10/03/2008

7%. Este é o ritmo atual de crescimento da economia. Já dá até para chamar de milagre


Isto é Dinheiro -


Na quarta-feira 12, O IBGE irá divulgar o número final do PIB brasileiro em 2007. Ao que tudo indica, o resultado será melhor do que se previa. Estimativas de crescimento, antes próximas a 5%, já estão sendo puxadas para 5,7% pelas principais consultorias, em função da aceleração da atividade captada no último trimestre do ano passado. As estatísticas, no entanto, funcionam como lanternas na popa. São fachos de luz que só iluminam águas passadas. E, quando se olha para o presente ou o futuro, os números são até melhores. "O início de 2008 surpreendeu a todos", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Se fosse possível projetar esses dados preliminares de janeiro ou fevereiro para o ano inteiro, teríamos uma expansão superior a 6%." Mantega diz que ainda é cedo para cravar um número, mas o ritmo de crescimento atual da economia brasileira anda na casa dos 7%. E, mesmo que haja uma desaceleração nos próximos meses, 2008 irá, no mínimo, repetir 2007. O mais interessante é que isso ocorre sem pressões inflacionárias – ao contrário, tudo indica um resultado abaixo da meta de 4,5%.


Se essa tendência vier a ser mantida, com o Brasil crescendo cerca de 6% ao ano até 2010, os historiadores poderão definir o segundo mandato do governo Lula como um novo "milagre econômico". Principalmente porque há um dado novo na equação. No passado, em outras eras de crescimento acelerado, como os governos de Juscelino Kubitschek (1956-1961) e Garrastazu Médici (1969-1974), a taxa de expansão populacional era maior: 3,1%, no primeiro caso, e 2,8%, no segundo. Hoje, a população brasileira cresce 1,3% ao ano. Isso significa que a renda per capita, que é o que importa, também cresce de forma acelerada. E o milagre atual tem uma vantagem. Como a inflação, além de previsível, é menor, iniciou-se um ciclo inédito de expansão do crédito na economia brasileira. O volume dos financiamentos, segundo Mantega, já se aproxima de R$ 1 trilhão. [...]


[...] O Brasil, enfim, vem colhendo aquilo que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, chama de “dividendos da estabilidade”. Isso trouxe de volta a confiança do consumidor e os investimentos empresariais. Um dos dados mais significativos das estatísticas econômicas é a expansão dos investimentos, o que sinaliza que a expansão da demanda será atendida por uma maior oferta de produtos. É o que está ocorrendo na Dicico, uma grande rede de materiais de construção. "Estamos investindo R$ 100 milhões na expansão da nossa rede", diz o presidente da empresa, Carlos Roberto Corazzin, que abriu 31 lojas no ano passado e planeja outras 27 para este ano. Tudo isso significa mais emprego, mais renda e mais consumo, realimentando o milagre atual e reforçando a idéia do “descolamento” do Brasil em relação à crise americana.


Leia a matéria completa no site do Isto é Dinheiro


http://www.aleporto.com.br/

Nenhum comentário: