17/07/2007

Jornalismo da Globo faz mal a saúde


Observava a pouco a conversa de duas amigas, ambas comentavam como conseguiram superar as insônias e o mal estar constante que vinham sentindo há algum tempo simplesmente deixando de assistir o jornal nacional da rede Globo.

A tese delas é simples, o noticiário na tv esta tão negativo e carregado que tem feito mal assistir o jornalismo, minha surpresa foi ainda maior quando uma terceira mulher se juntou ao grupo em apoio à tese das duas primeiras e afirmou que ontem desistiu de assistir o Fantástico pelo mesmo motivo, o resultado foi dormido melhor e acordado mais leve. Na media a opinião das três senhoras conhecide com a de minha esposa que ainda ontem me afirmou sentir uma estranha sensação de mal estar toda vez que assistia o jornalismo da Globo nos últimos dias.

Como observador atento, sinto que a Globo esta mais uma vez dando um tiro no pé, ao assumir sua condição de veiculo de comunicação que tem lado e o lado é contra Lula, a Globo exagera nas tintas e distorce de forma grosseira a verdade dos fatos.

Credibilidade, é coisa que se ganha com trabalho duro por anos e anos e se perde de forma fácil em pouco tempo, a própria historia da mídia no Brasil esta cheia de exemplos como este, já tivemos outros jornais e outras emissoras de TV que em determinado tempo teve seu auge de audiência e confiança (o que não é o caso da Globo) e hoje só existe nos registro de historia e no museu da mídia.

Quem tem paciência e penitencia para assistir o jornalismo do Bom Dia Brasil, já sai de casa em depressão, a impressão que você tem é que moramos em um inferno chamado Brasil. Ouvir Alexandre Garcia, fazer cara de sério para atacar Lula e defender a ética e a falta de moral no governo chega de ser hilário se não fosse acintoso para nossa memória.

O regozijo e o prazer subliminar de Garcia, em fazer um carnaval em cima dos cadáveres da TAM no intuito de atingir o governo Lula, me vez lembrar do mesmo Alexandre, fazendo o mesmo carnaval em cima dos cadáveres da ditadura, cumprindo com seu triste papel de porta voz dos militares a quem ele e sua emissora serviram tanto tempo. Quantas vezes Alexandre Garcia ou “gracinha” apelido bem apropriado colocado pela impagável turma do Caceta & Planeta, chamou Brizola, Arraes e Waldir Pires de terrorista.

Portanto o bom censo informa o jornalismo da Globo faz mal a saúde.

Nenhum comentário: