05/06/2007

Deputado tucano quer destruir mangues que protegem Abrolhos


O deputado João Almeida do PSDB da Bahia, não poderia ter escolhido data pior para divulgar seu apoio a um “movimento” articulado pelo prefeito da cidade de Caravelas, extremo sul da Bahia, contra a criação da uma reserva extrativista na região de Cassurúmba, naquele município.

Por traz da iniciativa, esta o interesse de grandes empresários de carcinicultura (criação de camarões) em construir naquela cidade a maior fazenda de camarão do mundo.

O que o deputado não diz, é que a fazenda de camarão seria construída na área de proteção do Parque Nacional de Abrolho, não diz também que entre os sócios da fazenda esta um senador do seu partido pelo Espírito Santo.

O fato é que este movimento, aparentemente com o apoio de entidades da comunidade caravelense, não passa de uma reação articulada com distribuição de muito dinheiro para calar a boca de lideranças comunitárias e tentar reverter uma realidade.

A comunidade de Caravelas participou de diversas consultas publicas como mandam as leis, em todas as consultas os verdadeiros interessados, aqueles que a centenas de anos vem realizando o extrativismo nos mangues da região, aprovaram a criação da Reserva Extrativista do Cassurubá.

Pra o IBAMBA liberar as fazendas de camarão nesta região, teria que acabar com a área de proteção de Abrolhos, com todos os impactos que isso significa.

Aqui bem perto de Ilhéus, em Canavieiras, existe um punhado de fazendas de camarão, a não ser os impactos negativos, inclusive com a mortandade em massa de caranguejos, estas fazendas não trouxeram nada para a cidade, ou melhor, geram exatamente dois empregos para cada dez hectares de tanques. Em compensação gerou a fome de milhares de ex-extrativistas.

Caiu a mascara do deputado!


maiores informações clique aqui http://www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=245

Nenhum comentário: