06/07/2007

Outras da semana



@-Da coluna de Daniel Castro (Folha de São Paulo): “ TV Globo perdeu neste ano quase 30% da audiência que tinha em 2006, No mês de junho deste ano, a emissora marcou média de 18,5 pontos (cada ponto equivale a 54 mil domicílios, ou 176 mil pessoas, na Grande São Paulo), das 7h às 0h. No mesmo período e horário do ano passado a média foi de 25,7 pontos no Ibope. De acordo com o colunista da Folha, a Copa do Mundo transmitida exclusivamente pela Globo ajudou a alavancar os números no ano passado. Ainda assim, a emissora apresenta queda de 2,6 pontos se comparar os números do mês de junho de 2005. A emissora que já foi hegemônica, hoje tem 42% de participação do "bolo" da audiência. Isso quer dizer que a maioria das pessoas não assiste apenas a Globo.


@-Parte da mídia Tchucaramãe destacou a postura nada republicana do Deputado Antonio Palocci (PT-SP), ao furar a fila de embarque no Aeroporto de Cumbica (Guarulhos-SP). Pois bem, tudo não passou de um “equivoco” da mídia Tchuca. A companhia aérea Ibéria demonstrou cabalmente o procedimento de embarque no dia, descartando a postura de fura-fila do Deputado, como se não bastasse este procedimento cabalmente demonstrado pela empresa aérea, algumas pessoas que pegaram o mesmo avião confirmaram que não teve “fura-fila” por parte do Deputado Palocci. Parte da grande mídia esta amarga, envenenada no ódio, age na mais pura e consistente má fé.


GOVERNO LULA


Em cúpula, UE anuncia Brasil como 'parceiro estratégico'O Brasil, que participa nesta quarta-feira de uma reunião de cúpula com a União Européia em Lisboa, está prestes a entrar para o grupo seleto de países considerados pelo bloco como "parceiro estratégico".Atualmente, somente Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Índia e Japão recebem da UE esse tratamento."Estamos reconhecendo a qualidade do Brasil como ator essencial para entrar no restrito clube de nossos parceiros estratégicos", afirmou o presidente da Comissão Européia (o executivo da UE), José Manuel Durão Barroso.A cúpula desta quarta-feira, da qual participa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é a primeira reunião do tipo entre Brasil e União Européia e deve marcar o início do processo de entrada do país nesse grupo de parceiros estratégicos.


@-Um dos maiores legados de Lula a sociedade brasileira: O Ministro da Justiça, Tarso Genro, informou ontem um reforço na já reestruturada Polícia Federal: a contratação de mais 5 mil policiais e ênfase nas interceptações telefônicas. A PF no governo Lula mais do que (contando com estas cinco mil novas vagas) dobrou seu efetivo. Parabéns!


@-PP E DEM perderam todo o tempo de transmissão em rádio e TV no Estado de São Paulo no segundo Semestre, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo pediu a cassação da propaganda partidária gratuita. A cassação deve-se ao uso indevido da propaganda partidária ao fazer promoção pessoal de Paulo Maluf (PP) e Gilberto Kassab (DEM). A conferir


@-Frase bíblica da Sambu: "Mas o que estamos vivendo hoje é um bom momento, porque quando foi preciso comer o pão que o diabo amassou, nós comemos; quando foi preciso fazer o dever de casa para colocar o País economicamente nos eixos, nós fizemos. Hoje podemos investir R$ 40 milhões em saneamento nas maiores cidades do País". Presidente Lula

Rosinha e Anthony Garotinho são indiciados pela PF por compra de votos


A Polícia Federal do Rio indiciou por crime eleitoral o casal de ex-governadores, Rosinha e Anthony Garotinho; o deputado federal Geraldo Pudim (PMDB-RJ); e o deputado estadual Álvaro Lins (PMDB), ex-chefe da Polícia Civil do Rio. Eles são acusados de favorecer um grupo de um concurso para inspetor de Polícia Civil, em troca de votos nas últimas eleições.http://www.pt.org.br/sitept/index_files/noticias_int.php?codigo=1792

A senhora do Jô


A Lucia Hipólito não perdeu a oportunidade para falar do Palocci. Afinal Palocci foi o Ministro da Fazenda responsável pela recuperação da economia no governo Lula.Isso incomoda muito essa senhora, afinal ela faz parte da elite oposicionista ao governo Lula. Ela faz parte dos que torcem para o país não dar certo, ela faz parte dos que não toleram Lula, um presidente nordestino, ex metalúrgico, ex sindicalista, sendo o melhor presidente que o país já teve. Ela faz parte também das ridículas "meninas do Jô", ficaria mais adequado "senhoras do Jô", afinal elas já entram na casa dos "enta", quarenta, cinqüenta, sessenta, Ela se referiu a uma matéria da Globo, aonde o deputado Palocci teria furado fila no aeroporto internacional de Cumbica.


O que houve e foi relatado por Palocci e assessores, e confirmado pela companhia aérea Ibéria, é que a companhia aérea Ibéria solicitou a ele e aos demais passageiros do vôo que embarcassem o mais rapidamente possível para não atrasar a decolagem. Foi a pedido da própria companhia que ele e os outros passageiros entraram na área de embarque, isso é um procedimento normal. Palocci foi a Santander, na Espanha, a convite de uma universidade local para participar do seminário “Avanços Sociais e Econômicos na América Latina.” Recomendo a Lucia Hipólito que não acredite em tudo que passa na telinha da Globo, pessoas de bom senso, inteligentes sabem disso a muito tempo. A Globo não vai se desculpar, não vai mostrar na telinha que houve um erro por parte dela, e nem a senhora Lucia Hipólito, sabendo que tudo foi um erro da reportagem da Globo, não vai ratificar o que disse, afinal a elite burra tem frisson com os ataques a petistas. Por essas e outras é que a mídia está a cada dia mais desacreditada, é por essas e outras que audiência da Globo caiu 30% só em SP.


Jussara Seixas

Aprovação de Lula sobre para 66%, revela nova pesquisa CNI-Ibope


Para 50% dos brasileiros, governo Lula é ótimo ou bom, diz pesquisa


AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA Para 50% dos brasileiros, o governo Lula é ótimo ou bom; 33% consideram-no regular, e 16%, ruim ou péssimo. É este o resultado de uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias ao Ibope, que realizou 2.002 entrevistas em 140 municípios entre os dias 28 de junho e 1º de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.A última pesquisa realizada pela parceria CNI/Ibope, em abril, apontou resultados muito semelhantes. Há três meses, 49% julgavam o governo ótimo/bom, os mesmos 33% apontavam-no como regular, e 16%, como ruim ou péssimo.O estudo apontou que a avaliação positiva foi observada em todos os segmentos analisados, com redução, entretanto, nas faixas de maior escolaridade e renda, entre os mais jovens e as mulheres e na região Sul. Em contrapartida, avançou entre os homens, no Sudeste, Norte e Centro-Oeste e na faixa de menor renda.


AVALIAÇÃO POSITIVA SOBE SEIS PONTOS EM UM ANO


Em um ano, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu seis pontos percentuais, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira. Em junho do ano passado, 44% dos entrevistados achavam ótimo/bom o governo Lula. Hoje, 50% consideram ótimo/bom.


isso você não vai ver na mídia golpista


Prefeito petista comprova inocência e cobra tratamento igual da mídia


Desde que a Polícia Federal deflagrou a Operação Navalha, em 17 de maio deste ano, visando desmantelar uma quadrilha responsável por inúmeras fraudes em licitações de obras públicas, o prefeito de Camaçari (BA), Luiz Carlos Caetano, do PT, vem lutando para demonstrar que a sua prisão não passou de um grande equívoco cometido pela PF e amplificado pelos meios de comunicação. Preso pela operação — apesar de não haver nenhum indício de qualquer envolvimento seu com a Gautama, já que nenhuma obra foi construída em Camaçari pela empresa do chefe do esquema de fraudes, o empreiteiro Zuleido Veras —, ele teve a sua imagem exposta pela mídia e a sua vida pessoal e pública devastada. Mas ele jamais perdeu a esperança de poder provar a sua inocência, o que começou a fazer assim que deixou a PF, através de habeas corpus do STF. A luta justa do prefeito petista da segunda cidade mais importante da Bahia ganhou mais força ainda com a decisão da ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acatar o parecer do Ministério Público Federal e excluir do processo principal da Operação Navalha os fatos relativos a Camaçari, principalmente no que se refere ao prefeito Luiz Caetano. A decisão teve por base o fato de nunca ter havido licitação com a participação da Gautama e tampouco contrato entre a prefeitura com a construtora ou qualquer pagamento a ela. Na decisão, a ministra afirma que "não houve incorporação de verba federal ao patrimônio municipal (...) e que "não houve consumação de dano aos cofres públicos, eis que, embora formalizado o convênio, não se completou sequer o procedimento licitatório para a escolha da empresa que realizaria as obras". Mas, apesar de ter a seu favor diversas comprovações emitidas por órgãos governamentais e da Justiça, ele reclama da ação da mídia que, ao contrário do estardalhaço promovido quando da sua prisão, praticamente ignorou a decisão do STJ a seu favor. Em entrevista ao Portal do PT, Luiz Caetano, com confiança na Justiça, defende as ações da Polícia Federal contra o crime organizado e diz que a sua maior ansiedade no momento é poder restituir a verdade e provar, em definitivo, à população de Camaçari, da Bahia e do Brasil, que a sua prisão foi um ato de injustiça.

04/07/2007

Povos de Terreiro da Região Sul da Bahia estarão representados na III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá 2 mil pessoas


Evento de maior expressão nacional e internacional sobre o tema, a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá duas mil pessoas, de 3 a 6 de julho, em Fortaleza, Ceará. Participarão especialistas, representantes de governos, entidades, conselhos e organizações da sociedade civil. E ainda convidados internacionais dos seguintes países: Itália, Bolívia, Uruguai, Palestina, Índia, Argentina, México, Angola, Peru, Portugal, Nicarágua e Espanha.


A região Sul da Bahia estará sendo representada pelo Presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio da Diáspora Africana YABÁS - Valério Bomfim,um dos sete delegados eleitos na conferência estadual para representar os povos de terreiro. Bomfim levará a Conferência a reivindicação dos Povos de Terreiro do Sul da Bahia.


Uma das reivindicações dos Povos de Terreiro da região Sul da Bahia, é a sua inclusão prioritária nos programas e projetos emergências dos governos federal (Fome Zero e PAA – programa de aquisição de alimentos) através do Consea e da CONAB; e dos programas estaduais através da SEPROM – secretaria de combate a pobreza, e ainda as secretarias de assistência social dos municípios, que precisam ter um olhar “desigual para os desiguais”.


Valério Bomfim salienta que a principal reivindicação será a descentralização desses programas e projetos para a região sul da Bahia, uma vez que comumente tudo é centralizado na capital e região metropolitana. Para isso, Bomfim já manteve contato com o Secretário Luiz Alberto dos Santos – titular da SEPROM – que vai estar reunido com o presidente da YABÁS, ainda este mês formatando um seminário em Ilhéus, reunindo todos os Povos de Terreiro da região Sul da Bahia para juntos discutirem as saídas para os problemas que lhes são comuns. O evento será realizado em setembro – mês que é comemorada a semana da alimentação.


O seminário denominado KIZOONGA BANTU KIOXI ( Reunião do Povo de Terreiro), discutirá Políticas específicas de SAN – segurança alimentar e nutricional – para esses povos)


A abertura da Conferência Nacional será no dia 3 de julho, às 18 horas, terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Chico Menezes. O evento será no Centro de Convenções de Fortaleza (Avenida Washington Soares, 1141, Bairro Edson Queiroz - Fortaleza-CE).


Com o tema "Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional", esta será a primeira conferência setorial do atual mandato do governo Lula. O objetivo é avaliar os impactos do modelo de desenvolvimento na produção de alimentos saudáveis e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional da população.


Os participantes deverão apresentar alternativas a este modelo, de forma a colocar o direito humano à alimentação como prioridade no desenvolvimento do país. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o agronegócio, os alimentos transgênicos e a transposição do Rio São Francisco são algumas das questões que estarão em pauta.


O Fome Zero, os programas de transferência de renda e os que têm o objetivo de promover a cidadania, como o Bolsa Família, a reforma agrária e a agricultura familiar, a atualização da lei sobre Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) são outros temas. Também serão avaliadas as ações e políticas públicas de erradicação da fome e da pobreza e apresentadas as experiências e projetos na área que mais se destacaram no país e no exterior.


Outro assunto será a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado pela Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), sancionada em setembro do ano passado. O Sisan integrará as ações e esforços das três esferas de governo e da sociedade civil nesta área. O encontro também vai estimular a parceria entre governo federal, estadual e municipal, sociedade civil e iniciativa privada no esforço nacional de promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável.


Como resultado dos quatro dias de evento, será produzido um documento com as propostas para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional a ser encaminhado às autoridades governamentais. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Turquia, campeã mundial do anti-imperialismo. Argentina lidera América Latina


A Turquia acaba de ganhar o título de "o país mais antiamericano" do mundo, com 83% dos turcos possuindo uma opinião desfavorável aos Estados Unidos .


Os dados são de uma pesquisa feita em 47 países pela PEW Global Atitudes Project. Os "pró-americanos" na Turquia diminuíram de 12% em 2006 para 9% neste ano. Em 2002, antes da guerra do Iraque, eles representavam 53%. Os turcos que se manifestaram favoráveis à política externa norte-americana representam apenas 2%.


A principal razão para essa queda de popularidade norte-americana na Turquia parece estar relacionada com o entendimento pelos turcos que a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque é uma guerra contra os mulçumanos e também com a conivência norte americana com o PKK, o Partido dos Trabalhadores Curdos, que defende a criação do Curdistão, país que englobaria territórios do Iraque, Irã, Síria e Turquia.Argentina e BrasilNa América Latina o título anti-imperialista ficou com a Argentina, com uma opinião pública claramente contrária às políticas norte-americanas: 72% dos hermanos manifestaram uma visão negativa dos EUA, enquanto apenas 16% mostraram uma opinião favorável.No Brasil, segundo a pesquisa da PEW Global Atitudes Project, 51% têm uma opinião negativa sobre os Estados Unidos, enquanto 44% manifestam uma opinião favorável.


Leia mais sobre a pesquisa (em inglês)
http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com/

Grande expectativa marca show de Xangai no próximo sábado em Ilhéus


A expectativa para o show de Xangai, no próximo domingo, dia 8, às 20h, aumenta a cada dia. O evento, que integra a campanha Viva Casa dos Artistas, pretende atrair um grande público para o Teatro Municipal de Ilhéus. Muitos ingressos já foram vendidos e uma parte deles ainda está disponível na Casa dos Artistas, em Ilhéus, ou na loja BackDoor no Shopping Jequitibá, em Itabuna.

O violeiro, considerado um dos maiores intérpretes da música sertaneja de raiz, vai doar seu cachê para a campanha de revitalização do espaço cultural. O dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos será revertido em obras de melhorias na estrutura física da Casa dos Artistas, que se encontra em estado precário. A campanha, apadrinhada pelo cantor e compositor Nando Reis, segue com força total, e os artistas continuam buscando apoio junto ao empresariado local, a fim de acelerar o andamento das obras e poder oferecer ao público um espaço mais dinâmico e confortável.

Depois do enorme sucesso de público com o show de Nando Reis, a Casa dos Artistas acredita que Xangai também atrairá um grande número de pessoas. Eugênio Avelino, o Xangai, também é apresentador do programa Brasileirança, na TV Educativa da Bahia. Nascido na Bahia e criado no Norte de Minas Gerais, o cantor traz em sua bagagem a herança dos pais e avós violeiros.

Sucessos como “Ai d’eu Sodade”, “Meu Cariri”, “Canção Primeira”, “Desafio”, “Nóis é Jeca, mas é Jóia”, “Rei do Sertão” e “Violeiro” estão presentes em seu repertório. O cantor promete encantar e emocionar o público com seu show. E não é pra menos, afinal, quem nunca se divertiu ao som das canções: “Se farinha fosse americana, mandioca importada, banquete de bacana era farinhada” ou “Aruera é pau pesado, nué minha véa cai e machuca meu pé e ai d'eu sodade”?

O diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, ficou muito feliz por Xangai ter aceito o convite de integrar a campanha de revitalização do espaço cultural. “Para nós, é muito importante saber que podemos contar com a sensibilidade de artistas de renome como os que estão apoiando esta causa”, disse. O diretor espera também conseguir atingir com maior intensidade o empresariado local, seja através de doações, parcerias ou contratação de produtos culturais oferecidos pela Casa.

Viva a Casa dos Artistas

A campanha, aberta à participação de todos, ganha novos adeptos a cada dia. São empresários, políticos, comerciantes, funcionários públicos e outras pessoas que entendem a importância de apoiar e incentivar a prática da cultura na região. Romualdo Lisboa explica que o apoio pode ser através da compra de ingressos para os shows e eventos realizados pela Casa, ou se tornando um Amigo da Casa, que é aquele que faz doações em dinheiro ou materiais para recuperação do espaço, ou ainda, contrata os produtos culturais oferecidos, como: esquetes teatrais, espetáculos, oficinas, recreação artística para crianças e adolescentes, dentre outros.

Os Amigos da Casa, além de apoiarem esta importante causa, ainda têm direito a uma cota mensal de ingressos para assistir aos espetáculos, dentre outros benefícios. As doações em dinheiro podem ser feitas na conta do Teatro Popular de Ilhéus (Banco Itaú, Ag. 0291, Conta: 28022-0), e outras formas de apoio podem ser conversadas diretamente na casa, situada no Quarteirão Jorge Amado, ou pelo telefone: 3634-5818.

sdb/ai=divulgação

03/07/2007

Pior impossível


A situação de Ilhéus é pior a cada dia, o sentimento da comunidade em relação a cidade é idêntica a de quem tem um parente em estado terminal em uma UTI e sente as esperanças diminuírem a cada momento.

Não conheço caso igual na historia recente do Brasil, uma comunidade inteira a beira de um abismo em vias de se esfacelar. O clima é de desamparo, vergonha e resignação.

Dizer que este é o pior governo da historia de Ilhéus é redundante é muito pouco, não expressa a realidade nem o sentimento da população.

É incrível como uma cidade de duzentos e trinta mil habitantes chega a uma situação desta. È uma caso de irresponsabilidade generalizada de contaminação endêmica de corrupção e incompetência.

Não existe mais santo nem um a quem apelar, ou melhor, talvez só reste apelar aos santos. As instituições responsáveis pela investigação e controle do governo são coniventes, são partes da mesma moeda, estão comprometidas.

O aniversario recente da cidade no ultimo dia vinte e oito, foi à gota que faltava para transbordar, não existe mais esperança, os ilheenses estão vivendo um verdadeiro inferno astral.

Estamos todos pagando caro por erros antigos e recentes dos últimos governantes que a cidade teve. O ilheense precisa fazer uma alta critica em relação ao seu voto, somente assim poderá evitar outros prefeitos tão ruins nos próximos anos.




Matéria publicada hoje na Folha de São Paulo, só para assinantes, revela a mudança de comportamento do Governo Federal em relação ao combate a criminalidade no Brasil. Polícia, que desencadeou 357 grandes ações desde 2003, comemora os números, mas excesso de prisões recebe críticas. Para o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, trabalho tem méritos, mas é preciso existir blindagem legal para evitar injustiças. Desde 2003, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Polícia Federal já desencadeou 357 grandes operações com a prisão de 6.225 pessoas, média de quase quatro suspeitos detidos por dia. Segundo a polícia, entre os presos estavam pelo menos 945 servidores públicos acusados de corrupção.

Os números são comemorados pela direção da PF como um marco no combate ao crime. "A polícia busca hoje maximizar os meios de investigação, desarticular quadrilhas em todo o país, como nunca foi feito antes", disse o delegado-geral da entidade, Paulo Lacerda. Não há dados seguros para comparar as operações da gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e da atual, já que nem todos os trabalhos do período tucano estão registrados na Polícia Federal. Para o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, é mérito da atual PF a nação ter despertado para o combate ao "crime de elite", mas, disse ele, é preciso existir uma blindagem legal para evitar injustiças.

"Pode até ser que a PF investigue mais hoje, mas esse trabalho nunca se limitou tanto a escutas telefônicas. Não há mais campanas, infiltrações, nada. A prisão preventiva, que deveria ser excepcional, é aplicada de forma descontrolada", disse. Em maio, Mariz enviou uma carta ao Superior Tribunal de Justiça, assinada por mais 11 advogados, manifestando preocupação com "a forma açodada e descriteriosa com que o Judiciário" autorizava as prisões. "A PF pede a prisão temporária e, depois, a preventiva, sem ter qualquer indício. A responsabilidade maior é do Judiciário que autoriza", disse Mariz.

Por lei, a prisão temporária, de cinco dias, pode ser aplicada se: 1) for fundamental para a apuração, 2) o indiciado não tiver residência fixa e 3) há indícios fortes de autoria do crime. Já, a preventiva, com limite de 81 dias, é decretada para garantir a ordem pública e econômica, por conveniência da investigação ou para a aplicação da lei. "A prisão temporária está sendo banalizada. Prende-se todo mundo para depois verificar a participação de cada um na quadrilha. A prisão está virando uma condenação moral", afirmou o presidente em exercício da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Vladimir Rossi Lourenço.
Operações - Para saber o destino de algumas pessoas presas nas megaoperações da PF, a Folha rastreou cinco grandes escândalos: Anaconda (venda de sentenças no Judiciário), Vampiro (fraude em contratos do Ministério da Saúde), Curupira (devastação da Amazônia), Sanguessuga (fraude no Orçamento por parlamentares) e Furacão (influência de magistrados no jogo do bicho). No total, 210 pessoas foram presas temporariamente, 203 foram indiciadas (quando a polícia acredita ter indícios suficientes do crime), 378, denunciadas (acusadas formalmente na Justiça) e 19, condenadas -dez de forma definitiva.

Apenas na Anaconda, que revelou em 2003 um esquema de venda de sentenças e de trocas de favores ilegais entre juízes, advogados e policiais, há decisões judiciais definitivas. De dez condenados, dois seguem presos: o juiz federal afastado João Carlos da Rocha Mattos e a ex-mulher dele Norma Regina. Os outros sete foram soltos após cumprirem um terço da pena fixada. Na maioria dos casos, isso significou menos de seis meses de cadeia. "Entendo que, na Anaconda, a justiça foi feita. A pena foi pequena porque a lei prevê de um a três anos de prisão para o crime de quadrilha", disse a procuradora da República Janice Ascari, responsável pelo caso.

Rocha Mattos e a ex-mulher seguem presos porque foram condenados em outros crimes. Mas, mesmo para o juiz afastado, a punição não foi na íntegra. Sentenciado à perda do cargo, Rocha Mattos ainda recebe um salário de cerca de R$ 22 mil mensais brutos. A Vampiro foi deflagrada seis meses após a Anaconda, mas ainda está em fase inicial na Justiça. O processo na Justiça Federal do Rio teve de ser remetido ao Tribunal Regional Federal após o ex-titular da pasta Humberto Costa ter sido nomeado secretário estadual de Pernambuco, garantindo, assim, o foro especial. Nas demais operações, os investigados respondem pelos supostos crimes ou aguardam o oferecimento da denúncia.

Paulo Souto e ACM Neto vaiados no desfile do Dois de Julho


O pessoal do PFL (DEM) bem que tentou embarcar na querela APLB versus Governo da Bahia. Não deu, enfrentaram - depois de 20 anos - o final da fila do desfile da Independência da Bahia e ainda levaram uma bruta vaia quando chegaram ao Terreiro de Jesus, bem na esquina da Cantina da Lua. A beleza da festa foi embaçada pelas vaias dos professores arrebanhados pelo presidente da APLB, Rui Oliveira, militante do PCdoB. Foi inusitado, o PCdoB da APLB vaiava o PCdoB que desfilava junto ao governador Jaques Wagner.


O Dois de Julho é um desfile cívico, civil e popular, ao contrário do Sete de Setembro que não passa de uma demonstração militarista. Neste ano, a participação popular chamou a atenção, das sacadas moradores e visitantes aplaudiam fanfarras colegiais, grupos de samba, capoeira e autoridades. O Centro Histórico se engalanou para o desfile. Como sempre, políticos participaram da festa. É uma tradição. A imprensa sempre trata a presença dos políticos com certo ranço, um equívoco.


A jornalista do jornal A Tarde escreveu que, em certo pontos, o grupo petista era vaiado “por pessoas que acompanhavam o desfile”. Na verdade, todos foram vaiados pelos professores que entraram em greve e querem receber sem trabalhar. Alguns vaiaram o PT, outros vaiaram o PMDB. Os que desfilavam respondiam as vaias com aplausos, palmas. No tempo do PFL, Paulo Souto, ACM e o resto da malta as vaias eram tratadas com empurrões e ameaças. Wagner suportou bem a armação do PCdoB classista.O jornal A Tarde registrou bem: Na Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), no Centro Histórico, um grupo de pais e estudantes de colégios públicos reclamava da greve dos professores, que dura mais de 50 dias. Com faixas e cartazes, protestaram em frente à sede da Prefeitura. “Nosso direito constitucional está sendo aviltado. Queremos que o impasse entre governo e professores seja resolvido para que as aulas sejam retomadas o mais rápido possível”, afirmou o líder comunitário Domingos Araújo, pai de três jovens que estudam na rede pública de ensino.


O Dois de Julho na Bahia é democrático. Há protestos de todo tipo. A ex-senadora Heloisa Helena, embora sem o brilho de outrora, criticava Lula. O ex-tudo Cristovam Buarque falou as bobagens de sempre sobre educação. Torcedores do Bahia Futebol Clube pediam Diretas Já. O pessoal do Greenpeace distribuía folhetos e até um grupinho fora-do-lugar dizia não à transposição das águas do rio São Francisco.Participei do desfile, ao lado de Wagner, logo, também fui vaiado pelos professores que querem receber sem trabalhar. É tudo muito estranho. Depois de décadas a esquerda e democratas de verdade chegam ao poder na Bahia e professores abrem dissidência por causa do umbigo. Pararam de trabalhar porque pedem um aumento que não cabe nas contas do governo do Estado. Aquela turma vestida de preto me lembrava mais os fascistas de Mussolini. Sindicato manipulado é perigoso.

http://www.bahiadefato.blogspot.com/

CARTA CAPITAL explica porque grande imprensa combate Lula


LEIA REPORTAGEM DA REVISTA CARTA CAPITAL


Como queríamos demonstrar



O ESTRONDOSO SILÊNCIO de sempre acolhe a pesquisa Doxa sobre a atuação da mídia no pleito de 2006. Mas tudo isso coincide com a previsão dos analistas A imprensa reagiu com o silêncio aos resultados do estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião, o Doxa, sobre o desempenho dos meios de comunicação na campanha das eleições presidenciais de 2006. Divulgado por CartaCapital (edição 450), o trabalho focalizou, principalmente, os jornais O Globo, do Rio, e os paulistas Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. O resultado da avaliação foi “predominantemente negativo para o presidente/candidato Lula” e, tomados em conjunto, os jornais “dedicam mais espaço positivo para Geraldo Alckmin”.O silêncio, provocado pela constatação de um anti-lulismo que, pela unanimidade, comprometeu a pluralidade “fundamental para a saúde da democracia”, não surpreendeu os autores do trabalho coordenado pelo professor Marcus Figueiredo. O próprio estudo previa, de uma certa maneira, a reação ao registrar que “há uma certa resistência, da parte dos jornalistas, em admitir a legitimidade da análise da mídia”.


CartaCapital colheu depoimentos sobre o trabalho do Doxa. Abaixo, as análises dos cientistas políticos Wanderley Guilherme dos Santos e Marcus Figueiredo, do sociólogo Marcos Coimbra e do antropólogo Otavio Velho.


WANDERLEY GUILHERME DOS SANTOS:“A resposta é tão simples que alguns vão achar simplória. Lula jamais será confiável às elites tradicionais brasileiras e nem mesmo às elites modernas beneficiadas, agora, pela política econômica do governo. Pesquisa como essa sempre provocará controvérsias, pela subjetividade de algumas questões. Não importa. Ela coloca elementos sérios, concretos, sobre o comportamento da imprensa brasileira. Por isso, pensando na imprensa como empresa, é o caso de se perguntar: o que ela ganha com o anti-lulismo? Eu me refiro à relação do risco jornalístico com o benefício do negócio”.


MARCUS FIGUEIREDO:


“É difícil demonstrar, mas, pela opção sistemática entre um e outro assunto que vai para a primeira página, algo me diz que a elite brasileira não agüenta ver um nordestino retirante, metalúrgico, de esquerda, ser presidente e ter o sucesso político que Lula tem”.


MARCOS COIMBRA:


“A chamada ‘grande imprensa’ sofreu dois tipos de derrota em 2006. A primeira e mais óbvia foi a da imprensa de direita, como a revista Veja. Perder e ganhar, no entanto, é parte do jogo político que ela faz. Na luta ideológica, ela ganha um dia, na defesa das armas de fogo, e perde outro, com a vitória de Lula. Ossos do ofício. A outra derrota começou em 2005 e muitos a sofreram. Perdeu, por exemplo, quem tinha entendido, na época do dito mensalão, ser o santo combate contra o mal. Com ingenuidade angelical, ruborizada pelo ‘escândalo’, muita gente boa entrou nessa, com sinceridade. Outros sabiam perfeitamente que era conversa fiada, mas usaram os episódios para externar velhas simpatias e antipatias. Para muitos, era apenas competição profissional, saber quem dava o maior furo. Uma coisa puxa a outra e, dali a pouco, qualquer jornalista que se prezasse tinha de ter ‘investigado’ alguma falcatrua do PT. A sobrevivência de Lula tornou-se uma afronta para quem achava que a imprensa havia tido papel exemplar em 2005. Assim, jornalistas e veículos, não necessariamente conservadores, acabaram ficando parecidos”.


OTÁVIO VELHO:


“Creio que o mais importante é constatar mais uma vez, e de forma particularmente bem comprovada, a prepotência da chamada ‘grande imprensa’ na defesa de interesses de classe e de discriminação que se torna especialmente chocante num momento em que tanto se brada contra supostas ameaças à sua liberdade. É urgente partir para uma ampla discussão das condições necessárias para que efetivamente se tenha entre nós uma liberdade de imprensa socialmente responsável, que não reforce e busque legitimar os mecanismos de exclusão já existentes na sociedade. É óbvio que nem todos os jornalistas são prepotentes e irresponsáveis. Creio, portanto, que devem se examinar razões complementares para explicar esse comportamento. Uma hipótese que faço é de que a nossa imprensa (e não só ela) em grande parte opera com uma visão do Brasil e do mundo ultrapassada”.

Em protesto contra os EUA, Ivete Sangalo desiste de festival


A cantora Ivete Sangalo resolveu não participar mais do Live Earth, que vai reunir vários cantores simultaneamente em nove países no dia 7 de julho. Segundo a coluna de Bruno Astuto, no jornal O Dia, ela considera "hipocrisia" participar de um evento que tem como fim a luta contra poluição, mas é organizado pelos Estados Unidos - os maiores poluidores do planeta.

Ivete: "consciência ecológica"


A ausência de Ivete foi justificada por Jesus Sangalo, seu irmão e empresário. "Al Gore silenciou quando Bush se recusou a assinar o Protocolo de Kyoto. Ivete tem uma profunda consciência ecológica e estará sempre pronta para participar de eventos organizados por brasileiros."

Os shows do Live Earth acontecerão durante 24 horas em sete continentes. As apresentações começarão em Sydney, na Austrália e continuarão com eventos em Tóquio (Japão), Xangai (China), Johannesburgo (África do Sul), Hamburgo (Alemanha), Londres (Reino Unido) e Rio de Janeiro (Brasil), antes de se encerrarem em Nova Jersey (Estados Unidos).

Entre os 150 artistas participantes estão The Police, Genesis, Bon Jovi, Kanye West, Kelly Clarkson, Black Eyed Peas e Jack Johnson. A edição brasileira da série de concertos, marcada para a praia de Copacabana, contará com Pharrell Williams, Lenny Kravitz, Macy Gray, Xuxa (porta-voz do projeto no país), Vanessa da Matta, MV Bill, O Rappa, Marcelo D2, Jorge Ben Jor e Jota Quest.