17/07/2007

Movimento nos portos da Bahia cresce 25,7%


Os portos de Aratu, Salvador e Ilhéus, os três principais da Bahia, fecharam o primeiro semestre com movimentação de 5,1 milhões de toneladas. O volume, recorde, foi 25,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O recorde anterior, de 4,9 milhões de toneladas, foi registrado nos primeiros seis meses de 2005, segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra os portos.


Aratu, o maior dos três terminais, movimentou 3,2 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 32%. Granéis líquidos, utilizados no embarque e desembarque de nafta petroquímica, e sólidos, nos quais se destacaram fertilizantes, minério de manganês e carvão mineral, foram os principais responsáveis pelo aumento, segundo a Codeba.


O volume de carga no porto de Salvador, de quase 1,5 milhão de toneladas, avançou 12,1%, impulsionado especialmente pelas cargas de trigo. Em Ilhéus, com alta de 31%, para 403 mil toneladas, ajudou no resultado a carga de 52 mil toneladas de farelo de soja da empresa Agenco.

Leia mais...

Apesar do "caos" pregado por alguns especilistas na área de logística portuária no País, os portos vão bem. A movimentação bate recordes, ano após ano. Isso significa que a Codeba está sendo administrada com competência de gestão, investimentos em infra-estrtura e aumento da capacidade, o que torna viável esse aumento na movimentação

Nenhum comentário: