31/07/2007

Cenário industrial é o melhor em 20 anos, segundo FGV


Folha de S. Paulo 01/08 - O nível da demanda interna da indústria de transformação (com ajuste sazonal) é o maior em mais de 20 anos, segundo sondagem realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O volume maior de encomendas no mercado interno fez o Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela entidade, atingir o maior nível da série histórica, iniciada em abril de 1995, com ou sem ajuste sazonal.

O resultado mostra que a indústria inicia o terceiro trimestre aquecida e deve contratar mais nos próximos meses. Em julho, o ICI (dado dessazonalizado) ficou em 121,7 -altas de 15,8% em relação a 2006 e de 2,9% sobre junho. Com o ajuste, o índice ficou em 123,4, superando julho de 2004, quando atingiu 121,2. Por confiança, entende-se o grau de satisfação do empresário com a situação atual combinado com o otimismo em relação ao futuro. O Índice da Situação Atual foi o que mais puxou o ICI. Com ajuste sazonal, ele é o maior desde 1995, com 130,1.

A previsão é que a indústria passe a contratar nos próximos meses, segundo o coordenador de sondagens conjunturais do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Aloisio Campelo. "A indústria estava produzindo mais, mas não estava contratando", destaca. Em julho, 32% das 1.018 empresas ouvidas pela pesquisa disseram que pretendem aumentar o quadro de pessoal, enquanto 7% planejam reduzi-lo. No mesmo mês de 2006, as expectativas eram de 28% e 13%, respectivamente. Material de transporte e metalurgia são os gêneros com maior expectativa de contratação. A previsão para o aumento de produção no terceiro trimestre também foi maior, com alta de 6,7% ante julho de 2006.

Comentário do blog - A nota acima publicada na folha no ultimo dia primeiro, confirma o que o brasileiro sente em seu dia a dia, o país esta melhor, estar crescendo e mais que isso esta distribuindo renda.

É verdade que o governo Lula, como qualquer outro governo tem erros e falhas, é indiscutível, mas também é verdade que este é o governo que mais acerta, que mais tenta e que enfrenta de frente os grandes problemas nacionais.


O mais importante, no entanto é que o crescimento esta só começo, vem muito mais por ai como informa o estudo da FGV.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom trabalho, parabéns, não perco um dia, em mais um blog corajoso da bahia!
Madeira de Lei!