12/07/2007

Show de Xangai emociona o TMI


Quem esperava se emocionar com o show de Xangai, que aconteceu no último domingo, 8, no Teatro Municipal de Ilhéus, foi surpreendido. Além de muita emoção, o cantor também mostrou seu lado descontraído e divertido. Um show intimista, um violeiro caloroso e uma platéia animada: a excelente mistura que garantiu o sucesso de mais um evento em prol da revitalização da Casa dos Artistas de Ilhéus.


O show começou às 20h05min, com a banda Improviso Nordestino, e só foi encerrado às 22h40min, depois de muita música de qualidade, ao som da viola de um dos maiores compositores e intérpretes da música sertaneja de raiz. Nessas quase três horas de show, Xangai apresentou seus grandes sucessos, como: “Ai d’eu Sodade”, “Meu Cariri”, “Canção Primeira”, “Desafio”, “Nóis é Jeca, mas é Jóia”, “Rei do Sertão” e “Violeiro”. O ponto alto da animação da platéia foi quando o cantor embalou os trechos de suas conhecidas canções: “Se farinha fosse americana, mandioca importada, banquete de bacana era farinhada” e “Aruera é pau pesado, nué minha véa cai e machuca meu pé e ai d'eu sodade”?


Xangai veio a Ilhéus para dar seu apoio à campanha Viva Casa dos Artistas, lançada no mês de junho e apadrinhada pelo cantor Nando Reis. O violeiro doou seu cachê para as obras de melhoria na estrutura física da Casa dos Artistas, que se encontra em estado precário. “A Casa dos Arteiros, dos Artistas, está precisando do envolvimento da comunidade, porque a comunidade tem seus arteiros, como eu... então é preciso revitalizar a Casa dos Artistas para que os arteiros da vida continuem seu trabalho”, declarou o cantor.


Para o diretor da Casa dos Artistas de Ilhéus, Romualdo Lisboa, “a vinda de Xangai a Ilhéus, a sua aceitação à nossa causa, vem brindar uma campanha que já é vitoriosa”. Ele considera Xangai como um dos maiores representantes da cultura popular brasileira e “sua estadia na Casa dos Artistas, a casa da cultura popular, é para nós uma celebração”, disse.


Romualdo Lisboa aproveitou para agradecer também ao apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), que fechou uma parceria com a Casa dos Artistas. A partir de agora, todos os associados da entidade, terão a possibilidade de contribuir com a campanha de revitalização desse importante espaço cultural, através de uma quantia fixada em R$ 3,00 no boleto de mensalidade. A taxa é opcional para os comerciantes, mas o diretor da Casa dos Artistas acredita na sensibilidade e consciência do empresariado local. “Cada um tem em suas mãos o poder de contribuir para a difusão da cultura em nossa região, então por que não nos juntarmos por esta causa?”, indaga.


Viva Casa dos Artistas


Romualdo conta que a campanha está caminhando e algumas conquistas já foram asseguradas, como a compra das telhas e a mão-de-obra para trocá-las. “No entanto, ainda faltam as madeiras, e estamos buscando essa parceria”, disse. O diretor espera também conseguir atingir com maior intensidade o empresariado local, seja através de doações, parcerias ou contratação de produtos culturais oferecidos pela Casa.


A campanha está aberta à participação de todos aqueles que reconhecem a importância em apoiar e incentivar a prática da cultura na região. Romualdo Lisboa explica que o apoio pode ser através da compra de ingressos para os shows e eventos realizados pela Casa, ou se tornando um Amigo da Casa, que é aquele que faz doações em dinheiro ou materiais para recuperação do espaço, ou ainda, contrata os produtos culturais oferecidos, como: esquetes teatrais, espetáculos, oficinas, recreação artística para crianças e adolescentes, dentre outros.


Os Amigos da Casa, além de apoiarem esta importante causa, ainda têm direito a uma cota mensal de ingressos para assistir aos espetáculos, suas marcas expostas no banner permanente na frente da casa bem como uma placa explicativa no interior do imóvel que será afixada após a recuperação. As doações em dinheiro podem ser feitas na conta do Teatro Popular de Ilhéus (Banco Itaú, Ag. 0291, Conta: 28022-0), e outras formas de apoio podem ser conversadas diretamente na casa, situada no Quarteirão Jorge Amado, ou pelo telefone: 3634-5818.

Nenhum comentário: