29/03/2007

A ministra esta certa


Se eu tivesse dificuldade em conseguir emprego por causa da cor da minha pele;
Se eu ganhasse menos do que meus colegas de trabalho devido à cor da minha pele;
Se as pessoas que têm pele da cor da minha fossem mais vítimas da violência;
Se as pessoas que têm pele da cor da minha fossem menos escolarizadas;
Se eu não pudesse, mesmo tendo dinheiro, associar-me a certos clubes devido à cor da minha

pele;

Em suma, se eu sei que a cor da minha pele, depois de tanto tempo, permanece como impeditivo para que eu exerça plenamente minha cidadania, certamente não posso ver com simpatia aqueles que me causam todos esses males, que são os que têm cor da pele diferente da minha e que me oprimem por isso.

Concordo, portanto, com a ministra Matilde Ribereiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial, quando diz ser normal que pessoas negras se insurjam contra brancas, pois destas receberam tratamento injusto durante séculos e continuam recebendo, ainda, em larga medida.

Nenhum comentário: