24/05/2007

“zuleiriana”


Por aí

Começa a crescer nos bastidores um ti-ti-ti de que uma das partes censuradas do inquérito da Polícia Federal sobre a Gautama tem tudo a ver com São Paulo. E não é com quem está no poder agora.

Uma lista de mimos

A lista apreendida pela PF na Gautama de Salvador tem quatro páginas e mais de cem nomes de autoridades dos três Poderes que teriam recebido presentes. Agora, ela será investigada pela Procuradoria Geral da República, atrás de indícios de contrapartidas aos “mimos” - como definiu o ministro Tarso Genro.

Na lista de cortesias, em poder do chefe do Ministério Público Federal e da PF, apareceram os nomes dos senadores Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), Tadeu Filipelli (PMDB-DF), Delcídio Amaral (PT-MS), Romeu Tuma (DEM-SP), Joaquim Roriz (PMDB-DF) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que é presidente do Senado. A relação faz menção também ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), e aos deputados José Carlos Machado (DEM-AL) e Paulo Magalhães (DEM-BA). Há também um “Gilmar Mendes”, mas o Ministério Público diz não se trata do ministro vice-presidente do Supremo Tribunal Federal .
A empreiteira Gautama funcionava como uma espécie de assessoria direta para deputados, senadores e empresas que percorriam os gabinetes da Esplanada dos Ministérios atrás de dinheiro do governo federal para obras públicas nos estados e municípios. A revelação está no depoimento do superintendente de produtos da Caixa Econômica Federal, Flávio Pin, dado no dia 21 à ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela preside o inquérito que investiga as fraudes apuradas pela Operação Navalha, da Polícia Federal.

Política

Não se poderia esperar outra coisa, senão a degenerescência da política brasileira. O Orçamento da República está servindo para cobrir ânsias de partidos políticos, comandados por empreiteiras sedentas de poder e lucros fáceis. A esperança é a Justiça punir os corruptos e corruptores. Assim, o país poderá crescer sem influências daninhas à moral, com a recuperação dos bons costumes.

Nenhum comentário: