09/06/2007

Genial do Agê no Entrilinhas


EUA revogaram 141 concessões de TV e rádio; ninguém reclamou


A Administração Federal de Comunicações (FCC na sigla em inglês), um órgão do governo dos Estados Unidos, fechou 141 concessionárias de rádio e TV entre 1934 e 1987. Em 40 desses casos, a FCC nem esperou que acabasse o prazo da concessão.


Os dados foram levantados por Ernesto Carmona, presidente do Colégio de Jornalistas do Chile, no artigo intitulado Salvador Allende se revolve em sua tumba: senadores socialistas comparam Chávez a Pinochet.Carmona polemiza valentemente com o moderado partido da presidente Michelle Bachelet. Mas o principal valor do artigo está no levantamento sobre concessões não renovadas, em diferentes países. Graças a ele, fica evidenciado a que ponto a mídia dominante, no Brasil e alhures, é capaz de usar uma política de dois pesos e duas medidas, ao cobrir a não renovação da concessão da RCTV venezuelana.Exemplos do mundo inteiroCasos citados pelo jornalista chileno: em julho de 1969 a FCC estadunidense revogou a concessão da WLBT-TV; en 1981 revogou a concessão da WLNS-T, em abril de 1999, a FCC Yanks Trinity License; em abril de 1998, revogou a concessão da rádio Daily Digest. Só na década de 80 ocorreram dez casos de não renovação.


E prossegue Carmona: “Na Inglaterra, o governo Margareth Thatcher cancelou a concessão de uma das maiores estações de TV do país, simplesmente por ter difundido notícias desagradáveis, embora absolutamente verídicas. Argumentou, simplesmente, que ’se tiveram a estação de TV por 30 anos, por que deveriam ter um monopólio?’. Também no Reino Unido, a autoridade estatal decretou em março de 1999 o fechamento temporário do MED TV, canal 22; em agosto de 2006 revogou a licença da ONE TV; em janeiro de 2004, a licença da Look 4 Love 2; em novembro de 2006, a da StarDate TV 24; e em dezembro de 2006 revogou o canal de televendas Auctionworld.”Do Canadá vem o exemplo da Country Music Television, que teve a concessão revogada em 1999.


A Espanha revogou em julho de 2004 a concessão da TV Laciana (um canal a cabo) e em abril de 2005 a das emissoras de rádio e TV de sinal aberto em Madri; “a seguir, em julho de 2005, determinou o fechamento da TV Católica”.Na França, revogou a licença da TV& em fevereiro de 1987, e em dezembro de 2004 fez o mesmo com a Al Manar; em dezembro de 2005, fechou a TF1, por ter colocado em dúvida a existência do Holocausto.


A Irlanda revogou em 1990 a licença para a TV3 iniciar suas transmissões.A Rússia em agosto de 2000 fechou uma emissora de TV por divulgar publicidade subliminar. Já em março de 2006 fechou a TV6.“…E em nenhum desses países houve campanha…”Abundam igualmente os exemplos de países do Terceiro Mundo, desde Bangladesh até a nossa América Latina.


No Peru, em abril passado, foram fechados dois canais de TV e três de rádio por não cumprimento da lei local. O Uruguai revogou em dezembro de 2006 as concessões das emissoras de rádio 94.5 FM e Concierto FM, de Montevidéu. El Salvador fez o mesmo em julho de 2003 com a Salvador Network.“E em nenhum destes países houve uma campanha como a da atual RCTV, cuja concessão durou 53 anos”, ironiza Carmona. E recorda ainda que “a União Internacional de Telecomunicações (UIT) reconhece ‘em toda a sua amplitude o direito soberano de cada Estado a regulamentar suas telecomunicações, tendo em conta a importância crescente das telecomunicações para a salvaguarda da paz e do desenvolvimento econômico e social dos Estados’”.


Clique aqui para ler a íntegra do artigo de Ernesto Carmona (em espanhol)

Ah !, mas isso ninguem fala, aliás a revista Carta Capital dessa semana traz um artigo muito bom sobre essa questão da mídia golpista instalada na América Latina, agora não pode falar mal, viu, nem retirar as concessões . Sabem porque ? por que isso é privilégio dos verdadeiros proprietários dessas TVs que são os paises imperialistas acima mencionados, ou seja, ” Mim pode, Chavez não “

06/06/2007

Angela, tem que ser o novo, nem o que esta ai nem o que já passou!

A deputada estadual Ângela Souza, concedeu entrevista hoje ao programa Alerta Geral do Radialista Gil Gomes (Rádio Santa Cruz). Disse que o seu partido PSC terá candidato á prefeito na próxima eleição em Ilhéus, e que tem conversado com os diversos partidos do município. Indagada se ela seria a candidata, a deputada disse que não fecha as portas, é preciso fazer pesquisas, e será candidato aquele que o povo quiser, é Ângela que o povo quer? Então vai ser Ângela. É Mario que o povo quer? Então vai ser Mário.

O radialista perguntou se existia a possibilidade do grupo dela se aliar ao PT, colocando Mário (o filho) na chapa como vice? Disse a deputada: Por que não? Agora vamos ver quem é que o povo quer. É Ruy ou Mário, que o povo quer? Agora tem que ser o novo, nem o que está ai e nem o que já passou. Á cidade está abandonada, é preciso que o prefeito acerte nesses meses que lhe faltam de mandato. A deputada voltou a afirmar: o nosso partido vai ter candidato a prefeito. Gil Gomes, perguntou-lhe: Ângela, alguns partidos na cidade, criaram o MOVIMENTO FORA VALDERICO, qual a posição da senhora e de seu grupo? Olha meu amado, eu quero o que o povo quer. Se o povo quiser a permanência, estou com o povo, se o povo não quiser a permanência estou com o povo.



Aquecimento global é três vezes pior que previsões mais pessimistas, diz estudo

O aumento do aquecimento global está três vezes mais acelerado que o previsto, revelou uma série de respeitados estudos. De acordo com reportagem do jornal britânico “Independent”, as pesquisas - publicadas pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (EUA) e pela Universidade da Califórnia - indicam que a velocidade de aumento das emissões de dióxido de carbono é o triplo da registrada nos anos 1990. A taxa é maior que o pior dos cenários desenhados este ano nos relatórios divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

O estudo da Academia Nacional de Ciências mostra que as emissões de CO2 estão aumentando numa taxa de 3% ao ano durante esta década, enquanto nos anos 1990 o índice era de 1,1%. Os dados sugerem que as previsões do IPCC sobre a destruição de colheitas, a redução de recursos hídricos, o derretimento de gelo e a extinção de espécies podem estar atenuando os problemas que realmente ameaçam o mundo.

A pesquisa também revela que cerca de três quartos do aumento das emissões são causados por países em desenvolvimento, com um crescimento especialmente rápido na China. O país, no entanto, recusa a responsabilidade pelo problema, argumentando que a população chinesa emite apenas um sexto do CO2 produzido pelos americanos.


FMI veio ao Brasil e passou desapercebida, deferente do governo FHC


Diferente das vezes anteriores, na semana passada uma missão do FMI veio ao Brasil e passou desapercebida.

Se não fosse pela amizade do novo diretor, Paulo Nogueira Batista Jr, com o ministro Guido Mantega, provavelmente não seriam nem recebidos pelo primeiro escalão. Nogueira está no FMI mas não deve se sentir um “membro do grupo”, até pela sua história acadêmica.

Mesmo sem moral nenhuma, os economistas ainda se acharam no direito de dar recomendações. Falaram pelos cotovelos para os poucos que se dispuseram a ouvir e reverberar.

Disseram que o Brasil precisava aumentar o superávit fiscal, para que as taxas de juros se reduzissem, e aquelas baboseiras de manual que todos já conhecem.

Só que tem um detalhe: não devemos mais nada para eles. NADINHA.

E ainda por cima, levaram um belíssimo coice do Ministro Guido Mantega: “O FMI anda meio desequilibrado, não fez a lição de casa que nossos países fizeram: ajuste fiscal e redução de custo.

Então, está hoje na constrangedora situação de fazer este ajuste. Vai ter de vender o ouro, as reservas”.

Descobriram que não são bem-vindos. Paulo Nogueira já deve estar pensando que seria melhor um cargo de diretor do Banco Central.

TSE condena Alckimin a pagar R$ 21,2 mil


A nota abaixo foi publicada na folha de hoje



O TSE cassou dez minutos do tempo da propaganda do PSDB na TV e no rádio e condenou o ex-governador de SP Geraldo Alckmin a pagar multa de R$ 21,2 mil.


O tribunal julgou uma representação do PT e aceitou o argumento de que o PSDB desvirtuou propaganda em junho de 2006, porque teria promovido a pré-candidatura de Alckmin à Presidência em vez de divulgar as propostas da legenda.

Nossa democracia racial não é nem pra inglês ver


A nota a seguir faz parte da coluna de Monica Bergamo de hoje, na Folha de S. Paulo. Depois eu ainda tenho que ficar lendo aquelas estapafurdices de pretensos intelectuais que dizem que vivemos numa sociedade onde o problema é apenas social. Nossa democracia racial não é nem é pra inglês ver.

"É uma vergonha eu não encontrar negras desfilando. Estou surpreso", dizia o inglês Michael Roberts na Fashion Rio -ele está fotografando o evento para a revista "Vanity Fair". "Negros são fantásticos, assim como índios e orientais. O Brasil deveria aproveitar sua diversidade." O styling Felipe Velloso, que escolheu modelos de três desfiles, diz que adoraria ter negras na passarela, mas há poucas na profissão. "Veja a TV: você não vê negros em comerciais de pasta de dente."

O avanço dos cruzeiros


Com preços competitivos, muito luxo e sem sofrer os dissabores do apagão aéreo, os navios batem recordes de passageiros e roubam clientes de resorts na alta temporada

Por Carla Aranha

Entre o final do ano passado e o verão de 2007, algumas das grandes estrelas internacionais do mundo dos cruzeiros percorreram o litoral brasileiro pela primeira vez. Um dos destaques foi o SeaDream, considerado o mais luxuoso cinco-estrelas flutuante do mundo. Antes de aportar por aqui, a embarcação já tinha feito fama em viagens pela Europa e pelo Caribe. Com capacidade para 110 pessoas (que são recepcionadas no embarque com champanhe e caviar), o navio é conhecido pelo alto padrão de serviço e por atrações como um spa aquático e um deque que se abre para os tripulantes realizarem passeios no mar de jet-ski, windsurfe ou caiaque. Em sua passagem pelo país, os preços das cabines do SeaDream variaram de 4 200 a 17 250 dólares para roteiros de nove dias entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, operados pela companhia Queensberry. Outro navio que esteve no Brasil pela primeira vez na última alta temporada foi o Grand Voyager, trazido pela CVC. Um dos transatlânticos mais rápidos do mundo, o Grand Voyager levou mais de 800 passageiros a cada saída para passeios de três e quatro noites pela região de Búzios e Angra dos Reis, além de fazer viagens de seis noites para Porto Seguro e Fortaleza. Comparado ao SeaDream, o Grand Voyager foi uma pechincha: o pacote saiu a partir de 552 dólares por pessoa.

Encerrada a alta temporada brasileira, as companhias marítimas e operadoras do setor têm motivos para comemorar. No período, 12 navios realizaram cruzeiros pelo litoral brasileiro, transportando 330 000 pessoas -- um crescimento de quase 40% no número de passageiros em relação ao ano anterior. Somente a CVC, a maior operadora de turismo do Brasil, fretou cinco navios e transportou cerca de 110 000 passageiros. Animadas com esses resultados, as empresas querem bater novos recordes em 2008.

A expectativa é que, no próximo verão, cerca de 430 000 brasileiros façam cruzeiros em algum dos 15 navios que virão ao país. "O mercado de viagens marítimas no Brasil é altamente promissor e deve crescer ainda mais", afirma Eduardo Nascimento, presidente da Associação Brasileira das Empresas Marítimas (Abremar).

Enquanto os representantes das companhias marítimas estouram champanhes, seus principais concorrentes, os resorts, lamentam a perda de mercado. Em 2006, o conjunto desses estabelecimentos no Brasil vendeu 1,7 milhão de diárias, queda de 4% em relação a 2005. A taxa média de ocupação no período caiu de 55% para 53%. Cruzeiros e resorts disputam o mesmo tipo de público, ou seja, os turistas que gostam de praia e um bom cardápio de mordomias à sua disposição nas viagens. Essa impressão foi corroborada com um levantamento recente do Instituto de Pesquisa, Ensino e Capacitação de Turismo, órgão vinculado ao Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo. Segundo esse trabalho, metade dos brasileiros que viajam regularmente nas férias admite trocar as viagens de avião por cruzeiros.

"Por enquanto, os navios estão ganhando essa guerra pelo público", diz Alexandre Zubaran, presidente da Resorts Brasil, entidade que reúne os maiores empreendimentos do setor. "No último verão, os resultados foram muito ruins, pois a crise dos controladores aéreos nos prejudicou demais", afirma o executivo, referindo-se ao caos que tomou conta dos aeroportos brasileiros no ano passado. O problema atingiu em cheio os resorts, já que a maioria deles se localiza no Nordeste e é freqüentada por moradores do eixo Rio­São Paulo. Segundo estimativas da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), no auge da confusão nos aeroportos, em dezembro, houve uma queda de 8% na venda de pacotes turísticos para destinos nacionais. "Boa parte das pessoas que desistiram das viagens aéreas acabou migrando para os cruzeiros", afirma Zubaran.

Mas o apagão aéreo não é a única explicação para o avanço dos cruzeiros. Como os pacotes marítimos são cotados em dólar, eles se tornam atraentes em períodos de desvalorização da moeda americana, como atualmente. A política agressiva de preços e a diversificação dos roteiros também têm sido motores desse negócio. Enquanto uma viagem de quatro noites em uma embarcação luxuosa pode custar menos de 900 reais para dois passageiros que dividam uma cabine, um pacote para casal em um resort, durante o mesmo período, não sai por menos de 2 000 reais. Os administradores dos resorts se queixam de que a diferença é fruto de uma concorrência injusta. Uma das vantagens dos navios é que eles não arcam com encargos trabalhistas brasileiros, já que todos têm bandeira estrangeira e operam com mão-de-obra internacional. "Além disso, eles não pagam impostos sobre gastos que pesam na conta dos resorts, como a conta de energia elétrica", diz Zubaran.


A briga pelo turista


Enquanto os resorts sofreram ligeira queda entre 2005 e 2006, os cruzeiros tiveram crescimento expressivo

Resorts -4% em diárias vendidas
Cruzeiros +38% em passageiros transportados

Fontes: Resorts Brasil e Abremar

Para tentar mudar o jogo, a Resorts Brasil pretende convencer o governo a criar uma lei de cabotagem que estabeleça regras para cruzeiros na costa brasileira -- entre outras medidas, seria exigida por aqui a contratação de mão-de-obra brasileira, com o pagamento dos respectivos encargos trabalhistas. Também está nos planos dos resorts investir em campanhas publicitárias no exterior, principalmente na Europa, para atrair mais hóspedes estrangeiros. Outra estratégia é apostar no turismo corporativo -- um segmento ainda pouco explorado pelos navios --, como já vêm fazendo a rede Blue Tree e o resort Costa do Sauípe.

Indiferentes às críticas, as companhias marítimas vão continuar colocando em prática uma forte estratégia de expansão para os próximos anos. Um dos pilares desse plano é a manutenção da agressiva política de preços. Promoções devem permanecer na ordem do dia, com benefícios como terceiro hóspede gratuito e bônus para passagens aéreas. A Costa Cruzeiros, por exemplo, planeja ampliar para a próxima alta temporada a campanha da promoção Pague Já, que oferece descontos de 20% para passageiros que reservam a cabine com antecedência. O objetivo é democratizar os cruzeiros, atraindo novos tipos de público, como os casais de classe média e os jovens. Além dos descontos nas passagens, as empresas tentam criar novas opções de entretenimento a bordo. No lugar dos "clássicos" do ramo (como as aulas de lamba-aeróbica na piscina das embarcações), surgem atrações como apresentações de escolas de samba ou corridas de bicicleta pelo convés.

Outra tendência do mercado é a proliferação dos chamados cruzeiros temáticos. "É uma boa maneira de atrair passageiros diferenciados, que talvez nunca tenham pensado em fazer uma viagem de navio e que podem se tornar passageiros cativos", diz Ricardo Amaral, diretor de marketing da Sun & Sea, uma das operadoras que mais centram esforços nessa estratégia. Representante da Island Cruises, a empresa criou no último verão roteiros como o Pânico no Navio (de três noites, a 349 dólares por pessoa), realizado em dezembro com a turma do programa Pânico na TV fazendo gravações a bordo, e o Vibe Fest on Board (de três noites, por 249 dólares), em janeiro, com festas comandadas por DJs todas as noites. É com estratégias como essas que os cruzeiros pretendem bater novamente os resorts no próximo verão brasileiro.


Cidades baianas apresentam índices muito altos de radiação ultravioleta


Por Valéria Dias, da Agência USP

As cidades de Ilhéus e Itabuna, no Sul da Bahia, possuem índices de radiação ultravioleta (UV) considerados muito altos (níveis 8, 9 e 10) ou extremos (acima de 11) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os índices foram obtidos em fevereiro de 2006, dentro do Projeto Integrado de Medidas de Radiação Ultravioleta (Projeto PIU). Desde o início deste ano, o grupo reúne pesquisadores da USP, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei/MG) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA).
De acordo com a professora Emico Okuno, do Instituto de Física (IF) da USP, a preocupação com esses altos índices é justificada quando se verifica uma relação entre excesso de exposição solar e câncer de pele. A OMS considera os níveis 1 e 2 de radiação UV como baixos; 3, 4 e 5, moderados e 6 e 7 como altos.Emico lembra que em países com maior incidência de radiação solar, o número de casos da doença também é maior. "A valorização da pele bronzeada é algo totalmente cultural. O bronzeamento é, na verdade, uma reação da pele para avisar que o organismo está sendo agredido".
Trabalho de campoDurante cerca de quatro dias, os pesquisadores fizeram as medições com um aparelho chamado biômetro que fornece os índices UV. Em julho, foi feita uma nova visita aos municípios. "Queremos verificar como os índices variam entre o verão e o inverno naquela latitude e quais as diferenças encontradas em cidades praianas e não praianas", explica a professora.Os próximos passos incluem um levantamento dos casos de câncer na região, verificar o grau de conhecimento das pessoas sobre o assunto e promover atividades para informar a população sobre os perigos da exposição excessiva ao sol. "Uma das idéias é trabalhar com as crianças do ensino fundamental. Elas acabam levando as informações até suas famílias ajudando na conscientização", afirma a professora Emico.

Novas viagens devem ser feitas até o Sul da Bahia nos próximos meses de verão e de inverno. Os primeiros resultados do projeto devem sair ainda em 2007.

Câncer de peleDados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de pele do tipo não-melanoma tem crescido nos últimos anos. Em 1999, as ocorrências do carcinoma espinocelular (que representa entre 20% e 25% do total) e do carcinoma basocelular (cerca de 70%), chegaram a 35.950 casos. Em 2003, esse número foi de 82.155, subindo para 113.020 em 2005.

Os óbitos registrados em 2003 foram de 875. "O câncer não-melanoma, apesar de apresentar uma incidência muito grande, têm um alto índice de cura. Se ele for pequeno, consegue-se removê-lo por meio de cirurgia."Já o melanoma é considerado o mais grave pelas grandes possibilidades de ocorrer metástase.

No Brasil e no mundo, sua incidência costuma ser muito baixa, mas a mortalidade é alta. Segundo o INCA, em 2003 foram 4.370 casos. Destes, 1125 chegaram a óbito. "Estudos da OMS mostraram que o custo de investimento em material preventivo contra a doença, como folhetos informativos, é de US$ 0,08 por pessoa, enquanto o tratamento chega a US$ 5,70 ", afirma Emico.A dose faz o venenoNo endereço http://satelite.cptec.inpe.br/uv é possível acompanhar, em tempo real, o índice de radiação ultravioleta em todo o Brasil.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, para os níveis 1 e 2 (baixo), não é necessário o uso de protetor. Para os níveis 3, 4 e 5 (moderado) e 6 e 7 (alto), além do protetor, é preciso também ficar à sombra em horários próximos ao meio-dia e usar camisa, óculos de sol e chapéu. Já os níveis 8, 9 e 10 (muito alto) e acima de 11 (extremos) recomendam evitar o sol ao meio-dia, permanecer na sombra, usar chapéu, óculos de sol, filtro solar e camisa."Em doses corretas, a exposição ao sol é benéfica ao organismo.

A radiação solar ajuda na síntese da vitamina D e na fixação do cálcio", lembra Emico. Mas essa exposição deve ocorrer no máximo até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sempre com o uso de um protetor solar de, no mínimo, fator 15. O produto deve ser aplicado em porções generosas por todas as partes do corpo expostas ao sol, com pelo menos 30 minutos de antecedência. A reaplicação deverá ocorrer a cada 3 ou 4 horas ou quando a pessoa entrar na água ou transpirar."O uso de protetor solar deveria ser feito não apenas pelos turistas, quando estes estão nas praias. Mas assim como o uso de proteção auricular é obrigatório em algumas profissões, o protetor solar deveria fazer parte da rotina de inúmeros trabalhadores que passam várias horas do dia com a pele exposta ao sol", defende a professora. "Devia ser um hábito, assim como lavar o rosto pela manhã", finaliza.

Mais informações: (0XX11) 3091-6994 ou e-mail emico.okuno@dfn.if.usp.br, com a professora Emico, ou amffausto@yahoo.com.br, com Agnes Maria da Fonseca Fausto, da UESC, ou mpcorrea@gmail.com, com Marcelo de Paula Corrêa, da Unifei (Envolverde/Agência USP)

Nando Reis apóia o que Valderico, também Reis, abandonou


O ex-titãs, uns dos maiores compositores e intérpretes brasileiros contemporâneos, Nando Reis, realizará show no Teatro Municipal de Ilhéus, no dia 12 de Junho, às 20 horas, em prol da Casa dos Artistas de Ilhéus.

Amigo de Pedro Mattos e pela força motivadora, o cantor fez questão de apadrinhar a Campanha Viva Casa dos Artistas e doar o seu cachê para a causa. " Certas atitudes a gente espera anos para ver alguém ter a coragem de tomá-las. Depois de feitas não podemos nos dar ao luxo de não apoiá-las.

Não há tempo a perder. Não há porque voltar pra trás. Eu estou aqui para ajudar a manter a Casa dos Artistas, iniciativa do fundamental Pedro Mattos", declara Nando Reis.A Casa está fechada desde 5 de Maio, por falta de condições físicas apropriadas para abrigar os artistas e o seu público, agravada pela ruptura do convênio de manutenção da prefeitura com o espaço.

O diretor da Casa, Romualdo Lisboa, explica, "o não cumprimento do convênio levou-nos a uma situação crítica, a falta de manutenção da estrutura física e de recursos para tocar os projetos nos levaram a tomar a decisão de fechar". Entretanto, o espetáculo não pode parar.

A Casa dos Artistas faz parte do patrimônio histórico de Ilhéus, mantém uma programação intensa, de segunda a sábado, e constitui-se no principal movimento cultural da cidade. Por isso, a Campanha Viva Casa dos Artistas, que será lançada com o show de Nando Reis, foi idealizada na intenção da reabertura deste espaço ímpar da cultura regional e do retorno da sua programação o mais breve possível.

Os parceiros na realização e veiculação do material da campanha Viva Casa dos Artistas são: João Silva e a Maria Publicidade, Truq Cinema, Tv e Vídeo, Tv Santa Cruz, Fm Sul, Jornal Agora, Gráfica Mesquita, Unick, Artzoom, Posterlândia, IBEC, Espaço Turismo e os profissionais Maila Louback, Paulo Hermida e Marcelo Reis. Para a realização do show, além destes, o Hotel Praia do Sol, Chocolate Caseiro Ilhéus, Comunicação Integrada, Ristorante Fontana de Trevi, Churrascaria Recanto Gaúcho, Mestre Cuca Delicatessen, Barrakitika. Os ingressos do show de Nando Reis já estão a venda na Casa dos Artistas. O telefone de contato: 36345818.

05/06/2007

Um movimento por Ilhéus


A união de diversas forças da cidade em um movimento político em defesa de Ilhéus seria, uma das melhores noticias que a comunidade poderia receber neste mês de aniversário.

Estamos vivendo um momento excepcional na historia de Ilhéus, a incompetência e a irresponsabilidade do governo Valderico, levou a cidade a uma condição nunca vista.

São os piores dias da longa historia de nossa comunidade.

A população esta atônita, o governo Valderico acabou sem nunca ter começado.

Nada, absolutamente nada deste governo deu certo, não existe uma iniciativa que possa ser elogiada, absolutamente nada tem sido feito pela cidade, é um mar de lama, corrupção e vergonha.

É muito provável que Valderico comemore o terceiro aniversario da cidade durante seu mandato, sem ter conseguido desmanchar um saco de cimento se quer.

Em qualquer esquina da cidade ou dentro de qualquer ônibus a população fala abertamente em corrupção, desvios, roubos, falcatruas e coisas parecidas. Praticamente todos os ilheenses sabem, viram ou foram envolvidos em historias de falcatruas deste governo, os únicos que não sabem são exatamente aqueles que recebem para fiscalizar, investigar e punir.

É verdade, que parte significativa desta situação teve inicio no governo anterior, a própria eleição de Valderico é obra do ex-prefeito, a estima da população já estava no chão quando parte da cidade acreditou que Valderico e Jabes eram inimigos e resolveu punir um elegendo o outro.

Chegou à hora de unir todos, sociedade e partidos de oposição, desenhar um novo futuro para Ilhéus, a população não entende por que as forças de oposição estão em silencio.

Os partidos de oposição como PT, PSB, Pc do B e PV tem hoje ministros, secretários, autoridades federais e estaduais, o PT, por exemplo, tem o presidente da republica o governador e inúmeros ministros.

O grande problema porem, esta na irresponsabilidade dos governantes atuais, não é possível conseguir recursos em Brasília ou em Salvador e entregar nas mãos de pessoas tão irresponsáveis. Basta, à cidade esta inadimplente com o governo federal, não presta contas de recursos que já recebeu. Mesmo que o governo queira ajudar, legalmente não pode.

O caminho então é tirar Valderico, é afastar o prefeito e equipe.

Esta luta porem, não tem espaço para vaidades nem para heróis de um só braço, deve ser uma luta comunitária, a sociedade tem que se envolver os partidos às entidades e a câmara, todos devem entrar nesta luta.

Mais que tirar o prefeito é necessário criar uma frente política em defesa de Ilhéus, uma união que deve se manter inclusive para as eleições de 2008 e para o eventual governo que seguir.

Nesta frente os partidos e a sociedade devem definir um plano de ações prioritárias, encontrar estratégias comuns, objetivar a reconstrução da cidade, inserir Ilhéus no processo de desenvolvimento do país, no PAC, por exemplo.

O que não cabe e nem a população entenderia, seria a participação neste movimento de forças políticas que ajudaram a cidade a chegar a este ponto, o ex-prefeito Jabes Ribeiro, por exemplo, é a outra face da mesma moeda do atual, mesmo transvertido de cristão novo Jabes, não engana ninguém mais, o DNA é o mesmo, adesista, traidor e hipócrita, o novo não se faz com o velho.

Ilhéus merece coisa melhor!

Belém do Pará será a sede do Fórum Social Mundial


Os articuladores brasileiros do Fórum Social Mundial conseguiram trazer o evento de volta ao Brasil. Em 2009, Belém, no Pará, sediará o encontro, cujo tema central ficará em torno do aquecimento global e da sustentabilidade.

Os organizadores querem que as autoridades e eventuais patrocinadores já se preparem para receber os cerca de 100 mil ativistas e intelectuais estrangeiros que frequentam os fóruns. O público total é estimado em 150 mil pessoas. A decisão pela Amazônia foi tomada no dia 31/05/2007, em Berlim, na Alemanha, pelo Conselho internacional do FSM.

Disputavam com Belém as cidades de Recife e Salvador. Belém venceu pela localização, no coração da Amazônia.A edição seguinte, de 2010, também já tem endereço: a África. O país ainda não foi definido e dependerá da articulação das organizações civis africanas.

Em janeiro de 2008, o FSM fará uma experiência de eventos múltiplos, em diferentes regiões, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Essa edição não centralizada será chamada de Jornadas de Mobilização Global e poderá ter um grande evento no Brasil, possivelmente conjunta com uma terceira edição do Fórum Social Brasileiro na Bahia. O Rio de Janeiro também deve sediar fóruns de debates e shows e vários encontros ou manifestações regionais ocorrerão pelo Brasil.

Deputado tucano quer destruir mangues que protegem Abrolhos


O deputado João Almeida do PSDB da Bahia, não poderia ter escolhido data pior para divulgar seu apoio a um “movimento” articulado pelo prefeito da cidade de Caravelas, extremo sul da Bahia, contra a criação da uma reserva extrativista na região de Cassurúmba, naquele município.

Por traz da iniciativa, esta o interesse de grandes empresários de carcinicultura (criação de camarões) em construir naquela cidade a maior fazenda de camarão do mundo.

O que o deputado não diz, é que a fazenda de camarão seria construída na área de proteção do Parque Nacional de Abrolho, não diz também que entre os sócios da fazenda esta um senador do seu partido pelo Espírito Santo.

O fato é que este movimento, aparentemente com o apoio de entidades da comunidade caravelense, não passa de uma reação articulada com distribuição de muito dinheiro para calar a boca de lideranças comunitárias e tentar reverter uma realidade.

A comunidade de Caravelas participou de diversas consultas publicas como mandam as leis, em todas as consultas os verdadeiros interessados, aqueles que a centenas de anos vem realizando o extrativismo nos mangues da região, aprovaram a criação da Reserva Extrativista do Cassurubá.

Pra o IBAMBA liberar as fazendas de camarão nesta região, teria que acabar com a área de proteção de Abrolhos, com todos os impactos que isso significa.

Aqui bem perto de Ilhéus, em Canavieiras, existe um punhado de fazendas de camarão, a não ser os impactos negativos, inclusive com a mortandade em massa de caranguejos, estas fazendas não trouxeram nada para a cidade, ou melhor, geram exatamente dois empregos para cada dez hectares de tanques. Em compensação gerou a fome de milhares de ex-extrativistas.

Caiu a mascara do deputado!


maiores informações clique aqui http://www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=245

Concessões nos EUA




O jornalismo brasileiro faz ao mundo uma revelação fenomenal: se ainda sobrevive em aparência, há muito a democracia está extinta em países como Inglaterra, Canadá, México, Peru, Espanha e, mais ainda, EUA, para citar só alguns.


Já que, segundo informa e ensina o jornalismo brasileiro, tevês e rádios livres para o que queiram são a medida da democracia e da legalidade, é forçoso concluir que aqueles países preferiram outros regimes.


Uma pesquisa do jornalista chileno Ernesto Carmona verificou que em todos tem havido não renovação e cassações de canais. Só nos Estados Unidos ele encontrou 102 não renovações, em 141 extinções de tevês e rádios.Ernesto Carmona é presidente do Colegio de Periodistas de Chile, associação dos jornalistas chilenos.enviada por Luis Nassif

Pressentimento



Deu no Estadão:


..."A OAS e a Gautama dividiram meio a meio o bolo." Se soltar um cão farejador nessa trilha....desconfio que a PF vai encontrar um pote de ouro no fim do arco-íris.

O Recruta Zero esta de volta


Geraldo Alckmin desembarcou de volta ao Brasil se colocando como um soldado do PSDB.

Ele me lembrou o simpático, mas desastrado recruta Zero das revistas em quadrinhos da minha época, os "comics" de hoje. Recruta Zero quer viajar pelo país para criar uma oposição "firme, que cobre, que fiscalize".

Acho que antes da empreitada o bravo recruta deverá enfrentar alguns moinhos de vento que deixou pelo caminho. Primeiro: em parecer técnico, a Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias recomendou ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral a rejeição da prestação de contas de campanha do então candidato a presidente.

Segundo: o superfaturamento da implosão do Carandirú está na mesa e terceiro, o inesquecível buraco do Metrô que apesar de ter aparecido sob o governo Serra é filho legítimo da administração Alckmin.Enviada por Nelson R.Perez

Tucanos podem morrer de inveja


Para aqueles que sempre desdenharam Lula, principalmente por preconceito de classe, deve ser difícil entender como o operário que virou presidente pode chegar onde ele tem chegado.

Nosso presidente, recebeu ontem na Índia das mãos do presidente Manmoham Singh, um prêmio que o coloca no mesmo nível dos maiores nomes da historia universal. O premio Nehru é a mais importante comenda do governo indiano, antes de Lula, somente três lideres tinham recebido tamanha honraria, Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e Martin Luther King.

É pouco?

ECONOMIST ELOGIA A POLÍCIA FEDERAL


"A maior celebridade do Brasil hoje não é uma estrela do futebol nem uma heroina de novela. É a Policia Federal". (THE biggest celebrity in Brazil these days is not a football star or a telenovela heroine but the federal police force).

. Um dos procedimentos standard da mídia conservadora (e golpista) do Brasil é reproduzir a imprensa estrangeira quando espinafra o Brasil.

. Desde sexta-feira está no ar na respeitada revista inglesa Economist, provavelmente a melhor revista de economia do mundo, uma reportagem sobre a Operação Navalha.

. O titulo é "limpando a sujeira".

. A Economist se derrete em elogios à Policia (Republicana) Federal.

. Desde sexta-feira, aguardo ansiosamente a reprodução da reportagem na imprensa conservadora (e golpista) do Brasil.

. Até agora, nada.

. Quando é elogio, não presta, é isso ?
. O que diz a Economist (clique aqui para ler a íntegra) ?
. Que os brasileiros podem ter a impressão de que a corrupção aumentou.

. O que mudou foi a Polícia Federal, que passou a agir com profissionalismo e mete a faca nos partidos da base do Governo e em si própria.

. Esse partidarismo da imprensa brasileira provavelmente se repetirá amanhã, terça, quando tratar da entrevista que o Presidente Lula deu ao programa “Hard Talk”, da BBC inglesa – talvez, o melhor programa de entrevistas da Inglaterra.

. Lula deu um show ao defender o programa brasileiro de bio-combustíveis.

. O entrevistador, duro e bem informado, partiu para cima com o blá-blá-blá ibâmico: a cana vai matar o brasileiro de fome; o Brasil vai destruir a floresta amazônica.

. Só faltou defender os bagres.

. Lula mostrou que a cana usa 1% da área agriculturável brasileira; a soja, 4%.

. Que a Europa só conseguiu preservar 4% de suas florestas e a floresta amazônica está intacta em mais de 90%.

. A mídia conservadora (e golpista) provavelmente dará destaque à relação Lula-Chávez.

. Chávez não tem a menor influência sobre o Brasil, como não teve – foi uma das questões do “Hard Talk” – sobre a decisão de Evo Morales de nacionalizar as instalações da Petrobrás na Bolívia.

. Como explicou Lula no “Hard Talk”, Morales ainda não era presidente, e, num plebiscito, os bolivianos, por 90%, decidiram nacionalizar o gás.

. E, aí faz o quê ?

. O entrevistador inglês pôs a viola no saco.

. Invadir a Bolívia, sugeriu a Controladora Geral da República, a Miriam Leitão, no Bom (?) Dia Brasil, repetidamente.

. Chávez tem tanta ascendência sobre a política interna brasileira quanto o Mestre de Aviz (*).

. Mas, a mídia conservadora (e golpista), como (ainda) não conseguiu dar o golpe em Lula, concentra-se, no momento, em derrubar Chávez.

(*) Clique aqui para saber mais sobre o Mestre de Aviz no Wikipedia.

Em tempo: o Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, talvez se surpreenda com o que diz a Economist. O Ministro Mendes foi quem disse que a Polícia (Republicana) Federal faz "canalhices" e usa métodos da "Gestapo".

Em tempo 2: O texto da Economist permite deduzir que o combate à corrupção só não é mais eficaz no Brasil, no momento, por causa da Justiça.

Enquete: No governo FHC, a Polícia (Republicana) Federal mandaria indiciar o irmão do Presidente?

04/06/2007

Caminhando e cantando...


Enquanto isso, trabalhando em surdina Dr. Ruy, vai marcando pontos e pavimentando seu caminho rumo ao Paranaguá. Neste fim de semana participou de um almoço na casa do vereador Alcides Kruchevisk, no “menu” o fora Valderico e a sucessão no próximo ano. Entre os presentes, alem de Alcides e a turma do PSB, Gustavão do PC do B e quase toda a cúpula do PT local.

Em outra frente, as noticias são ainda melhores, nesta semana chegam a Ilhéus os técnicos do ministério da Saúde que vem preparar para o inicio das obras do programa QualiSus, o regional vai ficar irreconhecível, para melhor é claro. Aliais, os próprios radialistas estão impressionados, pela primeira vez em vinte anos a população tem telefonado para os rádios elogiando o atendimento do hospital.

Como não para, Dr. Ruy, segue esta semana para uma serie de audiências em Salvador, tem reunião com Jorge Sola, secretario estadual de saúde com Ruy Costa, na secretaria de relações institucionais e outra com Domingos Leonele, secretario de turismo, de quebra um encontro extra agenda com o governador Wagner.

Uns falam, outros fazem.


Enquanto a câmara de vereadores de Ilhéus fez um evento para debater a escola técnica federal, os vereadores de Itabuna fizeram diferente.

Seguiram para Brasília na semana passada e tiveram diversas audiências com autoridades de Ministério da Educação, quando constataram que a batalha estava perdida para Ilhéus, pegaram o avião de volta, articularam durante o vôo com Marcio Veloso, depois, um telefonema para Geraldo Simões e pronto.

À escola vai ser construída mesmo em Ilhéus. Só que na Ceplac a cinco quilômetros de Itabuna e vinte de Ilhéus.

Quem saiu ganhado nessa?

Cheves não tem razão, não são papagaios são urubus.


O congresso nacional não tem condições morais nem políticas de criticar nada em relação ao governo Chaves, muito menos em relação ao caso do fechamento da RCTV.

Nosso Congresso, em particular o Senado, como todos sabem, sempre foi omisso, dominado por uma maioria de parlamentares corruptos, serviçais da ditadura, chegados a intimidades promiscua com empreiteiros, gente de um tipo que se vende por mimos, gravatas, wisk e carona de jatinho.

Uma casa que tem entre os seus, nomes como ACM, Sarney, Jorge Bonhause e Renan Calheiros, não merece respeito nem solidariedade, menos ainda respeito.

Merecem repudio mesmo, Chaves ta certo, sempre foram submissos aos interesses americanos.

Quem não tem moral para falar o que não deve, tem que ouvir o que não quer.

O que Chaves falou foi elogio, chamar nossos senadores de papagaio é elogio, afinal eles não passam de urubus.

São carniceiros, abutres gordos e corruptos.

Ou alguém tem duvidas que não só o senado, mas todo o governo brasileiro durante o mandato de FHC e antecessores, não passaram de um porta-voz incompetente e submisso ao governo americano? Esta aliais, sempre foi a triste historia da América Latina, ciclo que esta sendo quebrado por governantes como Lula, Chaves, Ivo Morales e outros, que estão reconstruindo a historia da América Latina.

Os Estados Unidos invadem nações soberanas, prendem e matam cidadãos de outras nações sem julgamento, destruíram o Afeganistão e o Iraque, mataram quase um milhões de pessoas na guerra insana que travam contra os mulçumanos, são contra a paz e contra o tratado de Kioto, mesmo assim, duvido que você já viu ou ouviu algum pronunciamento de nosso Senado Federal condenando os Estados Unidos?

Alo, Bin Laden


As peças que vão se encaixando


À medida que os jornais em vez de serem pautados passam a pautar, faz-se jornalismo.


No “Estadão” de hoje, Fausto Macedo vai até o Maranhão, apura que a Gautamo e a OAS foram parceiras em um projeto no governo Roseana Sarney, onde o TCU (Tribunal de Contas da União) constatou várias irregularidades.


A matéria “Gautama e OAS se uniram para levar R$ 540 milhões no Maranhão" é a primeira peça para se entender o alcance real desse jogo.


Mas, graças ao leitor Edmundo Adôrno, desde 22 de maio os leitores do Blog já sabiam do esquema de empreiteiras filhotes e associadas à OAS. Confira.


enviado por: Edmundo Adôrno


Caro Luís,


Não existe nada de absurdo. O dep. Paulo Magalhães deve ter recebido grana do Zuleido. A Gautama, como outras construtoras baianas de médio porte surgiram e cresceram à sombra da OAS. Na maioria das vezes, executivos e técnicos desligavam-se e ainda desligam-se, criam empresas, que orbitam em torno e sob o guarda-chuva da OAS. Isto é caso corriqueiro na Bahia.


Em obras de menor porte a OAS encaminha sua satélites, eu disse satélite e não controladas, para participarem do processo licitatório e ganha-las, evidentemente. Esse tipo de atitude decorre do fato de a OAS possuir uma estrutura de custos muito alta, em decorrência do seu tamanho e isto repercute ou repercutiria no preço de venda de certas ("pequenas") obras.


As empresas satélites têm autonomia mas, não possuem independência. É a sua autonomia que faz com que uma empresa como a Gautama, com administração própria e eficiente, possa galgar posições altas. A família do senador é grande e precisa que cada vez mais um maior número de fonte de renda possa ser agregado ao seu portifólio.


Muitas empresas baianas de engenharia possuem ligação umbilical com a OAS, prometo citar o nome de outras se a investigação não ficar só na ponta do iceberg. Espero ter demonstrado a razão pela qual o senador está sem vontade de xingar... em público. Garanto que intra-muros o Zuleido, o Paulinho e cia., já ouviram o que satanás, no inferno, não sonha ouvir.

Renan foi chantageado?


Um senador, sua amante e uma filha. o enredo dessa história tem por trás os ingredientes clássicos de uma chantagem que vinha se desenhando há anos. Documentos bancários e diálogos íntimos de Mônica Veloso e Renan Calheiros, foram gravados em CD e fita cassete por Mônica Veloso.

O presidente do Senado evita admitir que possa ter sido vítima de chantagem por parte de Mônica Veloso. “Eu não falo mal dela”, diz. “Ela é mãe de uma filha minha.

E eu vou fazer de tudo para proteger a minha filha.” O que, porém, foi revelado ao longo da semana sobre a sua relação com a jornalista está muito próximo do “ato de extorquir dinheiro, favores ou vantagens de alguém sob ameaça de revelações escandalosas ou secretas”. Essa é a definição de chantagem no Dicionário Aurélio.

Desde 2003, quando Mônica engravidou, Renan tem negociado com ela formas de tentar manter a relação entre os dois – No mesmo período, Mônica gravou conversas íntimas, e notas insinuando o relacionamento saíram em colunas de jornal. A disputa entre Renan e Mônica acabou na 4ª Vara de Família de Brasília, no processo 2005.01.1.14933. Renan, então, pagava a Mônica uma pensão de R$ 3 mil, e ela queria aumentá-la para R$ 12 mil.

No exato dia da audiência que ambos teriam perante o juiz, surgiu a denúncia de que a pensão e outras despesas de Mônica seriam pagas pela Mendes Júnior, através do lobista da empreiteira, Cláudio Gontijo.

Mônica Veloso chantageia Renan Calheiros. "Preciso abrir a boca pra esse filho existir""Eu te falei que podia ficar muito pior " De Mônica Veloso para Renan Calheiros, em conversa que ela mesmo gravou (Leia) Veja a conversa gravada por Mônica aqui

A reação de Verônica: A mulher do senador Renan afirma: "Se tudo isso está acontecendo por causa de um pedido de mais dinheiro, quero fazer uma proposta de coração aberto: eu aceito compartilhar a guarda da criança" (Leia)