22/03/2008

Ação do Ibama desmonta serrarias no Pará


A operação Arco de Fogo começa a mostrar resultados, assim como feito no sul da Bahia, a proibição e desmontagem das madeireiras é a melhor coisa a ser feita no combate a devastação da Amazônia.
No inicio dos anos noventa o governo federal determinou o fechamento de todas a serrarias que existiam no sul da Bahia, com o tempo esta atitude mostrou-se correta e os resultados estão ai, apesar de ainda existir desmatamento e trafico de madeira em nossa região, o que acontece hoje é infinitamente menor que o desfile de caminhões carregados com toras gigantescas que víamos por nossas estradas.
O próximo passo é definir políticas publicas que gere emprego e possa substituir a oferta de empregos das madeireiras. Oferecer alternativa econômica a população do Sul do Pará é fundamental para o sucesso da operação.
Gerson
Ação do Ibama desmonta serrarias no Pará

O Globo - O Ibama iniciou ontem uma inédita ação de desmonte de serrarias flagradas com madeira sem procedência sustentável no município de Tailândia, a 235 quilômetros de Belém. A ação faz parte da operação Arco de Fogo, de combate ao desmatamento. A primeira madeireira desmontada pelo Ibama, com o apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema), foi a Santo André, que funcionava em plena zona urbana de Tailândia sem licença ambiental, e não tinha comprovação sobre a origem da madeira apreendida em seus pátios. Todo o maquinário da serraria foi levado para um depósito da Sema. A idéia da fiscalização do Ibama, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, é passar o trator por cima das instalações da serraria.

- O impacto significativo da operação vai além da multa. O Ibama paralisa a atividade madeireira ilegal e a PF responsabiliza criminalmente os responsáveis - observa o coordenador do Ibama, Bruno Versiani.

A operação Arco de Fogo, com a participação da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança, já contabiliza um total de R$9 milhões em multas, aplicadas por um volume de 16,4 mil metros cúbicos de madeira apreendida sem documento legal de origem.

PF descobre toras de madeira escondidas em milharal em Tailândia - A Polícia Federal descobriu centenas de toras de madeira nobre enterradas sob uma plantação de milho, às margens da rodovia PA-150 em Tailândia, a 235 quilômetros de Belém. Policiais federais e fiscais do Ibama, integrantes da operação Arco de Fogo, de combate aos desmatamentos na Amazônia, fizeram um sobrevôo de helicóptero e estranharam encontrar uma grande clareira em meio à gigantesca plantação de milho. Ao escavarem o solo da parte desmatada do milharal, encontraram toras de maçaranduba, ipê e angelim, entre outras madeiras nobres, supostamente enterradas por madeireiros da região.

- Ações como essa, de enterrar madeira no milharal para tentar enganar a fiscalização, não vão nos intimidar. Chegaremos aos responsáveis com trabalho de inteligência, afirmou o delegado Raimundo Freitas, coordenador da Operação Arco de Fogo pela Polícia Federal.

Com o apoio de técnicos da secretaria de Meio Ambiente do Pará, a Polícia Federal está escavando o milharal, buscando as toras de madeira sepultadas pelos madeireiros de Tailândia. Na semana passada, fiscais do Ibama e da Sema já haviam descoberto centenas de toras enterradas em montanhas de serragem no pátio da serraria Santo André, interditada e desmontada pelo Ibama por atuar sem licença ambiental e sem comprovar a origem da madeira estocada em seu pátio.

Em 20 dias, as equipes integradas por fiscais do Ibama, policiais federais e da Força Nacional de Segurança já inspecionaram 40 estabelecimentos, entre madeireiras, carvoarias e propriedades de pessoas físicas. Desses, 39 foram multados e 23 tiveram suas empresas embargadas por problemas na documentação ou por não comprovarem a origem de estoques de madeira e carvão vegetal. Foram apreendidos 16,4 mil metros cúbicos de madeira, sendo 15,2 mil metros cúbicos de toras e 1,2 mil metro cúbico de madeira serrada estocadas por serrarias de Tailândia que não comprovaram a origem legal do produto. Foram lavrados 76 autos de infração, em valores superiores a R$ 9 milhões. Além da madeira ilegal, também foram apreendidos mais de mil metros de carvão produzido sem licença ambiental e 23 motosserras.

Nenhum comentário: