22/04/2008

VERDE-OLIVA PROVOCA ÊXTASE EM JORNAL CARIOCA, QUE TENTA INVENTAR MAIS UMA CRISE - A DA RESERVA INDÍGENA


RIO DE JANEIRO - Está em gestação mais uma crise. Desta vez é a crise militar relacionada à desocupação da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. E quem é que não resiste a um quepe? "O Globo", obviamente. Há um tom saudosista na capa do jornal desta quinta-feira. Ao reproduzir a crítica que o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, fez à política indigenista do governo federal, o jornal baba de felicidade: "Na primeira fila estavam o comandante militar do Leste, general Luiz Cesário da Silveira Filho, e os ex-ministros do Exército Leônidas Pires Gonçalves e Zenildo Lucena", relata, com aquele prazer da subordinação que remete aos tempos do regime militar.

Na página interna, tome declaração de militar: "O risco é acontecer o mesmo que ocorreu em Kosovo. Um grupo de indígenas pode solicitar a separação política do estado", diz o general Mário Madureira. É uma declaração completamente fora de propósito, indigna de quem se formou em alguma academia militar financiada com dinheiro público. O jornal dedica uma tripa ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que diz: "Os (meios de comunicação) fizeram isso por maldade? Para criminalizar a PF? Para defender os arrozeiros que estão ocupando ilegalmente aquelas terras?."

O ministro se refere à cobertura distorcida e manipulada do episódio, mais uma das muitas a que temos assistido no Brasil, em torno da desocupação da reserva - como se ela, desocupação, e os indígenas representassem uma ameaça à segurança nacional. Tarso Genro lembrou: "A terra indígena é terra da União e a União entra e sai quando quer, inclusive instala aparato quando quer."

O jornal da família Marinho também dedica um editorial ao assunto, mas aí entramos no campo da opinião. O triste é ver que a cobertura é completamente contaminada pela posição editorial do jornal, reduzindo os jornalistas ao papel de propagandistas. A nossa sorte é que, cada vez mais, a grande mídia brasileira fala para os nichos da sociedade. Li o jornal na casa de uma assinante, que diz que não acredita mais em uma linha do que "O Globo" publica.

Mas fico imaginando a satisfação dos generais de pijama em Copacabana e na Urca, falando sobre uma reserva que a maioria nunca viu, nem verá. Quem é que quer deixar o conforto do Rio de Janeiro para se meter na selva? Além do mais, aqui eles são necessários para combater o mosquito da dengue. Com as cópias lidas de "O Globo".


http://www.viomundo.com.br/opiniao/verdeoliva-provoca-extase-em-jornal-carioca-que-tenta-inventar-mais-uma-crise-a-da-reserva-indigena/

Nenhum comentário: