22/05/2007

É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA”



Um estudo da Tendências Consultoria conclui que a economia brasileira vive o seu melhor momento da história. A economista da Tendências, Ana Carla Abraão Costa, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta terça-feira, dia 22, que os indicadores mostram uma conjuntura favorável.

“É verdade. A gente, analisando todos os indicadores econômicos relevantes, o que se percebe, o que se observa, é justamente um contexto, uma conjuntura, muito favorável e uma conjuntura inédita em termos de situação econômica do país”, disse Ana Carla.

Os indicadores que o estudo da Tendências Consultoria considerou são: juro real, balança comercial, taxa de câmbio, vulnerabilidade externa, demanda, dados de comércio e produção. “Todos eles apontam para uma situação muito positiva em termos de consumo, em termos de demanda, em termos de oferta e principalmente em termos de perspectivas no médio prazo e até no longo prazo, se a gente tiver a continuidade de reformas que a gente teve nos últimos anos”, disse Ana Carla.

Ana Carla disse que “a situação econômica mais favorável, juros mais baixos e câmbio mais baixo vão forçar novas reformas, porque as ineficiências ficam mais claras”. Ou seja, a pressão do crescimento econômico deve gerar as reformas trabalhista e da Previdência, além de investimentos em infra-estrutura.

Segundo Ana Carla, do ponto de vista institucional, o Brasil está melhor que Rússia, Índia e China (países que, com o Brasil, compõem o BRIC). “Começa pela parte institucional. Estamos institucionalmente muito mais avançados do que os BRIC’s”, disse Ana Carla.

Ana Carla disse que o que pode dar errado é, “do ponto de vista fiscal, o Brasil não conseguir ajustar a economia para permitir redução de carga tributária e do custo Brasil de forma mais significativa”.

A entrevista com Ana Clara, esta no blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, para ler clique abaixo.

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/433001-433500/433422/433422_1.html

Nenhum comentário: