05/06/2007

Belém do Pará será a sede do Fórum Social Mundial


Os articuladores brasileiros do Fórum Social Mundial conseguiram trazer o evento de volta ao Brasil. Em 2009, Belém, no Pará, sediará o encontro, cujo tema central ficará em torno do aquecimento global e da sustentabilidade.

Os organizadores querem que as autoridades e eventuais patrocinadores já se preparem para receber os cerca de 100 mil ativistas e intelectuais estrangeiros que frequentam os fóruns. O público total é estimado em 150 mil pessoas. A decisão pela Amazônia foi tomada no dia 31/05/2007, em Berlim, na Alemanha, pelo Conselho internacional do FSM.

Disputavam com Belém as cidades de Recife e Salvador. Belém venceu pela localização, no coração da Amazônia.A edição seguinte, de 2010, também já tem endereço: a África. O país ainda não foi definido e dependerá da articulação das organizações civis africanas.

Em janeiro de 2008, o FSM fará uma experiência de eventos múltiplos, em diferentes regiões, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Essa edição não centralizada será chamada de Jornadas de Mobilização Global e poderá ter um grande evento no Brasil, possivelmente conjunta com uma terceira edição do Fórum Social Brasileiro na Bahia. O Rio de Janeiro também deve sediar fóruns de debates e shows e vários encontros ou manifestações regionais ocorrerão pelo Brasil.

Nenhum comentário: