22/03/2008

A incompetência tucana no trânsito e nos transportes


A imprensa publica há semanas recordes diários de congestionamento registrados no trânsito de São Paulo, e as reportagens tratam também dos transportes, questões indissoluvelmente interligadas. Só não apontam o que vou dizer agora, com todas as letras: a responsabilidade é dos tucanos.

Há 13 anos no poder no Estado e há quatro na Prefeitura paulistana, eles não fizeram nada. Não investiram em transportes metropolitanos, nem urbanos, nem no metrô. Não tem política para a área e deixaram sucatear tudo. José Serra foi eleito prefeito, governou um ano e poucos meses e saiu. Seu substituto, Gilberto Kassab, é do DEM, mas 80% da "máquina" da Prefeitura continua ocupada por tucanos. São eles, portanto, os responsáveis por esse desmanche.

Nada de investimento expressivo no transporte metropolitano e, na Capital, a expansão do metrô, vital para a melhoria do trânsito e do transporte, faz-se a passo de tartaruga - 1,7 km/ano, muito aquém das necessidades da Capital, que precisaria, no mínimo, duplicar este ritmo de construção. Outro fato gravíssimo mostra a insensibilidade social dos tucanos no governo e mexeu direto no bolso do trabalhador: o ex-governador Geraldo Alckmin acabou com o bilhete múltiplo de várias viagens vendido com desconto no metrô.

Corredores de ônibus confortáveis e com boa velocidade estão entre as alternativas mais rápidas, econômicas e viáveis para conquistar para o transporte público os que hoje utilizam carro. São Paulo tem 11 corredores, boa parte construídos pelo governo Marta Suplicy. A continuidade da implantação fazia parte de sua plataforma de campanha à reeleição. Serra a encampou, prometeu o mesmo, mas uma vez na Prefeitura, em quatro anos ele e aliados - que lá continuam - não construíram um único corredor.

Hoje só 20% da rede de 1.200 semáforos inteligentes funcionam na Capital e 2.500 dos 5.500 cruzamentos estão com faróis eletromecânicos ultrapassados. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) conta com apenas 1.800 guardas de trânsito, quando precisa de um número quatro vezes maior. Mas, empossado uma das primeiras preocupações do prefeito Serra foi demitir parte destes fiscais, os "marronzinhos".

Criticaram e fecharam túneis construídos pela Marta para melhoria do trânsito e suspenderam os pagamentos. Diante da conclusão de que estava tudo correto na construção tiveram que pagar bem mais, com multa, por essa irresponsabilidade. O governo municipal do PT havia peitado a "máfia dos ônibus", enquadrando-os para prestarem serviços decentes. Os tucanos voltaram a dobrar a espinha para o setor.

Agora sob pressão da opinião pública e cobrada pela mídia, a Prefeitura anuncia paliativos: vai impedir estacionamento em ruas movimentadas - a medida, em prática há anos, não resolve coisa nenhuma - e divulgar mais de uma centena de vias alternativas às que mais congestionam. Também já foi adotado antes e não funcionou. Como você vê, não só abandonaram o transporte e trânsito como, não contentes, desmontaram as políticas para as duas áreas elaboradas pelo governo do PT na Capital.

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