08/05/2007

O tempo é o senhor da razão e o povo é muito sábio.

Os Derrotados
As duas notas que seguem abaixo, publicada hoje na folha on-line (veja link) são uma perola. Ambas demonstram muito bem de que lado estava a honestidade e a ética nas ultimas eleições, chega a ser desmoralizante para a grande mídia golpista e para o trio acima, que forçou a barra tentando imputar a Lula, um comportamento que como podemos ver agora, estava no outro candidato.




Técnicos do TSE recomendam rejeição das contas da campanha de Alckmin


Em parecer técnico, a Coepa (Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias) recomendou ao ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) José Delgado a rejeição da prestação de contas de campanha do então candidato Geraldo Alckmin (PSDB). Ele foi derrotado nas eleições presidenciais de 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Segundo o TSE, a recomendação foi baseada na ausência da declaração das doações estimáveis em dinheiro relativas aos gastos realizados pelo Comitê Financeiro Nacional do PSDB em benefício do candidato. O TSE informa que o candidato não movimentou a conta de campanha porque alegou ter efetuado gastos e arrecadado receitas pelo comitê financeiro.


Assim que receber o parecer, Delgado deve dar 72 horas para Alckmin se manifestar. O prazo começa a contar a partir da publicação da intimação no "Diário da Justiça". O Ministério Público Eleitoral deverá emitir parecer no prazo de 48 horas, após a intimação. Segundo o TSE, Alckmin poderá apresentar informações complementares para corrigir as falhas apontadas pelos técnicos da Coepa. Comitê financeiroOs técnicos da Coepa recomendaram ao Comitê Financeiro Nacional do PSDB que corrijam em 72 horas supostas contradições e lacunas detectadas na prestação de contas sobre a arrecadação e gastos efetuados na campanha de Alckmin.


Entre as pendências verificados pelos técnicos do TSE estão registros de doação sem a correspondente identificação no extrato bancário.O parecer recomenda ainda que o comitê apresente todos os documentos sobre a conta bancária da campanha eleitoral para comprovação dos débitos constantes do extrato e as despesas de campanha declaradas.


TSE manda arquivar representação contra Lula por dossiegate


Por unanimidade, seis ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram nesta terça-feira arquivar a representação do PSDB e DEM (ex-PFL) contra a suposta existência de abuso de poder por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2006.


Eles seguiram o voto do corregedor do TSE, César Asfor Rocha, que julgou improcedente a representação por entender que não há provas que configurem a existência de crime eleitoral no episódio do dossiegate.


Rocha alega ainda que não existem indícios de que o dinheiro apreendido com Gedimar Passos e Valdebran Padilha fosse do PT nem qualquer comprovação do envolvimento do presidente Lula ou do presidente do PT, Ricardo Berzoini, com a apreensão."À época, era reconhecida a clara vantagem do presidente sobre o seu adversário mais próximo. Longe de beneficiá-lo, o episódio teve efeito contrário de desgastá-lo", afirma no seu voto.


O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, não votou. Ele --que seria o sétimo a votar-- se manifestaria se houvesse empate no resultado. O julgamento ocorre no dia em que Rocha deixa o cargo depois de cumprir o mandato de dois anos no tribunal. Ele comandou as investigações no TSE sobre o suposto dossiê.


Nenhum comentário: