28/02/2008

JUSTIÇA BRASILEIRA É TOLERANTE COM A CORRUPÇÃO


“A Justiça de São Paulo expediu o alvará de soltura do catador de papel acusado de tentar furtar uma garrafa de cachaça, no valor de R$ 1,50, na zona sul da capital. O alvará, de acordo com o Tribunal de Justiça, foi enviado na segunda-feira (11) ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Osasco, na Grande São Paulo, onde Reginaldo Pereira da Silva está preso”.

”Silva foi preso em julho de 2007 porque teria ingerido a bebida no interior de um supermercado na avenida Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), até as 13h30 desta terça ainda não havia informações sobre a soltura do preso ou se o CDP já havia recebido o documento”, informa a Agência Estado.

Silva é casado tem um filho de três anos e sua esposa está grávida. Enquanto ele estava na cadeia, a família, que vive em uma casa abandonada, passou por grandes dificuldades. Segundo a defensora pública responsável pelo caso, o acusado tinha a intenção de pagar pelo produto.

Enquanto isso, o juiz Lalau, Paulo Maluf, Joaquim Roriz, Pimenta Neves, Edemar Cid Ferreira, Orestes Quércia e Jader Barbalho, só para citar uns poucos exemplos, seguem em liberdade e com a certeza de que ficarão impunes.

Em 10 operações, realizadas entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, a Polícia Federal prendeu 245 pessoas acusadas de corrupção e desvio de dinheiro público. Desse total apenas duas pessoas continuam presas. Ou a Polícia Federal anda prendendo pessoas sem qualquer critério ou a justiça brasileira não funciona.

Fico com a segunda opção. A justiça brasileira é ineficiente e preconceituosa. É implacável com o miserável que comete um pequeno crime e é tolerante com os criminosos que têm pedigree. Enquanto isso, 22% do PIB brasileiro são devorados pela corrupção e ninguém vai para a cadeia.

publicado em: http://jlfreire.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: