13/04/2007

"Estamos aniquilados", dizem tucanos sobre popularidade de Lula


Na semana em que duas pesquisas de opinião mostraram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com cerca de 50% de aprovação, o PSDB, principal partido da oposição, deu sinais de desânimo no Congresso.
"Estamos aniquilados", desabafou o deputado José Aníbal (PSDB-SP).

Mesmo em processo de obstrução às deliberações na Câmara há quase um mês, o PSDB e seus parceiros do DEM (ex-PFL) e PPS não conseguiram derrotar o governo em nenhuma votação este ano.

Enquanto isso, Lula vai consolidando uma coalizão de 11 partidos, que corresponde a 70% da Câmara. Num jantar com as principais lideranças do PMDB no país, na noite passada, o presidente sacramentou uma ampla e inédita aliança com o maior partido da base.

"A Câmara se transformou numa extensão do Executivo. Aqui se vota o que o governo quer", afirmou o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP).

Na terça-feira, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou sondagem realizada pelo instituto Sensus mostrando que Lula tem aprovação de 49,5% dos entrevistados. Em janeiro de 1999, logo após ser reeleito, o então presidente Fernando Henrique Cardoso obteve somente 32% de avaliação positiva, afetado por uma grave crise cambial.

Nesta quinta-feira, levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que Lula, apesar de ter caído 8 pontos percentuais em relação a dezembro de 2006, mantém aprovação de 49% dos entrevistados.
"As pesquisas refletem uma realidade que não podemos alterar neste momento. O PSDB terá de dialogar com setores da sociedade, manter sua coerência e aguardar que esta situação se modifique com o tempo", argumentou Madeira.

Ex-líderes durante o governo Fernando Henrique, Madeira e Aníbal reconhecem que o ex-presidente também montou maioria esmagadora no Congresso, mas acusam o governo Lula de utilizar sua força para travar mudanças.

"Nós utilizamos nossa maioria para promover reformas. Esse governo tem força mas não tem agenda", disse José Aníbal.

Os tucanos estão desconfortáveis também com o processo de obstrução comandado pelo DEM, para exigir a instalação da CPI do setor aéreo. O PSDB é autor do requerimento da CPI, que depende de decisão judicial para ser criada, mas os deputados avaliam que a imagem do partido está sendo associada, de forma negativa, ao atraso nas votações.

A pesquisa da CNT indicou que a repercussão negativa sobre os transtornos nos aeroportos não atinge Lula na intensidade que a oposição calculava. Segundo a sondagem, 82% dos entrevistados tomaram conhecimento da crise. Desse total, 25,8% responsabilizaram o governo federal pela crise.

Os controladores de vôo apareceram em segundo lugar no "ranking" de responsabilidade, apontados por 15,1%, seguidos das companhia aéreas, com 10,9%; da Aeronáutica, com 9,9%, e da Infraero, com 9,3% das menções.

"Dá até desânimo de fazer oposição", disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), uma das novas lideranças do partido.

Você já leu em algum jornal brasileiro essas palavras sobre o Presidente Lula e o Brasil?


O relatório da "The Economist" desta semana, deixa claro o Brasil vai melhor do que muitos supõem. Sinais de progresso são abundantes. A inflação está sob controle. O crescimento econômico está acelerando pouco a pouco e deverá chegar a 4,5% neste ano. As exportações dobraram desde 2003.

Os juros, embora ainda altos, estão em queda contínua. A dívida pública está mais administrável. As grandes desigualdades responsáveis pelo triste histórico do país estão sendo reduzidas: a distribuição de renda é menos desigual do que em qualquer momento nos últimos 25 anos e a pobreza caiu um terço desde o início da década de 1990.

Recentes recálculos estatísticos dizem que os pobres melhoraram de situação ainda mais do que se acreditava. Além disso, o Brasil é uma potência em ascensão no mundo. É um líder em combustíveis alternativos e, com sua floresta tropical, um protagonista crucial contra a mudança climática.

Essas melhorias se devem às políticas sociais do Presidente Lula, o Brasil distanciou-se firmemente da instabilidade política, hiperinflação e caos financeiro, aproximando-se de uma normalidade democrática. Em 2002, a eleição de Lula, um ex-metalúrgico que lidera o Partido dos Trabalhadores (PT), de esquerda, foi em si mesmo um sinal de transição; outra manifestação de transição foi a subseqüente decisão de Lula de manter a disciplina macroeconômica...Isso está no relatório da "The Economist" desta semana.

JOGAMOS A TOALHA?


publicado em: http://www.r2cpress.com.br/

Estava aqui lembrando do guerreiro Alisson Mendonça quando estava na tribuna “sapecando” no juízo do prefeito e de todos aqueles que caíam na sua unha.
Uma figura que despertou admiração, simpatia e confiança. Sim, CONFIANÇA, porque, invariavelmente, às suas mãos chegavam denúncias com a garantia de que, no plenário, o destemido petista cumpriria, em grande estilo, com o seu dever de cobrar, reclamar, exigir, reivindicar...
Lembra? Quando era anunciada sessão de uma ‘CEI qualquer da vida’ era a garantia de “casa cheia”. Como diziam: Hoje, Alisson vai tirar o escalpo de meio mundo...” E assim foi a trajetória do brilhante vereador ilheense. Um referencial que, certamente, espelhou muitos na maneira direta e franca de dizer sobre aquilo que era e estava errado. Esse, era o nosso grande Alisson até atingir o seu objetivo: A PRESIDÊNCIA DO LEGISLATIVO MUNICIPAL...
No dia da vitória, com o plenário ‘apinhado’, com gritos ALISSON! ALISSON! ALISSON!, por parte de admiradores e claque, o povo, cheio de esperança, viu naquele guerreiro a salvação para os desmandos do Executivo. Os dias de irresponsabilidade administrativa do prefeito de Ilhéus estavam contados. Um novo tempo estava surgindo. Era ALISSON quem estava assumindo a condição de presidente dos fiscais, dos representantes do povo etc etc etc ...
Alguns poucos meses se passaram. O guerreiro ficava até altas horas em seu gabinete tomando ‘pé da situação’. Demos o crédito para essa ‘arrumação’.
Muitos ilheenses estavam imaginando que o tal silêncio era para montar as estratégias de ação para um ‘bote’ certeiro nas pretensões do prefeito de Ilhéus - ele quer - transformar a cidade num enorme ponto comercial. Que o tal silêncio seria uma espécie de “isca” para, no contrapé, entregar, solenemente, o senhor Valderico ao MINISTÉRIO PÚBLICO com um dossiê completo. Assim era o desejo do então vereador ALISSON, mas, não o que estamos assistindo do presidente MENDONÇA.
A sociedade ilheense assistiu incrédula, doação de verba para sindicato limpar a área do prefeito e, agora, mais recentemente, a Câmara, presidida por MENDONÇA, topa uma parada esquisitíssima de bancar uma desapropriação no mínimo imoral. E o pior: dizem que o imóvel foi acertado por R$800.000,00 e que, pasmem, de repente virou R$1.600.000,00 de 10 vezes ... um ou outro vereador não entrou nessa imoralidade mas, de nada adiantou. Foram vencidos, atropelados etc.
É perfeitamente aceitável o descontentamento e ou questionamento da sociedade quando quer saber se existem opositores, de verdade, na Câmara de Ilhéus.
Claro que é pertinente, se tudo que o prefeito manda é aprovado, se tem CEI disso ou daquilo pra despachar o prefeito do palácio e, como num passe de mágica, ‘evaporam’ e, de roldão, as esperanças do já desacreditado povo de Ilhéus. Está errado. Mas vai continuar errado porque o compromisso de defesa do povo, das suas esperanças e necessidades são substituídas pela ‘política do se dar bem’ que é mais rentável e pode abastar por 4 pouquíssimos anos um edil de "BOA ÍNDOLE".
Essa coisa de olhar nos olhos do eleitor, dos filhos, da guerra incessante por moralidade vai, aos poucos, se transformando numa enorme piada que os ilheenses, com cara de palhaço, são obrigados (não tem jeito mesmo) a tudo assistir.
As próximas eleições se aproximam. Valderico, emplacado ou não, anda dizendo que vai concorrer à reeleição.
Não será surpresa se ele escolher - ou acertar para vice - um dos seus mais ferrenhos perseguidores no Legislativo atual.
Quem viver, verá ...
Quem será?
FAÇAM AS SUAS APOSTAS SENHORES. AFINAL DE CONTAS TUDO ISSO MAIS PARECE UM JOGO. OU É?

12/04/2007

Sem álcool e sem ética


A deputada Ângela Souza, acaba de demonstrar através de duas atitudes distintas, qual será a linha de seu mandato.

Primeiro, ao propor a criação de um dia sem álcool através de lei estadual, ou seja, um dia em que todos os baianos não poderiam consumir nem um tipo de bebida alcoolizada.

Pela brilhante idéia da deputada, nos cidadãos livres e crescidinhos, teríamos que aceitar mais uma ingerência estatal em nossas vidas, desta vez para o nosso “próprio bem”.

Tem políticos e autoridades, que se sentem donos da verdade e tutores dos cidadãos, não entenderam ainda que em uma sociedade democrática e livre, as pessoas é que devem decidir o que querem, como querem e quando querem, claro que respeitando os direitos dos outros; Por isso mesmo a responsabilidade por nossos atos é nossa.
Em uma sociedade livre as ações e conseqüências destas, são imputadas aos adultos, maiores e por isso mesmo responsáveis.

Querer criar uma lei que proíba, impeça ou interfira no livre direito do cidadão, é tipicamente uma postura de quem tem saudades da ditadura, e não entende nada de democracia.

A segunda atitude da deputada sem álcool é o que pode se chamar de completa falta de ética; Nos últimos dias, diversa pessoa tem se dirigido ao escritório da deputada, em Ilhéus, solicitando “apoio” ou um “empurrãozinho” no concurso de seleção publica para a Secretaria de Educação do Estado, que esta para ser realizado. A bem treinada assessora da deputada, anota o nome do candidato, e avisa; A deputada vai entregar seu nome ao governador Wagner, se você não passar, com certeza foi o pessoal do PT de Ilhéus, que não deixou você entrar. Pode?

Avaliação do Governo Lula bate recorde: 63% dos brasileiros aprovam o desempenho de Lula

postado em: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/


Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira mostrou que o governo Lula registra a maior popularidade desde 2003. Do total de entrevistados, 49,5% fazem uma avaliação positiva do governo Lula, enquanto apenas 14,6% fazem uma avaliação negativa.


O desempenho é regular para 34,3%. O índice positivo é o maior desde maio de 2003, quando o governo obteve uma avaliação positiva de 51,6% dos entrevistados. Na época, apenas 7,2% disseram achar o governo negativo enquanto 35,7% disseram ser regular.


A avaliação deste mês fica atrás também da pesquisa realizada em janeiro de 2003, quando o governo obteve avaliação positiva de 56,6% dos entrevistados; negativa de 2,3% e regular de 17,7%.Comparando com a última pesquisa CNT/Sensus, a avaliação do governo melhorou mais de 5 pontos percentuais. Em agosto de 2006, 43,6% avaliaram o governo como positivo; 15,6% como negativo e 39,5% como regular.CarismaEm relação ao desempenho pessoal do presidente, a pesquisa calcula que o desempenho pessoal do presidente é o maior desde fevereiro de 2005.


Do total dos entrevistados agora, 63,7% disseram aprovar o desempenho do presidente, enquanto 28,2% desaprovam; 8,2% não souberam responder. Em agosto de 2006, data da última pesquisa, 59,3% aprovaram o desempenho pessoal do presidente e 32,2% desaprovaram. Não responderam 8,3%.Para o diretor da Sensus, Ricardo Guedes, a avaliação pessoal de Lula é maior do que a do governo porque o presidente é um líder carismático.Já a aceitação do governo ficou em 49,5%.


Quase 15% dos entrevistados acham o governo ruim ou péssimo e 34,3%, regular. Esta aprovação é a maior do Presidente desde janeiro de 2003 (quando Lula tomou posse). Na época, o índice apontava 56,6%. Antes a aprovação mais elevada havia sido em agosto de 2003, com 48,3%. Veja a íntegra da pesquisa


Expectativa

A expectativa do governo Lula para os próximos quatro anos é positiva. Para 54,8% dos entrevistados, o segundo mandato vai ser melhor que o primeiro. Já 19,6% acreditam que vai piorar. O segundo mandato será igual ao primeiro para 18,7%. Não souberam responder 6,9%.A pesquisa foi realizada em 24 Estados, com 2 mil entrevistados, entre 2 e 6 de abril. A margem de erro é 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo. Leia mais aqui

Tucanos irritados com Lista de Furnas. Vejam porquê

postado em: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/



Finalmente encontrei alguém de peso para me ajudar desvendar a Lista de Furnas; O Repórter da TV Globo Luiz Carlos Azenha. Hoje em seu site, Azenha publica com o titulo "Helena Sthephanowitz quer explicações: alguém travou a investigação da lista de Furnas"?. Leia mais aqui em VI O MUNDO.


O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Jutahy Magalhães Júnior (BA) ficou muito irritado com o Parecer Técnico da Polícia Federal,(veja os novos documentos periciados pela PF aqui) que comprovou a autenticidade da Lista de Furnas, com base em denúncias de remessa ilegal de dinheiro ao exterior não comprovadas.


Por que o deputado Jutahy Júnior se irritou tanto? Não defende a ética na política?Uma consulta à Lista de Furnas revela o porquê da irritação. Ele próprio, Jutahy, está na lista como tendo se beneficiado de R$ 270 mil. Seu desafeto na Bahia, deputado João Almeida está na lista como tendo recebido R$ 75 mil. José Serra (PSDB) está na lista (R$ 7 milhões); Geraldo Alckmin (R$ 9,3 milhões); Aécio Neves (R$ 5,5 milhões), Eduardo Azeredo (R$ 550 mil).


Tem mais. Dos 156 políticos relacionados, 43 são do PSDB e estes teriam se beneficiado com um total de R$ 4 milhões 625 mil.A lista é autêntica,(aqui e aqui) a assinatura confere. Pela ética na política Jutahy, que é um homem sério, deveria saudar a competência da Polícia Federal.


Afinal, tudo deve ser investigado. Não há nenhuma justificativa para que não se peça uma CPI da lista de Furnas. Estão com medo do quê?

CPI da Nossa (?) Caixa pode revelar alguns segredos da mídia de aluguel


Agora que se discute a instalação da CPI da Nossa Caixa, em São Paulo, é importante relembrar os fatos que deram origem ao requerimento.Foi o repórter Frederico Vasconcelos, da Folha de S. Paulo, que escreveu - antes da eleição presidencial:“O governo Geraldo Alckmin (PSDB) direcionou recursos da Nossa Caixa para favorecer jornais, revistas e programas de rádio e televisão mantidos ou indicados por deputados da base aliada na Assembléia Legislativa.



Documentos obtidos pela Folha confirmam que o Palácio dos Bandeirantes interferiu para beneficiar com anúncios e patrocínios os deputados estaduais Wagner Salustiano (PSDB), Geraldo "Bispo Gê" Tenuta (PTB), Afanázio Jazadji (PFL), Vaz de Lima (PSDB) e Edson Ferrarini (PTB).A cúpula palaciana pressionou o banco oficial para patrocinar eventos da Rede Vida e da Rede Aleluia de Rádio. Autorizou a veiculação de anúncios mensais na revista "Primeira Leitura", publicação criada por Luiz Carlos Mendonça de Barros, ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso.Ele é cotado para assessorar Alckmin na área econômica. Recentemente, a Quest Investimentos, empresa de Mendonça de Barros, foi escolhida para gerir um novo fundo da Nossa Caixa.



O banho de ética anunciado pelo candidato tucano à Presidência da República torna-se uma ducha de água fria com o resultado de uma auditoria na área de publicidade da Nossa Caixa, que revela o descontrole nas contas, e com a investigação, pelo Ministério Público do Estado, a partir de denúncia anônima, sobre o uso político-partidário do banco oficial.Entre setembro de 2003 e julho de 2005, as agências de propaganda Full Jazz Comunicação e Propaganda Ltda. e Colucci Propaganda Ltda. continuaram prestando serviços sem amparo legal, pois o banco não renovara os contratos, conforme a Folha revelou em reportagem de dezembro último.



O caso está sendo apurado pelo promotor de Justiça da Cidadania Sérgio Turra Sobrane.Ao analisar 278 pagamentos às duas agências no período em que operaram sem contrato - no total de R$ 25 milhões-, a auditoria interna apontou irregularidades em 255 operações (91,73%).Não foram localizados documentos autorizando pagamentos que somavam R$ 5,1 milhões. Em 35% dos casos, não havia comprovantes da realização dos serviços. Em 62,23%, os pagamentos não respeitaram o prazo mínimo legal de 30 dias. O patrocínio de campanhas de marketing direto era autorizado verbalmente.A responsabilidade por esses pagamentos é atribuída ao ex-gerente de marketing Jaime de Castro Júnior, 48, ex-auditor do banco, com 28 anos de casa.



Ele admitiu ter liberado pagamentos em valores acima dos limites que podia autorizar e, a partir de 2002, sem ter procuração para tal."Reafirmo que assumi a responsabilidade pela liberação dos pagamentos, dados sua urgência e os interesses da instituição", afirmou à comissão de sindicância.Ele foi demitido por justa causa, em dezembro, pelo presidente do banco, Carlos Eduardo Monteiro, sob a acusação de "mau procedimento", "desídia" e "indisciplina". O ex-presidente do banco Valdery Frota de Albuquerque também foi responsabilizado (...).”

Pesquisa CNT/Sensus: 88,8% dos brasileiros não confiam na mídia

Quando uma nova pesquisa é divulgada, cada um escolhe os números que quer destacar, de acordo com suas conveniências políticas.

Apesar da aprovação pessoal do Presidente Lula ter crescido, assim como a aprovação do governo dele, assistimos hoje a um festival de manchetes NEGATIVAS baseadas nos mesmos números.

O Jornal do Commercio, de Pernambuco, em sua edição online, destacou:"Governo é responsável pela crise aérea, aponta CNT/Sensus"Diz o texto:" O governo federal foi apontado como o principal responsável pela crise aérea no País.

Pesquisa CNT-Sensus mostra essa constatação para 21,2% dos entrevistados.Tomando por base apenas os entrevistados que tiveram contato com o assunto (acompanham ou ouviram falar), esse número sobe para 25,8%.Os controladores de vôo e as companhias aéreas foram apontados como os responsáveis pela crise por 12,4% e 9%, respectivamente, do total de entrevistados.
A Aeronáutica e a Infraero aparecem logo depois, com 8,1% e 7,6%, respectivamente.
Entre os entrevistados que tiveram contato com o assunto, os controladores ficaram em segundo com 15,1%.
As companhias aéreas aparecem em terceiro, com 10,9%, a Aeronáutica com 9,9% e a Infraero com 9,3%."O título é enganoso.
Na verdade, do total de entrevistados, só 21,2% culparam o governo Lula.Ou, levando em conta o total de entrevistados: 78,8% dos brasileiros não atribuem a crise aérea ao governo federal.
Quer saber mais? Clique


09/04/2007

Valderico quer usar verba pública para o seu imóvel


pode ser lido em: www.aregião.com.br


Que seria comprado pela prefeitura, segundo denúncia do vereador Marcus Paiva. Ele está preocupado com a desapropriação de uma garagem da empresa do prefeito de Ilhéus.


De acordo com Paiva, Valderico Reis está disposto a usar R$ 1,6 milhão do município na transação, que terá entre os beneficiados ele próprio. Segundo o vereador, o prefeito tem dito abertamente que vai fechar a negociação com ou sem aprovação da Câmara.


"Ele tem afirmado que não precisa enviar nenhum projeto à Câmara porque não precisa da aprovação dos vereadores para concretizar a desapropriação da garagem". Para ele, o prefeito vem confundido o que é público com suas propriedades particulares.


"Ele acha que pode tirar o dinheiro da Prefeitura de Ilhéus para comprar um imóvel que o tem entre os sócios. Valderico acha que está acima da lei, que pode fazer o que bem entende com o dinheiro do contribuinte", reclama Marcus Paiva.


Ele afirma que o próprio Valderico é sócio da empresa, o que o impede de fechar qualquer negócio com o município. "O prefeito está advogando em causa própria. Ou seja, o dinheiro vai sair dos cofres públicos direto para o bolso dele".


O vereador afirma que há informações de que o prefeito está tentando adquirir o imóvel para transferir o centro administrativo do centro da cidade para a Avenida Itabuna.


"Isso é mais uma demonstração de descaso de Valderico Reis com Ilhéus, pois o prédio do Palácio Paranaguá faz parte do patrimônio e da história do município".


A construção do atual prédio do Palácio Paranaguá foi iniciada em dezembro de 1907 após a demolição do colégio "Casa Nossa Senhora do Socorro". O prédio, estilo neoclássico, começou a ser erguido durante a administração do coronel Domingos Adami de Sá.


Ao longo dos anos, o imóvel passou por várias reformas, mas manteve conservada a arquitetura original. No interior estão expostos móveis, quadros, esculturas conservadas, pertencentes ao patrimônio municipal.


"Mesmo com toda essa riqueza histórica e cultural, o prefeito quer abandonar o prédio, mostrando que não tem nenhum respeito pelo povo e pela história de Ilhéus". O prédio do Palácio do Paranaguá fica na Praça J.J. Seabra e o nome é uma homenagem ao Marquês de Paranaguá. O conjunto arquitetônico traz em parte de suas fachadas esculturas que traduzem a força da sociedade da época.


Antes de abrigar o centro administrativo, no local funcionou a Câmara de Vereadores, a cadeia pública e um quartel. O artista italiano Orestes Sarcelli foi o responsável pelos serviços de pintura.
Prefeito quer se beneficiar com a "doação" de dinheiro para a compra de um terreno para o Sindicato dos Taxistas de Ilhéus, que tentam construir uma sede própria.
O vereador Marcus Paiva afirma que por trás da boa vontade do prefeito Valderico Reis em enviar um projeto para a Câmara de Vereadores propondo a doação de R$ 30 mil para os taxistas existem outros interesses.
O vereador diz que não é contra a desapropriação ou doação de recursos para que os taxistas construam uma sede, mas não pode apoiar a forma como Valderico Reis vem manobrando para retirar os profissionais do terreno que fica na Avenida Itabuna. "Recebi informações de que ele quer doar o dinheiro pela prefietura para os taxistas comprarem o terreno que pertence a ele".
De acordo com o vereador, o projeto foi retirado da pauta de votações da Câmara Municipal depois que ele denunciou a esperteza de Reis. "A matéria chegou a ser aprovada na Comissão de Justiça. O prefeito quer parecer bonzinho, mas na verdade está preocupado com o que vai ganhar com a doação" suspeita.
O terreno ocupado hoje pelos taxistas fica ao lado de um posto de combustíveis que seria de Valderico Reis. O imóvel seria desapropriado em mais uma transação suspeita do governo municipal. "Uma prática muito comum neste governo.
Os indícios de irregularidades são tão fortes que eles retiram o projeto de pauta". Segundo Paiva, os taxistas são pessoas sérias, trabalhadoras e não estão bem informados das manobras feitas pelo prefeito. "Se o prefeito realmente tivesse interesse de ajudar os taxistas, teria agido de forma transparente. Não podemos aceitar que o dinheiro do contribuinte de Ilhéus seja mal utilizado".

Nariz para cima




Nem os aliados de Alisson Mendonça aguentam mais a arrogância do presidente da Câmara de Ilhéus. Primeiro foi Zerinaldo, que entregou o belo cargo de primeiro secretário de tanta raiva...


Na quarta foi a vez de Marcos Paiva, e olha que era um dos maiores aliados do neo-ditador Alisson. Tem mais: o vice presidente Zé Neguinho também vai entregar o cargo para se afastar dele.


Pelo jeito, o grupo de Alisson vai ser reduzido a ele mesmo, o assessor de imprensa e sócio em seu jornal Ed Camargo, e sua agência de propaganda, a Vilanova Advertáizis Cômpani Incorporêits.


Esta briga na câmara de vereadores de Ilhéus, esta fazendo merda para todo lado, quem ouve apenas parte do que os ex-membros da mesa falam do presidente, fica completamente assustado.

Basta dizer que um deles tem relatado a “amigos” os detalhes da eleição do presidente, quando, segundo o mesmo, foi gasto “cento e cinqüenta mil argumentos” para convencer três vereadores a votar a favor.

Tem ministério publico que é cego e surdo de nascença, tem policia federal que quer da uma de cega, tem...


PSB promove encontro com Lídici e Leonelli dia 13

Por: www.eticailheus.com.br



Com uma interessante agenda de atividades programada para próxima sexta-feira (13/04), o PSB de Ilhéus vem se preparando para a visita da deputada federal e atual presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Lídice da Mata e do Secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli. Entre as atividades propostas, está um encontro com representantes sindicais, dos movimentos afro, gay, indígena, profissionais liberais e empresários.

O trade regional também terá oportunidade de conversar com os representantes do Turismo na Bahia e no Brasil, sobre as questões relativas ao setor em Ilhéus e Costa do Cacau. A tarde, acontecerá o ato de filiação na Câmara Municipal, onde o vereador Alcides Kruschewsky abonará sua ficha.

BOLSA FAMÍLIA REDUZ A DESIGUALDADE DE RENDA EM 10%


O pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Gabriel Ulyssea disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta segunda-feira, dia 09, que o Bolsa Família reduz em 10% a desigualdade de renda no Brasil (aguarde o áudio).

Ulyssea disse que o Bolsa Família é a demonstração de como melhorou o direcionamento dos programas sociais no Brasil. E isso, segundo ele, contribui para diminuir a desigualdade de renda entre os trabalhadores brasileiros.

O coeficiente de Gini do Brasil, que na década passada estava acima de 0.6, está hoje no menor valor dos últimos 30 anos (0.566). O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade social.

Gabriel Ulyssea disse que o Bolsa Família tem a vantagem de focar na criança e só liberar os recursos para as família que mantiver os filhos na escola. Isso, segundo ele, mostra que o programa não estimula a preguiça.

Segundo Ulyssea, o Bolsa Família também não pode ser visto como um programa que “vicia” o pobre e meramente assistencialista. Ele disse que é assistencial porque distribui dinheiro aos mais pobres, mas cobra uma contrapartida, que é manter os filhos na escola. Por isso, o bolsa Família não é assistencialista ou “viciante”.

Ulyssea fez mestrado com bolsa do Governo e vai fazer doutorado com bolsa do Governo. Ele disse que não se considera “assistencializado” ou “viciado”.

Ulyssea discorda também da tese de que o Bolsa Família tem um impacto negativo sobre a oferta de trabalho. Ele disse que se o programa tira uma mãe do mercado de trabalho para cuidar de seus filhos por uma renda de R$ 95,00 (que é o valor máximo do benefício) não tem impacto tão negativo.

“Esse tipo de redução da oferta, eu não acho que seja necessariamente ruim. Tira mão de obra extremamente barata e muito ou nada qualificada e colocando ela mais perto das crianças. Isso pode ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento dessas crianças”, disse Ulyssea.

Os estudos sobre a diminuição da desigualdade de renda no Brasil estão num livro que o IPEA vai lançar na próxima sexta-feira, dia 13. O livro “Desigualdade de Renda – Uma Análise da Queda Recente” é organizado pelos economistas Ricardo Paes de Barros, Gabriel Ulyssea e Miguel Foguel.

TCU condena 16 ex-prefeitos do sul da Bahia

publicado em www.aregião.com.br



Em 15 meses, determina a devolução de R$ 2.353.000 aos cofres públicos e aplica multa de mais de R$ 60 mil por desvio de dinheiro dos ministérios da Providência Social, Saúde e Meio Ambiente. De acordo com dados do Tribunal de Contas da União, por causa da corrupção a maior parte dos recursos deixou de ser aplicada na compra de material didático, ações de combate à dengue e em cursos de capacitação de professores.


Entre janeiro do ano passado e o dia 4 deste mês foram 18 condenações de ex-prefeitos do sul e extremo sul da Bahia que cometeram irregularidades com o dinheiro público.


Entre os políticos punidos pelo TCU, 12 são da região cacaueira, sendo que o ex-prefeito Ubatã, Almenísio Braga Lopes, até quarta-feira era o último a receber a sentença.


Por não ter prestado contas dos recursos federais repassados ao município pelo Ministério do Meio Ambiente, Almenísio Braga foi condenado a devolver R$ 387.159,29, valor atualizado.


A verba deveria ser destinada ao Sistema de Esgotamento Sanitário - projeto de despoluição dos recursos hídricos, com tratamento do Rio de Contas. O ex-prefeito também foi multado em R$ 7 mil e recebeu prazo de 15 dias para comprovar o recolhimento.


Sumiço de dinheiro Os ex-prefeitos de Gongogi, Wanzirval Pinheiro Simões e Jaldo Batista, deixaram de prestar conta dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


O dinheiro deveria ser destinado à construção de uma escola no município mas, segundo o relatório do TCU, Simões entregou o cargo quatro dias após a transferência dos recursos e alegou que os valores recebidos continuaram na conta do convênio.


Contudo, seu sucessor, Jaldo Batista Souza, afirmou que ao assumir a prefeitura os recursos não estavam mais disponíveis. Eles não apresentaram documentos que provassem as afirmações e foram condenados a devolver R$ 40.857,54 e multados em R$ 4 mil.


Outro punido por causa por irregularidades foi ex-prefeito de Gandu, Antonio Carlos Farias Nunes, que deixou de prestar contas de valores repassados pelo FNDE para compra de material didático. Ele foi condenado a devolver R$ 278.450,57 e multado em R$ 3 mil.


A lista de políticos condenados no sul da Bahia nos últimos meses inclui dois ex-prefeitos de Floresta Azul, além de Marcelo Hlavnicka, de Camamu; Fábio Pitanga, de Barro Preto; Nery Pereira Batista,de Santa Maria da Vitória, José Alves de Araújo, de Itapitanga, e Jediael Veiga Moraes, de Ibicuí.


Entre outras irregularidades, eles deixaram de construir creches para crianças, comprar material didático e gênero alimentar para merenda de alunos, e pagar curso de capacitação para professores. Por isso, foram condenados a devolver mais de R$ 520 mil aos cofres públicos. Todos ainda podem recorrer da decisão.


O problema é que, na maioria das vezes, o prefeito ou ex-prefeito condenado não devolve as verbas nem paga as multas. O TCU não toma providências quanto a isso e as condenações acabam resultando inócuas.