14/05/2008

Governo anuncia novas ferrovias e estudo sobre trem-bala BH-SP-Curitiba


O Globo - O governo anunciou que pretende licitar a construção de novos 4,7 mil quilômetros de vias férreas no Brasil nos próximos anos e autorizou o estudo de viabilidade de um trem-bala ligando Belo Horizonte a Curitiba, com escala em São Paulo e 1.150 km de extensão. Todos os trechos já estão sob concessão da estatal Valec, que os repassará à iniciativa privada. Uma medida provisória foi publicada pela Presidência da República para fazer estas alterações, que agora constam do Plano Nacional de Viação.


Segundo o Ministério dos Transportes, os 4,7 mil km serão para transporte de cargas pesadas e muitas das linhas partirão da Ferrovia Norte-Sul. Os projetos podem representar R$ 15 bilhões em investimentos e as obras serão realizadas pela iniciativa privada ou em parcerias com a União.


Além da extensão da Norte-Sul até a cidade paulista de Panorama - que equivale a 950 km -, estão sendo planejados três outros braços. Um trecho de 750 km ligará Panorama (SP ) até Porto Murtinho (MS), alcançando a fronteira com o Paraguai. Outros dois trechos sairiam do Tocantins.


O primeiro partindo de Uruaçu até a cidade de Vilhena, em Rondônia, com um total de 1,5 mil km em pleno Mato Grosso, na nova área de expansão na produção de soja e aumento do desmatamento. Outro partiria rumo ao mar, saindo da cidade de Alvorada e terminando em Ilhéus (BA), com outros 1,5 mil km. Será a Ferrovia Leste-Oeste.
Também foram incluídos nas atribuições da Valec os estudos de viabilidade de um trem de passageiros de alta velocidade entre Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), passando pela cidade de São Paulo. Com 1.150 km, este trecho não tem data para ser concluído.
- Vamos fazer um estudo para o futuro. Certamente este trecho ficará para depois da conclusão do trem de alta velocidade entre o Rio e São Paulo, com extensão para Campinas - afirmou o secretário.


A MP transfere à Valec o trem-bala Rio-São Paulo. Na prática, isso facilita a concessão da obra à iniciativa privada - o leilão está previsto para janeiro de 2009. A medida também mudou a natureza jurídica da Valec, que deixa de ser uma sociedade por ações e se transforma em uma empresa pública, com a União como única acionista.

Marcadores: Ferrovia, Trem-bala, Valec


http://www.aleporto.com.br/

Nenhum comentário: