06/06/2007

Aquecimento global é três vezes pior que previsões mais pessimistas, diz estudo

O aumento do aquecimento global está três vezes mais acelerado que o previsto, revelou uma série de respeitados estudos. De acordo com reportagem do jornal britânico “Independent”, as pesquisas - publicadas pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (EUA) e pela Universidade da Califórnia - indicam que a velocidade de aumento das emissões de dióxido de carbono é o triplo da registrada nos anos 1990. A taxa é maior que o pior dos cenários desenhados este ano nos relatórios divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

O estudo da Academia Nacional de Ciências mostra que as emissões de CO2 estão aumentando numa taxa de 3% ao ano durante esta década, enquanto nos anos 1990 o índice era de 1,1%. Os dados sugerem que as previsões do IPCC sobre a destruição de colheitas, a redução de recursos hídricos, o derretimento de gelo e a extinção de espécies podem estar atenuando os problemas que realmente ameaçam o mundo.

A pesquisa também revela que cerca de três quartos do aumento das emissões são causados por países em desenvolvimento, com um crescimento especialmente rápido na China. O país, no entanto, recusa a responsabilidade pelo problema, argumentando que a população chinesa emite apenas um sexto do CO2 produzido pelos americanos.


Nenhum comentário: