05/05/2007

Sobre a quebra de patentes do Efavirenz


A quebra de patente do medicamento Efavirenz, produzido pelo laboratório norte-americano Merck Sharp & Dohme e usado no combate ao vírus HIV, já está provocando bastante polêmica.

O caso é útil para ajudar a identificar, nos jornais, os colunistas realmente "fechados" com a defesa do capital: são os que atacam a decisão do governo Lula de quebrar a patente. Os argumentos são quase sempre os mesmos: tal ato inibe investimentos farmacêuticos. É a mesma lógica que impede a revisão de contratos de concessão ou privatização (os investidores não vão gostar...). O pavor sobre o comportamento dos investidores é na verdade uma desculpa para melhor servi-los.


Há também quem veja na quebra de patente um ato de demagogia do presidente Lula. Bobagem: que o presidente capitalize o feito, é algo corriqueiro e natural da política – ou José Serra (PSDB) é outro demagogo que vive batendo no peito a criação dos genéricos, uma ação que nem sequer é da sua gestão? Lula não mandou quebrar a patente do remédio para fazer demagogia. Quebrou porque a negociação com o laboratório não deu frutos e também para servir de exemplo do que pode acontecer nas futuras negociações.


O ministro da Saúde tem de pensar nos doentes e foi um nome deles que José Gomes Temporão atuou. Este ministro, aliás, deverá ser uma das mais gratas surpresas do segundo mandato. É do ramo, tem compostura e seriedade para fazer um grande trabalho.

04/05/2007

Lula licencia droga anti-Aids e ameaça repetir a dose

Antes de ler a matéria abaixo, reflita um pouco sobre a manchete acima, escrita pela UOL/ Folha. Se não for confusa é no mínimo mal intencionada.
Mesmo assim, não consegue esconder o obvio,

A nossa manchete e assim:

Lula botou para quebrar
Por Ricardo Amaral e Natuza Nery

BRASÍLIA (Reuters) - Ao assinar, nesta sexta-feira, o decreto de licenciamento compulsório (quebra de patente) do medicamento anti-Aids Efavirenz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que poderá aplicar a medida, inédita no Brasil, sempre que os fabricantes não praticarem "um preço justo" na importação de medicamentos.


"Nós estamos aqui dando um passo importante, isso vale com esse remédio, assim como vale para outros remédios... Se não tiver preço justo, temos que tomar essa decisão", disse Lula em cerimônia no Palácio do Planalto, diante de representantes dos cerca de 200 mil pacientes atendidos pelo Programa Nacional DST-Aids, do Ministério da Saúde.Pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), o governo brasileiro poderá agora substituir o Efavirenz, fabricado pela Merck, por genéricos produzidos na Índia, pagando cerca de um quarto do preço praticado pelo laboratório norte-americano.


O Brasil pagaria à Merck, este ano, 42,9 milhões de dólares para distribuir Efavirenz gratuitamente a 75 mil pacientes, segundo o Ministério da Saúde. "Desgraça"Esta é a primeira vez que o governo brasileiro recorre ao licenciamento compulsório, previsto no acordo de propriedade intelectual (Trips) da OMC.


O Brasil pagará à Merck 1,5% sobre o preço pago ao fornecedor da droga substituta do Efavirenz, pelos direitos de patente."Não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros...Não só do ponto de vista ético é uma grosseria, como do ponto de vista político-econômico é um desrespeito. Entre o econômico e a nossa saúde, vamos ficar com a nossa saúde", disse o presidente.Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, desde novembro de 2006 houve oito reuniões entre governo brasileiro e a Merck para negociar uma redução de preço. O Brasil vinha pagando 1,59 dólar por comprimido e queria uma redução para 0,65 dólar, mesmo preço praticado pela Merck na Tailândia."Fomos procurados pela Embaixada dos Estados Unidos e tivemos até uma reunião com o presidente mundial do laboratório, mas infelizmente não nos apresentaram uma proposta aceitável", disse o ministro na cerimônia.


O processo legal para o licenciamento compulsório do Efavirenz foi iniciado em 25 de abril, quando o ministro declarou a droga "de interesse público". Dois dias depois, a Merck ofereceu reduzir o preço da pílula em cerca de 30%(próximo a 1,10 dólar), mas o ministro rejeitou a oferta."A única proposta que poderíamos aceitar seria igualar o preço para o Brasil ao preço da Tailândia. Não levaram em conta sequer o fato de que 75 mil pacientes usam Efavirenz no Brasil, contra cerca de 17 mil na Tailândia", disse o ministro Temporão. "Respeito"Em seu discurso Lula afirmou que "o Brasil não pode ser tratado como se fosse um país que não pudesse ser respeitado." O representante dos pacientes de Aids no Conselho Nacional de Saúde, José Marcos Oliveira, discursou na cerimônia e elogiou o licenciamento, que classificou como "momento histórico." "Esta é uma resposta do governo ao movimento social organizado.


Os interesses econômicos jamais estarão acima do direito à saúde e do direito à vida", disse Oliveira. O ministro José Temporão disse que o licenciamento foi "uma decisão madura, dentro da legislação internacional e das leis brasileiras", mas não será adotado como regra quando houver possibilidade de negociar preços com os laboratórios."Estamos neste momento negociando com um grande laboratório a redução de preço de outro produto e as negociações caminham muito bem", disse o ministro."Acho que este foi um caso muito especial em que o Brasil de maneira firme defendeu o interesse público", acrescentou, responsabilizando a Merck pela frustração das negociações sobre o Efavirenz.


O ministro disse que o Brasil pagará 0,45 dólar por pílula a fornecedores indianos de um genérico do Efavirenz, e não 0,44 dólar como havia informado na quinta-feira o Ministério da Saúde."A compra começará a ser feita imediatamente, por meio de organismos internacionais, como Unicef e Organização Pan-Americana de Saúde", disse o ministro, acrescentando que o Efavirenz será substituído pelo genérico indiano a partir de setembro.

Policia Federal Investiga o Mau Cheiro

Ate que enfim alguém na Policia Federal sentiu o cheiro de podre que se espalha pela cidade e resolveu investigar.

Nos últimos dias, a prefeitura de Ilhéus recebeu dezenas de ofícios da Policia Federal solicitando informações sobre contas bancarias, pagamentos, contratos e relação de parentesco com empresas contratadas pelo município e o alcaide.

Se não desviarem o rumo, a policia pode ter encontrado o caminho das pedras, ou melhor, a origem desta fedentina enorme que impregna a cidade é envergonha os ilheenses.

Caso a Policia Federal (que por sinal tem cada vez mais admiração dos brasileiros) queira uma boa dica, é só investigar quem de fato são os proprietários dos caminhões compactadores (de lixo) que estão a serviço do município. O endereço do comprador por coincidência é de uma conhecida casa na Avenida Lomanto Junior, no Pontal. De quem é a casa? Bem isso só a policia para investigar e dizer.

Mainardi: esqueçam o que eu disse sobre os maricas que processam jornalistas?


O jornalista Diogo Mainardi é mesmo um sujeito estranho. Vive reclamando dos processos que toma, inclusive de outros colegas, pelas barbarides que fala na televisão ou escreve na revista Veja. Agora, Mainardi quer processar um jornalista do jornal Hora do Povo, conforme pode ser lido na matéria abaixo, do site Comunique-se.


Agindo assim, Diogo mostra que é mesmo um adepto da máxima "esqueçam o que escrevi", tão cara ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na vertente mainardiana, o correto talvez seja o "esqueçam o que eu disse". E o que afinal disse Mainardi? Está na matéria do Comunique-se, mas vale a pena ressaltar: “jornalista que processa jornalista é maricas.


Questões de imprensa devem ser resolvidas na imprensa, e não nos tribunais. Por isso nunca processei um colega, embora já tenha sido muito difamado”.Será provavelmente o primeiro caso na história da imprensa brasileira em que uma piada vai parar nos tribunais, uma vez que o texto do Hora do Povo não passa de uma brincadeira. Falando em gracinhas, a piada predileta do próprio Mainardi – "quero derrubar o Lula" – jamais foi levada a sério pelo presidente, para a sorte de Diogo. Do contrário, o colunista de Veja já estaria mofando em alguma cela e posando de "preso político" do "regime petista".Do ponto de vista da democracia brasileira, porém, os faniquitos de Mainardi e seus amiguinhos estão dentro do que se pode considerar tolerável.


Ademais, observando a questão de outra ótica, é preciso lembrar que a moderna psiquiatria já admite que os pacientes permaneçam à solta, sem necessidade de internação. Em suma, o pessoal pode continuar escrevendo, esquecendo o que escreveu, processando e retirando processos. É do jogo...

O fim da CEPLAC




A CEPLAC perdeu completamente a razão de ser, não é nem necessária, nem importante para a região.

Já há algum tempo aliais, que esta opinião vem sendo externada por agricultores e comunidades agrícolas do sul da Bahia.

Mesmo assim, no inicio do primeiro mandato do presidente Lula, a turma que durante anos lutou pela existência e funcionamento da CEPLAC, chegou ao poder e por conseqüência aos cargos diretivos da instituição. Foi o inicio de uma nova era para todos, novas políticas, novas ações e projetos que colocaram a CEPLAC na cena regional. Não só reerguendo a instituição, como também inserido-a no contexto de políticas publicas do governo Lula.

Deste período a CEPLAC buscou se tornar uma instituição geradora de tecnologia e conhecimento não somente para a grande cacauicultura quase falida e endividada, como também incluiu em seu contexto de trabalho os pequenos agricultores e assentados em geral. Neste contexto surge a brilhante iniciativa de tornar a região não somente uma exportadora de grãos ou “comodites” mas sim uma produtora de chocolate.

Esta idéia, na essência revolucionaria foi à gota que faltava para a reação da velha e ultrapassada oligarquia rural em associação com exportadores e fabricantes multinacionais de chocolate para virar a mesa e reverter o caminho que a nova CEPLAC começou a andar.

Vitoriosos em sua reação, a instituição através de seu diretor geral, um velho representante dos grandes e falidos produtores de cacau regional, Gustavo Moura, virou a mesa, persegui e eliminou das funções diretivas todos os dirigentes que por algum motivo representava o novo e o moderno, ou melhor, representava o governo Lula na CEPLAC.

Livre dos petistas a direção da CEPLAC começa agora seu caminho de volta ao ostracismo e ao limo. Incompetentes, desacreditados e atrasados a nova direção da CEPLAC pode ser tudo, menos representantes de um governo democrático e eficiente como o de Lula.

A nova realidade da agricultura regional será implementada independente da vontade ou não de Gustavo Moura & cia. O chocolate é o futuro da região e contra isso não tem incompetência que possa barrar.

Sem capacidade ou conhecimento para administrar uma instituição complexa como esta, a diretoria da CEPLAC esta isolada e perdida, não tem apoio dos funcionários, dos cientistas e pesquisadores nem dos sindicalistas muito menos da sociedade regional.

A CEPLAC hoje é um estorvo no governo Lula, lá o PT ganhou, mas não levou.

03/05/2007

Pau neles!


Os dois artigos que segue abaixo são manifestações espontâneas e constantes da população de Ilhéus.

A indignação da sociedade civil ilheense, não pode ser externada nas emissoras de radio nem nos jornais regionais. Nossa imprensa em parte esta comprada, a serviço, ou não quer denunciar o desmando e o caos que tomou conta de Ilhéus.

Resta a população, os canais da Internet. Sites e blogs que vem abrindo espaço para denuncias e informações serias que não se encontra nos rádios e jornais locais.

Neste sentido o site r2cpress do Roberto Rabat vem prestando um grande serviço a Ilhéus.

Veja o que esta publicado hoje no www.r2cpress.com.br

VAMOS FICAR DE OLHO NELES!


Esse pessoal fica pensando que nos somos loucos, bobos, e desmiolados. Já abasta termos que ouvir falação por parte de algumas pessoas da imprensa que está a serviço do Prefeito tal asneira, e agora já começam ensaiar o nome de Fátima Reis.

Esse pessoal realmente é de uma sandice fora de serie.

O poder parece que neblina a mente das pessoas. Isto porque a Secretaria de Bem Estar Social, não gosta de trabalhar, as vezes leva meses sem aparecer na Secretaria. Para não perder a mamata armou uma separação Judicial, e agora vem querer mais uma vez enganar o povo e querer se candidatar a Vereadora nas próximas Eleições. É realmente querer fazer os demais besta.

Entendam uma coisa: Os dias de vocês já estão contados. Toda a população de Ilhéus já esta pedindo a Deus que o tempo passe logo, para que nunca mais a população lembre de vocês.


Carlos Samuel Freitas Costa
carlossfcosta@hotmail.com


Olha o golpe aí gente!

O prefeito vai fazer um concurso para provimento de 1.039 vagas para a prefeitura de Ilhéus! Falta dizer onde estes contingentes de 1.039 pessoas vão trabalhar!

Estão querendo fazer caixa com o dinheiro do povo para bancar a campanha de algum candidato(a) a vereador(a) para a próxima eleição! Não dirão o nome nem sobre tortura, mas sabe-se quem é o(a) candidato(a)!

Só se eu seje besta, já dizia João Gato! A palavra é seje mesmo!

O prefeito das obras inacabadas está aprendendo rápido! Está falando em candidatar-se para a próxima eleição! Basta saber se o povo vai cair no conto do vigário de novo!

Valderico! Onde ficam os novos abrigos de ônibus que você prometeu para o mês de fevereiro, digo março, digo abril, digo maio...?!

Valderico! O terminal de ônibus urbano está abandonado!

Valderico! A obra, do muro de contenção, situado na Avenida Canavieiras, está abandonada! O mato tomou conta!

Valderico! Manda executar a obrar tapa buracos em frente à casa de Carmosina, que está uma vergonha!

Vlderico! Manda tapar os buracos da pista do Parque Infantil na sinaleira, está uma vergonha!

O povo está comovido e agradecido pela excelente explanação feita pelo professor economista Carlos da Silva Mascarenhas sobre ZPE!

ZPE é tudo isso que o Mascarenhas pesquisou; brindou o povo com o que pode-se chamar de curso intensivo sobre Zona de Processamento e Exportação!

Parabéns! Faltou citar a Zona Franca de Manaus! Como funciona? Quando foi implantada? Quais os benefícios ocorridos após sua implantação? Etc., etc., etc...

A questão que o povo de Ilhéus está discutindo, senhores intelectuais, é que no passado não muito distante, um grupo de políticos, apossaram-se da cidade vendendo uma ZPE e que milhares de pessoas das cidades circunvizinhas acorreram para cá na busca pelo sonhado emprego e deram com os burros n’água e foram morar nas periferias e formaram as favelas que hoje proliferam a cidade de Ilhéus! Esqueceram?

Sabe-se que tudo que gera emprego e renda é bom para o município; trazer novas empresas para o pólo industrial é muito bom; mas isso só ocorrem em épocas pré-eleitorais; depois do pleito, o eleito ou os eleitos diz ao povo: não temos dinheiro pra isso; não temos dinheiro para aquilo; o antecessor só deixou dividas; partes das receitas são para pagarem precatórios! Esqueceram?

Que venha a ZPE, mas não pela boca destes que aí anunciam; o povo os conhece e sabe-se que não são dignos de confiança! Esqueceram?

Ilhéus é uma cidade predestinada a ser um pólo balneário; uma cidade de lazer; uma cidade turística por natureza; belas praias; bons hotéis; natureza exuberante; rios navegáveis; patrimônio arquitetônico histórico cultural de primeira!

Falta vergonha na cara de políticos oportunistas que enganam o povo com discursos de que vamos fazer e acontecer e quando eleitos fazem o que este aí está fazendo; nada!
E os antecessores também nada fizeram, haja vista o número de postos de trabalho que perdemos por falta de gestão!


Tomem como exemplo a vizinha cidade de Itabuna; o prefeito quer privatizar a EMASA e a sociedade itabunense já está mobilizada; prestem atenção no que se está dizendo; a sociedade está mobilizada; não é um grupinho ou grupos oportunistas; está-se falando da SOCIEDADE ITABUNENSE MOBILIZADA!

Chega! Basta! O povo de Ilhéus merece respeito!

A cidade está esburacada! Suja! Imunda! Feia!

Aos olhos dos visitantes, Ilhéus é maravilhosa! Linda! Bela! Hospitaleira! Aconchegante!

Aos olhos dos nativos; não!

O maior absurdo que observa-se em Ilhéus, é que a cidade é uma ilha e quando chove fica alagada; as águas deveriam correr para o mar e no entanto ficam empossadas vários dias contribuindo para a alarmante proliferação de doenças da DENGUE e outras VIROSES!


Na próxima eleição, espera-se que o empresariado de Ilhéus não caia no conto do vigário, elegendo oportunistas tão somente com o intuito de empregar um parente na prefeitura ou ocupar cargos; elejam pessoas que tenham capacidade de transformar Ilhéus na Princesinha do Sul; elejam pessoas que tenham projetos viáveis para a cidade!

A farmácia do povo foi instalada onde funcionava um banco na central de abastecimento; várias pessoas foram adquirir medicamentos e após horas de espera, eram informadas pelos funcionários que “esse remédio” nós não comercializamos!


Para que a Farmácia do Povo atenda à população, faz-se necessário que os médicos da rede pública de saúde, sejam informados dos diversos medicamentos que são comercializados nesta unidade, para que eles aviem suas receitas e a população usufrua deste beneficio!

Têm supermercado em Ilhéus que os preços dos gêneros de primeira necessidade são mais baratos que os da Cesta do Povo!

Faltam as farmácias da cidade venderem medicamentos mais baratos que os da Farmácia do Povo!

Do povo só o nome!
Augusto Pinheiro Lopes
rafaelflopes@bol.com.br

Bahia tem piores índices do ensino público do Brasil


O Correio da Bahia - você não vai acreditar - deu essa notícia outro dia. Com a cara mais limpa, como se nada tivesse com a coisa. Quarenta anos de hegemonia carlista na política e na educação, 16 anos de sucessivos governos do PFL (agora DEM)carlista no Estado.


A manchete do jornal da famiglia é verdadeira. Sete municípios baianos estão entre os piores no ensino público de 1a a 4a séries de todo o país. Maiquinique, Biritinga, Itarantim, Inhambupe, Lamarão, Serrinha e Sítio do Mato estão abaixo da nota média das cidades do Brasil. Todos os setes municípios são há anos administrados pelo ex-PFL e partidos coligados. Atualmente todos estão coligados ao DEM, o novo nome de um partido velho.


O Correio da Bahia se esqueceu de dizer. A herança maldita do carlismo vai custar caro ao povo da Bahia. Wagner veio para restaurar o ensino público na Bahia, mas, não vai ser da noite para o dia, como se vê.

02/05/2007

Como fede esta cidade...

O cheiro de podre toma conta de todos os ambientes, uma fedentina insuportável se faz sentir nos quatro cantos da cidade, invade nosso nariz, infesta nossas mentes, penetra em nossos corpos, maltrata nosso coração.

São dias difíceis estes que Ilhéus esta a viver! (muito difíceis)

Há um clima generalizado de decadência, impotência e deterioração, sim, a medo também muito medo, como não se via há anos depois da ditadura.

São ameaças veladas, telefonemas no meio da noite e prepostos mandados, são portadores de recados e propostas indecorosas. Há sempre um preço, uma porta aberta, uma vantagenzinha a ser colhida.

A estima do cidadão ilheense pode ser encontrada nas bocas de lobo da cidade, o sentimento de orgulho e amor pela terra outrora chamada de princesinha, tornou-se vergonhosa, escondida, magoada, assim como traído... Amargurada

Você ama Ilhéus? O que você tem feito por ela?

Será que você não sente este cheiro de podre? Será que esta lama toda não lhe incomoda?

Não existem isentos, somos todos culpados! Um dia seremos cobrados por nossos erros, pela nossa falta de cidadania, pela ausência de consciência de amor próprio, por nossa negligencia frente a fatos tão graves.

Como falar para o turista ou o parente visitante que as coisas são assim mesmo? Que este cheiro de podre é constante e nada fazemos. Que a lama que enlameia nossos pés é só ficção. Que este sentimento de baixo astral é um disfarce.

Como esconder de nossos filhos, dos amigos, dos cidadãos de outras cidades do Brasil e do exterior a fedentina que impregna a cidade

O que o país precisa saber sobre a crise aérea?


José Augusto Valente*


Apuramos informações sobre a aviação comercial brasileira, destacando aeronaves em operação (pousos e decolagens) e passageiros transportados (embarques e desembarques - doméstico e internacional), no período janeiro/2005 a fevereiro/2007, nos aeroportos da Infraero, para ter elementos fundamentados sobre os momentos recentes de crise, que a mídia insiste em chamar de “apagão ou caos aéreo”, caracterizado por dois indicadores básicos: atrasos nos vôos e cancelamentos. Consultamos as informações disponíveis no site da Infraero e da Anac.


a) Fluxo de aeronaves e passageiros no período acima mencionado: Em 2005, tivemos as médias mensais de 153 mil aeronaves e de 8 milhões de passageiros transportados. Em 2006, cresceu 4,2% a média mensal de aeronaves/mês e 6,4% a de passageiros transportados. Nos três primeiros meses de 2007, a média de aeronaves foi para 164 mil, ou seja, um crescimento de 2,6% em relação à de 2006.


b) Os Índices de regularidade e de pontualidade, no período janeiro/2006 a fevereiro/2007: O índice de regularidade informa a relação entre vôos realizados e programados. Independe da pontualidade. No ano de 2006, a Gol apresentou um índice médio de 93%. Nesse mesmo ano, a TAM apresentou o mesmo índice médio. Esses índices, mesmo nos primeiros meses de 2007, se mantiveram acima de 90%.


O índice de pontualidade é o percentual do número de etapas de vôo realizadas, pontualmente, em relação às etapas de vôo efetivamente realizadas, no período de um mês. E o que é esse pontualmente? Nos vôos domésticos (de passageiros, carga e Rede Postal Noturna), com base nos horários previstos, será considerado como pontual o vôo que: a) Na escala inicial, a partida dos motores ocorrer até dez minutos antes ou até quinze minutos após a hora prevista; b) Na(s) escala(s) intermediária(s), a parada dos motores ocorrer até quinze minutos após a hora prevista, e a partida dos mesmos ocorrer até dez minutos antes ou até quinze minutos após a hora prevista; c) Na escala final, a parada dos motores ocorrer até quinze minutos após a hora prevista.


Análise dos índices de pontualidade: De janeiro a outubro de 2006 o índice da Gol foi de 98% e o da TAM 96%. A partir de novembro percebe-se uma redução significativa nesses índices. Por causa disso, a média de 2006, considerando os meses de novembro e dezembro, caiu para 90% e 88%, respectivamente. Índices de pontualidade da Gol nos dois últimos meses de 2006 e nos dois primeiros de 2007: 60%, 47%, 49% e 50%. Índices da TAM nesses mesmos meses: 54%, 43%, 60% e 69%. Como se observa, os índices despencaram a partir de novembro/2006. O acidente com o avião da Gol foi em 29 de setembro de 2006. A partir de meados de outubro de 2006 começou-se a aventar a hipótese de responsabilidade dos controladores de vôo de Brasília pelo acidente. Considerando-se as informações acima, a CPI precisa gerar respostas às seguintes perguntas:


1. Quantas panes nos sistemas de controle de vôo ocorreram entre janeiro de 2005 e outubro de 2006? Porque as panes ocorridas nos sistemas de controle de vôos não afetaram os índices de pontualidade, nesse período?


2. A infra-estrutura disponível nos aeroportos da Infraero contribuiu para que os índices de regularidade e pontualidade fossem tão elevados, até outubro de 2006? Ou eles se mantiveram elevados, apesar das deficiências de infra-estrutura? Se for isso, qual a fundamentação para essa aparente contradição?


3. Qual a relação existente entre o acidente da Gol, em 29 de setembro de 2006, e a queda dos índices de pontualidade, entre novembro/2006 e fevereiro de 2007? Como se explica a coincidência das quedas dos índices de pontualidade um mês após o referido acidente e a atribuição de responsabilidade aos controladores de vôo de Brasília e Manaus? 3.1. Em que medida essa responsabilização contribuiu para que os controladores de vôo resolvessem apresentar ao país problemas como sistemas e equipamentos obsoletos, salários inadequados, militarização do controle de vôo, condições estressantes de trabalho, número insuficiente de controladores?


4. A militarização do controle de vôo interferiu, negativamente, nos índices de regularidade e de pontualidade, entre janeiro de 2005 e outubro de 2006?


5. Foi divulgado pela mídia que ocorreram vários “quase-acidentes” nos últimos cinco anos. Regra geral, de quem foi a responsabilidade por eles: os controladores, os sistemas de controle, os comandantes das aeronaves, a Infraero?


6. Essas taxas de crescimento da movimentação média de aeronaves (4,2%) e passageiros (6%) são suficientes para justificar a queda dos índices de pontualidade a partir de novembro/2006?


7. Qual a influência das decisões das empresas – em especial Gol e TAM – sobre rotas e horários, bem como pousos e decolagens obrigatórios em Brasília e São Paulo, na queda dos índices de pontualidade, a partir de novembro/2006?


8. As principais empresas aéreas aproveitaram o suposto “apagão aéreo” para otimizar seus vôos e aumentar sua rentabilidade, provocando atrasos e cancelamentos, a partir de novembro de 2006? O que dizem os registros da ANAC?


9. As principais empresas aéreas realizaram um atendimento adequado aos passageiros com mal-estar, irritação, indignação, entre outros, nos dias em que houve crise e baixa pontualidade?

10. Qual a relação objetiva entre militarização, salários dos controladores de vôo, atrasos e eventuais irregularidades nas obras da Infraero e a queda dos índices de pontualidade, a partir de novembro/2006?

11. Um dos argumentos para o suposto “apagão aéreo” é o da situação de stress diário por que passam os controladores, devido ao excesso de aviões que cada um tem que controlar, simultaneamente. O reduzido percentual de crescimento do movimento de aeronaves (pouso e decolagens), 2006 em relação a 2005, pode ter criado mais dificuldades para a operação dos controladores existentes?

12. A decisão quanto à quantidade de aviões a controlar, simultaneamente, por cada controlador é decisão deles ou superior? Caso seja deles, justificar porque controlam mais aeronaves do que o recomendável para evitar stress?

13. A ação dos controladores de vôo (operação padrão e paralisação) pode ter contribuído - muito, mais ou menos ou pouco - para a queda dos índices de pontualidade, a partir de novembro/2006?


* José Augusto Valente é secretário de Política Nacional de Transportes/MT

Brasil passará de devedor a credor da divida externa

O Brasil está próximo de deter um volume de reservas internacionais capaz de cobrir todo o estoque de US$ 176 bilhões da dívida externa. Ao atingir essa posição, o país vai ser considerado credor internacional pela comunidade financeira mundial, uma importante posição em termos de melhora de solvência das contas públicas.

As informações mais recentes do Banco Central indicam que o nível das reservas brasileiras estava em US$ 121,2 bilhões na última sexta-feira, dia 27 de abril.Uma informação importante é que, considerando apenas a dívida externa do setor público, o Brasil já é credor internacional.

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, esclarece que a dívida externa do setor público é de R$ 113 bilhões, inferior, portanto, ao atual volume de reservas internacionais. Falta, agora acumular reservas correspondente à dívida privada.

O acúmulo de reservas internacionais é um dos fatores que têm feito o risco-país despencar e bater recordes de baixa. À medida que o Brasil se aproxima da posição de credor internacional vai ficando mais difícil para as agências de classificação de risco negar a nota grau de investimento ao país.

As agências alegam que a despeito da melhora de vários dos indicadores de sustentabilidade das contas externas, o Brasil ainda possui uma dívida pública interna elevada. Esse passivo interno totaliza R$ 1 trilhão, montante correspondente a 45% do PIB.

(Luciana Otoni – repórter de economia da Santafé Idéias)

Mídia Conservadora Americana faz Campanha Contra Candidato Negro

Bill O'Reilly, âncora de extrema-direita, trata de um tema imaginário: a escravidão nos Estados Unidos."A escravidão é essencial para a saúde de uma economia agrária.

O sr. Lincoln não pode esquecer de onde vem as roupas que ele veste - algodão do Sul próspero", diria ele a respeito de Abraham Lincoln, segundo o pessoal do site UpCheer.com.


Tal é o extremismo da emissora do barão da mídia Rupert Murdoch.Murdoch, que ajudou a eleger George Bush presidente dos Estados Unidos, é o maior publisher em língua inglesa do mundo.Controla jornais, emissoras de rádio, tevê aberta, a cabo e via satélite.


Mídia em crise?Bom para Murdoch, que tem o caixa mais poderoso do ramo.Os principais jornais americanos perderam 2,1% de circulação média diária entre outubro do ano e março deste ano.É o quinto declínio consecutivo para os 745 jornais impressos auditados, segundo o Audit Circulation Bureau (ABC).As maiores perdas foram para os jornais regionais.O Dallas Morning News teve queda de 14,2%, o San Diego Union-Tribune 6,5% e o Miami Herald 5,5%.Já dois jornais de circulação nacional tiveram alta: o USA Today cresceu 0,2%.


Tem tiragem média diária de 2.280.000 exemplares.O Wall Street Journal cresceu 0,6%, atingindo 2.060.000 exemplares.Os jornais estão perdendo leitores principalmente para a internet, mas a queda de faturamento em publicidade impressa não é compensada pelos ganhos na rede de computadores.Os números foram divulgados no mesmo dia em que o barão da mídia Rupert Murdoch anunciou uma oferta de cerca de U$ 5 bilhões pela Dow Jones.


Se o negócio for fechado, Murdoch passará a controlar o The Wall Street Journal.Nos Estados Unidos, controla a Fox News, principal veículo de propaganda dos fundamentalistas republicanos.O mais recente "serviço sujo" da Fox tem sido o de atacar o senador negro Barack Obama, possível candidato democrata à presidência em 2008.


Ele é acusado pela emissora de ser "racista".Para atacar Obama a Fox utiliza porta-vozes conservadores - e negros.Na eleição de 2000, na Flórida, a vitória de George Bush foi garantida graças a um golpe eleitoral que impediu mais de 200 mil eleitores negros de votar.Desqüalificar um candidato negro é importante para os republicanos uma vez que, em 2008, Barack Obama pode trazer o apoio maciço da minoria para o Partido Democrata, como não se vê desde as campanhas de Jesse Jackson.Barack deve disputar a indicação do partido com a senadora Hillary Clinton.Pelos republicanos, os candidatos mais prováveis são o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, e o senador John McCain.


O incógnita da campanha é o ex-senador Al Gore.A crise no Iraque e o esfacelamento do governo Bush devem dificultar a campanha dos republicanos.Mas, nos Estados Unidos, nunca se sabe.


Um novo ataque terrorista pode mudar tudo, de véspera.Revelações recentes reforçam a idéia de que a campanha será um vale-tudo.Sabe-se agora que o presidente Bush, no período que antecedeu a invasão do Iraque, chegou a discutir com o primeiro-ministro britânico Tony Blair a possibilidade de despachar um avião espião com as cores da ONU para sobrevoar Bagdá.


A idéia era causar um incidente que justificasse uma intervenção estrangeira com a cobertura das Nações Unidas.Ou seja, o governo Bush é capaz de qualquer coisa, ainda que o presidente americano seja um cadáver político.Por via das dúvidas, a emissora de Murdoch já está em campanha.Em geral, mais de 90% dos eleitores negros votam em candidatos democratas.


Os ataques a Barack Obama tem o objetivo de enfraquecê-lo diante da minoria, abrindo espaço para que os republicanos conquistem ao menos parte dos votos dos negros.


No link abaixo fica o site de ativistas que fazem campanha contra a Fox:http://foxattacks.com/

Brasil e emergentes querem que países ricos assumam que poluem

O Brasil está fazendo um esforço diplomático juntamente com Índia, China e México para pressionar os países industrializados a reconhecer que historicamente eles poluíram mais do que as nações emergentes. A articulação está em andamento nesta quarta-feira durante o terceiro dia da conferência que vai definir a versão final da terceira parte do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU).Os quatro grandes emergentes querem incluir no texto oficial uma referência atribuindo aos países ricos responsabilidade pelo aquecimento global.

Mas ainda não há indícios de que as nações industrializadas vão concordar com esta menção. "A idéia é situar o fenômeno do aquecimento global em uma perspectiva histórica", disse um delegado do IPCC sob sigilo à BBC Brasil.Os participantes estão reunidos a portas fechadas e não têm permissão para conversar com a imprensa até a divulgação oficial do documento, na sexta-feira."Se o aquecimento global for compreendido como um processo irreversível é preciso colocar isso em uma perspectiva histórica e quantificar a responsabilidade que cada país tem neste processo", defendeu o delegado.

O texto faria menção à poluição causada no período anterior a 1974 e destacaria que alguns países industrializados foram responsáveis pelas emissões de carbono nesta época.RelatórioDelegados e cientistas de mais de 120 países estão reunidos a portas fechadas em Bancoc, na Tailândia para redigir um sumário de políticas que serão recomendadas a todos os membros da ONU.O sumário serve de base para o desenvolvimento de políticas domésticas de proteção ao meio-ambiente. O documento de Bancoc é a terceira parte de um extenso levantamento que estima a extensão do problema do aquecimento global e sugere soluções.

O texto que será divulgado na sexta-feira deve abordar maneiras de aliviar os efeitos do aquecimento global e esclarecer os custos e prazos para isso.A primeira parte do relatório anual foi divulgada em Paris em janeiro e concluiu que o fenômeno do aquecimento global é de fato causado pelo homem.A segunda parte abordou os impactos das mudanças climáticas e foi divulgado em Bruxelas no começo do mês.

Em novembro, os delegados devem se reunir novamente, desta vez em Valência na Espanha, para compilar as três partes do relatório em um documento final sintetizando as principais conclusões do IPCC.

30/04/2007

PPS entra com mandato de segurança para reaver vaga de Veloso na Câmara


Os partidos de oposição (DEM, PSDB e PPS) já decidiram que devem ingressar esta semana com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter o ato da Mesa Diretora da Câmara que recusou devolver aos partidos os mandatos dos deputados que trocaram de legenda este ano.

PSDB, DEM e PPS vão argumentar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que as legendas são detentoras dos mandatos parlamentares, por isso têm direito de convocar suplentes para substituir os deputados que saíram dos partidos.O presidente do PPS, Roberto Freire (PE), disse que o TSE legitimou o direito constitucional das legendas sobre os mandatos parlamentares. “Quem perdeu foi o partido, com a cooptação de deputados pelas legendas da base. Então o parlamentar não pode alegar que perderá o mandato, já que este não o pertence”, disse Freire.

O partido perdeu oito deputados este ano, que migraram para legendas da base aliada do governo, dentre eles o deputado Raimundo Veloso, que trocou o PPS pelo PMDB.

http://www.temperodabahia.blogspot.com/

Mídia brasileira promove seus projetos como se fosse partido político


Está acontecendo no Brasil algo que aconteceu na Venezuela.Com a oposição devastada nas urnas, a mídia assumiu o papel dos partidos políticos.

E passa a fazer campanha pela aprovação de seus projetos.Um amplo espaço é garantido a todos aqueles que concordam com tais projetos.Em nome de promovê-los, a mídia distorce e omite informações.Abandona a suposta objetividade jornalística.

Os chefetes se comportam como se tivessem sido eleitos por algum poder divino.Detonam quem não concorda com suas idéias alopradas.

Projetos que a mídia brasileira está bancando, com apoio dos indivíduos de sempre:

1. Redução da maioridade penal:Objetivo: satisfazer o desejo de sangue dos Jardins, Itaim, Higienópolis e de dois bairros do balnerário, Ipanema e Leblon. Não vai resolver nada, mas pelo menos assim essa gente fica com a sensação de que, agora sim, estamos livres da bandidagem. Até a próxima onda de ataques do PCC. Até eles se darem conta de que os bicheiros e bingueiros participam do tráfico de armas e de drogas. Sim, os bicheiros com os quais eles fazem acerto no Carnaval. Aqueles, que também compram juízes para produzir sentenças.

2. Derrubada do veto do presidente Lula à Emenda 3:Objetivo: remover qualquer ameaça à prática das empresas de comunicação de pagarem menos impostos através da contratação de empresas de uma pessoa, os PJs. Greves serão chamadas de "greves políticas", como se qualquer ato reinvidicatório não fosse político. O assunto será apresentado como tentativa do governo de prejudicar profissionais liberais.

3. Obrigatoriedade do diploma de Jornalismo:Objetivo: ao eliminar a obrigatoriedade, o pool de mão-de-obra disponível é multiplicado por 100 mil - com óbvias consequências para a média salarial. Outro truque são os famosos convênios com as faculdades de Jornalismo, que preparam mão-de-obra barata e fazem o delivery sem cobrar frete.

4. Reforma da "Previdência" e "trabalhista":Objetivo: qualquer coisa que sirva para reduzir os custos das empresas e retirar direitos trabalhistas eles topam. Também conhecido como A Segunda Morte de Getúlio. Eles não dirão a você que tanto a reforma da Previdência de Margaret Tatcher no Reino Unido quanto a do general Pinochet no Chile fracassaram. Vão falar num certo Custo Brasil - é isso o que os empregados são para eles, Custo Brasil. O Custo China é menor que o Custo Brasil, portanto não se surpreenda quando o seu emprego for exportado.

A lista está apenas começando.Publicado em 27 de abril de 2007 Esse tipo de "fenômeno" é uma praga, porque os jornais, emissoras de rádio e televisão simplesmente passam a suprimir o outro lado, como se ele não existisse.

Quando muito, oferecem um pequeno espaço a opiniões que diferem da endossada pelos patrões, enquanto a posição oficial merece manchetes e mais manchetes.

Nós - os leitores, telespectadores e ouvintes - estamos diante da versão neo-liberal do Pravda.

Ministra diz que desmatamento na Amazônia foi reduzido em 51% em 2 anos

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse há pouco que a principal contribuição do Brasil para o combate ao aquecimento global foi a redução do desmatamento da Amazônia em 51% nos últimos dois anos. De acordo com ela, esse fato representou a redução nas emissões de gás carbônico em 430 milhões de toneladas. Nos próximos anos, segundo a ministra, a principal contribuição brasileira será a produção de biocombustíveis. "O Brasil possui hoje 50 milhões de hectares de áreas agriculturáveis em repouso, que poderão ser usadas na produção de biocombustível. Para aumentar a produção, o País só precisa de três milhões de hectares", afirmou. Marina Silva participa de audiência pública nas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ela destacou ainda, na primeira gestão do governo Lula, a apreensão de 900 mil metros cúbicos de madeira retirada ilegalmente da floresta, a prisão de mais de 500 pessoas por crimes ambientais e o fechamento de cerca de 1,5 mil empresas envolvidas com atividades ilícitas na Amazônia. Energia Outros dados citados pela ministra dizem respeito à produção de energia no País. Segundo Marina Silva, 45% da matriz energértica brasileira é renovável, enquanto nos países desenvolvidos esse percentual é de 6%.

Por que o PT e os trabalhadores dizem não à Emenda 3


O governo federal anunciou nesta quarta-feira (25) que enviará na próxima semana ao Congresso um projeto de lei que substitui a controvertida Emenda 3, vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado.

Se essa emenda fosse sancionada, o governo perderia o poder de fiscalizar e coibir as ilegalidades cometidas por empresas na contratação de mão-de-obra sem o devido registro formal. O PT se soma aos grupos de trabalhadores que têm se manifestado contra a Emenda 3 e a favor da manutenção do veto do presidente Lula. A expectativa, agora, é que a base aliada consiga aprovar no Congresso o novo projeto do Executivo, derrotando os óbvios obstáculos que a oposição tentará impor. A proposta regulamenta o artigo 116 do Código Tributário Nacional, que trata da fiscalização dos auditores fiscais.

O novo projeto cria a "pessoa jurídica especial" — nome que se dará ao profissional que presta, principalmente, serviços intelectuais ou artísticos, por meio de firma individual, a outra empresa. Para contribuir ao debate, o Portal do PT abre um espaço em que compila artigos, notícias e esclarecimentos sobre o tema. Confira: O que é a Emenda 3? A Emenda 3, vetada pelo presidente Lula, proibia os auditores fiscais da Receita Federal de autuar ou fechar as empresas prestadoras de serviço constituídas por uma única pessoa, quando entendessem que a relação de prestação de serviços com uma outra empresa era, na verdade, uma relação trabalhista.

A emenda transferia para o Poder Judiciário a definição de vínculo empregatício, beneficiando profissionais liberais que atuam como pessoas jurídicas e as empresas que utilizam seus serviços, em substituição ao contrato de trabalho pela CLT. Na prática, a tal emenda inviabilizaria fiscalizações do MTE nos casos de trabalho escravo. Caso uma equipe de funcionários públicos encontre trabalhadores sem carteira assinada em uma fazenda, o empregador poderia simplesmente alegar que as pessoas ali não têm vínculo com ele. E só caberia à Justiça do Trabalho, caso algum empregado entrasse com uma ação judicial, definir quem tem razão: o empregador ou a equipe de fiscalização. Os auditores estariam impossibilitados de aplicar autos de infração, que hoje constituem um dos instrumentos mais importantes no combate à escravidão. Por que o veto presidencial? O presidente Lula vetou a Emenda 3 para proteger os trabalhadores e evitar a precarização do mercado de trabalho no país, uma vez que a proposta poderia abrir margem a que as empresas transformassem funcionários em pessoas jurídicas para se livrar de suas obrigações previstas nas leis trabalhistas.

Quem foi contra o veto à Emenda 3? Aqueles grupos interessados em burlar as leis trabalhistas. Empresas que contratam pessoas jurídicas corretamente não têm o que temer. Quem se utiliza do sistema pessoa jurídica para contratar verdadeiros empregados poderá, sim, ser autuado.

Recorde: IBGE aponta aumento de 7,7% na renda dos trabalhadores

A alta de 7,7% do rendimento médio real da população brasileira ocupada, registrada na comparação dos resultados de fevereiro de 2007 com igual mês de 2006, foi a maior já calculada desde 2002 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado surpreendeu os pesquisadores do órgão e foi o maior da série histórica, totalizando R$ 22,5 bilhões.

O gerente da Pesquisa Mensal de Empregos (PME), Cimar Azeredo, disse que o aumento recorde de 7,7% nos rendimentos da população ocupada ao ano nas seis maiores regiões metropolitanas do país , assim como a alta de 5% nos rendimentos na comparação entre março deste ano e março de 2006, "mostra um dado que a gente já esperava, mas que de certo modo suplantou a expectativa".

TV Band desmascara grupo Abril e revista Veja


A revista Veja que tem por capa a palavra BINGO (25/04/07), à página 91, publicou um aviso com o título “O Grupo Abril esclarece”. Afirma que são totalmente infundadas as acusações do Grupo Bandeirantes de Comunicação divulgadas em dezembro de 2006 e novamente na semana passada. Diz que vai à Justiça, atrás de indenização por prejuízo contra a "honra", entre outros. Espertamente, entretanto, não reproduz as acusações.


Fiquei curioso. Não sou propriamente o perfil de quem acompanha a TV Band. Pesquisei pra cacete na Internet. Não encontrei nada quer ferisse a "honra" do Grupo Abril. Pelo contrário. A revista Veja foi quem disparou uma campanha sórdida contra a TV Bandeirantes, com aquela história absurda de privilégios na área de publicidade, envolvendo até o filho de Lula.


A campanha foi encampada pela Folha de S. Paulo que criou uma manchete contra o Grupo Bandeirantes desmentida no próprio texto da matéria. É típico.A verdade é que o Grupo Abril vinha fazendo uma campanha de desmoralização do Grupo Bandeirantes. Recusou espaço para as respostas e o Grupo Bandeirantes passou a usar, obviamente, seus veículos de comunicação. No fundo,nada mais é que uma disputa concorrencial movida pela Editora Abril, sócia de um canal de TV (MTV) atingida pela programação da Play TV. Na verdade, uma agressão de grupos internacionais contra um grupo brasileiro, se isso tem alguma importância.A coisa pegou para o Grupo Abril e sua revista Veja. A revista Veja mente, mente, mente, contra tudo e contra todos e encontrou pela frente um adversário à altura.O que a TV Band comenta sobre o Grupo Abril?A Editora Abril foi acusada de possuir sócio fantasma na negociação que fez há um ano com o grupo (racista) sul-africano Naspers, que na época adquiriu 30% do capital da editora por mais de R$ 900 milhões. As reportagens, que foram exibidas na segunda-feira (16/04) e na terça-feira (17/04) no Jornal da Band, afirmam que a empresa brasileira MIH Brazil Participações, responsável pela negociação, não existe. Ou melhor, só existe no papel.


Procurados pelo P&M Online, a Band disse apenas que "as matérias são auto-explicativas e são veiculadas no Jornal da Band porque são de interesse público". Quem quiser que continue comprando a revista Veja. Aliás, neste mesmo número em que publica seu esperneio contra o Grupo Band, também publica uma excrescência jornalística, distorcendo e contando mentiras grosseiras contra a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT). Baixarias, só baixarias. Ana Júlia respondeu em carta que circulou na reunião recente do Diretório Nacional do PT. Quem leu a porcaria da revista Veja deve ler a carta no site do PT.

César Borges (PFL-BA) e Rodolfo Tourinho (PFL-BA) votaram a favor do bingo em 2004. Devem uma explicação à Bahia e ao Brasil.

Os “respeitáveis” senadores carlistas da Bahia – César Borges e Rodolfo Tourinho – votaram contra a Medida Provisória 168 em 5 de maio de 2004. A MP 168 enviada pelo presidente Lula ao Congresso propunha o fechamento dos bingos e o fim da jogatina.

Como a MP 168 foi derrotada pelos senadores, o escândalo do bingo só explodiu publicamente com a Operação Furacão que levou bicheiros, mafiosos e juízes corruptos à cadeia.Os "democratas" César Borges e Rodolfo Tourinho devem uma explicação à Bahia e ao Brasil. Por que protegeram criminosos?O que eles ganharam votando a favor do crime?Os dois senadores baianos, liderados do senador ACM, buscam desesperadamente envolver o Governo Lula no meio do escândalo. Mas, como? Se foi o presidente Lula que enviou ao Congresso a MP que acabaria com a jogatina? Mas, como? Se foi a Polícia Federal do Governo Lula que desarticulou a quadrilha? O site do jornalista Paulo Henrique Amorim publicou a relação dos 32 senadores que votaram contra a MP 168. De 66 senadores em plenário 31 votaram a favor e 3 se abstiveram.


Vê-se que nem todos defenderam o crime e a corrupção. Confira a relação do senadores que votaram contra a MP 168 que determinava o fechamento dos Bingos. Tem pefelistas, tem tucanos e tem até Heloisa Helena (PSOL). Não tem ninguém do PT nem do PCdoB.RELAÇÃO DOS 32 SENADORES QUE VOTARAM A FAVOR DO BINGO:


Aelton Freitas (PL-MG)Almeida Lima (PDT-SE)Álvaro Dias (PSDB-PR)Arthur Virgilio (PSDB-AM)Augusto Botelho (PDT-RR)Cesar Borges (PFL-BA)Demóstenes Torres (PFL-GO)Edison Lobão (PFL-MA)Eduardo Azeredo (PSDB-MG)Efraim Moraes (PFL-PB)Geraldo Mesquita (Bloco PSB/ AC)Gilberto Mestrinho (PMDB-AM)Heloisa Helena (Sem partido-AL)Heráclito Fortes (PFL-PI)Jefferson Peres (PDT-AM)João Alberto Souza (PMDB-MA)Jorge Bornhausen (PFL-SC)José Agripino (PFL-RN)José Jorge (PFL-PE)Leomar Quintanilha (PMDB-TO)Leonel Pavan (PSDB-SC)Lúcia Vânia (PSDB-GO)Mão Santa (PMDB-PI)Marco Maciel (PFL-PE)Marcos Guerra (PSDB-ES)Papaleo Paes (PMDB-AP)Paulo Octávio (PFL-DF)Reginaldo Duarte (PSDB-CE)Rodolpho Tourinho (PFL-BA)Sérgio Guerra (PSDB-PE)Tasso Jereissati (PSDB-CE)Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL)

LIGAÇÕES PERIGOSAS


1 - Deu até na Folha de São Paulo. O advogado Luiz Roberto Pardo, flagrado pela Operação Têmis, da Polícia Federal, criou uma rede de nove empresas fantasmas, cujas notas fiscais davam aparência de legalidade ao dinheiro usado na compra de sentenças judiciais que protegiam as máquinas de jogos de azar. Ele integrava uma organização criminosa que incluía juízes, advogados e empresários.

E quem defende o advogado Luis Roberto Pardo?Surpresa! Ninguém mais que o advogado do PSDB, Miguel Reale Jr., aquele que pregava o golpe do impeachment contra Lula em seu site, em nome da moralidade e da ética.

2 – O Ministério Público Federal descobriu que a contabilidade dos lucros do PCC com o tráfico de drogas, de dentro e de fora dos presídios paulistas, foi feita nos computadores da Secretaria de Administração das Penitenciárias (SAP) do governo paulista. Havia cópias com papel timbrado da secretaria do estado.E agora Alckmin, Serra, PSDB?