10/05/2007

Prefeito continua e vice, some. Juridicamente, cadeira está vaga

opaiooo, tó fora meu povo!
foto de Marcos Nascimento
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, não pretende entregar o cargo ao seu vice, conforme decisão tomada por 12 dos 13 vereadores que votaram ontem por seu afastamento, pelo prazo de 90 dias, até que sejam apuradas denúncias de corrupção em seu governo.
Em matéria distribuída por sua assessoria de imprensa, o prefeito tenta explicar os motivos que levaram o governo a atrasar o repasse do duodécimo para o Poder Legislativo, informando que o fato ocorreu devido ao bloqueio de R$ 1,7 milhão para a quitação de parcelas de dívidas antigas com o INSS e precatórios. O motivo de força maior, segundo Valderico, justifica o atraso do repasse e não é suficiente para caracterizar o seu afasamento.

"A decisão do prefeito em permanecer no cargo demonstra o grau de respeito que, hoje, o Poder Executivo mantém com o Legislativo", assegura um analista político que prefere não ser identificado. Hoje pela manhã, ao ser informada da declaração do prefeito, a assessoria da Câmara disse que, caso a decisão de ontem não seja respeitada, os vereadores irão a Salvador para formalizar imediatamente o afastamento junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJB).
Por ironia, a informação de que o prefeito Valderico Reis não deixará o cargo chega coincidentemente com a informação de que seu vice - que deveria ser empossado ainda hoje - não está sendo localizado. Fontes informam de que ele estaria em Salvador aguardando novos encaminhamentos jurídicos que possam garantir uma liminar ao prefeito Valderico Reis.

Nenhum comentário: