26/02/2008

Territórios da Cidadania: O combate a pobreza no campo


O Globo - Os governadores do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), e de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), defenderam nesta segunda-feira o Programa Territórios da Cidadania, destinado a combater a pobreza no campo. O anúncio do pacote, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi prestigiado por outros sete governadores e mais de 20 ministros, além de representantes da área. Um dos governadores tucanos, Teotônio Vilela, que é ex-presidente do PSDB, disse que pela primeira fez o poder público está chegando de forma organizada aos grotões mais pobres do país.


- Vossa excelência tem uma postura correta, amiga, solidária e respeitosa em relação a Alagoas - disse o tucano a Lula. O estado de Alagoas quase pula fora da federação. É o estado campeão dos piores indicadores - afirmou Teotônio, citando os problemas do estado com analfabetismo e mortalidade infantil.

Para o governador amazonense, o Territórios da Cidadania é o grande desafio do poder público para corrigir as desiguldades regionais do país.


- Esta é, para nós, a resposta de que estamos construindo um Brasil para todos e de todos - comemorou.


O governo federal apresentou o programa Territórios da Cidadania, que vai beneficiar somente neste ano 958 municípios num investimento total de R$ 11,3 bilhões. O programa reúne 135 ações de desenvolvimento regional e envolve 19 ministérios. Os municípios escolhidos estão nas 60 áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.


Os projetos envolvem desde a construção de estradas ao incentivo industrial e agrícola, com financiamentos à agricultura familiar e ampliação de programas sociais, como o Bolsa Família e o Pronasci. O programa foi lançando no Palácio do Planalto e transmitido ao vivo para todo país (em cada um dos estados as pessoas se reuniram em um ponto para assistir à solenidade).


Segundo o ministro, o programa começou a ser montado no ano passado e só agora ficou pronto.
- O programa estava pronto para ser lançado agora. Não se pode parar de se combater a pobreza porque é um ano eleitoral. Não é um programa fácil de construir, porque envolve governos estaduais, prefeituras e comunidades. Misturar com pauta eleitoral eu acho que é mesquinho - reclamou.


Leia a matéria completa no site do Globo Online


Agora a choradeira...

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), vai submeter ao departamento político do partido o conteúdo do programa. Para o deputado o programa pode ser eleitoreiro. Meu caro deputado, tudo o que um governo faz é eleitoreiro, mas ele foi eleito para tocar sua agenda de obras e programas sociais. E se as pesquisas mostram que se a população está satisfeita com o governo, boa coisa é que ele é.


- É um programa 100% eleitoreiro. Estão pulverizando o assistencialismo nas pastas do PT para tirar proveito eleitoral - disse Rodrigo Maia. De qualquer forma, basta perguntar ao governador tucano de Alagoas o que ele acha.


Pedala, pedala oposição. Sem medo ser feliz.


http://www.aleporto.com.br/

Nenhum comentário: