31/07/2007

Medalhistas do Pan agradecem a Lula e criticam vaias


Atletas dos Jogos Pan-americanos lavaram a alma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira. Vaiado na cerimônia de abertura do evento há três semanas, nesta tarde ele recebeu somente palmas e elogios no Palácio do Planalto. Medalhistas brasileiros criticaram duramente o comportamento da platéia que hostilizou o presidente no Rio de Janeiro. Alguns chegaram a dizer que o público "perdeu a esportiva" ao agredir o mandatário.


"Aquilo foi ridículo. Ele tinha mesmo é de ser aplaudido. O Lula não colocou só um dedo no PAN, ele colocou as duas mãos. Se não fosse ele, esses Jogos não teriam se realizado", disse Franck Caldeira, maratonista ganhador do ouro.

A última sexta-feira 13 foi carregada para o presidente. No estádio Maracanã, ele foi vaiado por seis vezes e acabou não cumprindo o tradicional protocolo: declarar abertos os Jogos.

"As pessoas que estavam lá não eram esportistas. Lula fez muito pelo esporte. Muitos atletas vieram de projetos sociais do governo. O povo brasileiro ainda não está acostumado com a festa do esporte. Aquelas vaias deveriam ser retribuídas com aplausos", afirmou Rebecca Gusmão, ganhadora de duas medalhas de ouro.

Fã incondicional de esportes, o presidente ficou abalado com a recepção e não voltou mais ao local das competições, na capital carioca. Lula acabou se empolgando com as declarações dos esportistas: atacou os críticos que reclamaram dos altos investimentos do governo federal no Pan e prometeu que, nas próximas décadas, o país se transformará numa "potência olímpica".
Prometeu também que trabalhará como um caixeiro-viajante convencendo outros países a apoiarem o nome do Brasil para sediar a Olimpíada de 2016. À vontade com a platéia, o presidente elogiou o uniforme da delegação brasileira, posou para as câmeras com os jogadores e fotografou com uma medalha de ouro que um dos atletas pendurou em seu pescoço. E ainda fez piada com seus problemas físicos, arrancando risos do público, quando elogiava o nadador Thiago Pereira, que conquistou 6 medalhas de ouro nessa edição do Pan: "Não consigo dar cinco braçadas na piscina por causa da minha bursite."

[Comentário do blog do Alexandre Porto] Homenagem mais do que justa para os atletas e para o presidente Lula. O governo do presidente Lula será certamente lembrado como o que mais fez pelo esporte na nossa história. Além dos investimentos no Pan e Para-Pan, da ordem de 1,85 bilhões de Reais, nesses quatro anos e meio já foram criados programas de desenvolvimento do esporte escolar e de competição. Ontem mesmo assinou a regulamentação da nova Lei de Incentivo ao Esporte que foi sancionada em dezembro de 2006. Nesses quatro anos foram sancionadas a Bolsa Atleta, que investe em novos talentos; a Timemania, que cria uma loteria para sanear os clubes brasileiros; e o Segundo Tempo entre outros. Isso sem falar na lei Agnelo-Piva criada pelo então deputado Agnelo Queiroz. Como comentamos em um post anterior, esperamos que agora o novo secretário de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes, Djan Madruga, consiga aproveitar de forma adequada todos os equipamentos criados para os Jogos Pan-Americanos.

postado em: http://www.aleporto.com.br/index.php





Nenhum comentário: