25/05/2007

GOVERNO E ESTUDANTES NÃO ENTRAM EM ACORDO


Um grupo que representa os etudantes que ocupam a reitoria da USP há mais de duas semanas se reuniram nesta quinta-feira, dia 24, com o Secretário de Justiça do Estado, Luiz Antônio Marrey. Não houve acordo na reunião e os estudantes decidiram manter o protesto. Uma nova reunião entre o Secretário Marrey e os estudantes foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 28 (clique aqui para ver o vídeo).


Os estudantes fazem greve contra as medidas do Governador José Serra que, segundo eles, tiram a autonomia da universidade. O movimento ganhou apoio dos funcionários e professores da USP, que também entraram em greve.


Nesta quinta-feira, o secretário-adjunto do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo, Marco Antônio Rodrigues, disse por telefone ao Conversa Afiada que 70% dos funcionários da USP já aderiram à greve da categoria. A USP tem 15 mil funcionários em todo o Estado (clique aqui para ver o vídeo).


Os trabalhadores decidiram, em uma assembléia realizada nesta quinta-feira, manter a greve por tempo indeterminado. 800 pessoas participaram da assembléia que aconteceu em frente à reitoria da USP (clique aqui para ver o vídeo).

Resistência


A greve atinge todas as unidades da universidade espalhadas pelo Estado de São Paulo. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da universidade, apenas os funcionários do Hospital Universitário não aderiram à greve.


Nesta quinta-feira, o juiz Edson Ferreira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, negou na manhã desta quinta-feira o pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo para adiar a reintegração de posse na reitoria da USP.


A expectativa é que nesta quinta-feira a polícia cumpra a reintegração de posse e retire os cerca de 200 estudantes e funcionários da USP que estão acampados na reitoria da universidade há mais de duas semanas.


Os estudantes da USP disseram à reportagem do Conversa Afiada que, independente da decisão da Justiça, não vão deixar a reitoria. O prazo que a universidade deu para os estudantes deixarem o prédio termina hoje (clique aqui para ver o vídeo).


Claudiomar Brandão, membro do Conselho Diretor da Prefeitura do Campus da USP, disse que a Justiça trabalha a favor do governo. “A Justiça não entendeu nossa luta, mas nós vamos permanecer aqui”, disse Brandão.


“É uma pena que o Judiciário não tenha prorrogado prazo, que não tenha entendido que a gente precisa negociar com a reitoria, porque é com a reitoria que a gente vai renegociar”, disse o estudante Carlos Gimenes, da comissão de comunicação.
Os estudantes e funcionários disseram que vão continuar na reitoria da USP, independente da decisão da Justiça.

Motivos


Professores, estudantes e funcionários da USP protestam contra medidas do governo que, segundo eles, tirariam a autonomia da universidade. Ao todo, 10 mil pessoas protestaram contra o Governador José Serra na Avenida Paulista nesta quarta-feira, dia 23.


O Secretário de Ensino Superior do Estado, José Aristodemo Pinotti, disse em entrevista ao Conversa Afiada que as medidas não tiram a autonomia. Segundo Pinotti, não há nenhuma perda de liberdade ou apropriação de recursos pelo Governo do Estado (clique aqui para ver o vídeo).


A Polícia Militar informou por telefone ao Conversa Afiada que não há nenhuma programação para que a Tropa de Choque cumpra a reintegração de posse na reitoria de USP. A PM também não tem nenhuma nova reunião marcada com os estudantes ou com a reitoria da USP nesta quinta-feira. A PM disse também "que está preparada para qualquer eventualidade".

Nenhum comentário: