12/03/2008

Mídia Independente realizou encontro histórico neste sábado


Durante todo o dia de ontem aproximadamente cinqüenta pessoas da área de comunicação (jornalistas, professores universitários, representantes de veículos de informação independentes e militantes do movimento social pela democratização das comunicações) reuniram-se no Hotel Maksoud Plaza (já não podem mais nos chamar de sujos e remelentos) para melhor se conhecer e iniciar uma caminhada coletiva visando uma sinergia de ações que fortaleça a diversidade informativa no Brasil.

O evento foi custeado pela Agência Carta Maior, que bancou tanto o aluguel da sala no hotel, como almoço e o deslocamento daqueles que vieram de outros estados. O diretor da Carta Maior, Joaquim Palhares, e o seu editor, Flavio Aguiar, coordenaram o encontro, mas ele foi absolutamente aberto e todos os presentes fizeram suas avaliações a respeito do atual cenário midiático brasileiro e propuseram ações que ainda serão melhor debatidas por um Conselho Executivo que se reunirá na segunda-feira. Faço parte do Conselho e conforme as coisas forem avançando, informações serão repassadas tanto por aqui como por todos os outros sites, blogues e mídias que participaram do evento.

Uma ata do que aconteceu esta sendo escrita e será divulgada em breve. O evento foi filmado e a Carta Maior deve divulgá-lo no seu site. Também está sendo escrito um manifesto, carta, documento (ou o nome que vier a ter) que será divulgado para a sociedade. Nele iremos registrar algumas de nossas afirmações em relação ao novo cenário das comunicações, apresentar propostas e defender bandeiras de democratização da mídia.

Um segundo encontro mais amplo, para onde serão convidados outros produtores de informação independente, jornalistas, professores e militantes sociais da comunicação, deve acontecer em breve. A proposta é que seja no Rio de Janeiro. Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, ofereceu a Universidade para o evento.

Segue a lista de nomes daqueles que participaram deste primeiro encontro. Acho que não escapou nenhum nome, mas não é difícil isso ter acontecido.


Lista de participantes:


Adalberto Marcondes (agência Envolverde), Altamiro Borges (Vermelho), André Singer (jornalista e cientista político – USP), Antônio Biondi (site o Brasil de Aloysio Biondi), Antônio Martins (Diplô Brasil). Bia Barbosa (Intervozes) Bernardo Kucinski (professor da ECA); Carlos Azevedo (Revista Retratos do Brasil); Celso Horta (ADCD Maior); Dario Pignotti (Ansa, Página 12 e Manifesto); Denise Tavares (professora PUC Campinas); Elma Bonés (Jornal Já); Enio Squeff (artista plástico e jornalista) ; Emiliano José (professor da UFBA). Ermano Alegri (Adital); Flávio Diegues (Diplô Brasil); Flávio Tavares (jornalista e professor aposentado da UNB); Flavio Aguiar (Carta Maior); Geraldo Canalli (jornalista e professor da UFRGS); Gilberto Maringoni (professor da Cásper Libero); Gustavo Gindre (Intervozes); Hamilton de Souza (PUC-SP); Inácio Neutzling (Revista IHU da Unisinus); Ivana Bentes (professora e diretora da Escola de Comunicação da UFRJ); João Pedro Dias (professor da UERJ), Joaquim Palhares (Carta Maior), Laurindo Leal Filho (Programa Ver TV e ECA-USP); Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil); Luiz Carlos Azenha (Blog Vi o Mundo); Marco Antonio Araújo (jornalista); Marcos Dantas (professor de jornalismo da PUC-Rio); Mauro Santayana (jornalista); Neutair Abreu (mais conhecido como Santiago, chargista); Paulo Salvador (Revista do Brasil), Renato Rovai (pela Fórum e por que não, também por este blogue); Rodrigo Savazoni (Intervozes); Sérgio Gomes (Oboré); Sérgio Souto (Monitor Mercantil); Tadeu Arantes (jornal Diplô Brasil); Verena Glass (jornalista e colaboradora da Carta Maior).


http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/

Nenhum comentário: