25/05/2007

MÍDIA DISTORCE A VERDADE EXPOSTA PELA NAVALHA


A Operação Navalha está permitindo ver, a quem tem olhos, como o discurso moralista da oposição tucano-pefelê é falso. O líder do PFL no Senado, José Agripino (DEM-RN), agora acha que quando a Polícia Federal está investigando um escândalo, não é preciso abrir CPI. E ACM considerou R$ 20 mil "insignificantes", no que tange o envolvimento de seu sobrinho e deputado federal Paulo Magalhães (DEM-BA) no esquema de corrupção desvendado pela Polícia Federal.
Enquanto isso, a mídia tucana tenta fazer prevalecer a teoria de que a oposição quer investigar o produto da Operação Navalha e o governo Lula, não quer. Será que essa teoria cola na opinião pública? Será que há gente tão ignorante, despreparada, descerebrada, manipulável ao ponto de não perceber que se o governo federal não quisesse combater a corrupção, bastaria substituir Paulo Lacerda e Antonio Fernando de Souza, respectivamente, no comando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal?

A sociedade brasileira, pela zilionézima vez, está sendo posta à prova pela mídia. Já perdi a conta de quantas vezes os meios de comunicação tentaram vender esse tipo de teoria, de que o país está assistindo aumento da corrupção e não maior combate a ela. Até aqui não vinha dando certo.

Apesar de muita gente não saber como funcionam as instituições deste país, a maioria intui o que está acontecendo. Ninguém de bom senso que viva há mais de quatro anos no Brasil acredita que tudo o que as operações da PF e do MPF vêm mostrando começou quando Lula chegou ao poder. E só quem sofre de amnésia galopante é capaz de não lembrar que antes de Lula chegar ao poder a PF e o MPF não tinham nem um por cento do ímpeto investigativo que têm hoje.

A mídia e a oposição tucano-pefelista vêm perdendo várias apostas contra o brasileiro comum. Posso me enganar, mas acho que perderão mais esta. A teoria midiática é praticamente impossível de ser comprada por alguém mentalmente sadio.

Não consigo entender por que razão a mídia insiste nessa estratégia. Até há pouco eu achava que era para manter alimentada a matilha hidrófoba que quer voltar ao tempo em que a direita fazia deste país um puteiro e toda corrupção ficava muito bem escondidinha, sobretudo pela própria mídia. Mas de uns tempos para cá comecei a notar o descrédito em que os meios de comunicação estão mergulhando e, assim sendo, entendo cada vez menos suas razões para persistirem em práticas que atentam contra eles mesmos.

Gostaria de receber dos leitores opiniões sobre por que a mídia insiste numa estratégia comprovadamente ineficaz. Preciso entender porque ela acha que daria certo agora se não deu nem no auge da artilharia anti-Lula, quando muitos que percebiam que havia algo errado nem tinham coragem de se manifestar. Se você quiser me ajudar oferecendo alguma explicação, ficarei eternamente agradecido.

(Escrito por Eduardo Guimarães).

GOVERNO E ESTUDANTES NÃO ENTRAM EM ACORDO


Um grupo que representa os etudantes que ocupam a reitoria da USP há mais de duas semanas se reuniram nesta quinta-feira, dia 24, com o Secretário de Justiça do Estado, Luiz Antônio Marrey. Não houve acordo na reunião e os estudantes decidiram manter o protesto. Uma nova reunião entre o Secretário Marrey e os estudantes foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 28 (clique aqui para ver o vídeo).


Os estudantes fazem greve contra as medidas do Governador José Serra que, segundo eles, tiram a autonomia da universidade. O movimento ganhou apoio dos funcionários e professores da USP, que também entraram em greve.


Nesta quinta-feira, o secretário-adjunto do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo, Marco Antônio Rodrigues, disse por telefone ao Conversa Afiada que 70% dos funcionários da USP já aderiram à greve da categoria. A USP tem 15 mil funcionários em todo o Estado (clique aqui para ver o vídeo).


Os trabalhadores decidiram, em uma assembléia realizada nesta quinta-feira, manter a greve por tempo indeterminado. 800 pessoas participaram da assembléia que aconteceu em frente à reitoria da USP (clique aqui para ver o vídeo).

Resistência


A greve atinge todas as unidades da universidade espalhadas pelo Estado de São Paulo. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da universidade, apenas os funcionários do Hospital Universitário não aderiram à greve.


Nesta quinta-feira, o juiz Edson Ferreira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, negou na manhã desta quinta-feira o pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo para adiar a reintegração de posse na reitoria da USP.


A expectativa é que nesta quinta-feira a polícia cumpra a reintegração de posse e retire os cerca de 200 estudantes e funcionários da USP que estão acampados na reitoria da universidade há mais de duas semanas.


Os estudantes da USP disseram à reportagem do Conversa Afiada que, independente da decisão da Justiça, não vão deixar a reitoria. O prazo que a universidade deu para os estudantes deixarem o prédio termina hoje (clique aqui para ver o vídeo).


Claudiomar Brandão, membro do Conselho Diretor da Prefeitura do Campus da USP, disse que a Justiça trabalha a favor do governo. “A Justiça não entendeu nossa luta, mas nós vamos permanecer aqui”, disse Brandão.


“É uma pena que o Judiciário não tenha prorrogado prazo, que não tenha entendido que a gente precisa negociar com a reitoria, porque é com a reitoria que a gente vai renegociar”, disse o estudante Carlos Gimenes, da comissão de comunicação.
Os estudantes e funcionários disseram que vão continuar na reitoria da USP, independente da decisão da Justiça.

Motivos


Professores, estudantes e funcionários da USP protestam contra medidas do governo que, segundo eles, tirariam a autonomia da universidade. Ao todo, 10 mil pessoas protestaram contra o Governador José Serra na Avenida Paulista nesta quarta-feira, dia 23.


O Secretário de Ensino Superior do Estado, José Aristodemo Pinotti, disse em entrevista ao Conversa Afiada que as medidas não tiram a autonomia. Segundo Pinotti, não há nenhuma perda de liberdade ou apropriação de recursos pelo Governo do Estado (clique aqui para ver o vídeo).


A Polícia Militar informou por telefone ao Conversa Afiada que não há nenhuma programação para que a Tropa de Choque cumpra a reintegração de posse na reitoria de USP. A PM também não tem nenhuma nova reunião marcada com os estudantes ou com a reitoria da USP nesta quinta-feira. A PM disse também "que está preparada para qualquer eventualidade".

RCTV já vai tarde - e que sirva de exemplo

A TV Viomundo oferece a você vídeos imperdíveis da Venezuela.O meu preferido é o que foi ao ar no dia seguinte ao golpe que tirou Hugo Chávez do poder."Jornalistas", "comentaristas" e golpistas contam como tudo aconteceu, na maior cara-de-pau, sem saber que Chávez voltaria ao Palácio Miraflores horas depois.

A emissora golpista RCTV sai do ar no próximo domingo.

Eu tinha lá minhas restrições ao processo, mas diante do que tenho visto na mídia corporativa agora digo que a emissora golpista já vai tarde.

Fazer oposição a um governo é uma coisa.

Fazer campanha para derrubá-lo é outra.E durante seis anos.Que sirva de exemplo para os barões da mídia de todo o continente, que usam concessões públicas para extorquir favores de governos.


Napoléon Bravo, "jornalista" da RCTV - o grisalho - foi co-partícipe do golpe.Foi na casa dele a gravação do vídeo de um general que pediu a renúncia de Chávez, levando o presidente venezuelano a permanecer em Caracas - era esse o objetivo dos golpistas.

Será que ele fez isso sem que o dono da RCTV soubesse?Até domingo a mídia brasileira vai chorar lágrimas de crocodilo pela RCTV, repetindo as mentiras, omitindo informações, deturpando fatos.E os observadores da imprensa?"Esta decisão só pode ser vista como uma estratégia de controle e um abuso de poder", disse Ewald Scharfenberg, diretor do Instituto para Imprensa e Sociedade, em janeiro de 2007.

Ele foi ouvido por Deus e todo mundo sobre o caso RCTV.Se você é leitor regular deste site, sabe que o Viomundo desmascarou Scharfenberg aqui mesmo, revelando que o instituto dele recebeu pagamentos regulares de dinheiro público americano.E não foi o único.

Operação Octopus, origem da Operação Navalha


A Operação Navalha surgiu a partir de outra investigação da Polícia Federal (PF). É uma derivação da Operação Octopus, criada para desarticular um grupo de empresários baiano especializados em fraude à licitação, especialmente nas áreas de segurança privada, construção civil, ensino superior e na prestação de serviços gerais terceirizados.

Os alvos eram as ligações desses empresários, descobertas em novembro no ano passado, com policiais federais acusados de corrupção passiva, violação de sigilo funcional e prevaricação. Os policiais implicados, segundo o relatório de inteligência da PF, são: o ex-superintendente Regional de Polícia Federal no Ceará, João Bastista Paiva Santana; o ex-superintendente Regional de Polícia Federal em Sergipe Rubem Paula de Carvalho Patury Filho; o ex-superintendente Regional de Polícia Federal na Bahia Paulo Fernando Bezerra e o ex-delegado Regional Executivo na Bahia Antônio César Fernandes Nunes.

As ligações entre os dois grupos era de responsabilidade do advogado e policial federal aposentado Joel Almeida Lima e do lobista Francisco de Assis Borges Catelino.

A PF também aponta o agente federal Francisco Miguel Macedo Gonçalves como um facilitador de ações de contrabando no aeroporto de Salvador.

Foi colocada em campo uma operação com autorização da 2ª Vara Federal da Bahia, instância judicial que autorizou o monitoramento telefônico dos investigados e escuta nos gabinetes dos policiais federais.

No começo das buscas, a PF constatou que Joel Almeida também fazia escutas clandestinas para empresários. VAZAMENTOMas, quando começou a aprofundar as investigações, a Operação Octopus teve seus movimentos vazados assim que se aproximou dos policiais federais. Quando tudo parecia perdido, os investigadores se depararam com o dono da Gautama, Zuleido Veras.


Fonte: Site Congresso em Foco

Efeito Lula


Salário mínimo se aproxima da marca de US$ 200


Daniel Bramatti
Houve um tempo em que sindicatos faziam campanhas nacionais em defesa do salário mínimo de US$ 100. Candidatos a presidente eram acusados de populismo ao se comprometer com essa meta. Economistas alertavam para o risco de aumento do desemprego e de colapso nas contas públicas caso a marca fosse atingida. Foi-se a época. Nos últimos dias, o salário mínimo se aproximou da marca histórica de US$ 200 - no final da manhã desta quarta-feira, estava em US$ 195,67. A mudança de patamar foi rápida.

Há quatro anos, o senador Paulo Paim (PT-RS) ainda causava rebuliço no Congresso e no governo ao apresentar um projeto que estabelecia um mínimo equivalente a US$ 100 em 2004. De lá para cá, com a desvalorização do dólar e os aumentos reais do salário, a reivindicação ficou sem sentido. "Sempre disse que, quando chegássemos a US$ 100, o passo seguinte seria defender uma meta de US$ 200", disse Paim a Terra Magazine. O senador continua favorável à vinculação do salário ao dólar, apesar de ressalvar que a moeda norte-americana "não tem a estabilidade que nós gostaríamos". Agora, segundo ele, é preciso que o mínimo chegue a US$ 400 "para deixar de ser indecente".
A elevação do salário em dólar tem como principal combustível a valorização do real. Mas não são desprezíveis os ganhos reais da remuneração dos trabahadores desde o Plano Real. Em janeiro de 1995, quando tomou posse o então presidente Fernando Henrique Cardoso, o mínimo valia o equivalente a R$ 181 (em valores de hoje, corrigidos pelo INPC). Em dezembro de 2002, quando FHC deixou o governo, o valor chegava a R$ 257 - o ganho real foi de 42%. Da posse de Luiz Inácio Lula da Silva para cá, houve aumento real de mais 48%. Esses ganhos ficam mais claros quando comparados ao custo da cesta básica do Dieese (Departamento Intersindical de Economia e Estatística). Em janeiro de 1995, um trabalhador que ganhava salário mínimo na capital paulista precisava trabalhar quase 225 horas para comprar uma cesta básica. Em dezembro de 2002, uma cesta equivalia a cerca de 175 horas de trabalho.

No mês passado, a mesma quatidade de produtos podia ser adquirida com apenas 109 horas de trabalho. Para o Dieese, não faz sentido comparar o mínimo com o dólar. "O trabalhador compra o que precisa em reais, e não em dólar. Nada muda se o dólar cai", afirmou o economista José Maurício Soares, pesquisador da entidade. Mas foram os próprios sindicalistas que forçaram essa comparação ao adotar a meta de US$ 100 como bandeira. O presidente da CUT, Arthur Henrique, afirma que "uma determinada conjuntura" levou os sindicatos a "trabalhar com esse simbolismo dos 100 dólares". Essa conjuntura é a do período de alta inflação, quando um salário "dolarizado" era visto como garantia contra a perda de poder aquisitivo. Para o economista Marcio Pochman, da Unicamp, estudioso dos movimentos sindicais, não faz mais sentido usar o dólar como parâmetro, como se fazia na época do descontrole inflacionário.

Agora, com a estabilidade de preços, é a moeda norte-americana que ficou volátil, observou. Apesar dos ganhos do salário mínimo, em reais e em dólar, ainda falta muito para que ele volte aos patamares do final dos anos 50, quando tinha poder de compra muito maior.Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 1959 o mínimo chegou a valer o equivalente a quase R$ 600, em valores de hoje. Daí para a frente, anos de arrocho e corrosão inflacionária levaram o salário a seu piso histórico de R$ 119 (valor atualizado) em agosto de 1991. Para o Dieese, que usa outro índice de correção inflacionária, o mínimo era ainda maior em 1959: equivalia a mais de R$ 1.300. José Maurício Soares destaca que, naquele ano, um salário comprava 1.180 passagens de ônibus em São Paulo.

Hoje, para fazer o mesmo número de viagens, um trabalhador gastaria mais de seis salários - já levando em conta a remuneração mínima no Estado de São Paulo, de R$ 410, quase 8% superior ao piso nacional. Para o presidente da CUT, mais importante do que atingir a marca histórica de US$ 200 é a conquista de uma regra permanente de valorização real do mínimo. O governo apresentou como parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) um projeto que prevê a correção do mínimo, até 2023, pela inflação mais a variação percentual do PIB nos dois anos anteriores.

Manuela deve disputar a prefeitura



A deputada federal Manuela Dávila (PCdoB) está se preparando para concorrer à prefeitura de Porto Alegre no ano que vem. A líder estudantil comunista poderá enfrentar nas urnas o atual prefeito José Fogaça (PPS) e, possivelmente, o ex-ministro Olívio Dutra (PT), os deputados Vieira da Cunha (PDT) e Beto Albuquerque (PSB). Há quem aposte também na candidatura de Luciana Genro (PSOL).Para quem acha que os gaúchos jamais elegeriam uma mulher para a prefeitura, é bom lembrar que o estado é governado pela paulista Yeda Crusius (PSDB)...


24/05/2007

E disse Serra, esqueçam o que eu fui

Quando o grande líder e farol da humanidade FHC, uma espécie de Deus que caiu na terra por acaso, disse anos atrás que era melhor esquecer o que ele escreveu, colocou uma pedra fundamental na filosofia política dos tucanos.

Desde então, ser tucano implica em viver só o presente, o passado, como o nome diz é coisa do passado, serve pra que?

Nesta linha de pensamento, o vice Deus José Serra, já esqueceu e quer que você também esqueça que ele foi líder estudantil, presidente da UNE e jovem revolucionário. Afinal, ele mesmo esqueceu e os eleitores de São Paulo também que Serra tinha assinado um documento, jurando não deixar a prefeitura da cidade para ser candidato a governador, lembra? Então esqueça.

Neste momento, milhares de jovens universitários, professores e trabalhadores das três universidades estaduais do estado, estão em greve e amotinados na reitoria da USP, prontos para resistir a policia do aminético ex-revolucionário.

A invasão da USP pela PM paulista, se acontecer nas próximas horas como previsto, nivela Serra aos seus algozes de 68.

Perante a historia, Serra vai fazer o que somente a ditadura militar fez, por a policia dentro de universidade.

Para os que sabem das coisas, isso se chama barbárie.

Como diz Azenha, em seu excelente artigo publicado ontem no blog vi o mundo, (link ao lado) Serra é do tempo do pente flamengo, da caneta bic e do lenço no bolso. A moçada que promete resistir na USP usa a Internet e manda ver em suas articulações cibernéticas, tem apoio e simpatia da população, como a juventude de Serra sempre teve.

Nesta maluquice, da qual pensávamos todos ser coisa do passado, ou de ditadores, sou mais a moçada new revolucionaria e interconectada da USP, é pagar para ver.

Depois desta quem sabe o eleitor paulista esqueça Serra de vez.

“zuleiriana”


Por aí

Começa a crescer nos bastidores um ti-ti-ti de que uma das partes censuradas do inquérito da Polícia Federal sobre a Gautama tem tudo a ver com São Paulo. E não é com quem está no poder agora.

Uma lista de mimos

A lista apreendida pela PF na Gautama de Salvador tem quatro páginas e mais de cem nomes de autoridades dos três Poderes que teriam recebido presentes. Agora, ela será investigada pela Procuradoria Geral da República, atrás de indícios de contrapartidas aos “mimos” - como definiu o ministro Tarso Genro.

Na lista de cortesias, em poder do chefe do Ministério Público Federal e da PF, apareceram os nomes dos senadores Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), Tadeu Filipelli (PMDB-DF), Delcídio Amaral (PT-MS), Romeu Tuma (DEM-SP), Joaquim Roriz (PMDB-DF) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que é presidente do Senado. A relação faz menção também ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), e aos deputados José Carlos Machado (DEM-AL) e Paulo Magalhães (DEM-BA). Há também um “Gilmar Mendes”, mas o Ministério Público diz não se trata do ministro vice-presidente do Supremo Tribunal Federal .
A empreiteira Gautama funcionava como uma espécie de assessoria direta para deputados, senadores e empresas que percorriam os gabinetes da Esplanada dos Ministérios atrás de dinheiro do governo federal para obras públicas nos estados e municípios. A revelação está no depoimento do superintendente de produtos da Caixa Econômica Federal, Flávio Pin, dado no dia 21 à ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela preside o inquérito que investiga as fraudes apuradas pela Operação Navalha, da Polícia Federal.

Política

Não se poderia esperar outra coisa, senão a degenerescência da política brasileira. O Orçamento da República está servindo para cobrir ânsias de partidos políticos, comandados por empreiteiras sedentas de poder e lucros fáceis. A esperança é a Justiça punir os corruptos e corruptores. Assim, o país poderá crescer sem influências daninhas à moral, com a recuperação dos bons costumes.

23/05/2007

Ilhéus e a lei de Newton


Segundo Isaac Newton, toda ação corresponde a uma reação igual e em sentido contrario, o que pouca gente sabe ou entende, é que estas reações não se limitam a universo físico, ela se aplica também à vida pessoal e social de todas os homens em qualquer sociedade e em qualquer tempo. A historia é cheia destes exemplos.

Passada a ressaca moral que a cidade viveu, a pergunta que mais se faz ou se ouve no momento é - “Afinal quem botou este homem na prefeitura?”

Como pode uma cidade que esta próxima dos quinhentos anos, se deixar levar por um grupo empresarial ligado ao transporte coletivo se tornar governo?

Os ilheense, não só estão cabisbaixos como também perplexo, afinal, este não é só o pior governo da historia desta cidade (e olha que tem historia), o que existe ai, nem se quer chega a ser um governo, o que Ilhéus vive hoje é a triste realidade de ter uma quadrilha estalada na sede do poder com a única e inequívoca intenção de ser “armar”.

Eleito por trinta mil ilheenses irresponsáveis que, entre outros quatro nomes de cidadãos respeitados e moralmente inatingíveis (Dr. Ruy, Ângela, Soane Nazaré e Magno Lavinig), preferiram votar em um empresário enrolado, imoral e pilantra.

É bom lembrar, que Valderico nunca mentiu (durante a eleição) nem mesmo escondeu suas reais intenções para quando fosse prefeito, (recuperar suas empresas de ônibus) toda Ilhéus, isso mesmo toda a cidade, sabia quem era Valderico, todos sabiam que este senhor nunca respeitou ninguém, nem funcionários de suas empresas, nem meninas pobres da periferia, nem vereadores, aliais, estes há muito tempo que ele já comprava em troca de aumento nas passagens de ônibus. Ele nunca respeitou nem mesmo a própria família. Ou você (ilheense) não sabia disso?

Mas porque ele foi eleito? Porque encontrou trinta mil pessoas (30% do eleitorado da cidade e 12% da população) dispostos a confiar no diabo. Não condeno a parte pobre e marginalizada da população que, enraivecida com o governo desastroso e incompetente de Jabes Ribeiro, resolveu vingar-se do alcaide de plantão, elegendo aquele que ele chamava de inimigo.

Os grandes culpados (palavra feia em ?), são exatamente a parte mais esclarecida e economicamente ativa da comunidade, são aqueles a quem os sociólogos chamam de elite do cacau, um bando de urubus falidos e oportunistas, que moram nos bairros de classe alta da cidade (é claro que existe exceções), derramou em massa seus votos nele, nestes bairros, Valderico ganhou em todas as urnas e ganhou muito bem.

Hoje, é difícil encontrar quem admite que votou nele, são todos santos, os arrependidos vivem se lamentando ou cinicamente cobrando da parte organizada e politizada da sociedade a cassação do prefeito que eles legitimaram.


Tem mais duas personagens que também devem esclarecimentos à população, um juiz que ninguém ouviu mais falar nada, foi capaz de legalizar uma candidatura que nasceu ilegal e terminou imoral. Para quem já esqueceu e tem gente que esquece rápido, a candidatura de Valderico, foi registrada com o vice de um partido que não estava na coligação dele. Pode?
Pior que isso, o vice, que substituiu o irregular, foi registrado na justiça eleitoral a menos de vinte e quatro horas do pleito. Isso mesmo, o atual vice-prefeito de Ilhéus entrou na chapa às oito horas da manha da véspera, o nome dele se quer constava na cédula eletrônica. Mesmo assim achou um juiz para legalizar tudo.

Outro personagem que tem muita responsabilidade na eleição de Val (só para os íntimos, lá ele. Hahaha), é o ex-prefeito, ex-esquerda, ex-carlista, ex-tucano e ex-candidato derrotado nas ultimas eleições, Jabes Ribeiro. O farol da humanidade na versão grapiuna, professor de Deus para os mais chegados, sabia que era odiado por quase oitenta por cento da população em dois mil e quatro; Por isso mesmo, ia para os rádios e dizia que Valderico era seu inimigo, com isso, sabia ele, o eleitor passional e desinformado, massa de manobra em outras tantas eleições, descarregaria sua fúria elegendo o “inimigo”. Estratégia velha de guerra, conhecida como terra arrasada.


A idéia do ex-professor de física na juventude, era simples, Valderico vai destruir Ilhéus, então o resto é com Newton e as leis da física.

A primeira parte da estratégia dele já deu certo, Ilhéus esta destruída.




Quando a hipocrisia vira uma doença


Veja a definição para hipocrisia que pode ser encontrada na wikipédia a maior enciclopédia do mundo na Internet.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.
A palavra deriva do
latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.
Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

Com base nesta definição você consegue identificar algum órgão da imprensa que se classifica no exemplo?

Pois bem, esta a realidade de quase a totalidade de nossa imprensa, agora mesmo o “famoso” assessor de imprensa do não menos famoso Collo de Mello, foi pego com a mão na massa. Não é que o Cláudio Humberto foi pego pela navalhada da Policia Federal.

O dialogo que segue foi travado entre Cláudio Humberto e o Zuleido Veras.

Zuleido: Cláudio?

Humberto: É.

Zuleido: Parabéns, tá?

Humberto: Ficou bom?

Zuleido: Muito bom.

Humberto: Você não imagina a choradeira, viu?

Zuleido: Foi (risos).

Humberto: Rapaz, mas foi pela madrugada.

Zuleido: A hora que bateu na internet, foi?

Humberto: Foi. Rapaz, a coisa é mais grave. O cara tá lá comprando ministros, foi expulso de uma sala. Eu dei a coisa mais amena possível.

Zuleido: Aquela frase final foi terrível.

Humberto: É bom porque constrange, né?

Zuleido: Tá bom, meu amigo.

Parabéns, obrigado.

Humberto: Às suas ordens, viu?"

Um dos críticos mais ácidos do governo Lula, conhecido por denunciar e não provar, alem de fazer ataques pessoais a diversas autoridades, Humberto é uma destas personagens mau cheirosas e gelatinosa que dominam a mídia nacional. Foi pego agora fazendo um serviço para Zuleido, denegrindo o ex-socio do empresario.

Mesmo aqui em nossa terrinha, a hipocrisia é algo muito comum, quem não conhece a disseminada pratica “jornalística” de “bater” em fulano ou em beltrano? Quantas vezes temos ouvido certos radialistas e jornalistas fazer um “trabalho” para um ou outro político? Agredindo muitas vezes pelo lado moral alguém que é alvo político do “patrocinador”?

Recentemente, fui surpreendido por um radialista local reclamando que só recebe duzentos reais para não falar mal de uma certa instituição publica, pior, foi ouvir do mesmo que fulano (deu todos os nomes) recebe tanto e beltrano tanto.

Entre os exemplos citados, confirmou um que até pela exibição externa de riqueza, já dava para notar. – Ele (disse o reclamante) tem recebido de diversas fontes, comentou inclusive que o dito cujo esta agora com dificuldades para saber a quem servir, já que um dos “patrocinadores” resolveu brigar com o outro.

A hipocrisia é uma doença, não é um problema de saúde publica, é na verdade um problema de falta de caráter mesmo.

Como vemos o Cláudio Humberto, é só parte do grande ice-berg que é nossa imprensa, quase toda vendida, parcial e comprometida.

Governo Lula vai lançar o PAC do cacau


O governo federal, através do Ministério da Agricultura acaba de divulgar o documento final do Plano Executivo Para Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado da Bahia. O chamado PAC do Cacau.

O Documento, elaborado pelo grupo de trabalho que foi instituído pelo Governo Federal será agora fruto de avaliação final e posterior aprovação pelo ministério e gabinete da presidência da republica.

Após a aprovação, será definido o órgão gestor do plano e disponibilidades de verbas no orçamento ou mesmo aprovações de novas rubricas orçamentárias, alem da realização de seminários para debates e divulgação do plano.

Com esta iniciativa o governo Lula, demonstra que não brinca em serviço nem faz de conta. Os agricultores regionais deve lembrar muito bem da visita que FHC fez na CEPLAC há alguns anos atrás, ao lado de ACM, prometeram e juraram amor a região, assinaram um punhado de papel e o resultado esta ai, nada aconteceu na região, o buraco ficou maior e a cacauicultura bateu no fundo do poço.

Sou testemunha do esforço que foi feito para convencer o presidente Lula fazer uma visita à região durante a ultima campanha eleitoral, todas as tentativas foram frustradas, motivo? O próprio presidente disse aos interlocutores que o convidará, “Não vou ao sul da Bahia prometer o que não posso cumprir como fez FHC e ACM, vamos estudar quais saídas existem para a região e quando pudermos propor algo de concreto eu mesmo vou lá levar”.

Seja bem vindo Lula, esta é a diferença entre o político que promete e o que faz!

Veja aqui com a ajuda do r2cpress a integra do documento.

http://www.r2cpress.com.br/textos/mapa01.pdf


STF desmascara justificativa para prisão de Caetano.


O prefeito de Camaçari, Luis Caetano, teve pedido de Habeas Corpus aceito pelo ministro Gilmar Mendes, no final da noite desta terça-feira (22).


A decisão do STF confirma as suspeitas deste Blog, da imprensa sadia e da grande maioria da população de Camaçari: a prisão de Caetano não passou de uma grande armação com propósitos que ainda serão revelados. A motivação que levou a ministra Eliana Calmon a jogar o prefeito de Camaçari entre os "corrompidos" pela Gautama teria sido uma conversa gravada pela Polícia Federal em que funcionários da prefeitura negociavam contratos de obras que beneficiariam a empreiteira. No meio da conversa, citam o nome de Caetano.


O Correio da Bahia fez estardalhaço dessas conversas na edição de hoje em sua primeira página. E o fato, qual é? O ministro Gilmar Mendes foi taxativo em sua decisão em favor de Caetano. "um elemento que me parece decisivo corresponde ao fato de que tais menções não imputam necessariamente a prática de atos delituosos à pessoa do Prefeito", ponderou o ministro, que conclui: Caetano "teve contra si ato judicial que não indicou fatos concretos que, ao menos em tese, associam-se ao investigado e que justificariam a prisão preventiva nos termos do art. 312 do CPP".


Leia a decisão publicada no site do STF (clique aqui) e confirme voce mesmo: Caetano não tem nada a ver com as irregularidades da Gautama e a sua prisão foi arbitrária, ilegal e com propósitos excusos. O Povo de Camaçari apostou na inocência do seu líder e venceu. As raposas sedentas derrotas por Caetano vão se recolher às suas tocas. Agora é preparar a festa para a volta do prefeito!

22/05/2007

É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA”



Um estudo da Tendências Consultoria conclui que a economia brasileira vive o seu melhor momento da história. A economista da Tendências, Ana Carla Abraão Costa, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta terça-feira, dia 22, que os indicadores mostram uma conjuntura favorável.

“É verdade. A gente, analisando todos os indicadores econômicos relevantes, o que se percebe, o que se observa, é justamente um contexto, uma conjuntura, muito favorável e uma conjuntura inédita em termos de situação econômica do país”, disse Ana Carla.

Os indicadores que o estudo da Tendências Consultoria considerou são: juro real, balança comercial, taxa de câmbio, vulnerabilidade externa, demanda, dados de comércio e produção. “Todos eles apontam para uma situação muito positiva em termos de consumo, em termos de demanda, em termos de oferta e principalmente em termos de perspectivas no médio prazo e até no longo prazo, se a gente tiver a continuidade de reformas que a gente teve nos últimos anos”, disse Ana Carla.

Ana Carla disse que “a situação econômica mais favorável, juros mais baixos e câmbio mais baixo vão forçar novas reformas, porque as ineficiências ficam mais claras”. Ou seja, a pressão do crescimento econômico deve gerar as reformas trabalhista e da Previdência, além de investimentos em infra-estrutura.

Segundo Ana Carla, do ponto de vista institucional, o Brasil está melhor que Rússia, Índia e China (países que, com o Brasil, compõem o BRIC). “Começa pela parte institucional. Estamos institucionalmente muito mais avançados do que os BRIC’s”, disse Ana Carla.

Ana Carla disse que o que pode dar errado é, “do ponto de vista fiscal, o Brasil não conseguir ajustar a economia para permitir redução de carga tributária e do custo Brasil de forma mais significativa”.

A entrevista com Ana Clara, esta no blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, para ler clique abaixo.

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/433001-433500/433422/433422_1.html

Prefeito de Camaçari é vitima de erros grosseiros da Federal

Investi uma tarde inteira, lendo e relendo os documentos da Policia Federal relativos ao indiciamento e prisão de Luiz Caetano, prefeito de Camaçari.

Sou daqueles que torço por ver todos na cadeia, corruptos, trambiqueiros e principalmente políticos que roubam dinheiro publico.

Acredito na seriedade da Policia Federal, como também no compromisso do governo Lula com a liberdade de trabalho e investigação que a policia desfruta hoje, diferente do passado, em outros governos, quando o ministro da justiça ingeria e geria a federal contra ou a favor de seus interesses.

É muito estranho ou eu não entendo nada disso, mas é impossível fazer uma ligação entre causa e efeito, nas linhas e entrelinhas das dezenas de paginas e documentos gerados pela investigação.

Nem a Gautama, realiza obra nem uma em Camaçari nem o prefeito assina ou assinou nada com a empresa, como aliais, tenta o tempo todo o pessoal da empreiteira.

O fato mais importante é que não existe uma obra se quer da empresa em Camaçari.

Nos documentos, existem os relatos de um telefonema entre Veras e Caetano, o prefeito, que estava em uma agencia de publicidade, recebe um telefonema do empresário solicitando um encontro, ele marca na própria agencia. Pelo lido e relido, nada mais que isso pode ser imputado a Caetano, um encontro em uma agencia de publicidade.

As ligações do secretario de obras e de seus assessores, solicitando convites a Guatama para um camarote no carnaval, em nem um momento envolve o nome do prefeito, que inclusive não foi ao camarote.

Se a Federal não tem nada mais que isso para prender Caetano, pode-se imaginar que todo nos, inclusive eu e você estamos sujeitos a sermos presos pela Federa a qualquer momento.

Para nos ilheenses, estas noticias soam ainda mais estranhas, aqui, que tem sede da Policia Federal e tudo mais, o prefeito vem roubando de forma aberta, descarada e acintosa há três anos, a Federal, nada, nem apuração; quem sabe tem uns grampos por ai e Valderico nem sabe, será?

Wagner pensou que o barco era alugado. Não era.


Fonte: Site Conversa Afiada - Paulo Henrique Amorim


WAGNER PENSOU QUE O BARCO FOSSE ALUGADO A Operação Navalha da Polícia (Republicana) Federal revelou que o Governador da Bahia, Jacques Wagner, do PT, e a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também do PT, saíram num passeio no barco de Zuleido Veras, o dono da empreiteira Gautama (ainda preso).


Rousseff informou oficialmente ao Conversa Afiada que recebeu a informação de que se tratava de um barco alugado. Ela confirma que passeou com o Governador Wagner e familiares dele.


O Conversa Afiada procurou por toda a tarde o Governador Jacques Wagner, para saber o que ele tinha a esclarecer sobre o passeio.Às 18h desta segunda-feira, dia 21, o coordenador de comunicação do Governo do Estado da Bahia, Robinson Almeida, esclareceu:O governador da Bahia, Jacques Wagner, queria fazer um passeio de barco e pediu a um amigo da família, Guilherme Sodré, para conseguir esse barco.


Guilherme, que é ex-marido da atual esposa de Wagner, conseguiu o barco, mas o governador não sabia como. Na semana passada, enquanto Wagner estava em viagem à Argentina, a Revista Veja procurou a Ministra Dilma Rousseff para saber a origem do barco. Wagner ligou, então, para Guilherme para saber como ele conseguiu o barco.


Guilherme disse que o barco havia sido alugado. Wagner disse, então, à Dilma Rousseff que o barco foi alugado. Quando o Governador voltou da Argentina, na última sexta-feira, conversou pessoalmente com Guilherme e ele voltou atrás e disse que o barco não era alugado, mas emprestado. E mentiu para não desagradar o governador.

Parabéns Rabat


Enquanto nossa cidade ainda vive uma ressaca moral, ou imoral, como queiram. Pelo menos uma boa noticia merece ser comemorada, a marca conseguida ontem pelo site, r2cpress, trinta milhões de acesso é um fenômeno, coloca o site entre os maiores do Brasil.

Com isso Rabat, o idealizador, produtor, jornalista e batedor de falta, prova que em nossa cidade tem gente capaz de realizar grandes projetos e chagar ao sucesso, sem sair daqui nem importar “estrangeiros” de minas.

A grande lição que Rabat nos ensina, esta na democracia e pluralidade de seu site, na qualidade das informações e no espaço aberto a todas opiniões e todos os pensamentos.

21/05/2007

Navalha, uma tsunami política pode vir por ai

O mundo político foi virado de cabeça para baixo, as investigações da Policia Federal que até agora resultou na prisão de inúmeras pessoas ligadas a empresas, governos e ao parlamento, é só o inicio de um terremoto que promete mudar o cenário da política brasileira nos próximos dias.

A julgar pelo que já se pode ver e ler na Internet, somado as informações de bastidores, pode-se afirmar que a coisa é muito pior e maior do que o que esta aparecendo por enquanto.

Diversos documentos das investigações levadas a cabo pela federal, estão disponíveis em diversos sites na Internet.

De posse de uma lista apreendida no escritório da Guatamo em Salvador, a Policia Federal poderá a qualquer momento divulgar novos nomes.

Segundo o Ministro da Justiça Tasso Genro, poderá ocorrer mais prisões hoje ou amanhã.

O clima no Congresso Nacional e tenso. Até o momento, nem um partido se posicionou de forma oficial, mas lideranças de alguns deles já falam em CPI das empreiteiras.

PF diz que Gautama corrompeu delegado


Aberta para investigar agentes da Polícia Federal, a Operação Navalha detonou um forme esquema de desvios de recursos públicos, liderado pelo dono da Construtora Gautama, Zuleido Veras. Além desbaratar a quadrilha que envolve políticos nordestinos, a 'Navalha' chegou a de delegados e agentes da Polícia Federal que eram corrompidos pelo esquema da Gautama.


Entre os nomes está o delegado licenciado Rubem Paulo de Carvalho Patury Filho. Membros da PF vazaram informações do serviço de contra-inteligência e outros se safaram, mas Rubem Patury foi flagrado nas investigações conduzidas pelos delegados Andrea Tsuruta e Antônio de Pádua Cavalcanti.


Apesar do vazamento de informações do serviço de contra-inteligência, o relatório diz que "foi possível, no entanto, manter-se a investigação com relação ao empresário ZULEIDO SOARES DE VERAS, o qual, por intermédio de JOEL DE ALMEIDA e FRANCISCO CATELINO, corrompeu o então Superintendente Regional em Sergipe, DPF RUBEM PATURY FILHO".Patury e os demais delegados, dentre eles Paulo Bezerra, são acusados de envolvimento em esquema de contrabando e corrupção patrocinados pelo dono da Gautama.


Eles teriam cometido crimes como corrupção passiva, violação de sigilo funcional e prevaricação para ajudar o esquema de Zuleido, de acordo com o relatório.Patury ficou em Sergipe até meados do ano passado, quando afastou-se do cargo para concorrer a deputado estadual pelo PSB de Tocantins, estado de onde também foi superintendente regional. Hoje, ele está ocupando o cargo de procurador-geral do município de Ilhéus.As investigações não são conclusivas, falam em indícios contra Patury e os demais.


Mas o documento cita que “como era de se esperar, a notícia da existência de uma investigação foi difundida a outros investigados, como Rubem Patury e Paulo Bezerra, fazendo com que os mesmos ficassem em alerta”.


Navalha na Carne


O blog Pimenta na Moqueca, acaba de informar que um funcionário graúdo da Policia Federal, que estava afastado da corporação e trabalhando no Sul da Bahia, acaba de ser preso pela operação navalha.

Maiores informações em breve...

http://www.pimentanamuqueca.blogspot.com/

O ouro puro que não foi manchete


Postado por Luiz Weis
A manchete da Folha deste domingo é o tipo da notícia "cachorro morde homem":


"Guatama é suspeita em licitação de R$ 1,6 bi".


Nada contra, em princípio. È o assunto quente dos últimos dias, desde que a Polícia Federal mostrou quem e onde foi cortado pela Operação Navalha.


Mais eis que o leitor bate os olhos na metade de baixo da página, depois da dobra, topa com um título em duas colunas, "Economia do país nunca esteve tão bem, diz estudo" e se põe a ler:
"O Brasil vive o melhor momento econômico de sua história, superior ao chamado milagre econômico dos anos 70, diz estudo da Tendências".


E fica boquiaberto.


Ele está diante do tipo da notícia "homem morde cachorro" - meio caminho andado para ser alçada ao topo da página, sem falar da gritante importância do assunto em si.


A notícia é inusitada - daí o "homem morde cachorro", porque o principal sócio da Tendências Consultoria não é outro se não o ex-ministro da Fazenda, crítico duro e obsessivo do governo Lula, economista Maílson da Nobrega, que escreve aos domingos no Estado.


Não é todo dia que um jornal põe as mãos em mercadoria dessa qualidade e procedência - ouro puro, como se diz ou se dizia nas redações. Tanto que a Folha o esparramou por boa parte de quatro das dez páginas do seu caderno Dinheiro.


O jornal, naturalmente, ouviu quem torce o nariz para o trabalho da Tendências e usou no sub-título da matéria principal do pacote a expressão "estudo controverso e contestado", explicando no texto de abertura:


"Evidentemente, muitos economistas e empresários discordam da tese [da inigualável situação da economia nacional]. Apontam a alta carga tributária, a necessidade de reformas e carências estruturais como impedimentos para uma expansão sustentável."


Exemplo desses "muitos economistas" é outro ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser-Pereira. Diz:


"Estamos fracassando miseravelmente há 27 anos. Estamos ficando para trás, para trás e para trás, e faço questão de dizer três vezes, para que não haja sombra de dúvidas."
Na outra ponta, a mais vigorosa declaração é do empresário Luiz Largman, diretor da Construtora Cyrela:


"Se o pessoal da Tendências estiver errado é porque eles estão sendo conservadores."
Se isso não vale manchete, não sei mais o que a palavra significa.

Publicado em

A PF deve explicações


Inquestionável a importância e o efeito positivo que provoca sobre o país ações como esta navalha, levada a cabo pela Policia Federal, na semana passada.

Infelizmente, nem tudo neste caso merece elogios, pior, ao que parece a Federal deve explicações, ou como entender que, apesar de terem gravações e imagens comprometendo o deputado Paulo Magalhães, sua prissão não foi pedida junto com os outros?

A verdade é que este senhor Zuleido Veras, é amigo de ACM e um dos sócios da famosa OAS, uma das empresas mais “intima” da família ACM na Bahia.

Hoje, somente hoje, segunda-feira dia 21 de maio, que veio a publico a gravação feita pela PF na mesma operação, envolvendo o deputado Paulo Magalhães, sobrinho e liderado político de ACM.


Ao que tudo indica a informação só esta vindo a publico, porque foi vazada por outras fontes da Federal.

Paulo Magalhães, segundo as gravações da PF teria recebido do funcionário Florêncio Vieira no dia 04 de maio, a quantia de vinte mil reais, no mesmo dia o deputado ligou para o dono da Guatamo, Zuleido Veras, segundo a policia o chefe da quadrilha, confirmando o recebimento.

A duvida existe exatamente ai; Porque que, de posse de gravações telefônicas e imagens que incriminam o deputado Paulo Magalhães, a Federal não pediu a sua prisão?

Em contrapartida, pediu a prisão de Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, sob a suspeita de ter recebido convites (o prefeito afirma que não compareceu) para um camarote no carnaval, alem de um passeio de lancha pela baia de Todos os Santos.

Tem algo mais que aviões de carreira entre o céu e a terra.