01/03/2008

Lula quer o Brasil entre os países que mais investem em educação


Ele espera entregar o Brasil em 2010 entre as nações que mais investem em educação no mundo.

Quem passou pelos dois momentos na universidade pública sabe que muito mudou. No governo anterior as universidades públicas foram abandonadas com o objetivo de serem privatizadas.

Na universidade que estudei as paredes estavam precisando de pintura, não existia material para os professores e as greves eram recorrentes.

Já com o governo Lula, as situação mudou, além das reformas as faculdades ganharam dinheiro para a expansão das turmas e abertura de cursos noturnos.

Alguns prédios foram construídos e novos cursos foram abertos, aumentaram os números de alunos negros e de famílias com rendas mais baixas graças ao sistema de cotas.

As greves ainda continuaram recorrentes, afinal é um direito do trabalhador e mesmo que não seja bem utilizado pelos professores universitários não deixa de ser legítimo.

Novas universidades foram abertas em tudo o país e os investimentos em pesquisa foram ampliados.

Tem sempre um grupo de pessoas que acham isso pouco pois é importante investir no ensino básico e médio. Eu concordo que o básico e médio são muito importantes para melhorar a qualidade dos alunos nas universidades, mas quem investe neste tipo de educação são os municípios e os governos estaduais.


Postado em: http://blogdopauloandre.blogspot.com/:

Nenhum comentário: