 neste mês.

O desempenho pessoal do Presidente Lula foi aprovado por 66,8 por cento dos entrevistados, ante 61,2 por cento na sondagem anterior e em dezembro de 2003 tinha ficado em 69,9 por cento.

A pesquisa ainda avaliou a intenção de voto para a sucessão presidencial em 2010. Nas listas em que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi incluído, ele liderou a sondagem.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 deste mês, com 2.000 pessoas em 136 municípios do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Terceiro mandato. Lula é candidato preferido em pesquisa espontânea


Se houvesse o terceiro mandato, o Presidente Lula teria vantagem sobre os demais oponentes. Em pesquisa espontânea --quando o entrevistado não recebe nenhuma lista de candidatos--, Lula aparece com 18,6% das intenções de voto, segundo pesquisa CNT/Sensus.

Na pesquisa espontânea, há empate técnico entre os tucanos Serra (5,1%), Aécio (3%), Geraldo Alckmin (2,1%). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) está tecnicamente empatado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) --com 1,2% e 1% das intenções de voto, respectivamente.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, esse índice somado aos 18,6% de votos atribuídos a Lula mostra que o cenário eleitoral para 2010 permanece indefinido.

Os nomes de candidatos como Heloísa Helena (PSOL), Fernando Collor de Mello (PTB), Patrus Ananias (PT), Dilma Roussef (PT) e Marta Suplicy (PT) aparecem na pesquisa espontânea com menos de 1% das intenções de voto.

36,8% dizem votar em candidato apoiado pelo presidente Lula.

Os candidatos às prefeituras municipais que tiverem o apoio do Presidente Lula nas eleições de outubro deste ano vão levar vantagem na corrida eleitoral. Pesquisa divulgada pela CNT/Sensus nesta segunda-feira aponta que 36,8% dos entrevistados poderia votar, ou votaria, no candidato apoiado pelo presidente da República.

Outros 35% só votariam no candidato apoiado por Lula. Somente 24,9% dos entrevistados não votariam no candidato à prefeitura de seu município que receber o apoio do presidente.

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, explicou que o cenário é conseqüência da baixa rejeição registrada pelo Presidente da República em todo o país. Segundo Guedes, é possível concluir que Lula irá transferir seu capital de votos para os candidatos a prefeito que tiverem seu apoio nos municípios.

Nenhum comentário: