17/03/2008

É assim que se faz


No final deste mês um ano e pouco após assumir a direção do Hospital Regional Dr. Ruy estará se afastando para se candidatar a prefeito de Ilhéus. Os acertos da administração dele a frente do Regional já fazem diferença na saúde da cidade.

Nunca é tarde lembrar que Ruy assumiu o hospital em seu pior momento, as cenas de morte na porta da emergência por falta de atendimento havia tornado-se corriqueiras. Na comunidade ilheense a avaliação do hospital beirava ao escárnio publico.

Ainda dói na alma de muitas famílias o trágico revellion de 2005/06 quando na ausência absoluta de plantonistas quase uma dezena de pessoas morreram por falta de atendimento. Era uma vergonha!

A liderança e a capacidade administrativa de Ruy provocaram uma revolução no hospital, em pouco mais de um ano a historia do Regional é outra.

Foram contratados setenta e dois médicos, e cento e trinta novos funcionários como atendentes, auxiliares de enfermagem, faxineiros e segurança.

Com recursos próprios foram reformados e reequipados o anexo psiquiátrico, a UTI e a ala administrativa, centenas de moveis e equipamentos eletrônicos foram concertados.

Em recente visita o governador Wagner entregou duas ambulâncias e um equipamento de ressonância magnética, anunciou a implantação de uma equipe de neurocirurgia (a primeira em hospital publico no interior da Bahia), e autorizou uma grande obra de reforma geral e ampliação que deverá dobrar o tamanho do hospital.

Por iniciativa de Ruy um convenio assinado com a UESC permite que dezenas de estudantes de medicina façam estágios no Regional. Outras iniciativas estão em curso, as equipes de funcionários estão motivadas e já proliferam os casos de vidas salvas, excelência em atendimento e famílias agradecidas.

Com a falência completa do sistema municipal de atendimento em postos médicos, milhares de pessoas correm para o Regional diariamente, os atendimentos ambulatoriais e emergenciais saíram de pouco mais de dois mil para mais de oito mil pacientes por mês, com qualidade e humanismo.

Uma das marcas da administração de Ruy são a moralidade e a transparência, acabaram as denuncias de desvios e irregularidades. Todas as ações desta gestão foram realizadas com os mesmos recursos e com o mesmo orçamento das gestões anteriores.

Um dos episódios mais tocantes foi à iniciativa de Ruy ao convidar onze médicos voluntários que juntos com ele trabalharam vinte e quatro horas no ultimo revellion salvando dezenas de vidas.

Em entrevista feita no hospital durante sua ultima visita a Ilhéus Wagner ressaltou a capacidade administrativa e de liderança de Dr. Ruy e disse que o Hospital Regional Luiz Viana Filho tornou-se um exemplo na administração publica do estado.

Ruy reproduziu no Regional o modelo petista de administração, já consagrado em nível nacional pelo presidente Lula, é só o inicio de uma revolução que promete mudar a historia de Ilhéus nos próximos anos.


Gerson Marques

Nenhum comentário: