08/05/2007

Valderico é cassado


Doze dos 13 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Ilhéus, assinaram ontem à tarde o pedido de cassação do prefeito Valderico Reis, acusado de uma série de desmandos administrativos. Para oficializar o ato, ainda hoje, será elaborado o Decreto de Afastamento do cargo, que deverá ser publicado ainda amanhã, determinando a imediata posse do vice prefeito, Newton Lima. Segundo fontes da Câmara, agora só restará ao prefeito Valderico Reis, brigar na Justiça pelo seu retorno ao Palácio Paranaguá.


O único vereador que votou contra o seu afastamento, foi Rodolfo Macedo que, além de fazer parte de sua base aliada, fez parte da sua equipe de secretários.


Além do ato do Poder Legislativo, a semana começou quente para o prefeito. A Polícia Federal solicitou à Procuradoria Jurídica do Município, todos os documentos referentes à aplicação de recursos do FNDE na merenda escolar. Conforme antecipou este site, o prefeito não prestou conta, em tempo hábil, do dinheiro recebido ano passado e foi informado, pelo Ministério da Educação, sobre o impedimento de receber novas verbas. Com isso, além de passar a ser investigado, o prefeito não deverá estar recebendo novos recursos, até que seja efetivada a prestação de contas.


Já a atitude da Câmara, reflete o grau do desprestígio e da forma desrespeitosa que (há muito) o prefeito vem conduzindo a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo. A mais recente "indiferença" diz respeito à mudança de endereço da Prefeitura, sem a devida autorização da Câmara. O caso é (mais um) nebuloso. Inicialmente o prefeito resolveu vender um imóvel pessoal, por quase 1 milhão e meio de reais, ao seu próprio governo. Como houve reação popular, mudou de idéia. Partiu para a locação do mesmo imóvel, com aluguéis que ultrapassam a casa dos 12 mil reais/mês.


O imóvel fica localizado na avenida Itabuna, curiosamente na área onde Valderico Reis constrói um "shopping". A cidade desconfia da sua manobra, acusando o prefeito de tentar valorizar comercialmente uma área de, até então, poucas oportunidades. Para reforçar ainda mais esta tese, o prefeito, agora, autorizou que uma agência do Bradesco - instalada na Prefeitura para pagar ao funcionalismo - seja transferida, com a inauguração do "shopping" - para o novo "point" comercial da cidade, sob a justificativa de proporcionar mais conforto aos clientes.


A partir de agora, a preocupação da cidade passa a ser com o seu substituto, que terá de tomar posse imediata, segundo revelou a fonte da Câmara. Este site, na edição de ontem, coloca em xeque a atuação política do vice-prefeito, Newton Lima, uma personalidade que sempre teve o respeito da população, mas que, ao longo deste mandato, tem demonstrado, na prática, concordar com as ações do prefeito afastado. "O seu silêncio é ensurdecedor - revela o site, completando que a história dirá se Newton será enquadrado na lista dos omissos ou na lista dos participantes do caos".

Nenhum comentário: