16/08/2007

Cansados e fracassados



O movimento Cansei fracassou. Na segunda tentativa de mobilizar a população para combater o governo Lula, após uma semana de intensos investimentos na mídia e farta distribuição de panfletos convocando para os atos em São Paulo e Porto Alegre, tudo que os cansados conseguiram foi levar 2 mil pessoas à Praça da Sé, em São Paulo, e 200 ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Na soma, foi menos gente do que ao casamento da filha de Geraldo Alckmin, que reuniu 5 mil convidados... O número de pessoas importa, sim. Só a baiana Ivete Sangalo, que esteve no ato, seria capaz de levar três vezes mais gente se divulgasse que cantaria duas ou três músicas, de graça, ao meio dia na praça da Sé... Mas nem os curiosos aderiram, e havia pelo menos meia dúzia de famosos em torno dos quais sempre junta gente.


A verdade é que o Cansei não tem a menor base social. Os organizadores temiam que militantes do PT provocassem alguma confusão na praça da Sé, mas nada disto aconteceu. Os golpistas puderam fazer o ato com tranqüilidade, inclusive com os brados de "Fora Lula", sem nenhuma ocorrência grave, salvo talvez a irritação de Hebe Camargo com os próprios manifestantes, que a chamaram de "malufista". Ao final, cantaram o hino nacional, mas deveriam mesmo ter cantado o hino do movimento...


Tudo somado, este blog aposta que, depois do fracasso retumbante, os cansados não retomarão fôlego e o movimento acaba por WO, até o final do ano.



Nenhum comentário: