08/08/2007

Abutre da globo tenta explicar o inexplicavel


Com uma mão afinadíssima, o jornalista Luis Nassif acertou novamente em sua coluna de hoje no blog http://luisnassif.blig.ig.com.br/ como você poderá ler abaixo ou diretamente no blog do Nassif, ele desmonta as “justificativas” fajutas do diretor de jornalismo da globo Ali Kamel, que tentou em artigo publicado no jornal o globo de hoje, explicar a desastrosa, parcial e golpista cobertura que a TV e o jornal global, trataram a tragédia do vou da TAM.
A capacidade intelectual do Nassif destruiu de forma irrefutável todos os argumentos apresentados por Kamel.
Ao fim o tiro de misericórdia, - “o Kamel esta tentado se justificar para os patrões”. Imperdível, leia.

A notícia órfã


Ontem o Ali Kamel publicou uma coluna na página de Opinião do “Globo”, “A grande imprensa”.
Sobre a cobertura do acidente da TAM, Kamel se defende: “A grande imprensa se portou como devia. Como não é pitonisa, como não é adivinha, desde o primeiro instante foi, honestamente, testando hipóteses, montando um quebra-cabeça que está longe do fim”.
“Testando hipóteses” é outro nome para falta de discernimento. Em qualquer cobertura competente, enquanto o quadro não está claro montam-se cenários de investigação, análise de probabilidade, linhas de investigação. Evitam-se afirmações peremptórias, e apela-se para a criatividade para produzir manchetes de impacto sem recorrer conclusões taxativas.
De cara, se poderiam alinhar várias possibilidades para o acidente da TAM, que seriam o ponto de partida. Toda a cobertura seguiria esse roteiro, procurando checar a probabilidade de ocorrência de cada possibilidade ou delas combinadas. A partir daí, o Se. Fato se incumbiria de descartar algumas hipóteses e reforçar outras.
O “testando hipóteses” do Kamel consistia em bancar aposta total na Hipótese A. Dias depois, esquecer a Hipótese A e bancar toda a aposta na Hipótese B. Depois, na Hipótese C, até acertar. Mas não houve acerto. A resposta final – a degravação dos diálogos na cabine – eliminou todas as hipóteses anteriores.
E aí se entra no modelo de gestão da notícia adotado pelas Organizações Globo. De alguns anos para cá resolveu-se homogeneizar o entendimentos dos jornalistas em relação aos temas de cobertura. Esse papel doutrinário coube a Kamel.
Não sei qual é a experiência de Kamel no front da reportagem. Mas foram dois os resultados. Primeiro, acabou-se com a diversidade de enfoques, marca de jornalismo plural. Segundo, perdeu-se o sentimento da rua, o sentido da reportagem. Os repórteres passaram a subordinar a cobertura aos desígnios do “aquário”. Houve um divórcio dos pais – o “pai” “aquário” e a mãe reportagem – e o resultado deixou a notícia órfã.
Nem vale a pena comentar as acusações generalizantes e conspiratórias de Kamel, na seqüencia do artigo, contra os críticos da cobertura. Ele não está escrevendo para os leitores. Apenas se justificando para os donos da empresa.

enviada por Luis Nassif

Nenhum comentário: