09/04/2007

Valderico quer usar verba pública para o seu imóvel


pode ser lido em: www.aregião.com.br


Que seria comprado pela prefeitura, segundo denúncia do vereador Marcus Paiva. Ele está preocupado com a desapropriação de uma garagem da empresa do prefeito de Ilhéus.


De acordo com Paiva, Valderico Reis está disposto a usar R$ 1,6 milhão do município na transação, que terá entre os beneficiados ele próprio. Segundo o vereador, o prefeito tem dito abertamente que vai fechar a negociação com ou sem aprovação da Câmara.


"Ele tem afirmado que não precisa enviar nenhum projeto à Câmara porque não precisa da aprovação dos vereadores para concretizar a desapropriação da garagem". Para ele, o prefeito vem confundido o que é público com suas propriedades particulares.


"Ele acha que pode tirar o dinheiro da Prefeitura de Ilhéus para comprar um imóvel que o tem entre os sócios. Valderico acha que está acima da lei, que pode fazer o que bem entende com o dinheiro do contribuinte", reclama Marcus Paiva.


Ele afirma que o próprio Valderico é sócio da empresa, o que o impede de fechar qualquer negócio com o município. "O prefeito está advogando em causa própria. Ou seja, o dinheiro vai sair dos cofres públicos direto para o bolso dele".


O vereador afirma que há informações de que o prefeito está tentando adquirir o imóvel para transferir o centro administrativo do centro da cidade para a Avenida Itabuna.


"Isso é mais uma demonstração de descaso de Valderico Reis com Ilhéus, pois o prédio do Palácio Paranaguá faz parte do patrimônio e da história do município".


A construção do atual prédio do Palácio Paranaguá foi iniciada em dezembro de 1907 após a demolição do colégio "Casa Nossa Senhora do Socorro". O prédio, estilo neoclássico, começou a ser erguido durante a administração do coronel Domingos Adami de Sá.


Ao longo dos anos, o imóvel passou por várias reformas, mas manteve conservada a arquitetura original. No interior estão expostos móveis, quadros, esculturas conservadas, pertencentes ao patrimônio municipal.


"Mesmo com toda essa riqueza histórica e cultural, o prefeito quer abandonar o prédio, mostrando que não tem nenhum respeito pelo povo e pela história de Ilhéus". O prédio do Palácio do Paranaguá fica na Praça J.J. Seabra e o nome é uma homenagem ao Marquês de Paranaguá. O conjunto arquitetônico traz em parte de suas fachadas esculturas que traduzem a força da sociedade da época.


Antes de abrigar o centro administrativo, no local funcionou a Câmara de Vereadores, a cadeia pública e um quartel. O artista italiano Orestes Sarcelli foi o responsável pelos serviços de pintura.
Prefeito quer se beneficiar com a "doação" de dinheiro para a compra de um terreno para o Sindicato dos Taxistas de Ilhéus, que tentam construir uma sede própria.
O vereador Marcus Paiva afirma que por trás da boa vontade do prefeito Valderico Reis em enviar um projeto para a Câmara de Vereadores propondo a doação de R$ 30 mil para os taxistas existem outros interesses.
O vereador diz que não é contra a desapropriação ou doação de recursos para que os taxistas construam uma sede, mas não pode apoiar a forma como Valderico Reis vem manobrando para retirar os profissionais do terreno que fica na Avenida Itabuna. "Recebi informações de que ele quer doar o dinheiro pela prefietura para os taxistas comprarem o terreno que pertence a ele".
De acordo com o vereador, o projeto foi retirado da pauta de votações da Câmara Municipal depois que ele denunciou a esperteza de Reis. "A matéria chegou a ser aprovada na Comissão de Justiça. O prefeito quer parecer bonzinho, mas na verdade está preocupado com o que vai ganhar com a doação" suspeita.
O terreno ocupado hoje pelos taxistas fica ao lado de um posto de combustíveis que seria de Valderico Reis. O imóvel seria desapropriado em mais uma transação suspeita do governo municipal. "Uma prática muito comum neste governo.
Os indícios de irregularidades são tão fortes que eles retiram o projeto de pauta". Segundo Paiva, os taxistas são pessoas sérias, trabalhadoras e não estão bem informados das manobras feitas pelo prefeito. "Se o prefeito realmente tivesse interesse de ajudar os taxistas, teria agido de forma transparente. Não podemos aceitar que o dinheiro do contribuinte de Ilhéus seja mal utilizado".

Nenhum comentário: