28/02/2008

Cientista recria rosto do músico Sebastian Bach

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

A antropóloga escocesa Caroline Wilkinson diz ter conseguido recriar digitalmente o rosto do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750), um dos mais importantes da história da música, por meio de técnicas forenses e com o auxílio do museu de Eisenach, na Alemanha.




Os resultados da investigação, que será apresentada na próxima segunda-feira em Berlim, foram obtidos com retratos, medidas do crânio do compositor e de sua máscara mortuária. A face de Bach teria feições maduras, entradas no cabelo e lábios carnudos.

Caroline, que usou as mesmas técnicas de reconstrução para descobrir os semblantes de São Nicolás e do faraó egípcio Tutancâmon, refez primeiramente o crânio de Bach, para em seguida, com ajuda de um software, desenhar os músculos, cartilagem e pele do artista.

Segundo o museu Casa Museu de Bach, na cidade de Eisenach, já em 1984 o médico alemão Wilhelm His e o escultor Carl Ludwig Seffner tentaram reconstruir o rosto do músico. Agora, uma empresa fará os moldes do busto de Bach, que será exibido em uma exposição.

"Estamos ansiosos para ver como ficou finalmente o rosto", afirmou o diretor do museu, Jörg Hansen. Segundo ele, embora tenha seguido um processo minucioso na recriação dos músculos e dos ossos, a cor da pele, dos olhos e do cabelo do músico continuam sendo um mistério.

Hansen explicou que nos retratos conservados de Bach algumas vezes seus olhos aparecem azuis e em outras, castanhos, enquanto no caso do cabelo os pintores se inspiraram na moda da época e tomaram como modelo o rosto pintado por Elias Gottlob Haussmann.

A Casa Museu de Bach inaugurará em 21 de março, data do 423º aniversário do nascimento do compositor, a exposição "Bach no Espelho da Medicina", cuja estrela será um busto de cera que mostrará o rosto do músico reconstruído.

EFE

Nenhum comentário: