25/05/2007

MÍDIA DISTORCE A VERDADE EXPOSTA PELA NAVALHA


A Operação Navalha está permitindo ver, a quem tem olhos, como o discurso moralista da oposição tucano-pefelê é falso. O líder do PFL no Senado, José Agripino (DEM-RN), agora acha que quando a Polícia Federal está investigando um escândalo, não é preciso abrir CPI. E ACM considerou R$ 20 mil "insignificantes", no que tange o envolvimento de seu sobrinho e deputado federal Paulo Magalhães (DEM-BA) no esquema de corrupção desvendado pela Polícia Federal.
Enquanto isso, a mídia tucana tenta fazer prevalecer a teoria de que a oposição quer investigar o produto da Operação Navalha e o governo Lula, não quer. Será que essa teoria cola na opinião pública? Será que há gente tão ignorante, despreparada, descerebrada, manipulável ao ponto de não perceber que se o governo federal não quisesse combater a corrupção, bastaria substituir Paulo Lacerda e Antonio Fernando de Souza, respectivamente, no comando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal?

A sociedade brasileira, pela zilionézima vez, está sendo posta à prova pela mídia. Já perdi a conta de quantas vezes os meios de comunicação tentaram vender esse tipo de teoria, de que o país está assistindo aumento da corrupção e não maior combate a ela. Até aqui não vinha dando certo.

Apesar de muita gente não saber como funcionam as instituições deste país, a maioria intui o que está acontecendo. Ninguém de bom senso que viva há mais de quatro anos no Brasil acredita que tudo o que as operações da PF e do MPF vêm mostrando começou quando Lula chegou ao poder. E só quem sofre de amnésia galopante é capaz de não lembrar que antes de Lula chegar ao poder a PF e o MPF não tinham nem um por cento do ímpeto investigativo que têm hoje.

A mídia e a oposição tucano-pefelista vêm perdendo várias apostas contra o brasileiro comum. Posso me enganar, mas acho que perderão mais esta. A teoria midiática é praticamente impossível de ser comprada por alguém mentalmente sadio.

Não consigo entender por que razão a mídia insiste nessa estratégia. Até há pouco eu achava que era para manter alimentada a matilha hidrófoba que quer voltar ao tempo em que a direita fazia deste país um puteiro e toda corrupção ficava muito bem escondidinha, sobretudo pela própria mídia. Mas de uns tempos para cá comecei a notar o descrédito em que os meios de comunicação estão mergulhando e, assim sendo, entendo cada vez menos suas razões para persistirem em práticas que atentam contra eles mesmos.

Gostaria de receber dos leitores opiniões sobre por que a mídia insiste numa estratégia comprovadamente ineficaz. Preciso entender porque ela acha que daria certo agora se não deu nem no auge da artilharia anti-Lula, quando muitos que percebiam que havia algo errado nem tinham coragem de se manifestar. Se você quiser me ajudar oferecendo alguma explicação, ficarei eternamente agradecido.

(Escrito por Eduardo Guimarães).

Nenhum comentário: