11/05/2007

Líder do PT pede cassação de Clodovil por agressões verbais às mulheres


GABRIELA GUERREIROANDREZA MATAIS

da Folha Online, em Brasília

O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), encaminhou hoje ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), representação contra o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) por suas palavras ofensivas contra as mulheres. O petista alega que Clodovil quebrou o decoro parlamentar por ter sido "preconceituoso, sexista e homofóbico" no exercício de seu mandato parlamentar --o que inclui o episódio de agressão verbal à deputada Cida Diogo (PT-RJ).

O líder afirma, na representação, que o regimento da Câmara determina a perda do mandato ao deputado que adotar práticas incompatíveis com o decoro parlamentar. Na opinião do líder, Clodovil tinha o dever de manter comportamento ilibado na Câmara por ter sido eleito pelo povo brasileiro."A violação da lei pelo deputado atinge a própria essência do poder que o mesmo representa. Não resta qualquer dúvida que a conduta praticada pelo representado [Clodovil] se amolda perfeitamente ao tipo penal incriminador e que flagrante está a quebra do decoro parlamentar", afirma Sérgio.

O líder pede a Chinaglia que determine à corregedoria da Câmara abertura de sindicância para apurar as agressões de Clodovil às mulheres. A bancada feminina da Câmara também ingressou com representação contra Clodovil, mas pede apenas que ele seja advertido e obrigado a pedir desculpas por escrito pelas ofensas. A bancada articula uma reunião com Chinaglia para discutir as agressões de Clodovil a Cida Diogo.AgressõesNo início de abril, Clodovil dirigiu palavras consideradas ofensivas ao afirmar que, atualmente, as mulheres "ficaram muito ordinárias, vulgares, cheias de silicone e trabalham deitadas e descansam em pé".

Ofendida com as declarações, Cida Diogo começou a recolher assinaturas para apresentar representação contra Clodovil na Câmara. Nesta quarta-feira, a deputada o procurou no plenário da Casa para que ele pedisse desculpas --o que reverteria a representação da bancada feminina contra o deputado. Na conversa, Cida Diogo acabou ouvindo novas críticas do parlamentar.

Segundo relato da deputada, Clodovil disse que falava somente às mulheres bonitas, e não a ela, que "é tão feia que nem para p. [sinônimo de prostituta] serve". Aos prantos, a deputada interrompeu a sessão do plenário da Câmara e exigiu desculpas de Clodovil.

O deputado admitiu que foi "cruel" com Cida Diogo, mas disse que não vai pedir desculpas à deputada.

Nenhum comentário: