13/03/2008

Classe C cresce e derruba mito na Internet


Por Marcelo Gripa


O Interactive Advertising Bureau está decidido a acabar com dois mitos digitais: o de que a Internet é elitizada e acessada apenas pela classe A e B e também o de que aqueles que se informam pelo mundo digital não têm massa crítica. Estas questões foram derrubadas com fatos apresentados nesta terça-feira, dia 4 de março, em evento realizado pelo órgão que estuda o meio no Brasil. Os resultados compravam que 37% dos internautas brasileiros que acessaram a rede durante 2007 pertencem à classe C. Outros 50% compõem as classes A e B e 13% são D e E.


O presidente do IAB Brasil e diretor-geral do portal Terra, Paulo Castro, foi quem levantou as discussões sobre o tema. Segundo ele, a expectativa é que a classe C represente 18 milhões de internautas até o final de 2008, ou seja, 40% do total dos 45 milhões esperados. Para Castro, a Web já se consolidou como o segundo meio de comunicação de massa no Brasil, atrás apenas da televisão. "Esse crescimento reflete a qualidade da cobertura que meio oferece para as ações de marketing, além consolidar a Internet como a segunda maior mídia de massa do País", disse.

Propaganda também cresce


A publicidade seguiu os índices da melhora. Pesquisa divulgada esta semana pelo Projeto Inter-Meios confirmou aumento de 45,7% de investimentos em propaganda online no país, alcançando a cifra de R$ 527 milhões em 2007. Espera-se, para 2008, que esse valor cresça 35% e alcance R$ 712 milhões. Os relatórios ainda não incluem os links patrocinados, modelo de anúncios que aparecem ao lado de buscas na Internet e é a principal fonte de receita do Google, por exemplo.


Em entrevista ao Adnews, a sócia e vice-presidente de Atendimento da AgênciaClick, Ana Maria Nubié, comentou sobre a distorção no investimento publicitário. "A internet tem 40 milhões de usuários, mas representa apenas 3% de participação no bolo. Já a TV paga, alcança entre 13 milhões e 15 milhões de pessoas, mas recebe maior porcentagem de investimento".


Web pelo celular


Pesquisa divulgada no fim de 2007, pelo Instituto Ibope, trouxe o panorama da integração entre celular e Internet. Dos 40 milhões de internautas brasileiros, 5% deles, ou 2 milhões, têm acesso pelo aparelho móvel.

Nenhum comentário: