09/08/2007

Ivete X Lula


Tenho uma filha de quinze anos fã de Ivete Sangalo, aprendeu comigo admirar e respeitar a musica baiana o axé e a cultura popular da Bahia. Daniela, Ivete, Chiclete e Olodun fazem parte da infância dela, aqui em Ilhéus já fomos a dois shows de Ivete de onde saímos extasiados de alegria e contagiados com a musicalidade desta admirável cantora.

Dandara aprendeu também com os pais (eu e a mãe), a respeitar a democracia a amar o Brasil e sabe desde pequena que sofremos e fomos perseguidos durante a ditadura militar. Aprendeu cedo que a democracia de hoje é fruto de uma luta árdua que levou a vida de milhares de jovens brasileiros, torturados, assassinados e perseguidos.

Ainda criança há alguns anos atrás ao som de Ivete, conversávamos demoradamente sobre a historia do Brasil, sobre a luta de pessoas que ela tinha ouvido falar na aula de historia - Papai você conheceu um tal de Ulissis Guimarães, a professora me disse que ele foi um herói da democracia não foi? E como era fazer festas durante a ditadura? Vocês dançavam as musicas de Chico Buarque e Gilberto Gil? Eles eram a Ivete de vocês não era? Sorrimos muito. Mais alegre estava eu, pai orgulhoso em ver uma filha tão consciente e tão curiosa crescendo com valores democráticos e curtindo a cultura de sua gente. Senti no peito quanto foi importante ter lutado pela democracia, como são saldáveis nossas crianças livres.

O grande problema é que Dandara alem de fã de Ivete é admiradora e torcedora (ainda não é eleitora) de Lula, lembro com emoção as lagrimas dela quando soube que Lula não tinha ganhado a eleição no primeiro turno, também me recordo da alegria dela com uma bandeira do Brasil na mão comemorando a vitória de Lula no segundo turno.

- Papai o Alkimin já era né, ganhamos, ganhamos...

Fiquei muito incomodado quando dias destes tentei explicar a ela o que era o movimento cansei, quando disse que pelo que sabia a iniciativa do movimento tinha partido do irmão empresário e produtor de Ivete, Jesus Sangalo, ela prontamente me respondeu com um ar de alivio - Ouuuu ainda bem que não foi Ivete em pai? Como é que eu ia ficar se tivesse que escolher entre Lula e Ivete? Deixei Dandara dormir com os anjos e enfrentar sozinha o seu primeiro dilema político, não me senti à vontade para espinafrar Ivete e defender Lula, acreditei na educação que tinha dado, nos valores que ela aprendeu e na cabeça de brasileirinha baiana que ela tem.

Hoje, ao ver na Internet que Ivete também faz parte do tal do cansei e que sua foto estava no site do movimento golpista, não pude deixar de me emocionar quando a primeira lagrima rolou, Dandara estava frente a frente com seu dilema, Lula ou Ivete.

O olhar quase infantil de uma quase adolescente parecia buscar entender o porque?

A decepção o sentimento de traição aos valores que ela tanto admira parecia roubar seu oxigênio, antes que eu amenizasse seu sofrimento e levantasse seu astral, ela me saiu com uma máxima.
- Também né pai, acompanhada por Xuxa e Ana Maria Braga só podia virar isso, será que elas vão derrubar o Lula? Nos não vamos deixar né? Hahahah, Ainda bem que agora eu curto mesmo e o som do Mxl, Forfã e Cpm 22. Ivete já era pai.


Gerson Marques

3 comentários:

Anônimo disse...

Ivete Sangalo, Daniela, Ivete, Chiclete, Olodun, Mxl, Forfã e Cpm...

Ivete é uma vagabunda. Música de todos estes são horriveis e só levam ao embrutecimento dos sentido levando ao declínio de nossa sociedade.
Estes músicos representam a vontade do Diabo divulgando a promiscuidade e o uso de bebidas alcoólicas.

Escute as músicas de Heitor Villa-Lobos.

O verdadeiro Povo cristão não aceita estas baixarias jogadas por estes degenerados.

Unknown disse...

O QUE O CARREFOUR TEM CONTRA O GOVERNO?
Ana Maria Braga, digo Brega, é garota propaganda do Carrefour. Nada contra, se Ana Maria Brega não fizesse campanha contra o presidente Lula, que foi eleito nas urnas pela maioria do povo brasileiro. Ana Maria Brega fez campanha para o Alckmin em seu programa na Globo, chamou até o vidente (vidente!?) Jucelino Luz, que disse, no programa da Brega, que Alckmin seria eleito presidente do Brasil. Isso pouco dias antes da eleição de 2006. Ana Maria Brega desrespeita o seu público, pois muitos que assistem o seu programa apóiam o presidente Lula. Muitas dessas pessoas fazem suas compras no Carrefour, e essas pessoas sabem que só estão podendo comprar mais e melhor graças ao governo Lula, que aumentou o salário mínimo, que tem política de geração de empregos e renda. O Carrefour está tendo lucro e vendendo como nunca graças ao governo Lula, graças às medidas do governo para estabilizar a moeda e incrementar a renda dos mais pobres. Na página do Carrefour na Internet há um texto do Presidente do Comitê Executivo da empresa, José Luiz Duran, na qual ele reconhece o regresso do crescimento. Diz o texto: "O ano de 2005 marcou uma virada na estratégia do Grupo com o regresso do crescimento. Para ser sustentável, este crescimento deve imperativamente ter em conta o conjunto das nossas responsabilidades econômicas, sociais e ambientais, repondo o elemento humano no centro da nossa estratégia". O Carrefour não deve e não pode permitir que a sua garota (garota!?) propaganda esteja envolvida em uma armação política suja e golpista, que visa desestabilizar o país. Vamos boicotar o Carrefour enquanto ele mantiver Ana Maria Brega como garota propaganda. Segue o endereço do Carrefour para enviarmos a nossa indignação: na página do Carrefour você clica em SAC, envia e-mail e fala também ao vivo. Não podemos permitir que uma dondoca despirocada e revoltada porque seu candidato sofreu uma derrota acachapante nas urnas use a instituição para tentar prejudicar o país.
http://www.carrefour.com.br/
Jussara Seixas

Anônimo disse...

Meu Deus, aonde vamos chegar desse jeito?
Um louco vem e inventa um monte de coisas sobre a Ivete. Ela não merece isso não. Por que será que ela incomoda, hein? Deve ser o sucesso que ela faz e a aprovação quase geral da população brasileira. Só um idiota faria tamanha invenção.
E eu que estava procurando alguma coisa de Ivete nos sites por aí... deparo-me com uma porcaria dessas.