13/06/2007

Um caso para o doutor Sérgio "Não Somos Racistas" Pena


Notícia sem a qual o seu dia não seria o mesmo:


Um juiz do estado americano da Geórgia mandou soltar um homem condenado a 10 anos de prisão por ter praticado sexo oral consensual com uma adolescente de 15 anos.

Genarlow Wilson agora tem 21 anos de idade. Tinha 17 quando o caso aconteceu.Já cumpriu dois anos.Ele foi condenado por abuso sexual de menor, crime que tem sentença mínima de 10 anos de prisão.Se tivesse transado com a menina, a pena prevista para o caso seria de um ano na cadeia.


Genarlow é negro. Era um "honor student" no colégio, ou seja, tinha notas bem acima da média.O caso aconteceu numa festa de Ano Novo.


O ex-presidente Jimmy Carter se manifestou, alegando que a sentença foi uma demonstração de que punições desproporcionais são dadas pela Justiça americana a acusados negros.Eu tentei entrar em contato, sem sucesso, com o geneticista Sérgio "Não Somos Racistas" Pena, da UFMG.Imaginei que ele poderia fazer um exame de DNA em Genarlow Wilson.E se o garoto tiver mais de 50% de ancestralidade "européia"?Aí não importa se a pele dele é negra ou não, não é mesmo?O Genarlow pode alegar que é europeu e, portanto, não merece continuar enrolado com a Justiça.O procurador-geral da Geórgia, que também é negro, recorreu da decisão e ofereceu soltar o jovem depois que ele cumprir cinco anos de cadeia.


PS: Quando o doutor Pena fala em ancestralidade "européia" ele quer dizer dos gauleses, godos, ostrogodos, visigodos ou vikings? Eu acho que faz diferença.Quando ele fala em "ameríndios" está se referindo aos navajos ou aos ianomâmis? Sim, eles podem ser geneticamente parecidos, mas culturalmente são COMPLETAMENTE diferentes.


E o DNA "africano", é dos pigmeus ou dos egípcios?Essa história de usar o DNA com motivações políticas, ou seja, para provar que não somos racistas e, portanto, devemos dispensar o Estatuto do Negro, me parece uma grande empulhação.E o argumento de que dar algum tipo de vantagem aos negros brasileiros vai levar o país a uma guerra civil?Hutus contra tutsis?Essa é uma empulhação ainda maior, porque compara abobrinha com melancia.Sim, as duas podem ser GENETICAMENTE parecidíssimas - como o homem e a abelha -, mas eu prefiro melancia.


Ou, como diria o outro: é o FENÓTIPO, estúpido.

Nenhum comentário: