20/06/2007

Incompetência ameaça o CEFET - Ilhéus


Em noticia divulgada hoje através de jornais e blogs regionais, o Secretário de Indústria e Comércio do município Paulo Ganem, demonstra seu total desconhecimento e desrespeito a esta cidade. A pouco "brilhante" para não dizer burríssima idéia de ceder o prédio anexo da prefeitura e o prédio da biblioteca pública (ex-colégio General Osório) para o Cefet, não se justifica nem tem o menor nexo com a funcionalidade e a historia dos prédios, muito menos com as necessidades da futura escola.

A iniciativa desesperada da prefeitura de evitar que o Cefet seja erguido na Ceplac, é parte de um problema maior que começou com a incompetência do governo em não encontrar e desapropriar um terreno adequado para a construção da escola no prazo estipulado.

Como não agiu a tempo e não teve competência para identificar a área adequada, o governo irresponsável de Valderico e equipe, estão buscando a saída mais fácil, sem se preocupar com aspectos prementes e conseqüências futuras de uma escola deste porte para a cidade.

O prédio anexo, assim chamado por ter sido construído para sediar as secretarias da prefeitura próximas ao palácio Paranaguá, é infinitamente menor que as necessidades de uma escola como esta, alem de não ter sido construído para este fim, tem problemas sérios para funcionar uma escola: um só elevador, pouquíssimas vagas de garagem, nenhuma área de lazer e intensa poluição sonora. O outro prédio, histórico, já com uma finalidade importantíssima seria ainda pior, não servia nem para funcionar uma escola primária, quando ali existia o colégio General Osório, imagine para um Cefet.

Na proposta maluca e inconseqüente do secretário e do prefeito, a biblioteca seria transferida para o palácio Paranaguá, outra distorção absurda. É claro que se algum dia este prédio deixar de ser sede do governo, deva se transformar em um equipamento cultural aberto ao publico com conseqüências evidentes para o turismo, algo como um museu ou um centro cultural, jamais uma biblioteca e um arquivo publico, que em si não tem o menor impacto para o turismo da cidade e já estão muito bem instalados onde estão.

O primarismo desta proposta alem de expor a incompetência latente do governo, demonstra uma visão pequena e mesquinha sobre a Escola Técnica Federal, um equipamento de ensino cobiçado por qualquer cidade. O nosso Cefet deve ser pensado como a base da futura Universidade Federal do Sul da Bahia, deve ser construído um campus com prédios próprios, laboratórios e áreas de expansão. Deve ter entre suas prioridades a formação básica e superior de profissionais altamente qualificados para supri as demandas do pólo de informática e da industria turística da cidade. A visão medíocre do governo sobre esta escola é preocupante, deixa a comunidade perplexa e preocupada.

Que o Cefet é bem vindo ninguém em Ilhéus tem duvidas disso, a preocupação é que tamanha incompetência possa jogar fora a mais importante conquista que a cidade teve em vinte anos.

Nenhum comentário: