19/02/2008

Luz para Todos já beneficia 7 milhões de brasileiros


As duas matérias que seguem abaixo, ajudam a entender por que Lula esta disparado nas pesquisas de Avaliação de seu governo. São ações concretas e políticas de governo que tem permitido o Brasil da um salto no desenvolvimento e principalmente resgatar a dignidade de milhões de brasileiros esquecidos e alijados por quinhentos anos.

Gerson


Luz para Todos já beneficia 7 milhões de brasileiros


Até dezembro de 2007, 1,4 milhão de famílias, o equivalente a sete milhões de pessoas, em todos os estados brasileiros, foram beneficiadas pelo Programa Luz para Todos. Para 2008, com a meta de fechar o ano com dois milhões de residências beneficiadas, a chegada da energia elétrica vai atender mais 564 mil lares. Isso porque o governo quer encerrar o ano com o atendimento de energia elétrica, com instalação gratuita, a dez milhões de pessoas no meio rural, conforme anunciado no lançamento do Programa.
Índios, quilombolas, assentados da reforma agrária, homens simples do campo e das florestas poderão desfrutar de prazeres até então inatingíveis, como assistir programas de televisão, beber água gelada e desfrutar de iluminação com lâmpada elétrica. Mas não é só o conforto que transformou a vida dos brasileiros.
Criado em novembro de 2003, as obras do Programa Luz para Todos geraram 215 mil empregos diretos e indiretos, utilizaram 508 mil transformadores, 3,3 milhões de postes e 634 mil km de cabos elétricos que possibilitariam dar 16 voltas na Terra, beneficiando não apenas a população do campo quanto as empresas fabricantes de material elétrico e eletrodomésticos.
De acordo com pesquisa realizada em 2006 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 44,1% das famílias entrevistadas passaram a ter televisão e 35,7% adquiriram geladeira. Sem falar nas que compraram liquidificadores, ventiladores, bomba d`água etc. Além disso, 23,4% das famílias atendidas pelo programa afirmaram que pelo menos um dos seus familiares deixaria o campo, caso não tivessem acesso à eletricidade. Isso daria, em números de hoje, mais de 330 mil pessoas migrando para os grandes centros urbanos.
"Estamos convictos que o desafio proposto no início do Programa será vencido ao final de 2008, com a conclusão das obras que beneficiarão dez milhões de brasileiros do meio rural", conclui o Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schuck.

Nenhum comentário: