30/04/2007

Mídia brasileira promove seus projetos como se fosse partido político


Está acontecendo no Brasil algo que aconteceu na Venezuela.Com a oposição devastada nas urnas, a mídia assumiu o papel dos partidos políticos.

E passa a fazer campanha pela aprovação de seus projetos.Um amplo espaço é garantido a todos aqueles que concordam com tais projetos.Em nome de promovê-los, a mídia distorce e omite informações.Abandona a suposta objetividade jornalística.

Os chefetes se comportam como se tivessem sido eleitos por algum poder divino.Detonam quem não concorda com suas idéias alopradas.

Projetos que a mídia brasileira está bancando, com apoio dos indivíduos de sempre:

1. Redução da maioridade penal:Objetivo: satisfazer o desejo de sangue dos Jardins, Itaim, Higienópolis e de dois bairros do balnerário, Ipanema e Leblon. Não vai resolver nada, mas pelo menos assim essa gente fica com a sensação de que, agora sim, estamos livres da bandidagem. Até a próxima onda de ataques do PCC. Até eles se darem conta de que os bicheiros e bingueiros participam do tráfico de armas e de drogas. Sim, os bicheiros com os quais eles fazem acerto no Carnaval. Aqueles, que também compram juízes para produzir sentenças.

2. Derrubada do veto do presidente Lula à Emenda 3:Objetivo: remover qualquer ameaça à prática das empresas de comunicação de pagarem menos impostos através da contratação de empresas de uma pessoa, os PJs. Greves serão chamadas de "greves políticas", como se qualquer ato reinvidicatório não fosse político. O assunto será apresentado como tentativa do governo de prejudicar profissionais liberais.

3. Obrigatoriedade do diploma de Jornalismo:Objetivo: ao eliminar a obrigatoriedade, o pool de mão-de-obra disponível é multiplicado por 100 mil - com óbvias consequências para a média salarial. Outro truque são os famosos convênios com as faculdades de Jornalismo, que preparam mão-de-obra barata e fazem o delivery sem cobrar frete.

4. Reforma da "Previdência" e "trabalhista":Objetivo: qualquer coisa que sirva para reduzir os custos das empresas e retirar direitos trabalhistas eles topam. Também conhecido como A Segunda Morte de Getúlio. Eles não dirão a você que tanto a reforma da Previdência de Margaret Tatcher no Reino Unido quanto a do general Pinochet no Chile fracassaram. Vão falar num certo Custo Brasil - é isso o que os empregados são para eles, Custo Brasil. O Custo China é menor que o Custo Brasil, portanto não se surpreenda quando o seu emprego for exportado.

A lista está apenas começando.Publicado em 27 de abril de 2007 Esse tipo de "fenômeno" é uma praga, porque os jornais, emissoras de rádio e televisão simplesmente passam a suprimir o outro lado, como se ele não existisse.

Quando muito, oferecem um pequeno espaço a opiniões que diferem da endossada pelos patrões, enquanto a posição oficial merece manchetes e mais manchetes.

Nós - os leitores, telespectadores e ouvintes - estamos diante da versão neo-liberal do Pravda.

Nenhum comentário: