04/07/2007

Turquia, campeã mundial do anti-imperialismo. Argentina lidera América Latina


A Turquia acaba de ganhar o título de "o país mais antiamericano" do mundo, com 83% dos turcos possuindo uma opinião desfavorável aos Estados Unidos .


Os dados são de uma pesquisa feita em 47 países pela PEW Global Atitudes Project. Os "pró-americanos" na Turquia diminuíram de 12% em 2006 para 9% neste ano. Em 2002, antes da guerra do Iraque, eles representavam 53%. Os turcos que se manifestaram favoráveis à política externa norte-americana representam apenas 2%.


A principal razão para essa queda de popularidade norte-americana na Turquia parece estar relacionada com o entendimento pelos turcos que a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque é uma guerra contra os mulçumanos e também com a conivência norte americana com o PKK, o Partido dos Trabalhadores Curdos, que defende a criação do Curdistão, país que englobaria territórios do Iraque, Irã, Síria e Turquia.Argentina e BrasilNa América Latina o título anti-imperialista ficou com a Argentina, com uma opinião pública claramente contrária às políticas norte-americanas: 72% dos hermanos manifestaram uma visão negativa dos EUA, enquanto apenas 16% mostraram uma opinião favorável.No Brasil, segundo a pesquisa da PEW Global Atitudes Project, 51% têm uma opinião negativa sobre os Estados Unidos, enquanto 44% manifestam uma opinião favorável.


Leia mais sobre a pesquisa (em inglês)
http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com/

Nenhum comentário: